Qual a diferença de selagem com formol e sem formol

Por muito tempo, quando se falava em escova progressiva, uma das primeiras coisas que vinha em mente era o formol. O componente, antes de ser descoberto como prejudicial à saúde, era considerado milagroso por conta dos efeitos que ele dava aos fios e por conta da sua facilidade em ser encontrado no mercado.

Quando a intoxicação por formol começou a ganhar maiores proporções, foi o momento em que a Anvisa interviu e resolveu que a quantidade do componente precisaria ser reduzida consideravelmente.

Os produtos destinados ao cabelo só podem ter 0,2% de formol em sua fórmula e, de preferência, deve ser certificado pela agência nacional de vigilância sanitária.

Mesmo com essa mudança, os traumas que envolviam o uso de formol permaneceram e, a partir disso, o mercado da beleza começou a pensar em formas de suprir o componente sem que a eficácia fosse perdida.

Nesse momento surgiu a Escova Progressiva Sem Formol ou Escova Orgânica, que veio com o intuito de ser uma opção de alisamento mais segura e com poder de tratamento.

A pergunta que não quer calar é: existe progressiva sem formol? Ela funciona mesmo? Para responder isso, elaboramos um texto com tudo que você precisa saber sobre esse novo método e, quem sabe, se jogar nele! Veja a seguir e aproveite a leitura!

Conhecendo a fórmula da progressiva sem formol

Primeiramente, é importantíssimo informar que sim, a escova progressiva sem formol existe e é capaz de alinhar as madeixas. Não se trata de um mito!

O componente é substituído por proteínas e aminoácidos naturais, tornando a fórmula mais pura e segura à saúde dos fios. O principal ativo usado nesses novos produtos alisantes é o tioglicolato de amônia, que consegue amolecer a fibra capilar e deixá-la flexível, tornando muito mais fácil e eficaz o processo de alinhamento e redução de volume.

Benefícios

A principal vantagem por optar pela progressiva sem formol é que ela não é prejudicial à saúde capilar e a do organismo como um todo, visto que o formol é o principal causador de alergias e intoxicações.

Inclusive, por não ser agressiva, a técnica pode ser feita em todo tipo de cabelo, independente de como ele se encontra. Ou seja, cabelos danificados, coloridos ou com química podem receber o produto alisante sem riscos.

Além disso, a maioria dos alisamentos sem formol também possuem propriedades restauradoras. Ativos hidratantes e nutritivos são facilmente encontrados na fórmula de uma progressiva orgânica, o que é muito bom pois transforma o método num tratamento intensivo aos fios.

Como é feito o alisamento sem formol

O processo de alisamento de uma escova sem formol é bastante semelhante ao da progressiva convencional, pulando apenas a parte da selagem dos fios.

Abaixo, explicaremos o passo a passo do método usando a Select One da Prohall Cosmetic como exemplo de produto alisante. Confira!

  1. O primeiro passo consiste em lavar as madeixas com um Shampoo de Limpeza Profunda para que todos os resíduos sejam retirados dos fios e do couro cabeludo. A higienização também permitirá a abertura das cutículas, o que vai garantir uma melhor absorção do produto;
  2. Enxágue abundantemente e, com uma toalha ou secador, retire um pouco da umidade dos fios;
  3. Divida o cabelo em mechas e, usando um pincel e um pente fino, aplique a Select One em todas as seções;
  4. Após certificar-se de que o produto foi espalhado por toda a cabeça, aguarde o tempo de ação indicado na embalagem e enxágue novamente;
  5. Aplique um neutralizante nos fios a fim de repor as proteínas e garantir o brilho espetacular;
  6. Enxágue pela última vez e finalize com escova e prancha.

Conheça também os 4 componentes que fazem da Select One a melhor escova progressiva sem formol.

E você, leitora? Já experimentou a Select One, a escova progressiva sem formol mais queridinha do Brasil? Conte a sua experiência nos comentários! 🙂

Qual a diferença de selagem com formol e sem formol

Entenda como funciona cada um dos procedimentos

A área da beleza coloca à disposição uma série de tratamentos para deixar as nossas madeixas ainda mais lindas. São tantas as técnicas existentes que a gente acaba se confundindo na hora de fazer a aplicação no salão. Ou, talvez, por falta de conhecimento, acabamos nos submetendo ao procedimento errado e, ao final, vem aquela sensação de “não era bem isso que eu queria”. 

