Qual a diferença entre o sistema radicular de monocotiledôneas e eudicotiledôneas?

Qual a diferença entre o sistema radicular de monocotiledôneas e eudicotiledôneas?

Neste artigo umComo explica a diferença entre Monocotiledôneas e Dicotiledôneas. Ambas fazem parte do grupo das angiospermas, como exemplos podemos citar:

Monocotiledôneas: Capins, cana-de-açúcar, milho, orquídeas, bromélias, banana, cebola, alho, lírio, centeio, bambu, cevada, trigo, arroz e aveia.

Dicotiledôneas: Feijões, amendoim, soja, ervilha, lentilha, margarida, girassol, jenipapo, café, algodoeiro, macieira, pereira, morango, roseira, acerola, abacateiro, cerejeira, ipê, pau-brasil e grão de bico.

Agora, vamos explicar algumas das diferenças entre Monocotiledôneas e Dicotiledôneas:

É caracterizada pelas suas raízes em forma de "cabeleira". A planta forma um conjunto de raízes pequenas e finas originadas de um único ponto no final do caule. Também não é possível detectar nenhuma raiz mais relevante ou desenvolvida no conjunto; todas as raízes das Monocotiledôneas possuem quase o mesmo grau de desenvolvimento, tal como a importância para a planta.

As folhas são paralelinérveas: Costumam ser finas e as nervuras são paralelas entre si. É comum identificarmos as Monocotiledôneas pelas suas folhas em forma de capim.

Qual a diferença entre o sistema radicular de monocotiledôneas e eudicotiledôneas?

Imagem: elhuertoentubalcon.com

Podem ser conhecidas por raízes axiais. As raízes das Dicotiledôneas formam-se a partir de uma raiz principal, maior que todas as outras, que penetra de forma vertical no solo: desta raiz originam-se outras raízes, mas horizontais e que também se ramificam. As raízes pivotantes são características das Dicotiledôneas.

As folhas das Dicotiledôneas são reticuladas: possuem ramos que se dividem em mais ramos formando nervuras na folha, como se fosse uma rede. Por exemplo, as folhas de Maple.

Qual a diferença entre o sistema radicular de monocotiledôneas e eudicotiledôneas?

Imagem: mundoeducacao.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Diferenças entre Monocotiledôneas e Dicotiledôneas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Diferença entre raízes dicotiledôneas e monocotiledôneas

Autor: Lewis Jackson

Data De Criação: 8 Poderia 2021

Data De Atualização: 1 Dezembro 2022

Qual a diferença entre o sistema radicular de monocotiledôneas e eudicotiledôneas?
Diferença entre raízes dicotiledôneas e monocotiledôneas - Ciência

Dicot vs Monocot Roots

Angiospermas ou plantas com flores podem ser classificadas em duas classes principais, dependendo de suas diferentes características morfológicas; a saber, dicotiledôneas e monocotiledôneas. Ambos os tipos têm a mesma estrutura básica de plantas, incluindo caule, folhas, raízes e flores, mas diferem em sua morfologia. As raízes servem principalmente como órgãos primários de absorção de água e minerais nas plantas. Eles também atuam para ancorar a planta no solo, e podem servir como órgãos de armazenamento e estruturas de reprodução vegetativa em certas espécies de plantas. Dicotiledôneas e gimnospermas geralmente têm uma raiz principal persistente, que exibe crescimento secundário, enquanto as monocotiledôneas têm uma raiz principal, que é efêmera e é substituída por um sistema radicular fibroso com muitas raízes adventícias. Geralmente, as raízes primárias de ambos os grupos estão na faixa de 0,04 a 1 mm de diâmetro, mas as monocotiledôneas geralmente têm raízes menores do que as dicotiledôneas.

