Qual a desvantagem dos alimentos industrializados?

Os avanços na industrialização de alimentos ocorreram durante a primeira guerra mundial. A tecnologia na industrialização de alimentos foi prosseguindo entre as guerras e aperfeiçoadas quando substituídas pelas conquistas espaciais, e assim a NASA tomou a liderança nas pesquisas de novos alimentos.

O avanço tecnológico nos traz muitas vantagens, mas quando é aplicada a indústria de alimentos, não se pode deixar de relacionar os riscos, principalmente quando há um consumo desordenado e exagerado. O fato é que, independente do método de conservação utilizado, dificilmente serão mantidas as características originais, contudo a engenharia de alimentos tem trabalhado utilizando o aproveitamento de subprodutos e processos na fabricação de pratos mais nutritivos, isentos de contaminação, práticos e oferecidos a preço competitivo.

Quais os riscos? “

A flora microbiana que se prolifera em ausência de oxigênio resiste à temperaturas mais elevadas, sem necessariamente fazer com que o alimento perca sua característica original. Nesse caso, a indústria é obrigada a utilizar processos para impedir a proliferação de microrganismos, como a diminuição do pH com auxílio de aditivos, a pasteurização, a radiação, a concentração, a secagem, a salga, dentre outros.

Os aditivos alimentares – substâncias que não são usualmente consumidas como alimento – são adicionados por motivos diversos, como para dar sabor, cor e odor, assim como conservar os alimentos industrializados, porém podem trazer problemas de hipertensão, no caso do alto consumo de sódio, e também o consumo de alimentos ricos em lipídeos, que aumentam os níveis de LDL (colesterol ruim).

Estudos indicam que o de nitrito e nitrato presentes nos embutidos, contribuem para o aparecimento de câncer, e que dietas ricas em alimentos industrializados aumentam o risco de depressão. Há ainda os antioxidantes, os aromatizantes, flavorizantes, estabilizantes, espessantes, edulcorantes e os umectantes e antiumectantes que, de qualquer modo, dificultam o entendimento por parte do consumidor, pelo uso de códigos indecifráveis, que representam tais componentes, nos rótulos desses alimentos.

Vantagens e desvantagens do consumo de alimentos industrializados

Se observarmos alguns alimentos comumente consumidos, podemos identificar os prós e contras da industrialização de alimentos. O macarrão instantâneo fica pronto só com a adição de água fervente. O baixo custo e a praticidade fazem dele a opção favorita entre aqueles que não sabem ou não tem tempo para cozinhar. Em contrapartida, alguns desses produtos contém, no geral, mais gorduras em sua composição, o que acrescenta calorias e aumenta o teor de gorduras totais. Além disso, aquele temperinho que acompanha a massa está carregado de sódio.

Os sucos prontos ganham cada vez mais espaço no carrinho de supermercado da população. Os fabricantes oferecem sucos naturais de diversos sabores, adicionados de vitaminas e sais minerais.
No entanto, a bebida que vem na caixinha não se compara à preparada na hora, com frutas escolhidas a dedo.

A água de coco tem a vantagem da praticidade, pois o manuseio do coco é difícil. Além do mais, a fruta é um produto perecível, sendo mais durável na caixinha. Porém como toda bebida pronta, a água de coco não foge da regra e pode trazer conservantes e estabilizantes artificiais.

Dicas

Aposte no consumo eventual e procure versões integrais, com mais fibras.

Procure enriquecer sua refeição com legumes, broto de feijão e cenoura ralada, dentre outras vegetais “in natura”.

Habitue-se a ler os rótulos e verifique, na relação dos ingredientes, se o mesmo não contém conservantes, corantes e outros compostos artificiais.

Índice A NECESSIDADE DE MELHORAR A COMUNICAÇÃO COM O CONSUMIDOR DE ALIMENTOS E BEBIDAS AJUSTANDO CONCEITOS SOBRE ALIMENTOS PROCESSADOS AJUSTANDO CONCEITOS SOBRE ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS E INDÚSTRIA DE ALIMENTOS QUAIS SÃO OS ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS PRODUZIDOS NO BRASIL AS VANTAGENS DA INDUSTRIALIZAÇÃO PARA O ABASTECIMENTO DA POPULAÇÃO QUANTO AOS INGREDIENTES UTILIZADOS PARA A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS 78 84 16. Os tipos de ingredientes utilizados nos alimentos industrializados 17. A segurança dos ingredientes nos alimentos industrializados 66 69 72 13. Alimentos industrializados, abastecimento e conveniência 14. Qualidade e preços dos alimentos industrializados 15. Alimentos industrializados e sustentabilidade 52 55 9. Diferenças entre alimentos processados e alimentos industrializados 10. A indústria de alimentos e bebidas no Brasil 60 62 11. Alimentos industrializados na dieta dos brasileiros 12. Alimentos industrializados seguem as tendências de consumo 36 42 46 6. De fato, o que são alimentos processados 7. Para que servem as tecnologias de processamento de alimentos 8. O respaldo científico dos alimentos processados 12 18 20 26 30 1. Os desafios da comunicação sobre alimentos industrializados e saúde 2. Cuidados na comunicação sobre alimentos processados/industrializados 3. Inconsistências da "classificação" NOVA perante a ciência e a tecnologia de alimentos 4. O mito do alimento "ultraprocessado" 5. Alimento "Ultraprocessado": um conceito teórico sem comprovação empírica

Made with FlippingBook

RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxNA==

Quais as desvantagens dos produtos industrializados?

Segundo especialistas, o consumo excessivo de alimentos industrializados no longo prazo causará impactos nocivos ao organismo. Entre os malefícios estão a obesidade, inflamação, hipertensão, diabetes e alterações de humor. Sem falar na deficiência de concentração, de aprendizado e de memória.

Quais são as vantagens e as desvantagens dos alimentos industrializados?

Não há como negar que os alimentos industrializados apresentam vantagens, e uma delas é a questão da praticidade. Sim, eles são de consumo rápido e não exigem grandes cuidados de conservação: podem ser consumidos instantaneamente ou armazenados por determinado tempo, sob condições nem sempre específicas.

Por que os alimentos industrializados fazem mal?

Esses alimentos têm ingredientes - como açúcar, gorduras trans e carboidratos refinados - adicionados a eles, que podem causar efeitos desequilibrados e negativos para a saúde do corpo .

Quais vantagens e desvantagens do consumo de alimentos industrializados são identificadas?

Vejam os fatores que demonstram estes e outros benefícios dos alimentos processados:.
Segurança. Alimentar. Sustentabilidade. Alimentar. Desenvolvimento. e Inclusão Social..
Segurança. dos Alimentos. Qualidade. dos Alimentos. Eficiência. no uso de Recursos..
Menor Custo. de Produção. Disponibilidade. no Varejo. Conveniência no..