Não dá para se enganar com esse tipo coisa. Pedir um botox ou selagem e sair com uma progressiva nos fios pode deixar qualquer cliente insatisfeita. Para que não haja confusão, vamos te mostrar a diferença entre cada um desses procedimentos para que você esteja ciente do que deseja fazer ao chegar no salão.

O que é progressiva?

Se você tem cabelos ondulados, cacheados ou crespos e quer alterar o visual de forma impactante, o indicado é a progressiva. Essa técnica muda completamente a estrutura do fio, alisando a estrutura capilar.

A escova progressiva é um método para alisar, reduzir o volume e diminuir o frizz das madeixas. O efeito da técnica pode ser progressivo ou permanente, dependendo da técnica e produto utilizado. Assim, se faz necessário somente o retoque da raiz crescida: em torno de 3 a 4 meses já teremos uma raiz que permita ao profissional trabalhar de forma mais segura e saudável para seus cabelos.

As progressivas, geralmente, utilizam cerca de 0,2% de formol. Essa determinação foi limitada pela ANVISA, já que quantidades maiores causam sérios danos à saúde das pessoas que usam ou manipulam o produto.

A notícia boa é que existem no mercado Progressivas totalmente livres de formol, capazes de alisar os cabelos de forma saudável. Um bom produto, além de não conter formol em sua composição, também tem ativos de tratamento. Cabelos processados com progressivas de qualidade duvidosa tendem a ficar ressecados, com pontas finas e sem brilho.

O que é selagem?

Se você tem o cabelo volumoso, danificado, quebradiço, com frizz ou precisando de tratamento intensivo, a dica é a selagem. Muitas vezes ela é confundida com a progressiva, mas os objetivos são diferentes.

A selagem capilar tem a função de selar as cutículas dos cabelos, eliminando aquele aspecto de cabelo poroso, ressecado e sem brilho.

O que é botox capilar?

É um tratamento que repõe a massa capilar perdida, deixando os fios mais resistentes, hidratados e alinhados.

Devido à grande procura do nome ‘’Botox’’ a maioria das marcas adicionam ativos de transformação na fórmula para obter um efeito de semi-liso, ou seja, reposição de massa mais redução de volume.

Sugerimos que, antes de realizar algum tratamento com efeito ‘’botox’’, você converse com seu profissional da beleza e verifique se o produto a ser utilizado vai atuar somente como tratamento (ou seja, não alisa, apenas repõe a massa capilar) ou se vai fazer tratamento + redução de volume (alterando a estrutura natural dos fios).

Uma vez que você já sabe a diferença entre cada um desses procedimentos, avalie seus objetivos e faça uma análise rigorosa dos seus fios com um bom profissional.  E, precisando dos melhores produtos para os cabelos, pode sempre contar com a gente.

FONTE: BLOG MUTARI

Tags: beleza, botox, cosméticos, professional, salão, selagem

Quanto tempo dura a selagem com formol?

A selagem dura, em média, três meses, deixando o cabelo saudável e alinhado até o próximo tratamento. Mas esse intervalo pode variar um pouco, de acordo com a quantidade de lavagens. Além disso, você pode tomar alguns cuidados para aumentar a durabilidade.

Qual a diferença de selagem com formol?

A diferença é, exatamente, a finalidade da técnica. Enquanto a progressiva tem como principal finalidade manter as madeixas lisas por um período de tempo, a intenção da selagem é tratar fios danificados.

O que a selagem com formol faz no cabelo?

Ela sela as cutículas dos fios, evitando o ressecamento e recuperando os danos sofridos, principalmente após químicas. Por isso, a selagem capilar é indicado para os cabelos danificados por colorações e alisamentos.

Qual melhor selagem ácido ou formol?

Ela diz que as fórmulas mais ácidas garantem maior brilho e alisamento pois selam mais as cutículas, estruturas externas do fio de cabelo. Porém, o dano é maior. A modificação da estrutura interna é disfarçada pela formação de um filme em torno do fio, responsável pelo brilho que a escova dá ao cabelo.