Qual a intensidade de corrente elétrica de um chuveiro de potência 4400W ligado numa tensão de 220V?

No comments about this test.

Um resistor sob tensão de 80V é percorrido por uma corrente de 5A. Calcular a resistência elétrica desse resistor. 16 ohms 26 ohms 400 ohms 5 A 26 A.
Sabendo que a intensidade da corrente elétrica que passa por um resistor (cuja resistência é 4Ω) é de 8A, calcule a tensão entre os terminais resistores. 16 V 32 V 8 V 26 V 64 V.
Uma serpentina de aquecimento, ligada a uma linha de 110 V, consome 5 A. Determine a resistência dessa serpentina. 22 Ohms 550 Ohms 55 Ohms 22 A 55 A.
Um ferro elétrico consome uma potência de 2200 W quando ligado a uma tensão de 110 V A intensidade da corrente será de A Resistência Elétrica será de:.
Uma lampada funciona ligada a uma tensão de 127 V e consome 60 Watts de potencia Sua Resisência será de: Sua Intensidade de corrente será de:.
Qual a potência média consumida por uma TV ligada numa tensão de 127 V~ cuja corrente seja de 2 A e a resistência seja de 63,5 Ohms 254 Watts 255 Watts 2200 Watts 129 Watts 2540 Watts.
Um monitor CRT consome 200 Watts de potência ligado a uma tensão de 220V~. Calcule a intensidade da corrente: 0,9 A 9 A 8,9 A 9,9 A 10 A.
Qual será acorrente necessária para alimentar uma TV que consome 200 Watts e um aparelho de som que consome 150 W de potência, ligados juntos numa tomada de 127v 2,75 A 2,25 A 225 A 275 A 25,75 A.
O chuveiro na posição verão consome 4400W numa corrente de 20A - Em que tensão esse chuveiro está ligado e qual sua resistencia 220 V, 11 A 110 V, 5,5 A 127 V, 11 A 240 V, 5,5 A.
Um chuveiro na posição inverno, consome 5500 W numa corrente de 50A - Em que tensão este chuveiro está ligado e qual a sua resistência: 110V, 2,2 A 220V, 2,2 A 220V, 5,5 A 110V, 5,5 A.

É verdade que usar 220V na instalação elétrica faz economizar energia? Para muitos consumidores leigos nos estudos da eletricidade, existe um mito de que a tensão de 220V consome menos energia elétrica do que a tensão de 110V, fazendo com que haja uma economia na conta de luz. Mas será mesmo que existe essa diferença de consumo? No artigo de hoje o Mundo da Elétrica vai responder essas perguntas, visando acabar de fazer com as informações que geram dúvidas sobre a tensão na instalação elétrica. Então, vamos lá pessoal!

Leia também

  • Fio para chuveiro 110V e 220V! Qual usar? Como escolher?
  • 110V ou 127V?

220V consome menos que 110V?

A resposta é não! O consumo é o mesmo, e para entender isso, primeiro temos que entender o que é a potência elétrica de um equipamento. A potência é basicamente a quantidade de conversão de energia elétrica em trabalho, por exemplo, a potência de uma lâmpada é a quantidade de conversão de energia elétrica em iluminação, sendo que quanto maior for a potência, maior será a iluminação.

Para facilitar o entendimento vamos usar o exemplo do chuveiro elétrico, pois normalmente é o equipamento de maior potência de uma residência. Suponhamos que um chuveiro elétrico com uma potência de 5500W atinja uma temperatura de 39ºC para uma determinada vazão de água, isso quer dizer que para a potência de 5500W o trabalho conseguirá converter a energia elétrica em uma temperatura de 39ºC na água.

Sendo assim, se eu quero que meu chuveiro elétrico atinja essa temperatura, eu necessito de uma potência de 5500W, independente da tensão aplicada, seja ela 110V ou 220V! A potência é uma relação entre a tensão elétrica e corrente elétrica, expressada pela fórmula P=V * I, onde a potência (P) é igual a tensão elétrica (V), multiplicada pela corrente elétrica (I). Logicamente baseado nesta fórmula, se eu mudar a minha tensão de 110V para 220V, eu vou ter uma mudança na corrente elétrica, veja abaixo:

Fórmula da potência elétrica

Exemplo de uso da fórmula da potência elétrica

Pelo cálculo demonstrado acima, para manter a potência do chuveiro e oferecer o mesmo aquecimento, teremos sim uma modificação da corrente elétrica caso seja mudada a tensão elétrica. Entretanto, isso não reflete no consumo de energia elétrica, visto que a potência é quem reflete no consumo.

Observando bem fica fácil entender! Como a mesma potência foi mantida, não haverá redução no consumo elétrico! Haverá sim uma economia na instalação deste chuveiro, visto que uma corrente elétrica menor exige condutores elétricos de menor espessura, além de um disjuntor que suporte uma corrente elétrica menor.

Em uma escala muito pequena e talvez quase imperceptível, a sua conta de luz pode ter uma diferença devido ao circuito 220V ter um fluxo menor de corrente elétrica circulando em seus condutores. E na ocorrência de emendas de qualidade ruim, o aquecimento nestes pontos seria menor, resultando em um gasto menor de energia elétrica.

Porem, a princípio e por convenção, devemos entender que a instalação elétrica está dentro dos padrões técnicos e de segurança definidos no projeto de instalação residencial. Veja este vídeo que demonstra claramente como isso acontece:

Com isso chegamos ao final de mais um artigo do Mundo da Elétrica! Queremos saber o que achou do tema e se tiver ficado algum dúvida, favor deixar nos comentários que iremos responder. Se quiser nos ajudar, compartilhe este artigo nas suas redes sociais, pois quanto mais gente souber destes mitos da elétrica, menos riscos e prejuízos elas terão.

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Quantos amperes tem um chuveiro de 4400W?

A corrente que esse chuveiro vai ter é de 20 A, pois 4400W / 220V = 20A.

Qual a corrente elétrica de um chuveiro de 4.600 W ligado a uma tensão de 220V?

Resposta verificada por especialistas. A corrente elétrica que passa por esse chuveiro elétrico é de 20 A amperes.

Qual a corrente de um chuveiro 220V?

Dessa forma, um chuveiro elétrico de potência 6800W e 220V de tensão, por exemplo, terá uma corrente nominal de: 6.800W / 220V = 30,9 amperes.

Como calcular a intensidade da corrente elétrica de um chuveiro?

Outra maneira de encontrar a corrente elétrica é através da potência elétrica (P), que é dada em Watt (W), considerando que P=V.I, ou seja, podemos encontrar a corrente elétrica pela variação dessa fórmula, sendo: I=P/V ou com relação da fórmula de potência elétrica com a de tensão, que é I=√(P/R).