Qual a relação entre o título da obra o mamoeiro tem com a da paisagem?

Página 1 de 14 - Cerca de 134 ensaios

  • Intertextualidade

    1900 palavras | 8 páginas

    Plano de aula de Língua Portuguesa Intertextualidade (Tarsila do Amaral) Quarto ano OBJETIVOS Conhecer a vida e obra da artista. Perceber as diferenças entre as fases de seu trabalho. “As crianças aprendem no colorido. Pois na cor, como em nenhum outro lugar a contemplação está em casa”. Compreender como se estabelecem as relações entre textos verbais e imagens. OBJETIVOS ESPECÍFICOS • Conduzir o aluno ao desenvolvimento de atitudes críticas diante do próprio texto e instigá-lo a descrever verbalmente a linguagem da tela por meio de associações de i- deias, a fim de revisá-lo e reescrevê-lo. • Ter a ilustração como: Enigma: Para demonstrar a existência de uma relação desafiante e ambígua entre formas e significados, para tanto usaremos as obras de Tarsila do Amaral: A Negra, Carnaval em Madureira, Morro da Favela, EFCB, O Mamoeiro, São Paulo, O Pescador, O Abaporu, Operários. Forma de acesso à narrativa: A ilustração não pode ser caracterizada apenas como um complemento para a leitura da obra. As duas linguagens atuam na sensibilidade e na cognição do leitor para a concretização da leitura. Fazer relações entre a ilustração e o leitor, pois a ilustração, a partir da relação que ela estabelece com a palavra e com o leitor, pode orientar este na concretização da leitura e pode ser vista em confluência com a linguagem verbal, ampliando as possibilidades semânticas, segundo o filósofo alemão Walter Benjamin“ As crianças aprendem no colorido. Pois na cor,…

  • Tarsila do Amaral

    1503 palavras | 7 páginas

    Tarsila do Amaral Tarsila do Amaral Tarsila do Amaral nasceu em Capivari – SP em 1886. Passou a infância nas fazendas de seu pai. Estudou em São Paulo, no Colégio Sion e depois em Barcelona, na Espanha, onde fez seu primeiro quadro, 'Sagrado Coração de Jesus', 1904. Quando voltou, casou-se com André Teixeira Pinto, com quem teve a única filha, Dulce.Separaram-se alguns anos depois e então iniciou seus estudos em arte. Começou com escultura e, depois, teve aulas de desenho e pintura no…

  • 353 palavras | 2 páginas

    PLANO DE AULA Nivel de Ensino: Ensino Fundamental Carga horária: 8 horas 1. TÍTULO: AMARAL, Tarsila do (1886-1973) O Mamoeiro, 1925. Ost, s.i.d. 65x70. Coleção de Artes Visuais do Instituto de Estudos brasileiros - USP, SP 2. OBJETIVO: Desenvolver no aluno a capacidade de pesquisar, identificar. Apreciar e Conhecer o produto artístico. Expressar e comunicar idéias. Realizar produções artísticas, individuais e/ou coletivas. Conhecer os elementos expressivos e as…

  • Modelo Paper Estagio 2011 2

    642 palavras | 3 páginas

    RESUMO Palavras-chave: __________.__________. __________. 1 INTRODUÇÃO 2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 3 VIVÊNCIA DO ESTÁGIO Na primeira aula, foi apresentado aspectos sobre a vida e obra da artista, os elementos formais da obra. Após a leitura dos elementos da obra Antropofagia foi realizado a leitura da obra Mamoeiro, os alunos gostaram fizeram mais comentaram a cerca da obra, enfatizando que parecia mesmo uma cidadezinha do interior como a que eles morram: “tem…

  • Projeto - horta na escola atual.doc transferido com sucesso

    6663 palavras | 27 páginas

    Ensino Fundamental José Rufino Pinheiro, é uma instituição pertencente à rede pública de ensino, com sede no bairro de Açude dos Pinheiros, na cidade de Ibicuitinga– CE, sendo a mesma mantida pela Prefeitura Municipal. Situa-se geograficamente em um terreno plano e arenoso, ficando a 5km distante da sede do Município. Esta Unidade Escolar atende as modalidades de Educação Infantil, do 1º ao 9º Ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A clientela atendida é composta por educandos da…

