Qual a contribuição do Renascimento cultural para a evolução da ciência?

1044 palavras 5 páginas

Trabalho de história

Tema:renascimento

E.E.E.P. Joaquim Nogueira
Nome: Wilson Bruno n°39 Thalles Maciel n°37
Turma: informática Série: 1° ano
Professora: Carol
Índice
Renascimento Cientifico Renascimento Cultural Conclusão Bibliografia

Renascimento Cientifico Começa a criar raízes no século XVI, onde ocorre o desenvolvimento de vários ramos da ciência. A contribuição do renascimento foi o aprimoramento da observação e da experimentação. Com isso as práticas cientistas avançaram.Os destaques do renascimento científico foram para Leonardo da Vinci e Nicolau Copérnico. Da Vinci, como já mencionado teve habilidades em muitos campos da ciência e com isso inventou muitos instrumentos , inclusive bélicos, em outros casos ele aprimorou mecanismos.Copérnico deu sua contribuição no aumento no conhecimento da matemática,mecânica e astronomia. Criou a teoria heliocêntrica, onde afirmava que a terra gira em torno do sol , indo contra a ideia medieval , que a terra era centro do universo.As ciências naturais também progrediram, na medicina, Miguel de Servet, e William Harvey, descobriram o funcionamento da circulação sanguínea. Ambroise Paré , defendeu a ligação das artérias, em vez da tradicional cauterização para estancar hemorragias, e André Vesálio , o “pai da anatomia” que publicou o primeiro livro sobre a anatomia humana.O renascimento tirou da igreja o poder e o direito de dar explicações sobre a criação e a vida. A experimentação era então o meio vigente para achar respostas e entender a realidade. Mesmo tendo a contra- reforma, esta não pode mais conter o avanço da ciência.

Renascimento Cultural Como já sabemos anteriormente que a intensificação do comércio e da produção artesanal resultou no desenvolvimento das cidades, no surgimento de uma nova classe social a burguesia e na posterior formação das monarquias nacionais. Estas transformações vieram acompanhadas de uma nova visão de mundo, que se manifestou na arte e na


Relacionados

  • Renascimento Cultural E Cientifico

    333 palavras | 2 páginas

    Renascimento Cultural e Cientifico O Renascimento foi um movimento ocorrido durante a Idade Média em transição com a Idade Moderna nos anos de 1300 - 1650. Movimento cientifico-cultural ocorreu na Europa. A burguesia buscava nesse período patrocinar artistas, intelectuais e cientistas, valorizar as novas ideias e conseguir conquistar prestígio social. O Renascimento significou uma nova arte, novas mentalidades de pensamento e a representação do mundo e dos seres humanos. Alguns dos grandes….

  • Renascimento cultural e científico

    1031 palavras | 5 páginas

    COLÉGIO ESTADUAL SÃO LUIZ GONZAGA FELIPE MERCALLI RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO VERANÓPOLIS 2013 FELIPE MERCALLI RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de história do curso do ensino médio do Colégio São Luiz Gonzaga. Veranópolis 2013 SUMÁRIO Introdução ................................................................................................................... 4 Conceito ........................................….

  • Renascimento Cultural e Científico

    4468 palavras | 18 páginas

    Renascimento Cultural e Científico Introdução O termo renascimento faz referência ao tempo de transição entre a Idade Média, conhecida também como Idade das Trevas, e a Idade Moderna. Tal evento histórico perdurou do século XIV ao XVI, período no qual agregou­se valores nunca antes considerados pelos europeus, assim como resgatou­se valores “abandonados” na antiguidade. Durante a Idade Média o comércio, assim como a busca pelo conhecimento….

  • O RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO

    917 palavras | 4 páginas

    O RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO A CULTURA HUMANISTA DO RENASCIMENTO Movimento cultural promovido pela elite rica das cidades italianas no século XIV e que se estendeu a outras regiões até o final do século XVI. Os renascentistas eram influenciados pela filosofia, arte e valores da cultura da Antiguidade Clássica, greco-romana, consideradas perfeitas pelos humanistas porque tratavam da felicidade terrena, da vida cívica e do bem viver. Os homens do renascimento não negava a existência….