Dicot Roots

Epiblema de raiz dicotiledônea é caracteristicamente camada única, compreendendo componentes vivos tubulares. A cutícula está ausente na epiderme. Os pêlos da raiz podem ser encontrados na camada celular externa da epiderme. O córtex da raiz de monocotiledônea é uniforme e composto de camadas de células parenquimatosas de paredes finas com espaços intercelulares conspícuos. A endoderme é a camada mais interna do córtex que envolve completamente a estela. As paredes transversa e radial das células da endoderme contêm uma faixa de lignina e suberina, chamada faixa de Casparian, que torna essas células únicas do resto das células da raiz. A faixa caspariana controla o movimento dos materiais do córtex para a estela. A estela é considerada o tecido dentro da endoderme. Inclui periciclo, feixes vasculares e medula. O periciclo é o ponto de origem das raízes laterais e é composto por células parenquimatosas de paredes espessas. Os feixes vasculares são radiais e contêm tecidos do xilema e do floema. A medula é geralmente pequena ou ausente nas raízes de dicotiledôneas.

Monocot Roots

Epiblema é mais ou menos semelhante ao das raízes dicotiledôneas. O córtex da monocotiledônea é menor e possui faixa caspariana característica na epiderme, como na epiderme da dicotiledônea. Certas células endodérmicas chamadas de "células de passagem" são usadas para transferir água e sais dissolvidos do córtex diretamente para o xilema. Como na raiz da dicotiledônea, a estela da monocotiledônea é composta por periciclo, feixes vasculares e medula. Ao contrário da raiz de dicotiledônea, a raiz de monocotiledônea possui medula bem desenvolvida.

Qual é a diferença entre Monocot e Dicot Roots?

• Os feixes vasculares na raiz de dicotiledôneas variam de 2 - 4 e raramente 6, enquanto os da raiz de monocotiledôneas são numerosos (8 ou mais feixes).

• Na raiz de dicotiledônea, o câmbio aparece como meristema secundário no momento do crescimento secundário, enquanto que, na raiz de monocotiledônea, o câmbio está ausente.

• Os vasos do xilema na raiz da dicotiledônea são menores em tamanho e forma poligonal, enquanto, na monocotiledônea, são grandes e de contorno mais ou menos circular.

• A raiz de dicotiledônea passa pela fase secundária, enquanto a raiz de monocotiledônea não.

• A medula na raiz de monocotiledônea é grande, enquanto é muito pequena ou ausente na raiz de dicotiledônea.

• As raízes de monocotiledôneas, geralmente, são fibrosas, enquanto as raízes de dicotiledôneas geralmente são axiais.

• As raízes primárias das monocotiledôneas são menores em diâmetro do que as das dicotiledôneas.

• Ao contrário das raízes monocotiledôneas, as placas do xilema geralmente se estendem para o centro, para formar um núcleo central sólido sem nenhuma medula nas raízes de dicotiledôneas.

• O córtex da raiz de monocotiledônea é menor que o da raiz de dicotiledônea.

Qual a diferença das raízes de monocotiledôneas e eudicotiledôneas?

O sistema de raízes das monocotiledôneas é fasciculado, um sistema radicular fibroso com várias raízes moderadamente ramificadas crescendo a partir do caule. Por outro lado, as dicotiledôneas têm um sistema de raiz principal, com outras raízes que brotam lateralmente a partir dela.

Qual a diferença entre monocotiledôneas e eudicotiledôneas?

Monocotiledôneas possuem sistema de raízes fasciculadas,ou seja, não há diferenciação entre uma raíz principal e laterais. Em contrapartida, nas Eudicotiledôneas, o sistema radicular é pivotante (ou axial), onde é possível distinguir uma raiz principal de outras laterais.

Quais os dois sistemas radiculares característicos das mono e eudicotiledôneas?

O sistema radicular admite dois tipos principais de classificação: - Pivotante ou axial, característico das dicotiledôneas; - Fasciculada ou cabeleira, característico das monocotiledôneas.

Qual a diferença entre dicotiledôneas e eudicotiledôneas?

Eudicotiledôneas são um grupo de angiospermas também conhecido como dicotiledôneas verdadeiras. Esse grupo apresenta como principal característica a presença de pólen tricolpado (com três aberturas longas e sulcadas) ou de tipos derivados.