Quais são os indicadores sociais e econômicos para determinar o IDH?

O IDH é um indicador usado para avaliar e comparar o desenvolvimento social e econômico dos países. Dessa maneira, ele serve como um parâmetro de riqueza e desenvolvimento da nação.

Os critérios considerados são saúde, educação e renda, sendo que o IDH representa uma média desses três setores. Logo, no cálculo é preciso averiguar individualmente cada um deles e então fazer uma média final.

O resultado é usado não apenas para comparar a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico de um país, mas também para verificar se as áreas de educação, economia e saúde estão precisando de mais atenção por parte do governo.

O que é IDH?

A sigla IDH deriva de Índice do Desenvolvimento Humano, um indicador usado para comparar a qualidade de vida entre os países. 

Esse é um indicador bastante utilizado, pois ele considera os aspectos sociais e não apenas os econômicos. O IDH é considerado um indicador de desenvolvimento da nação, além de ser um parâmetro de riqueza. 

Ao refletir os aspectos sociais e econômicos de um país, o IDH, serve também para analisar as áreas que precisam de mais atenção. Portanto, ele é útil para que o governo tome medidas visando a melhoria desses setores e consequentemente melhore os índices econômicos da nação.

Quais são os indicadores sociais e econômicos para determinar o IDH?

Ipog

O conceito de IDH foi criado em 1990 através do Relatório de Desenvolvimento Humano do economista paquistanês Mahbub ul Haq em parceria Amartya Sen, um economista indiano.

Após o trabalho dos economistas, a Organização das Nações Unidas (ONU), começou a usar o conceito como medida comparativa ao analisar países-membros da ONU.

Sendo que, a avaliação é feita pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano (Pnud). Anualmente é divulgado nacional e internacionalmente o Relatório para o Desenvolvimento Humano (RDH).

Ele é usado para analisar o desempenho econômico mundial e para que a ONU consiga estabelecer estratégias de intervenção em países que precisam de ajuda humanitária.

Critérios

Os três critérios principais do IDH, estão relacionados à qualidade de vida da população, são eles: 

1- Saúde: Nesse critério são considerados fatores como taxas de natalidade, índices de violência e mortalidade infantil. Além disso, é analisada qual a parcela da população que tem acesso a produtos relacionados à saúde, como por exemplo: vacinas e medicamentos.

Quais são os indicadores sociais e econômicos para determinar o IDH?

Psi heidi cristiana

2- Educação: A intenção desse critério é analisar o grau de instrução da população. Desse modo, são averiguadas as taxas de alfabetização e escolarização, pois eles indicam a média de anos escolares que uma pessoa possui. Para isso, são estudadas as taxas de repetência, oferecimento de vagas e evasão escolar.

3- Renda: Por fim, neste critério é considerada a qualidade de vida de acordo com o Produto Interno Bruto per capita (PIB per capita). Em resumo, o PIB per capita é o resultado do total de produtos e serviços produzidos no país dividido pelo número de habitantes e ele indica o padrão de vida de cada cidadão. 

Cálculos do IDH

O cálculo do Índice do Desenvolvimento Humano leva em consideração os três critérios: renda, educação e saúde. Esses critérios possuem o mesmo peso e o IDH representa uma média dos três. Sendo assim, para o cálculo do IDH é preciso calcular um índice de cada vez.

Por exemplo, ao analisar a expectativa de vida no critério de saúde, estima-se um valor mínimo e máximo (85 anos e 20 anos). Depois disso, averiguou-se qual a expectativa de vida do lugar. Se a expectativa de vida de um local for de no máximo 74 e no mínimo 20, então o cálculo é 74 – 20 dividido por 85 – 20 = 0,830.

Quais são os indicadores sociais e econômicos para determinar o IDH?

Dicas pmp

Esse mesmo cálculo é realizado com todos os critérios. Por último, basta fazer uma média final dos três critérios e encontrar o valor do IDH. Se o resultado for próximo a 0, então a qualidade de vida naquele país é ruim e os setores de saúde, educação e economia precisam melhorar.

