Qual a importância da eletricidade para o desenvolvimento de um país

Qual a importância da eletricidade para o desenvolvimento de um país

A história da civilização é a história da invenção de mais e mais novos métodos de conversão de energia, controlando suas novas fontes e, por fim, aumentando o consumo de energia.

Um aumento particularmente notável no consumo mundial de energia ocorreu nos últimos 200 anos, desde o início da era industrial: aumentou 30 vezes e em 2001 atingiu 14,3 Gtce / ano. Um homem em uma sociedade industrial consome 100 vezes mais energia do que um homem primitivo e vive 4 vezes mais.

No mundo moderno, a geração de energia elétrica é a base para o desenvolvimento das indústrias básicas que determinam o andamento da produção social. Em todos os países industrializados, a taxa de desenvolvimento do setor de energia excedeu a taxa de desenvolvimento de outras indústrias.

Por que a energia elétrica se tornou tão importante?

É impossível imaginar a vida sem energia elétrica. A energia elétrica invadiu todas as esferas da atividade humana: indústria e agricultura, ciência e espaço, nosso cotidiano.

Essa ampla distribuição é explicada por suas propriedades específicas:

  • a capacidade de se transformar em praticamente todos os outros tipos de energia ( energia térmica, energia mecânica, som, luz, etc.)

  • a capacidade de ser transmitido com relativa facilidade por longas distâncias em grandes quantidades

  • as enormes velocidades do processo eletromagnético

  • a capacidade de adaptar energia (mudança de voltagem, frequência).

  • o número de fontes de energia (energia nuclear, energia solar, etc.)

Importância da energia elétrica na indústria

Na indústria, a energia elétrica é utilizada tanto para impulsionar diversos mecanismos quanto diretamente em processos tecnológicos. O trabalho dos modernos meios de comunicação (telégrafo, telefone, rádio, televisão) baseia-se no uso da eletricidade.

Sem ela, o desenvolvimento da cibernética, da tecnologia da computação e da tecnologia espacial teria sido impossível.

Importância da eletricidade no transporte

A eletricidade desempenha um papel muito importante na indústria de transporte. O transporte elétrico não polui o meio ambiente. O transporte ferroviário eletrificado consome grande quantidade de energia elétrica, possibilitando aumentar o desempenho das rodovias, aumentando a velocidade dos trens, reduzindo o custo do transporte e aumentando a economia de combustível.

Como a energia elétrica afeta o meio ambiente?

Ao mesmo tempo, a energia é uma das fontes de impactos adversos ao meio ambiente e ao ser humano. Afeta:

  • a atmosfera (consumo de oxigênio, emissões de gases, umidade e partículas sólidas),

  • a hidrosfera (consumo de água, criação de reservatórios artificiais, descargas de água poluída e aquecida, resíduos líquidos),

  • a biosfera (emissões de substâncias tóxicas) 

  • a litosfera (consumo de combustível fóssil, mudança de paisagem).

Inicialmente, o impacto negativo da energia elétrica no meio ambiente não causou muito alarme entre o público em geral. 

Porém, em meados da década de 70 do século passado, diversos especialistas encontraram inúmeros dados que apontavam para forte pressão antrópica sobre o sistema climático. Essa pressão pode levar a uma catástrofe global com um aumento descontrolado do consumo de energia.

Desde então, nenhum outro problema científico atraiu tanta atenção quanto o problema do presente e, especialmente, a mudança climática que se aproxima.

1943 palavras 8 páginas

Ceban - Centro Eduacacional Bandeirantes

A IMPORTANCIA DA ELETRICIDADE PARA A VIDA MODERNA

Nome do aluno(a) Ensino Médio Março- 2013 Nome do aluno(a)
A IMPORTANCIA DA ELETRICIDADE PARA A VIDA MODERNA

Trabalho de pesquisa apresentado ao Ceban-Centro Educacional BandeirantesMarço- 2013
Introdução A energia está presente em inumeros atos cotidianos da sociedade moderna. Se completa um circuito elétrico, pelo simples fato de utilizamos o carro, ligamos o computador, fazemos o jantar, vemos televisão.. Em todos esses instantes, estamos a utilizar energia. Não é de estranhar, portanto, que a energia tenha uma tão grande importância para nós. No mundo atual a energia elétrica é indispensável para a sociedade, e seu uso se deve

