Qual a relação entre cafeicultura e à industrialização?

Resumo: O café, um dos produtos mais tradicionais da pauta de exportação brasileira, teve grande participação na formação histórica e econômica do país, se tomando um dos maiores geradores de renda e riqueza também para o estado do Paraná, especialmente nas décadas de 50 e 60. O presente trabalho apresenta fundamentalmente o papel desempenhado pela cafeicultura no processo de industrialização paranaense e as dificuldades encontradas pelo estado para integrar-se economicamente no mercado nacional. Para tanto foi necessária fazer um resgate histórico do café no Brasil e expor alguns fatos considerados necessários para interpretação das várias fases de desenvolvimento da economia paranaense. A importância da cafeicultura para o processo de industrialização do Estado e explicada através dos seguintes fundamentos: as vantagens oferecidas pela cafeicultura foram de tal forma atraentes, que o estado do Paraná concentrou, durante muitos anos, a maior parte dos seus recursos disponíveis apenas nesta atividade, tomando-a a principal condutora da economia. Como consequência, criou-se uma relação de extrema dependência com o café, o que impossibilitou o desenvolvimento de outras atividades, especialmente a industrial. A ausência de uma estrutura produtiva industrial, levou o Estado a necessidade de importar produtos industrializados, implicando na transferência de renda e emprego aqueles estados mais dinâmicos, como São Paulo. Assim, ao mesmo tempo em que a cafeicultura paranaense foi a maior responsável pela rápida transformação econômica do estado em razão da forma como se desenvolveu e se estruturou, criou barreiras ao aparecimento das atividades industriais, tomando o Paraná uma economia periférica caracterizada durante muitos anos por um período de estagnação industrial relativa e com vínculos de dependência cada vez maiores em relação a São Paulo. Portanto a contínua relação de dependência e da condição de economia periférica que o estado viveu ao longo de sua história, contribuiu para que o processo de industrialização se realizasse tardiamente, criando dificuldades a sua integração no mercado nacional e no seu processo de desenvolvimento econômico.

Questão de Geografia - Explique a relação entre o declínio da cafeicultura e a intensificação do processo de industrialização brasileiro.

Explique a relação entre o declínio da cafeicultura e a intensificação do processo de industrialização brasileiro.


RESPOSTA:

A cafeicultura possibilitou o acúmulo de lucros, que foram também investidos na atividade industrial, beneficiada pela infraestrutura criada para a produção e exportação do café e pela disponibilidade de mão de obra resultante do declínio da produção cafeeira.

A cultura do café constituiu, no período da República Velha, sobretudo na fase conhecida como “república dos oligarcas” (1894-1930), o principal motor da economia brasileira. Esse produto liderava a exportação na época, seguido da borracha, do açúcar e outros insumos. O estado de São Paulo capitaneava a produção de café neste período e também determinava as diretrizes do cenário político da época. Da economia cafeeira, resultam três processos que se complementam: a imigração intensiva de estrangeiros para o Brasil, a urbanização e a industrialização.

Desde a segunda metade do século XIX, ainda na época do Segundo Império, a imigração de estrangeiros, sobretudo europeus, foi fomentada pelo governo brasileiro. O motivo de tal fomento era a necessidade de mão de obra livre e qualificada para o trabalho nas lavouras de café. Haja vista que, gradualmente, a mão de obra escrava, que era utilizada até então, tornou-se objeto de densa crítica e pressão por parte de grupos políticos abolicionistas e republicanos. Em 1888, efetivou-se a abolição da escravidão e, no ano seguinte, realizou-se a Proclamação da República, fatos que intensificaram a imigração e também a permanência dos imigrantes nas terras trabalhadas, tornando-se colonos.

