Qual a importância da chuva e o ciclo da água para o clima?

O nosso planeta é composto em sua maior parte, de água, é um número equivalente a 70% da totalidade da nossa superfície, dividida entre mares, rios, oceanos e qualquer outra formação do tipo. Conhecer sobre o nosso mais precioso bem é indispensável, porém poucas pessoas alertam para problemas que acontecem ao redor do mundo. Mesmo com toda essa totalidade de água no planeta, ainda sofremos com escassez do liquido em algumas áreas, o que nos comprova que apesar da abundância, a água é mal distribuída e esse problema dá-se a diversos fatores.

.

Toda pessoa que se preocupa com o futuro, deve conhecer a fundo o ciclo feito pela água do nosso planeta, assim como sua importância, mas isso ainda é um assunto pouco discutido tanto em instituições de ensino como em mídias populares. Mesmo que televisões, jornais e outros meios de comunicação citem constantemente fatos envolvendo esse ciclo, raramente isso é explicado mais detalhadamente para deixar todos sempre cientes e conscientes de alguns problemas que nosso planeta anda enfrentando.

Então que tal saber um pouco mais sobre esse ciclo natural e sua importância para as nossas vidas?

.

O que O Ciclo da Água?

O nome científico desse ciclo natural é ciclo hidrológico. Ele nada mais é que o ciclo natural que a água faz para renovar-se e voltar para ser consumida novamente. Vamos entender melhor.

Se a água encontra-se em estado sólido, por exemplo, então derrete e passa para liquido, havendo a possibilidade de retornar para solido novamente. Essa troca constante de estado tem suas denominações e características que vamos entender separadamente mais abaixo.

Qual a importância da chuva e o ciclo da água para o clima?

Ciclo da Água

Precipitação

A precipitação é o nome técnico da chuva. É a ação que o vapor de água condensado faz sobre a superfície do nosso planeta. Apesar de ser mais tecnicamente relacionada à chuva, para a meteorologia, a precipitação também envolve outros fenômenos causados também pelo vapor de água como a chuva de granizo e a neve.

Existem Alguns tipos de Precipitação na Natureza:

  • – Chuva: quando existe a queda de água no estado líquido. A chuva pode ser classificada em Chuva convectiva, quando acontece a partir da umidade do ar e Chuva orográficas ou chuva de relevo, que são as chuvas que ocorrem a partir da ação do relevo, geralmente montanhoso. Nesse ultimo tipo de chuva, as nuvens se deslocam na horizontal e ao entrar em “choque” com alguma montanha ou forma de relevo semelhante, se resfriam e formam a chuva em si. Por último ainda existem as Chuvas frontais que são um resultado do encontro de uma massa de ar frio com uma massa de ar quente e úmida.

Qual a importância da chuva e o ciclo da água para o clima?

Água

  • – Chuva de Granizo: são chuvas “solidificadas”, elas são formadas a partir do condensamento mais direto dos vapores de ar que se solidificam.
  • – Neve: formada quando o esfriamento da umidade é lento e dessa forma congela-se formando um “pó” branco.

Infiltração

Infiltração acontece quando a água estando na superfície atravessa o solo. Isso pode acontecer a partir de uma vegetação que leva a água ao solo a partir das suas regas ou acontece naturalmente quando a água cai diretamente no solo em quantidade suficiente para infiltrar-se.

Escoamento Superficial

É a movimentação da água que acontece na superfície da Terra. Esse processo acontece quando a água da chuva excede a capacidade de infiltração no solo e então escorre para outras partes do território.

Evaporação

A evaporação acontece com a passagem da água do estado líquido ou sólido para o estado gasoso. Um bom exemplo de evaporação acontece constantemente em nossas residências quando esquentamos água para cozinhar ou preparar chás e cafés.

Transpiração

Esse termo é comumente utilizado por nós para servir como referência em casos do ciclo que a água faz para eliminar-se de um corpo. Usado o corpo humano como referência, já que é o termo mais comum, o processo de transpiração acontece quando a temperatura externa ou interna eleva-se à ponto de fluir do nosso corpo. Por isso quando está muito quente, o corpo, “expele” gotinhas de água que chamamos de suor.

Evapotranspiração

O nome já define um pouco esse processo que é uma mesclagem do ciclo de evaporação e de transpiração que acontece entre o solo e as plantas. O processo é bem simples, com a água acumulada no solo através do ciclo de infiltração, o solo sofre influencia de alta temperatura devido a ação direta do sol. Com isso, essa água evapora-se passando do solo para a planta. Com a ação do sol também da planta, esta exerce o ciclo de transpiração e elimina a água do solo para o ar.

Condensação

Esse processo é bem conhecido nos estudos científicos e resumidamente, é o processo que leva a água do estado gasoso para o liquido. Essa transformação acontece quando o vapor de água é resfriado a ponto de “transpirar” e elevar-se ao estado liquido. Essa transformação acontece naturalmente, em locais onde o clima é frio o suficiente ou através de sistemas de condicionamento de ar, sendo o mais popular entre nós, o ar condicionado.

Importância dos Ciclos da Água

Se pararmos para observar, esse ciclo está presente em nossas vidas quase que constantemente. É comum passarmos por situações onde há cada um deles, e claro, muitas vezes não nos damos conta. Esses ciclos tem uma importância imensa devido a capacidade de renovar a água e fazer com que ela retorne para a natureza a ponto de iniciar outro processo.

É devido a funcionalidade desses ciclos da água, que conseguimos obter energia limpa ou renovável e dessa forma ajudar um pouco mais o meio ambiente, levando uma vida mais sustentável.

Podemos cuidar um pouco mais da água do nosso planeta, tomando atitudes como banhos rápidos, evitar vazamentos em casa, evitar deixar torneira aberta ao lavar roupa, louça ou escovar os dentes, economizando energia afinal a nossa energia é proveniente de hidrelétricas, ou seja, vem da água, além de diversos outros cuidados.

Estima-se que se não existir uma conscientização sobre os cuidados que devemos ter com a água do nosso planeta, em algumas poucas dezenas de anos, será impossível encontrar água potável em nosso planeta. Então vamos começar a conscientização desde já.

Qual é a importância da chuva e do ciclo da água para o clima?

A chuva garante que a água retorne para a superfície terrestre. Os seres vivos possuem papel determinante no ciclo da água. Como todos os organismos possuem essa substância em seu corpo, a água também flui pelas cadeias alimentares.

Qual a importância da chuva para o clima?

Quando chove, a água rega as plantações e, ao penetrar no solo, vai escorrendo até as nascentes e os rios e lagos, onde pode ser utilizada para diversos fins. Outro benefício da chuva é que ela promove uma limpeza no ar, fazendo assentar a poeira e outras impurezas.

Qual a importância da chuva e o ciclo da água para o fornecimento de água potável?

O aproveitamento da água das chuvas garante maior disponibilidade de água potável e pode ajudar em locais onde a seca é intensa. É cada dia maior a escassez de água em nosso planeta, não sendo mais essa uma realidade exclusiva do Nordeste do Brasil ou de países africanos.

Qual é a relação entre o ciclo da água e do clima?

O ciclo hidrológico é um movimento continuo, um processo natural de reciclagem de moléculas de água da terra ao ar e de regresso a terra. A energia solar esquenta a água dos oceanos, mares e massas terrestres, transferindo-as à atmosfera como vapor de água. Uma vez na atmosfera, o vapor forma as nuvens.