Quais são as responsabilidades do Código de Ética dos Profissionais de enfermagem?

O Coren Sergipe reforça que é dever dos profissionais de enfermagem manter sigilo sobre qualquer fato que tenha conhecimento através do exercício profissional, mesmo que o fato seja de conhecimento público e alerta que é proibido divulgar informações, documentos e imagens que possam identificar os envolvidos, a pessoas não diretamente envolvidas na assistência, sendo passível de sanções éticas, conforme prevê o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (aprovado pela Res. Cofen n. 311/2007).
RESPONSABILIDADES E DEVERES
Art. 82 Manter segredo sobre fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional, exceto casos previstos em lei, ordem judicial, ou com o consentimento escrito da pessoa envolvida ou de seu representante legal.
§ 1º Permanece o dever mesmo quando o fato seja de conhecimento público e em caso de falecimento da pessoa envolvida.
PROIBIÇÕES
Art. 84 Franquear o acesso a informações e documentos para pessoas que não estão diretamente envolvidas na prestação da assistência, exceto nos casos previstos na legislação vigente ou por ordem judicial.
Art. 85 Divulgar ou fazer referência a casos, situações ou fatos de forma que os envolvidos possam ser identificados.
Art. 108 Inserir imagens ou informações que possam identificar pessoas e instituições sem sua prévia autorização.


Veja Mais
  • 11/11/2022 14:31
    COREN/SE leva palestra aos alunos do curso de Enfermagem em Itabaiana
  • 01/11/2022 14:52
    IV FÓRUM DE ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER
  • 18/10/2022 13:03
    RESOLUÇÃO COFEN Nº 710/2022
  • 11/10/2022 13:25
    ENCONTRO DE RTS
  • 06/10/2022 15:41
    FISCALIZAÇÕES EM ARACAJU

Quais são as responsabilidades do Código de Ética dos Profissionais de enfermagem?

O Conselho Federal de Enfermagem publicou no Diário Oficial da União a Resolução nº 564 de 06 de novembro de 2017 o novo Código de Ética de Enfermagem, a qual deverá entrar em vigor a partir de 120 dias a partir da data da publicação.

O Código inclui cinco capítulos com referências aos direitos, deveres dos profissionais, proibições, infrações e penalidades e aplicações das mesmas. A seguir, apresentaremos resumidamente alguns artigos deste documento.

Direitos dos profissionais  – Código de Ética de Enfermagem

Este capítulo inclui 23 artigos, os quais destacamos:

  • Art. 2º: Exercer atividades em locais de trabalho livre de riscos, danos e violências física e psicológica à saúde do trabalhador […];
  • Art. 11: Formar e participar da Comissão de Ética de Enfermagem, bem como de comissões interdisciplinares da instituição em que trabalha;
  • Art. 13: Suspender as atividades, quando o local de trabalho não oferecer condições seguras para o exercício profissional e/ou desrespeitar a legislação vigente, ressalvadas as situações de urgência e emergência […];
  • Art. 15: Exercer cargos de direção, gestão e coordenação, no âmbito da saúde ou de qualquer área direta ou indiretamente relacionada ao exercício profissional da Enfermagem.

Deveres dos profissionais  – Código de Ética de Enfermagem

Este capítulo inclui 24 artigos, os quais destacamos:

  • Art. 36: Registrar no prontuário e em outros documentos as informações do processo de cuidar de forma clara, objetiva, cronológica, legível, completa e sem rasuras;
  • Art. 42: Respeitar o direito do exercício da autonomia da pessoa ou de seu representante legal na tomada de decisão, livre e esclarecida, sobre sua saúde […] realizando ações necessárias, de acordo com os princípios éticos e legais;
  • Art. 45: Prestar assistência de Enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência;
  • Art. 46: Recusar-se a executar prescrição de Enfermagem e Médica na qual não constem assinatura e nº de registro do profissional prescritor, exceto em situação de urgência e emergência; […] também deverá recusar-se a executar prescrição em caso de identificação de erro e/ou ilegibilidade da mesma, devendo esclarecer com o prescritor […] registrando no prontuário.

Proibições – Código de Ética de Enfermagem

Este capítulo inclui 61 artigos, os quais destacamos:

  • Art. 62: Executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, à família e à coletividade;
  • Art. 71: Promover ou ser conivente com injúria, calúnia e difamação de pessoa e família, membros das equipes de Enfermagem e de saúde […];
  • Art. 77: Executar procedimentos/participar da assistência à saúde sem o consentimento da pessoa ou de seu representante/responsável legal, exceto em iminente risco de morte.
  • Art. 78: Administrar medicamentos sem conhecer indicação, ação da droga, via de administração e potenciais riscos, respeitados os graus de formação do profissional.

Infrações e Penalidades – Código de Ética de Enfermagem

Este capítulo inclui 61 artigos, os quais destacamos:

  • Art. 104: A infração ética e disciplinar é a ação, omissão ou conivência que implique em desobediência e/ou inobservância às disposições do Código de Ética da Enfermagem […];
  • Art. 108: As penalidades a serem impostas […] são: advertência verbal, multa (de 01 a 10 vezes o valor da anuidade), censura, suspensão, cassação do direito ao exercício profissional;
  • Art. 111: As infrações serão consideradas leves, moderadas, graves ou gravíssimas, segundo a natureza do ato e a circunstância de cada caso.

Referências: COFEN – Resolução nº 564 de 06 de novembro de 2017.

Enfermeira, Mestre em Educação e Docente de Enfermagem. Possui especialização em Gestão em Saúde e Controle de Infecção Hospitalar e experiência nos temas: CCIH, Gestão da Qualidade, Epidemiologia, Educação Permanente em Saúde e Segurança do Paciente.

São responsabilidades e deveres dos profissionais de Enfermagem conforme o Código de Ética?

RESPONSABILIDADES E DEVERES Art. 5º - Exercer a profissão com justiça, compromisso, eqüidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade. Art. 6º - Fundamentar suas relações no direito, na prudência, no respeito, na solidariedade e na diversidade de opinião e posição ideológica.

Quais são as responsabilidades do profissional de Enfermagem?

O Enfermeiro Responsável Técnico é fundamental para os serviços de saúde, pois detém sob sua responsabilidade o planejamento, organização, direção, coordenação, execução e avaliação dos serviços de Enfermagem na gestão assistencial, gestão de área técnica e gestão do ensino em Enfermagem.

O que é ética da responsabilidade na Enfermagem?

A ética da responsabilidade é pautada como o eixo desta reflexão por entender que ela constitui uma referência para o cuidado em Enfermagem. A responsabilidade produz efeitos integrativos da dignidade humana, ponderando circunstâncias concretas do cuidar e tomar decisões razoáveis, prudentes e eqüitativas.

Quais os princípios fundamentais do Código de Ética profissional de Enfermagem?

Na Bioética especificamente, os conflitos e dilemas éticos que podem surgir no exercício das atividades devem ser solucionados partindo de quatro princípios: beneficência, não-maleficência, autonomia e justiça.