Quais são os componentes da circulação sistêmica?


Por Roberta das Neves

Doutora em Microbiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Definição

A circulação humana envolve um sistema fechado, cujo órgão central é o coração, juntamente com o sangue (vasos sanguíneos), veias, artérias e arteríolas. Através do sistema circulatório há o transporte de oxigênio, hormônios e de nutrientes pelo corpo, bem como a eliminação de resíduos tóxicos.

Coração

O coração é um músculo envolvido por membranas: (i) a externa, o pericárdio (ii) interna, o endocárdio e (iii) intermediária, entre o pericárdio e o endocárdio, o miocárdio que é responsável pelas contrações involuntárias do coração, sendo essa fase chamada de sístole e a do relaxamento do músculo é denominada diástole.

Esse órgão é uma bomba que mantém uma corrente de sangue venoso para o pulmão e de sangue arterial para todo o corpo e é dividido em 4 cavidades: o átrio direito (AD) e esquerdo (AE) (na parte superior) e ventrículo direito (VD) e esquerdo (VE) (na parte inferior). Os átrios comunicam-se com os ventrículos por meio de válvulas, o AD com VD tem-se a válvula tricúspide e no AE com VE a válvula bicúspide ou mitral.

Essas válvulas abrem durante a sístole e fecham durante a diástole, impedindo o retorno do sangue. Do AD chegam as veias cavas superior e inferior e no AE chegam as quatro veias pulmonares.

Quais são os componentes da circulação sistêmica?
Morfologia do coração e fluxo sanguíneo. Em azul e em vermelho, o sangue que entra e sai do coração. (Foto: Reprodução/Colégio Qi)

Batimentos cardíacos

A contração do coração é involuntária, ou seja, independe do sistema nervoso. As células do miocárdio pulsam, gerando o impulso nervoso que determina o ritmo das contrações, o nó sinoatrial ou marca-passo, que podem ser registrados durante o exame de eletrocardiograma.

Em pessoas normais em repouso variam de 60 a 100 batimentos por minutos. Quando no adulto em repouso ocorrem alterações nesses batimentos, podem causar as arritmias, como a taquicardia, onde o coração bate mais de 100 vezes por minuto e a bradicardia que bate menos de 60 vezes por minuto.

Circulação sistêmica e pulmonar

A circulação sistêmica ou grande circulação é aquela em que o sangue rico em oxigênio sai do VE do coração pela aorta, artéria que se ramifica pelo corpo em artérias menores e mais finas, as arteríolas e os capilares, respectivamente. O sangue oxigenado ou sangue arterial é transportado para todo o corpo, onde ocorrem as trocas gasosas e, esse retorna ao coração rico em gás carbônico (sangue venoso). As veias cava superior e inferior recolhem o sangue venoso, das regiões acima do coração e do resto do corpo, respectivamente, lançando-o diretamente ao AD.  

A circulação pulmonar ou pequena circulação consiste em levar o sangue pobre em oxigênio e rico em gás carbônico aos pulmões e devolve o sangue oxigenado para o coração. O sangue rico em gás carbônico vai do AD para o VD e é bombeado para o pulmão através da artéria pulmonar, que se bifurca em artéria pulmonar direita e esquerda que vão para os respectivos pulmões.

Nos capilares, que são finos e permitem as trocas dos gases respiratórios, ocorre a hematose, onde o sangue perde gás carbônico e recebe o oxigênio dos alvéolos, transformando-se em sangue arterial, rico em oxigênio, que retorna ao coração pela veia pulmonar pelo AE, reiniciando o trajeto.

A pressão exercida pelo sangue nas paredes arteriais, a pressão arterial, podem ser aferidas. Em indivíduos em repouso e jovens, a pressão máxima que ocorre durante a sístole equivale a 120mmHg e durante a diástole 80mmHg.

Exercícios

(Fatec 2013) Os trilhões de células que constituem o corpo humano precisam de água e de variados tipos de nutrientes, além de um suprimento ininterrupto de gás oxigênio. Os nutrientes absorvidos nas células intestinais e o gás oxigênio absorvido nos pulmões são distribuídos às células do corpo pelo sistema cardiovascular, uma vasta rede de vasos sanguíneos, pela qual circula o sangue impulsionado pelo coração. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta. 

a) A artéria pulmonar conduz sangue, rico em oxigênio, do coração para todo o corpo.   
b) As veias pulmonares conduzem o sangue arterial, rico em oxigênio, dos pulmões ao coração.  c) A absorção e distribuição dos nutrientes são facilitadas pela digestão completa do amido no estômago.   
d) Os capilares da circulação sistêmica distribuem o gás carbônico aos tecidos, de onde recebem o gás oxigênio.   
e) A absorção dos nutrientes ocorre nas vilosidades intestinais localizadas na superfície interna do intestino grosso.   

Gabarito: Letra B. As veias pulmonares trazem sangue arterial dos pulmões para o coração e depois para o corpo e distribuído para os tecidos. A artéria pulmonar envia sangue venoso para os pulmões.  A absorção dos nutrientes ocorrem nas vilosidades do intestino delgado, onde o amido, proteínas necessitam ser digeridos antes de serem assimilados.

Quais são os componentes da circulação sistêmica?
Esquema (Foto: Reprodução/Colégio Qi)

(Uftm 2012) O esquema ilustra a circulação humana.

A respeito do esquema e da fisiologia cardiovascular, foram feitas as seguintes afirmações:

I. O átrio esquerdo recebe sangue proveniente dos pulmões por meio das veias pulmonares e o átrio direito recebe sangue proveniente das veias cavas.
II. O sangue presente nos vasos 1 e 2 é rico em oxiemoglobina e nos vasos 3 e 4 existe sangue rico em íons bicarbonato.
III. Todas as veias transportam sangue venoso e todas as artérias transportam sangue arterial.
IV. A sístole do ventrículo esquerdo, apontado pelo número 5, possibilita que o sangue venoso atinja os pulmões.

É correto o que se afirma apenas em 
a) I.   
b) I e II.   
c) II e III.   
d) I, III e IV.   
e) II, III e IV.   

Gabarito: Letra B. III é falso porque as veias pulmonares e umbilicais transportam sangue arterial e IV é falsa porque a sístole do ventrículo direito possibilita que o sangue venoso atinja os pulmões.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

O que compõem a circulação sistêmica?

Na circulação sistêmica, o sangue é levado do coração para os tecidos e, depois, é levado novamente para o coração. Essa circulação inicia-se quando o sangue sai do ventrículo esquerdo pela artéria aorta. Dessa artéria, partem ramos que irrigam o corpo todo.

Quais são os componentes da circulação?

Ele é constituído de três tipos básicos: as artérias, as veias e os vasos capilares. O sangue é transportado do coração para os órgãos e tecidos através das artérias, retornando ao coração pelas veias. Já os vasos capilares são responsáveis por conectar as extremidades das artérias às extremidades das veias.

Quais são os componentes da circulação sistêmica e da circulação pulmonar?

Na circulação sistêmica, o sangue segue para o corpo e retorna ao coração. Já na pulmonar, o sangue segue em direção ao pulmão e retorna ao coração. Na circulação pulmonar, o sangue é levado do coração até o pulmão e, posteriormente, volta ao coração.

Quais os componentes cardiovasculares que integram a circulação sistêmica?

Componentes do sistema cardiovascular O sistema cardiovascular é composto pelas seguintes estruturas: Coração: órgão responsável por garantir o bombeamento do sangue; Vasos sanguíneos: são tubos por onde o sangue passa. Os três principais tipos de vasos sanguíneos são: artérias, veias e capilares.