Qual a diferença entre empresas globais e transnacionais?

As multinacionais – que também são chamadas de transnacionais ou empresas globais – são aquelas companhias que atuam em vários territórios no mundo, tanto com a dispersão de seus produtos entre as mais diferentes populações do planeta quanto com a expansão de suas fábricas para vários países. No contexto da globalização, as multinacionais exercem papel de destaque na economia mundial.

Show

Se você começar a observar o seu cotidiano, perceberá que ele está repleto de produtos pertencentes a marcas de origem estrangeira, mesmo que a fábrica dessas mercadorias encontre-se em solo nacional. Isso acontece porque, com o avanço do sistema capitalista, essas empresas passaram a realizar suas atividades comerciais em todo o mundo. Assim, desde o nosso vestuário até aquilo que comemos e bebemos, existe um grande número de produtos fabricados por empresas globais.

Do ponto de vista histórico, o principal marco desse processo de expansão das empresas multinacionais pelo mundo foi a abertura comercial da China, um país autodenominado socialista e que tinha sua economia fechada ao mercado estrangeiro. Hoje, as ruas das cidades chinesas retratam em suas paisagens essa verdadeira “invasão” de empresas globais, que buscam mais consumidores na grandiosa população desse país.

Qual a diferença entre empresas globais e transnacionais?

Publicidade da Coca-Cola em um pequeno ponto comercial em Guangzhou, na China *

Por falar em história, foi a partir da segunda metade do século XX que as empresas multinacionais intensificaram seu processo de expansão pelo mundo, o que gerou uma ampliação em nível global da disputa econômica entre elas pelo mercado. Nesse sentido, muitas delas conquistaram um crescimento ainda maior por meio da fusão ou compra de outras empresas, dominando mercados localizados e alguns segmentos comerciais globais.

Como já dissemos, essas empresas não transferem apenas os seus produtos, mas boa parte de seu processo produtivo para outros países. Muitas delas optam por países subdesenvolvidos e emergentes, pois eles possuem uma grande quantidade de mão de obra a preços menores, além de garantir um fácil acesso às matérias-primas e aos mercados consumidores desses países. Em alguns segmentos, há a distribuição da produção em várias partes, com cada peça de um mesmo produto sendo produzida em um local diferente do planeta e a montagem final em um outro país, nas fábricas chamadas de maquiladoras.

Por um lado, essa expansão internacional das fábricas permitiu a industrialização de países economicamente menos desenvolvidos, o que inclui o Brasil, gerando mais empregos. Por outro lado, esse processo gerou uma grande dependência econômica, haja vista que a maior parte dessas empresas transnacionais é oriunda de países desenvolvidos, que abrigam suas sedes e recebem a maior parte de seus lucros.

Em resumo, podemos dizer que a globalização vem integrando as diferentes partes do planeta não apenas na comunicação e nos transportes, mas também na economia, de modo que as relações comerciais e produtivas encontram-se cada vez mais integradas. As multinacionais são, portanto, uma das principais expressões da modernidade.

* Créditos da imagem: testing / Shutterstock


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Qual a diferença entre uma multinacional e uma transnacional?

Multinacional é a designação para: empresas que possui várias sedes. Transnacional é a empresa que possui uma sede e várias filiais, cuja ação ultrapassa fronteiras.

O que quer dizer o termo transnacional?

A palavra transnacional se refere a algo que transpassa as fronteiras nacionais, alcançando mais de uma nação. ... Comumente atribuído às empresas estrangeiras que atuam em países distintos do qual suas atividades foram iniciadas, o termo geralmente é confundido com multinacional.

É característica da atuação das multinacionais *?

A principal característica de uma empresa multinacional está em ser sediada em um país e possuir filiais mundo afora. Com o objetivo de obter máxima lucratividade, as empresas se instalam em países em desenvolvimento. ... Também é para o país de origem que é remetida a maior parte dos lucros obtida mas filiais do exterior.

Como as empresas multinacionais transnacionais se beneficiam desse processo?

Como atuam essas empresas Transnacionais são empresas que ultrapassam os limites territoriais do país de origem, tornando-se fábricas globais. ... As transnacionais beneficiam-se das vantagens oferecidas pelos países, como mão de obra barata, mercado consumidor, incentivos fiscais etc. para se instalarem.

Qual é o papel das multinacionais no processo de globalização?

O processo de globalização contribuiu bastante para a atuação das empresas multinacionais, pois proporcionou condições de telecomuniucação e transporte, elementos essenciais para a atuação dessas empresas em escala mundial.

Por que as empresas transnacionais se expandiram pelo mundo?

Multinacional ou transnacional é uma empresa que possui sede em determinado país e distribui suas atividades em filiais. Após a Segunda Guerra Mundial, as multinacionais se expandiram, porque o capitalismo estava tentando encontrar novas formas de expansão e de acumulação de capital.

Por que o processo de globalização favorece a disseminação dessas empresas ao redor do mundo?

Destacam-se, nesse ínterim, os investimentos mais facilitados e que podem difundir-se por todo o globo; a maior disponibilidade de meios para gerir empresas e governos; a possibilidade de maiores e mais amplos tipos de financiamentos de dívidas fiscais; a integração do sistema bancário mundial, entre outros aspectos.

Qual é a importância das empresas multinacionais na atual fase da economia mundial *?

As empresas multinacionais na fase atual da economia mundial apresentam grande importância, pois resultam em maior geração de emprego, na melhoria das pequenas empresas, em maior ampliação da economia, e melhoria da saúde e da segurança.

Por que as multinacionais se expandiram pelo mundo especialmente após a Segunda Guerra Mundial?