  • renascimento cultural cientifico

    329 palavras | 2 páginas

    desenvolvimento artístico e cultural. Por isso, a Itália é conhecida como o berço do Renascentismo. Porém, este movimento cultural não se limitou à Península Itálica. Espalhou-se para outros países europeus como, por exemplo, Inglaterra, Espanha, Portugal, França, Polônia e Países Baixos. Principais representantes do Renascimento Italiano e suas principais obras: - Giotto di Bondone (1266-1337) - pintor e arquiteto italiano. Um dos precursores do Renascimento. Obras principais: O Beijo de….

  • o renascimento cultural e cientifico

    693 palavras | 3 páginas

    introdução Neste trabalho iremos falar um pouco sobre o renascimento, um grande movimento com características marcantes na área cultural, científica, econômica, política e religiosa que atingiram as camadas urbanas da Europa Ocidental, marcada pela passagem do mundo medieval para o mode Características Principais: - Valorização da cultura greco-romana. Para os artistas da época renascentista, os gregos e romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza, ao contrário dos homens medievais;….

  • Renascimento cultural e científico

    2646 palavras | 11 páginas

    intermediária entre o homem e Deus - A filosofia e a ciência giravam em torno do que a Igreja pregava, ou seja, "a vontade de Deus" - Condenava a cobrança de juros (usura) - Setores das artes, assim como a filosofia estavam a serviço da Igreja Aspectos culturais da Idade Média - A Igreja monopolizava o saber e controlava a mentalidade social - Filósofos, teólogos, literatos e os poucos cientistas centravam seus estudos na "vontade de Deus" - Filosofia, artes e ciências, tinham finalidade religiosa -….

  • Renascimento Cultural e Cientifico

    287 palavras | 2 páginas

    RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO: Movimento cultural e científico europeu localizado entre os séculos XIV e XVII. Características: *Antropocentrismo e Humanismo – valorização da figura humana enquanto centro do universo; *Racionalismo – valorização da razão; *Universalismo – busca do conhecimento geral; * Experimentalismo – uso dos sentidos; * Hedonismo – valorização dos prazeres da vida Essas características estavam em conformidade com a nova mentalidade europeia burguesa, em contraposição….

  • Renascimento cultural e cientifico

    491 palavras | 2 páginas

    Introdução Neste trabalho iremos falar um pouco sobre o renascimento, um grande movimento com características marcantes na área cultural, científica, econômica, política e religiosa que atingiram as camadas urbanas da Europa Ocidental, marcada pela passagem do mundo medieval para o moderno, levando uma nova ideia do homem sobre o mundo concretizando a ideia humanista. Renascimento Cultural e Científico Renascimento é o período da história da Europa entre o século XIII e XVII. Esse….

  • Renascimento Cultural e Ciêntifico

    1292 palavras | 6 páginas

    REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Curso: Ciência Físicas e Biologiacas Ok Classe: 11ª Sala:19 Periódo: Manhã Docente: Nbuta António Pacheco ÍNDICE Introdução-------------------------------------------------pag. 4 Desenvolvimento-----------------------------------------pag….

Outros Trabalhos Populares

Como o renascimento cultural contribuiu para o desenvolvimento da ciência?

Foi também no período do Renascimento que houve o desenvolvimento dos principais traços da ciência moderna, como a prática da anatomia – com o estudo de cadáveres – e a observação astronômica. A moderna física começou com estudiosos que passaram a se valer de instrumentos para ampliar o sentido da visão.

Qual a importância da ciência no Renascimento?

O Renascimento foi um período que deixou um pouco de lado a questão da fé, dando espaço para a razão. Logo, o avanço cientifico adquiriu certa liberdade e começou a crescer principalmente, o ramo da medicina e física.

Qual a relação entre ciência e Renascimento?

A hipótese principal levantada é a de que o relacionamento arte-ciência no Renascimento pode apontar caminhos para se realizar propostas efetivas para que a ciência e a arte novamente se reaproximem e forneçam a construção de novos conhecimentos.

Quais as descobertas científicas que foram feitas durante o Renascimento?

Vários cientistas foram igualmente importantes como Galileu Galilei, astrônomo italiano que aprofundou os estudos de Copérnico; Johannes Kepler, discorrendo sobre os eclipses lunar e solar; Francis Bacon, criador do “método científico”; René Descartes, “pai do racionalismo”; Isaac Newton, “pai da física e da mecânica ...