Quais são os principais fatores que afetam os microrganismos do solo?

A produtividade de uma lavoura é dependente de vários fatores que compreendem o manejo e sustentabilidade do sistema de produção. A escolha do material genético, do sistema de rotação de culturas, do manejo fitossanitário, de água e da fertilidade do solo são imprescindíveis para alcançar altas produtividades e o potencial produtivo da cultivar, contudo, outras atributos do sistema produtivo também devem ser observados com atenção, como a macro e microfauna do solo.

Mas qual a importância da microbiologia do solo no meu sistema de produção?

Segundo CHAER et. al, (2014), os microrganismos do solo são responsáveis por uma série de atividades, desde a ciclagem de nutrientes até a decomposição de resíduos vegetais e formação de matéria orgânica no solo. Grande parte dos nutrientes encontrados no solo não estão na forma disponível à absorção pelas plantas, da mesma forma a matéria orgânica do solo, sendo assim, é preciso que ocorram processos de mineralização e solubilização de nutrientes para as formas absorvíveis pelas plantas.

Esses processos são realizados pelos microrganismos do solo, através de reações bioquímicas. Outra importante contribuição dos microrganismos no para o solo é na fixação biológica de Nitrogênio. O processo consiste na simbiose entre raízes de algumas plantas como a soja e bactérias fixadoras de nitrogênio (geralmente do gênero Rhizobium), transformando o nitrogênio atmosférico em nitrogênio absorvível pelas plantas. Os microrganismos do solo também desempenham papel fundamental na estruturação do solo e degradação de agrotóxicos aderidos á partículas de solo, além de servirem como fonte de carbono para o solo após sua morte.

Figura 1. Nodulação em raiz de uma planta de soja.

Quais são os principais fatores que afetam os microrganismos do solo?
Nodulação da soja por meio da fixação biológica de nitrogênio – Foto: Fábio M. Mercante/Embrapa

Conforme ARAUJO & MONTEIRO (2007), os microrganismos do solo podem servir como bioindicadores da qualidade do solo, sendo que sua atividade é concentrada principalmente nas camadas superficiais do solo (0 a 30 cm de profundidade). Além disso, TÓTOLA & CHAER (2002), atribuem à rotação de culturas o incremento da biomassa microbiana, segundo os autores, a rotação de culturas pode aumentar quantitativamente os microrganismos do solo, sendo reflexo da diversidade de resíduos orgânicos oriundos das diferentes culturas empregadas no sistema de rotação de culturas.

A matéria orgânica do solo é a principal fonte de alimentação para os microrganismos do solo, seu incremento é necessário para manutenção da fertilidade e biologia e microbiologia do solo, além de interferir em sua CTC, agregação e estrutura.

Veja também: Matéria orgânica do solo – importância, manejo e construção

Como conservar a microbiologia do solo?

Para manter uma boa população microbiana no solo, é necessário fornecer condições adequadas à sobrevivência destes microrganismos. Cuidados com a temperatura do solo, água, oxigênio disponível, pH e resíduos orgânicos devem ser tomados.

O controle da temperatura do solo basicamente é afetado pelo fluxo de calor no solo, ou seja, quanto de energia é absorvida e perdida no sistema solo, sendo fortemente afetado pela umidade do solo, aeração e cobertura. De modo geral, o que se espera a nível de uma lavoura comercial é que se tenha cobertura do solo, utilizando palhada residual ou plantas de cobertura, dessa forma a temperatura do solo tende a se manter mais amena e propícia ao desenvolvimento dos microrganismos.


Quais são os principais fatores que afetam os microrganismos do solo?


A água no solo é mais difícil de se controlar, de certa forma requer investimento em irrigação ou drenagem, contudo, em condições de lavoura, a umidade necessária para o desenvolvimento das plantas é suficiente para a sobrevivência e proliferação de microrganismos do solo. Atenção redobrada em ambientes de solos alagados, como solos de várzea por exemplo; estes solos por apresentarem grande umidade tendem a dispor de pouco oxigênio para a sobrevivência desses microrganismos, no caso do cultivo de culturas não adaptadas a esses ambientes, recomenda-se o manejo da drenagem das áreas favorecendo a aeração do solo e com isso o melhor desenvolvimento das plantas e microrganismos do solo.

Além da quantidade de resíduos vegetais, a qualidade desses resíduos também é importante para o sistema de produção e manutenção da vida no solo, implicando na fertilidade de solo e atividade microbiana. O ideal é trabalhar a rotação de culturas a fim de equilibrar a relação Carbono/Nitrogênio no solo, alternando entre o cultivo de gramíneas e leguminosas por exemplo. Outro fator importante é o pH do solo, pois grande parte das interações enzimáticas no solo que favorecem a sobrevivência dos microrganismos ocorrem na faixa de pH de 5,5 a 6,5.

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (Site, Facebook, Instagram, Linkedin) 

Referências:

ARAUJO, A. S. F.; MONTEIRO, R. T. R. INDICADORES BIOLÓGICOS DE QUALIDADE DO SOLO. Biosci. J., Uberlândia, v. 23, n. 3, p. 66-75, 2007.

CHAER et. al,. CARACTERIZAÇÃO MICROBIOLÓGICA DO SOLO. EMBRAPA Florestas, cap.9, p. 159-173, 2014.

TÓTOLA, M. R.; CHAER, G. M. MICRORGANISMOS E PROCESSOS MICROBIOLÓGICOS COMO INDICADORES DA QUALIDADE DOS SOLOS. Tópicos Cien. Solo, p. 195-276, 2002.

Redação: Maurício Siqueira dos Santos – Eng. Agrônomo.

Foto de capa: Fonte: IPNI.

Quais são os fatores que interferem na quantidade de microrganismos no solo?

A ocorrência e abundância de microrganismos em um ambiente são determinadas pela disponibilidade de nutrientes, bem como por vários fatores físico"químicos como pH, potencial redox, temperatura, textura e umidade do solo.

Quais os fatores que afetam os microrganismos e a fauna do solo?

Os principais fatores que afetam os organismos que formam a biologia do solo são:.
Umidade;.
Temperatura;.
Substratos e fontes de energia;.
Potencial redox;.
Profundidade e densidade vegetal;.
Impactos das atividades humanas..

Quais são os principais fatores que afetam o crescimento microbiano?

Quatro condições físicas principais influenciam o crescimento de um microrganismo: temperatura, pH, atmosfera gasosa e pressão osmótica.

Quais são os principais microrganismos do solo?

A microbiologia do solo pode ser definida como o conjunto de organismos vivos presentes no solo, suas funções e como eles afetam as propriedades do solo. Os microrganismos do solo podem ser classificados como bactérias, actinomicetos, fungos, protozoários e vírus.