Por outro lado, resultados próximos de 1 indicam que o país possui uma boa qualidade de vida e as políticas públicas de educação, saúde e desenvolvimento econômico são eficientes. Dessa forma, o IDH é classificado em: 

  • Baixo desenvolvimento;
  • Médio desenvolvimento;
  • Alto desenvolvimento;
  • Muito alto desenvolvimento.

IDH no Brasil e no mundo

No momento, o Brasil está na 79º posição do ranking de IDH mundial, com IDH de 0,759. Sendo assim, ele está na lista de países com mais alto IDH e é o quinto na América do Sul. No entanto, como o Brasil está estagnado nessa posição, significa que o país está enfrentando problemas em relação à educação, saúde e economia, o que impede que ele avance no ranking.

Os cinco países com maior IDH do mundo são: Noruega (0,953), Suíça (0,944), Austrália (0,939), Irlanda (0,938) e Alemanha (0,936). Em contrapartida, os cinco países com piores IDHs são: Níger (0,354), República Centro-Africana ( 0,367), Sudão do Sul (0,388), Chade (0,404) e Burundi  (0,417).

Quais são os indicadores sociais e econômicos para determinar o IDH?

Globo

Dentro do grupo de países emergentes formados por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS), a expectativa de escolaridade do Brasil é a mais alta, com cerca de 15,7 anos. Já a expectativa de vida dos brasileiros é de 74,8 anos, de acordo com o Pnud. Por fim, o PIB per capita do Brasil é de cerca de US$ 9.821.

No Brasil existe também o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), que representa uma média dos critérios de saúde, educação e desenvolvimento econômico dos municípios. Segundo o IDHM, os municípios com melhor qualidade de vida estão no Sudeste e no Sul do país.

Importância e limitações

O Índice do Desenvolvimento Humano é extremamente importante, pois abrange áreas que todos os cidadãos de um país são afetados. Logo, ele serve como um reflexo da qualidade de vida da população de maneira geral. 

Segundo o Pnud, os países que conseguem combinar políticas voltadas para educação, saúde e desenvolvimento econômico, obtêm melhores índices para o país. Além disso, o IDH serve ainda para demonstrar quais áreas estão precisando de mais atenção por parte do governo. 

Quais são os indicadores sociais e econômicos para determinar o IDH?

Light pdf

Por outro lado, como limitação desse indicador temos o fato de que ele não reflete a qualidade desses critérios. Em outras palavras, o IDH não demonstra qual a qualidade dos serviços de saúde, educação e a desigualdade de distribuição de renda entre os cidadãos.

Enfim, agora que você sabe tudo sobre esse indicador de desenvolvimento, aproveite para aprender sobre alguns indicadores como IPCA, Inflação e IGP-M, o que é? Pra que serve, cálculos e diferenças entre IPCA

Fontes: Brasil escola, Undp e Mundo educação

Imagens: Globo, Formare associados, Ipog, Psi heidi cristiana, Light pdf e Dicas pmp

Quais são os indicadores sociais e econômicos utilizados no cálculo do IDH?

Atualmente, o cálculo do IDH é efetuado a partir de três aspectos principais da população: renda, educação e saúde. Assim, quanto mais esses três aspectos apresentarem melhorias, melhor será o IDH da localidade em questão.

Quais são os indicadores para medir o IDH?

O cálculo do IDH é feito mediante a média dos critérios avaliados pelo indicador: renda, escolarização e esperança de vida.

Quais são os indicadores sociais e econômicos?

Já os indicadores socioeconômicos são os seguintes: Índice dos desequilíbrios regionais de Williamson, PIB per capita, Índice de desenvolvimento humano (IDH), Índice de Gini, Taxa de mortalidade infantil, Esperança de vida ao nascer e Média de anos de estudo (20 a 24 anos).

Quais são os indicadores sociais?

Um indicador social é uma medida em geral quantitativa dotada de significado social substantivo, usado para substituir, quantificar ou operacionalizar um conceito social abstrato de interesse teórico (para pesquisa acadêmica) ou programático (para formulação de políticas públicas).