A expansão das multinacionais pelo mundo após a Segunda Guerra Mundial está associada ao processo de internacionalização das economias, motivada, principalmente, pela agenda de estímulo ao aumento das áreas de influência cultural e política.

Quais são as vantagens e desvantagens das empresas multinacionais?

Resposta. Vantagens: emprego de mão-de-obra local, desenvolvimento de tecnologia, integração entre países da mesma região, desenvolvimento de sistemas de logística. Desvantagens: poluição sonora, visual, ambiental, impacto ambiental, degradação de áreas industriais, doenças ocupacionais.

Por que muitas empresas transnacionais instalaram filiais nos países subdesenvolvidos após a Segunda Guerra Mundial?

As empresas multinacionais aproveitaram-se da crise dos países e sabendo que eles estavam devastados e precisavam se reerguer , elas se espalharam. Elas espalharam filiais em vários países subdesenvolvidos onde a mão de obra é mais barata para ajuda o seu pais sede a se reestruturar.

Quais são as principais vantagens que fazem as multinacionais instalaram suas fábricas?

Essas empresas procuram as seguintes vantagens para se instalarem:

  • Mão de obra barata.
  • Mercado consumidor.
  • Incentivos Fiscais.
  • Estrutura de escoamento da produção.

Qual a vantagem de se instalar indústrias em países pobres?

As vantagens são inúmeras, pois em países subdesenvolvidos, a mão- de- obra é barata, vai obter maior disponibilidade de produtos para serem vendidos e industrializados, também porque o mercado consumidor é bem maior, a procura do produto é grande , a produtividade é de qualidade, e rica em lucratividade, devido também ...

Quais as vantagens das transnacionais se instalarem em países emergentes?

Verificado por especialistas

  • isenção de impostos - que muitos governos oferecem em troca da criação de empregos diretos e indiretos;
  • menores custos de produção - a compra de matérias-primas para a produção de bens acaba saindo bem mais em conta;

Quais as vantagens os países apresentam para instalação das filiais de multinacionais?

Verdadeiro – As multinacionais, ao instalarem filiais em diferentes países, promovem a descentralização das atividades produtivas, pois realizam atividades produtivas e investimentos financeiros em diferentes partes do globo.

Onde está sediada a maioria das companhias multinacionais * sua resposta?

Resposta: Multinacionais são grandes empresas que tem filiais em diversos países. Os países onde se concentram o maior número dessas empresas são EUA, Japão e Reino Unido.

Qual é a sua opinião sobre as empresas multinacionais?

a) As multinacionais são importantes para a geração de emprego e renda nos países subdesenvolvidos. Além disso, elas são um atrativo para a vinda de outras empresas estrangeiras em um determinado país.

Por que muitas empresas multinacionais escolhem a China para se instalarem?

Resposta. 1 - Menor carga tributária. 2 - Mão de obra mais barata (e especializada).

Quais são os principais motivos para as empresas transnacionais se instalarem no México?

As empresas transnacionais americanas se instalam em território mexicano por diversos motivos, entre eles podemos citar: uma mão de obra barata, baixa tarifas, pouca presença/força sindical em comparação com os sindicatos norte-americanos, exigências ambientais relacionadas ao despejo de resíduos industriais são mais ...

Quais são as empresas multinacionais brasileiras?

Há também empresas multinacionais brasileiras que atuam em diversos países. São exemplos: Alpargatas, Banco do Brasil, Bradesco, Embraer, Gerdau, Itaú – Unibanco, JBS, Marcopolo, Natura, Odebrecht, Oi, Perdigão, Petrobras, Sadia, Vale, Votorantim e Weg.

Quais empresas brasileiras que são consideradas multinacionais?

As 6 empresas multinacionais brasileiras com vagas mais disputadas

  • JBS.
  • Gerdau.
  • Stefanini.
  • Nubank.
  • Itaú
  • Marfrig Alimentos.

Quais são as empresas brasileiras?

Veja na galeria abaixo as 15 maiores empresas brasileiras segundo a Forbes Global 2000 e seus números de vendas, lucro, ativos e valor de mercado:

  • Oi. Posição em 2018: 1.

    Em quais países o Brasil possui multinacionais?

    Vale lidera a lista da FDC das empresas nacionais com subsidiárias no maior número de países

    POSIÇÃOPAÍSNº DE EMPRESAS BRASILEIRAS
    Estados Unidos 41
    Argentina 35
    Chile 30
    Colômbia 23

Qual a diferença entre multinacionais transnacionais e empresas globais?

A diferença básica entre uma multinacional e uma transnacional reside no fato de que a empresa transnacional é sem fronteiras, pois não considera nenhum país em particular como sua base ou sede.

Qual a diferença entre globalização e transnacionais?

A globalização é um processo de fundamental importância para a atuação das empresas transnacionais, pois proporciona todo o aparato técnológico para os serviços de telecomunicação, transporte, entre outros, fatores essenciais para a realização eficaz das atividades econômicas em escala global.

O que são empresas transnacionais ou globais?

As multinacionais – que também são chamadas de transnacionais ou empresas globaissão aquelas companhias que atuam em vários territórios no mundo, tanto com a dispersão de seus produtos entre as mais diferentes populações do planeta quanto com a expansão de suas fábricas para vários países.

Quais são as empresas globais?

As maiores empresas globais.
Walmart Stores - 408,214..
Royal Dutch Shell - 285,129..
Exxon Mobil - 284,650..
BP - 246,138..
Toyota Motor - 204,106..
Japan Post Holdings - 202,196..
Sinopec - 187,518..
State Grid - 184,496..