…exibir mais conteúdo…

Caso uma das lâmpadas se queime, a corrente pode continuar fluindo pelas demais luzes e eletrodomésticos. No entanto, caso aconteça um curto-circuito, a voltagem cai a quase zero e o sistema inteiro cai. Cálculos de consumo de energia O cálculo do consumo de energia elétrica não é uma tarefa tão complicada quanto você pode estar imaginando. Este procedimento requer a aplicação de uma fórmula básica, definida pela seguinte expressão: W=P.T
Onde:
W - energia consumida; P - potência do eletrodoméstico considerado; T - tempo de utilização do eletrodoméstico.
Quanto maior a potência e o tempo de utilização, maior será a energia consumida e, consequentemente, a conta para pagar no final do mês.
Quando você compra um eletrodoméstico, por exemplo, um telefone sem-fio, este aparelho traz uma etiqueta que informa a energia necessária para o seu funcionamento. Esta energia é expressa pelo termo potência, cuja unidade é o Watt. Portanto, a potência é o valor que você precisa conhecer para calcular a energia consumida por um determinado aparelho que fica ligado em um período de tempo conhecido. Vamos ver um exemplo, considerando que a emissão da conta de luz ocorra a cada trintas dias.
Eletrodoméstico: Telefone sem-fio Potência do aparelho: P = 3,0 watts; Tempo de utilização do aparelho: Como o telefone sem-fio fica ligado 24 horas por dia, o tempo em horas para trinta dias será: T = (24h/dia x 30dias):

Relacionados

  • Eletricidade e a química

    2913 palavras | 12 páginas

    artigo destaca a importância da energia elétrica no desenvolvimento das sociedades humanas e nas suas relações. De modo resumido, é apresentada a trajetória que levou à compreensão da eletricidade e à sua utilização na descoberta de novos elementos químicos, bem como a contribuição dos estudos do fenômeno elétrico para uma maior aproximação entre a química e a física. energia, eletricidade, descoberta de novos elementos químicos 34 energia constitui um assunto de grande importância nas sociedades….

  • NBR 5410 - Guia dimensionamento Instalações Elétricas

    6943 palavras | 28 páginas

    . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .205 187 © Copyright - Revista Eletricidade Moderna 6 Dimensionamento de Cicuitos Guia EM da NBR 5410 Os seis critérios de dimensionamento de circuitos de BT hamamos de dimensionamento técnico de um circuito a aplicação das diversas prescrições da NBR 5410 relativas à escolha da seção de um condutor e do seu respectivo dispositivo de proteção. Para que se considere um circuito completa e corretamente dimensionado, são necessários….

  • A contribuição da energia elétrica na segunda revolução industrial

    928 palavras | 4 páginas

    definitivamente o uso e a importância da energia para os tempos modernos que se iniciavam. As invenções da Locomotiva e dos teares mecânicos foram umas das primeiras aplicações para o uso da energia das máquinas a vapor, em seguida vieram muitas outras como os navios movidos a vapor que contribuíram imensamente para o desenvolvimento do comércio por toda parte do mundo. Na metade do século XIX inicia-se a utilização das novas fontes de energia conhecidas como petróleo e eletricidade, que seriam as responsáveis….

  • Como se distribui a energia elétrica numa cidade

    878 palavras | 4 páginas

    INTRODUÇÃO A eletricidade se tornou a principal fonte de luz, calor e força utilizada no mundo moderno. Atividades simples como assistir à televisão ou navegar na internet são possíveis porque a energia elétrica chega até a sua casa. Fábricas, supermercados, shoppings e uma infinidade de outros lugares precisam dela para funcionar. Grande parte dos avanços tecnológicos que alcançamos se deve à energia elétrica. Obtida a partir de todos os outros tipos de energia, a eletricidade é transportada….

  • RESUMO DOCUMENTÁRIO– CHOQUE E TEMOR: A HISTÓRIA DA ELETRICIDADE

    4278 palavras | 18 páginas

    PROFESSOR: JOCELI NORONHA DISCIPLINA: GESTÃO E EMPREENDEDORISMO RESUMO DOCUMENTÁRIO– CHOQUE E TEMOR: A HISTÓRIA DA ELETRICIDADE LAIANNE COSTA BATISTA TABULEIRO DO NORTE – CE 01 DE NOVEMBRO DE 2013 Choque e temor: A história da eletricidade É um documentário da BBC dividido em três partes que fala sobre a história da eletricidade, que é um dos fenômenos mais incríveis da natureza e tem como manifestação mais poderosa o raio. Essa é a história de como passamos….