Algum tempo depois, especificamente após o término da Primeira Guerra Mundial, em 1918, uma nova onda migratória se dirigiu ao Brasil. Nessa época, a economia cafeeira se transformou num complexo econômico com várias extensões. Os imigrantes que vinham à procura de trabalho nas lavouras de café acabavam, muitas vezes, deslocando-se para os núcleos urbanos que começavam a despontar nessa época. O processo de urbanização de cidades como Rio de Janeiro e São Paulo se desenvolveu, em linhas gerais, para facilitar a distribuição e o escoamento do café, que era direcionado à exportação. A ampliação das linhas férreas que ocorreu neste período, por exemplo, foi planejada para tornar mais fluido esse processo.

A presença dos imigrantes nos centros urbanos, por sua vez, como informa o historiador Boris Fausto, em sua História do Brasil, proporcionou o aparecimento de empregos urbanos assalariados e outras fontes de renda como artesanato, fabriquetas de fundo de quintal e a proliferação de profissões liberais. A junção dessas novas formas de trabalho do imigrante com a estrutura urbana desenvolvida pelo complexo cafeeiro favoreceu o fluxo de produtos manufaturados e o consequente desenvolvimento das indústrias nos centros urbanos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual a relação entre cafeicultura e à industrialização?
Atualmente, São Paulo é um dos maiores centros urbanos do mundo com grandes indústrias e forte comércio.*

Por volta de 1880, já existia a presença de várias fábricas no Brasil, mas sem uma estrutura realmente significativa. Contudo, por volta das décadas de 1910 e 1920, as atividades industriais já eram bastante expressivas no Rio de Janeiro e em São Paulo. Por meio da intensa exportação de café e importação de outros produtos necessários ao mercado interno brasileiro, várias estruturas de maquinário fabril também aportavam em terras brasileiras, já que muitos produtores de café também passaram a investir nas fábricas.

Os principais tipos de atividades industriais do período estavam relacionados aos setores: têxtil (produção de tecido), de bebidas e de alimentos. A modernização agrícola contribuiu decisivamente para a que indústria se desenvolvesse no âmbito dos setores referidos. E, para que houvesse estabilidade na produção industrial, também foi necessário o controle do valor da moeda brasileira. O motivo para esse controle era não correr o risco de ter o principal produto de exportação, o café, desvalorizado no mercado internacional. Então, por vezes, o governo brasileiro priorizava o café, preterindo a atividade industrial. Esse fato demonstra que apenas na Era Vargas, a partir da década de 1930, é que se teve no Brasil uma política econômica realmente voltada ao desenvolvimento industrial pleno.

Vale notar, porém, que nos centros urbanos, além da proliferação de fábricas e trabalhadores assalariados, formou-se também nesse período as primeiras organizações de trabalhadores com fins de protesto por melhores condições de trabalho, dentre outras exigências. O anarco-sindicalismo se tornou notório entre os trabalhadores brasileiros na década de 1920, influenciados pelas ideias dos anarquistas italianos da mesma época, que aqui chegavam por meio dos imigrantes italianos com experiência no trabalho fabril.

Qual a relação entre industrialização e cafeicultura?

Por meio da intensa exportação de café e importação de outros produtos necessários ao mercado interno brasileiro, várias estruturas de maquinário fabril também aportavam em terras brasileiras, já que muitos produtores de café também passaram a investir nas fábricas.

Qual a relação entre cafeicultura e industrialização no Sudeste?

O surgimento das indústrias na região sudeste está vinculado à produção cafeeira decorrente da: Grande quantidade de trabalhadores da produção do café foi atraída para trabalhar nas indústrias que iniciavam suas atividades.

Qual é a relação da cafeicultura com o início do processo de industrialização no Brasil no início do século 20?

A cafeicultura, em fins do século XIX e início do século XX financiou a pequena indústria brasileira. Já se plantava café no Brasil desde o século XVIII, no Nordeste e no Rio.

Que relação pode ser estabelecida entre a cafeicultura é o início da industrialização brasileira explique?

Resposta verificada por especialistas Antes da cafeicultura, o Brasil tinha uma paisagem majoritariamente rural, e uma das primeiras medidas de expansão e modernização foi a construção das estradas de ferro para que a produção de café pudesse ser direcionada às regiões mais distantes.