Qual a relação do capitalismo comercial com o surgimento da indústria?

O capitalismo industrial é uma nova fase do sistema econômico, surgido em meio a um processo de revoluções políticas e tecnológicas na segunda metade do século 18. A partir daí ocorre a lenta superação do capitalismo comercial, mais conhecido como mercantilismo, que surgiu no final do século 14 e vigorou até então. Diversos fatores econômicos, sociais e políticos contribuíram para o desenvolvimento do Capitalismo industrial.

Na economia, o grande impacto foi trazido pelas transformações nas técnicas e no modo de produção. A máquina se tornou mais importante que a mão de obra. Nas fábricas, a produção era dividida em etapas. Cada trabalhador executava uma única tarefa, sempre do mesmo modo – a especilização ou divisão do trabalho. Esse processo ficou conhecido como Revolução Industrial e teve seu início na Inglaterra.

Por fim, o sistema industrial instituiu duas novas classes opostas: os empresários, donos do capital e dos meios de produção, e os operários, que vendiam sua força de trabalho em troca de salário. Com a exploração após muitas horas de jornadas diárias em condições insalubres, os trabalhadores passaram a se organizar em associações, que dariam origem aos sindicatos.

Diante desse quadro, vê-se então o surgimento de uma burguesia europeia, que envolvida no pensamento Iluminista do século XVII apoia as ideias do liberalismo econômico, vendo o trabalho como única fonte de riqueza, pregando a livre concorrência e não intervenção do Estado na economia.

Continua após a publicidade

    O capitalismo comercial foi a primeira fase do capitalismo, que surgiu no final da Idade Média com o desenvolvimento da burguesia.


    Qual a relação do capitalismo comercial com o surgimento da indústria?

    Capitalismo comercial: poder econômico nas mãos da burguesia

    Contexto histórico

    O Capitalismo Comercial é conhecido como a primeira fase do Capitalismo. Sua gestação começou no Renascimento Comercial dos séculos XIII e XIV. Porém, o Capitalismo Comercial ganhou força no início no século XV com o desenvolvimento da burguesia comercial europeia. As grandes navegações e conquistas marítimas dos séculos XV e XVI foram de fundamental importância para o desenvolvimento do capitalismo neste momento.

    Principais características do capitalismo comercial

    - Os locais  aonde o capitalismo comercial mais se desenvolveu foram: cidades italianas de Gênova e Veneza, Espanha, Portugal, Alemanha, França, Inglaterra e Países Baixos;

    - Impulso comercial através das conquistas de territórios na África e América, principalmente por Portugal e Espanha. Estes países colonizaram e exploraram colônias, retirando recursos naturais (principalmente ouro). Um dos exemplos foi a exploração feita por Portugal em sua principal colônia, o Brasil;

    - Grande poder econômico, social e político da burguesia comercial;

    - Uso de mão de obra escrava de origem africana, principalmente nas colônias portuguesas e espanholas;

    - Mercantilismo: política econômica que priorizava o acúmulo primitivo de capital, metalismo (riqueza através de ouro e prata), protecionismo alfandegário, Pacto Colonial (relações comerciais exclusivas entre Metrópole e Colônia) e a balança comercial favorável (mais exportações do que importações);

    - Desenvolvimento do sistema bancário que favoreceu o avanço do capitalismo comercial.

    - O capitalismo comercial possibilitou uma significativa separação entre capital e trabalho.

    Enfraquecimento

    O capitalismo comercial perdeu força no século XVIII com a Revolução Industrial e o surgimento do capitalismo industrial. Vale dizer que o comércio (relações comerciais) não deixou de ter importância, porém as atividades industriais passaram a ganhar mais relevância econômica a partir de meados do século XVIII. 

    Qual a relação do capitalismo comercial com o surgimento da indústria?

    Casal de burgueses no final da Idade Média: burguesia esteve no centro do surgimento do capitalismo comercial.


    Última revisão: 07/10/2020

    Por Jefferson Evandro Machado Ramos
    Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




    Você também pode gostar de:

    Capitalismo Comercial Temas Relacionados
    • • Origens, características e fases do Capitalismo
    • • Capitalismo Financeiro
    • • Capitalismo Industrial
    • • Mercantilismo
    • • Monopólio
    • • Pré-capitalismo
    Bibliografia Indicada

    Civilização material, economia e capitalismo (volume 1)
    Autor: Braudel, Fernand
    Editora: WMF Martins Fontes
    Temas: Economia


    Qual a relação do capitalismo com a indústria?

    O capitalismo industrial surge com o novo panorama determinado pelo processo de industrialização. Assim, as máquinas começam a substituir o trabalho manual, e de um pré-capitalismo, esse sistema econômico atinge outra configuração a partir de novas técnicas de produção de mercadorias.

    Qual a relação entre o capitalismo comercial e o capitalismo industrial?

    Capitalismo comercial surge a partir das navegações marítimas com a descoberta da América e como o próprio nome já diz, no comércio de especiarias. Já o Capitalismo industrial surge a partir da primeira revolução industrial na Inglaterra, com o desenvolvimento da tecnologia e das indústrias.

    Qual a relação do capitalismo comercial com a primeira Revolução Industrial?

    O capitalismo comercial foi uma fase importante para o desenvolvimento do capitalismo nos séculos seguintes, pois permitiu a acumulação de capital que possibilitou, posteriormente a Revolução Industrial.

    Quais as principais mudanças do capitalismo comercial para o capitalismo industrial?

    o metalismo (acúmulo de metais preciosos) o protecionismo (surgimento de barreiras alfandegárias) a balança comercial favorável (exportar mais do que importar: superávit). A expansão e o desenvolvimento dos transportes.