  • Artigo - eletromagnetismo na indútria

    2619 palavras | 11 páginas

    indução eletromagnética, fundamental para o surgimento dos transformadores e motores mecânicos de eletricidade. O físico norte-americano Josph Henay (1797-1878) e o fisico russo Heinrich Lenz (1804-1865), deram continuidade aos trabalhos de Faraday sobre a indução eletromagnética, já Nicolas Tesla estudou o campo magnético. James Clerk Maxwell (1831-1879), notável físico escocês teve importância teórica fundamental. Maxwell em sua obra Tratado sobre eletricidade e magnetismo (publicada em 1873),….

  • Trabalho sobre albert einstein

    1725 palavras | 7 páginas

    Albert Einstein 2. Teoria da relatividade revolucionou a Física do século XX. 3. A última descoberta de Albert Einstein 4. A importância de Einstein 5. Objetivo 6. Desenvolvimento 7. Conclusão 8. Referências Bibliográficas Albert Einstein Albert Einstein foi uma das figuras mais proeminentes e influentes da era moderna. Como físico eminente, transformou radicalmente nosso entendimento do universo. Como ardente humanista, sustentou aberta e ativamente opiniões….

  • Biofisica

    6338 palavras | 26 páginas

    base complementar para estudos posteriores. Também estará ciente da importância e conceituação da Biofísica em sua graduação, futura profissão e de como a biofísica está presente em nossas vidas ------------------------------------------------- Palavras Chave: Física, Fisioterapia, Graduação ------------------------------------------------- Objetivos: ------------------------------------------------- Após o acadêmico estudar esse capítulo, encontrará uma base complementar para estudos posteriores….

  • Sociologia - platão, aristóteles, o imperio romano, renascimento, a origem do estado

    1615 palavras | 7 páginas

    realidade. * Conhecimento → Inatismo. * Matéria → Puro não ser, princípio de decadência. Dialética → É o procedimento intelectual, que partindo da visão confusa de alguma coisa, separa e divide esse fenômenos em partes opostas ou contraditórias para que se reconheçam as contradições e oposições que se possa determinar qual dos contrários é o….

  • ENERGIA SOLAR

    5190 palavras | 21 páginas

    ENERGIA SOLAR ENERGIA SOLAR INTRODUÇÃO Na atualidade, grandes esforços estão sendo canalizados para a busca de novas alternativas para a geração de energia sustentável. Isto se dá, por conta do desenvolvimento tecnológico e crescimento populacional, o que demanda uma grande necessidade de energia, pois, no decorrer dos anos esta pode se esgotar. ENERGIA SOLAR Esse tipo de energia citado pode ser advindo de diversas fontes que também se renovam constantemente como: marés, hidroelétricas….

Trabalhos Populares

Qual a importância da energia elétrica para o desenvolvimento do país?

Cabe destacar que a economia de energia evita impactos ambientais, contribui para pesquisa e desenvolvimento em novas tecnologias, gera novos postos de trabalho e renda para os países.

Qual a importância da energia para um país?

ENERGIA É um ingrediente essencial para o desenvolvimento, que é uma das aspirações fundamentais da população dos países da América Latina, Ásia e África. O consumo de energia per capita pode ser usado como um indicador da importância dos problemas que afetam estes países, onde se encontram 70% da população mundial.

Qual é a importância da eletricidade?

A eletricidade é importante não só para o nosso bem-estar e lazer, mas também para o desenvolvimento da sociedade em que vivemos. Em grande parte, o estudo da eletricidade se ocupa em aprender formas de se controlar a energia elétrica.

Qual a importância da energia elétrica para a sociedade moderna?

RESUMO: A energia elétrica é um elemento muito importante nos dias atuais, pois ela proporciona o conforto, bem-estar e segurança para a sociedade. Em quase tudo que fazemos hoje em dia a eletricidade está envolvida, devido a isso o consumo é crescente com o passar dos anos.