  • Pinoqui as avessas

    1809 palavras | 8 páginas

    cresceram orelhas e rabo de burro. Quem não vai à escola fica burro. [...] É preciso ir à escola pra não ficar burro, para ser gente de verdade. (ALVES, R. 2010, p.10-11). Seguindo os parâmetros da abordagem tradicional, os pais se mostram muito autoritários através da projeção de um possível futuro para seu filho Felipe. Pretendendo clarear o quanto seguir sequencialmente os ensinamentos escolares o levaria ao topo da realização pessoal. Visto…

  • Introdu O

    1014 palavras | 5 páginas

    conceitos básicos: Duração e sucessão (antes e depois ) A criança precisa captar e discernir a duração e a sucessão e também conceitos de tempo, como : Ontem, hoje, dias da semana, meses etc. È a partir desta consciência que permitirá que ela se oriente no tempo durante a realização das atividades. Ao desenvolver a sua orientação temporal, á criança começa a perceber que tudo acontece em um determinado tempo e então aprendem a calcular ou prevê-lo. Crianças até 6 anos estão…

  • botanica

    2162 palavras | 9 páginas

    estudo da morfologia externa das plantas, representa não só um plano básico para o conhecimento da botanica no seu mais amplo sentido, como também contitui-se num campo fecundo para o trabalho botânico; › Os vegetais superiores apresentam, na sua organização geral, orgãos essencialmente vegetativos, como raiz, caule e folhas, e orgaos essencialmente reprodutores, como flores e frutos. › Possuem flores as fanerógamas denominadasde espermatófitos; e, por apresentarem…

  • Pinoquio as avessas

    2610 palavras | 11 páginas

    Você entendeu a estória Felipe? – perguntou. -Pinóquio era um menino de madeira e para se tornar um menino de verdade, ele teria que ir a escola. Mas Pinóquio fugiu da escola, preferiu brincar. Aí lhe cresceram orelhas de burro. Quem não vai a escola fica burro. É preciso ir á escola para não ficar burro, para ser gente de verdade. Felipe já sonolento adormeceu repetindo o que seu pai lhe dissera. E pensou: “Ainda não fui a escola. Ainda sou gente de verdade... E a adormeceu. E teve um…

  • A negra

    2231 palavras | 9 páginas

    da Obra “A Negra” de Tarsila do Amaral Biografia da autora Nascida em 1º de setembro de 1886, na Fazenda São Bernardo, em Capivari, interior de São Paulo, Tarsila do Amaral era filha de José Estanislau do Amaral Filho e de Lydia Dias de Aguiar do Amaral, e neta de José Estanislau do Amaral, cognominado "o milionário" em virtude da imensa fortuna acumulada em fazendas do interior paulista. Seu pai herdou a fortuna e diversas fazendas, onde Tarsila e seus sete irmãos passaram a…

Qual é a relação entre o título da obra o mamoeiro e a paisagem representada?

O Mamoeiro (1925) - Tarsila do Amaral O mamoeiro (1925), Tarsila retrata a paisagem brasileira com intenso colorido. "Esta obra mostra o início da ocupação dos morros das grandes cidades. A simplificação e estilização das formas promovem certa relação com o cubismo.

Como você definiria o tema da obra o mamoeiro?

O Mamoeiro é uma obra da fase artística de Tarsila conhecida como Pau-Brasil, que se caracteriza por telas de cores fortes, temas tropicais e a presença de personagens tipicamente brasileiros. Ela retrata a ocupação dos morros das cidades brasileiras pelas camadas populares da população.

Como referência o quadro O mamoeiro Identifica

A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomado como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a A) imagem passa a valer mais que as formas vanguardistas. B) forma estética ganha linhas retas e valoriza o cotidiano.

Em que fase classificamos a obra O mamoeiro da artista Tarsíla do Amaral?

Na fase Pau-Brasil, Tarsila pintou algumas de suas obras mais belas, como O mamoeiro, Morro da favela, Carnaval em Madureira e O pescador. Durante o movimento antropofágico, Tarsila pintou suas obras primas: Abaporu, A lua, Sol poente e Antropofagia.