Quais são os estados que permanecem na região Sudeste?

Essa região possui uma área de aproximadamente 924.511,3 km² e com uma população com cerca de 86.400.000 habitantes, o que resulta em uma densidade demográfica de 93 habitantes por km², sendo a maior do país, a região mais povoada.

Quais são os estados que permanecem na região Sudeste?
Quais são os estados que permanecem na região Sudeste?

Mapa da região Sudeste.

O relevo do Sudeste é composto da planície litorânea atlântica, principalmente os estados de Espírito Santo e Rio de Janeiro, Minas Gerais é o único estado dessa região que não possui litoral. São Paulo tem sua maior parte sobre os planaltos, mas possui uma região litorânea com muita influência histórica, a região da baixada santista.

A maior parte da vegetação dessa região é formada pela Mata Atlântica, uma vegetação tropical, com espécies de alto porte devido o alto índice de umidade, mas pouco se resta dessa vegetação, sendo a mais devastada no Brasil, seus remanescentes encontram-se em unidades de conservação. Assim como a diversidade de flora, a fauna da Mata Atlântica é diversa. Em algumas áreas de Minas Gerais encontram-se vegetações de cerrado, com aparência de vegetação morta na época seca, mas voltam as tonalidades verdes com a chuva.

O Sudeste possui importantes cursos d’água de bacias hidrográficas, como a nascente do rio São Francisco localizada em Minas Gerais, o rio Tietê em São Paulo que deságua na bacia do Paraná, assim como a maior parte do Estado de São Paulo. A bacia do Atlântico Sudeste é a única que integra apenas estados dessa região, que ocorre principalmente nos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro.

O clima dessa região é em maior parte Tropical, que se divide em tropical úmido nas áreas litorâneas e nos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro, e tropical de altitude em São Paulo e Minas Gerais. O Estado de São Paulo é cortado pelo trópico de Capricórnio, o que faz com que uma parte mais ao sul do estado sofra influência do clima subtropical.

A Economia da Região Sudeste é a maior do país, com maior desenvolvimento desde a época colonial, já que era voltada a exploração de ouro no estado de Minas Gerais, exploração do pau-brasil na Mata Atlântica nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, após isso a época da plantação de café em São Paulo, e a chegada de indústrias com ao plano de expansão econômica por volta de 1950, que se instalaram no sudeste. É nessa região que se encontram os maiores polos industriais do país, com isso apresenta o maior PIB do Brasil, e possui as duas maiores regiões metropolitanas com São Paulo e Rio de Janeiro, que formam uma megalópole.

Com o alto desenvolvimento econômico nessa região ela foi motivo de migrações de pessoas de todo o país em busca de melhores condições de vida, formando uma grande mistura cultural no sudeste. E atualmente muitos dos migrantes estão voltando as suas regiões de origem, formando uma migração de retorno.

06/12/2019 | 16:51 - Uma pesquisa inédita realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), denominada “Suscetibilidade a Deslizamentos do Brasil: Primeira Aproximação”, apurou que as regiões Sudeste e Sul do País possuem o maior número de locais sujeitos a deslizamentos.

Conforme o estudo, 5,7% do território nacional possui suscetibilidade muito alta a deslizamentos, e 10,4% apresenta suscetibilidade alta. Ao analisar os resultados regionais, foi apurado que, na região Sudeste, 23,2% das áreas têm suscetibilidade muito alta a deslizamentos e 24,6%, suscetibilidade alta.

Na região Sul, os percentuais permanecem altos, com 15,6% do território apresentando suscetibilidade muito alta a deslizamentos, e 24,5% suscetibilidade alta. Já o Centro-Oeste e o Nordeste registram, respectivamente, 3,6% e 3,8% de áreas com suscetibilidade muito alta e 8,2% e 10,1% de áreas com suscetibilidade alta. No Norte, os percentuais são de 1,6% para muito alta suscetibilidade e 6% para suscetibilidade alta.

O mapeamento feito pelo IBGE considerou a pedologia, a geomorfologia, a geologia, a vegetação, a cobertura e o uso da terra, a pluviosidade, e a declividade das regiões (variável de maior peso).
"Sul e Sudeste concentram as maiores áreas de suscetibilidade alta ou muito alta a deslizamento, por serem regiões serranas ou planálticas edificadas em terrenos geológicos de grande mobilidade e fragilidade crustal", destaca o órgão.

Entre os Estados, o Rio de Janeiro (com 53,9% de seu território), o Espírito Santo (com 44,9%) e Santa Catarina (com 33,7%) são os que se mostraram mais altamente suscetíveis.

Segundo o IBGE, as características do meio físico brasileiro, como o clima tropical e a alta pluviosidade, são fatores que tornam algumas regiões mais sujeitas a deslizamentos. Além disso, o uso e ocupação da terra muitas vezes desordenada favorecem ainda mais o desdobrar desses fenômenos.

Quais são todos os estados que ficam na região Sudeste?

O Sudeste é formado por quatro estados: Espírito Santo (Vitória), Minas Gerais (Belo Horizonte), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro) e São Paulo (São Paulo).

Quais são os estados e capitais que fazem parte da região Sudeste?

Os Estados da região sudeste do Brasil e suas respectivas capitais são: São Paulo - São Paulo, Minas Gerais - Belo Horizonte, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro, Espírito Santo - Vitória.

Quantos são os estados da região Nordeste?

Estados da região nordeste. Essa região é composta por nove estados, sendo a maior do Brasil em termos de número de federações.