Qual a relação que existe entre o imperialismo e neocolonialismo?

O professor de história do CPV Eduardo Duique dá uma aula em vídeo sobre as diferenças entre colonialismo e neocolonialismo.

 

"Estamos falando de momentos diferentes da história, o colonialismo tem seu grande momento no século 16. O neocolonialismo se concentra nos séculos 19 e 20", diz. 

 

Enquanto o primeiro surge dentro do contexto do capitalismo comercial e mercantil e é estruturado e apoiado pelos estados absolutistas europeus da idade moderna, o neocolonialismo está relacionado à segunda revolução industrial e ao capitalismo financeiro e monopolista. O apoio, neste segundo, vem dos estados burgueses e liberais da Europa contemporânea, dos Estados Unidos da América e do Japão.

 

"No colonialismo, os objetivos eram os produtos tropicais, valiosos na Europa e portanto interessantes para manutenção da balança comercial favorável, e os metais preciosos. Já no neocolonialismo, os objetivos são matéria-prima, mercados consumidores e mão-de-obra barata", diz o professor. Assista ao vídeo e saiba mais.

Denomina-se de Imperialismo a fase na qual o sistema capitalista torna-se industrialmente mais tecnológico, utiliza-se de métodos mais agressivos na busca de mercados, adquire uma abrangência mundial e passa a ser conduzido e manipulado por empresas multinacionais e por grandes bancos. Dois dos componentes fundamentais do Imperialismo são o capitalismo monopolista e o capitalismo oligopolista, ou seja, o surgimento e a ação de grandes empresas industriais que passam a deter a maior parte do mercado (concentração econômica), fato este que dificulta a concorrência às pequenas e médias empresas. Outro componente do imperialismo e que age de forma semelhante é o capitalismo financeiro dos grandes bancos: poucas e poderosas instituições financeiras fornecem empréstimo e provocam endividamentos com a obtenção de fartos lucros.

Nessa busca desenfreada por novos mercados consumidores de industrializados, pelo fornecimento de matérias-primas e de combustíveis, e por locais para novos investimentos é que as potências europeias passam a conquistar novas colônias na África, Ásia e Oceania. O Neocolonialismo, portanto, é o terceiro componente do Imperialismo, ou seja, um desdobramento da evolução do capitalismo contemporâneo.

Toda essa ação mais agressiva do capitalismo começou a acontecer na Segunda Revolução Industrial (1850-1945), época em que foram desenvolvidos os motores elétricos e à explosão, a siderurgia do aço, os barcos movidos a hélice, os sistemas ferroviários e rodoviários, o telégrafo, o telefone, o automóvel, o avião etc.

>>> Veja também: Choques de interesses entre potências imperialistas colocaram várias nações em guerra do fim do império napoleônico à Primeira Guerra Mundial. Seus conhecimentos sobre esse período estão afiados? Clique aqui para descobrir resolvendo um simulado.

Questão respondida pelo professor Antônio Carlos Güttler do Sistema de Ensino Energia, graduado em História pela UnB (Universidade de Brasília) e mestre em História pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Colonialismo ou colonização foi a ocupação de territórios na América e na costa africana por Portugal, Espanha, Inglaterra e França, nos séculos XIV e XV.

Imperialismo é um conceito criado por Lenin para caracterizar a expansão territorial de alguns países do continente europeu, Estados Unidos e Japão a territórios da América, África e Ásia, nos séculos XIX e XX.

Imperialismo

A ideia principal do imperialismo – um povo ou nação que domina outro território – existiu desde os tempos mais remotos.

Desde a Antiguidade, civilizações com mais recursos buscavam invadir terras alheias a fim de garantirem mão de obra, matéria-prima e passagem para seus exércitos.

Podemos citar o Império Egípcio e o Império Romano como exemplos.

Imperialismo no Século XIX

Qual a relação que existe entre o imperialismo e neocolonialismo?
Alegoria inglesa mostrando a conquista da "civilização" sobre o "barbarismo" africano

O conceito de imperialismo que explicamos aqui é o criado por Lenin (1870-1924) na sua obra “Imperialismo: etapa superior do capitalismo”, de 1917.

Neste livro, ele analisava a moderna dominação de países europeus industrializados sobre territórios africanos e asiáticos.

Segundo Lenin, o imperialismo era uma consequência do crescimento industrial. Os países produziam tanto que o mercado interno ficava reduzido e era preciso buscar outros lugares para vender os excedentes.

Também era necessário encontrar fornecedores de matéria-prima para as indústrias que requeriam cada vez mais recursos.

Da mesma maneira, o número de desempregados aumentava com o progresso tecnológico e ir para esses territórios era uma chance de encontrar trabalho.

Vemos que a expansão imperialista trazia soluções para os problemas criados com a Segunda Revolução Industrial. No entanto, para aqueles que foram subjugados, as dificuldades só estavam começando.

Veja também: Segunda Revolução Industrial

Diferenças entre Colonialismo e Imperialismo

Qual a relação que existe entre o imperialismo e neocolonialismo?
Ilustração criticando a dolência dos fazendeiros ingleses na Jamaica

Imperialismo e colonialismo apresentam muitas semelhanças, mas não são sinônimos.

O colonialismo foi uma dominação direta, econômica e política, principalmente sobre territórios americanos, africanos e asiáticos. Ocorreu no século XVI, quando a ideia de acumulação metalista ditava as regras econômicas.

Por outro lado, o Imperialismo aconteceu durante os séculos XIX e XX, em sociedades industrializadas sobre sociedades agrárias. O imperialismo se caracteriza, especialmente, por uma dominação econômica, onde os chefes políticos locais conservavam uma parcela do seu poder. Alguns autores, inclusive, preferem o termo neocolonialismo.

Nem o imperialismo, nem o colonialismo foram pacíficos e acabaram por destruir muitas sociedades que dominaram.

Imperialismo Europeu

Os países industriais europeu como Inglaterra, França e o Império Alemão, voltaram seus olhos para os continentes africano e asiático no século XIX.

Para isso, mobilizaram um grande número de pessoas e recursos a fim de garantir seu domínio nesses territórios. A partilha da África ficou assegurada na Conferência de Berlim enquanto várias regiões da Ásia já haviam sido repartidas entre Inglaterra, França e Holanda.

É importante lembrar que esta disputa foi uma das causas da Primeira Guerra Mundial.

Leia mais:

  • Imperialismo na África
  • Imperialismo na Ásia

Imperialismo Norte-Americano

Após a Guerra de Secessão, os Estados Unidos lançaram-se a uma verdadeira corrida expansionista. Primeiro, em seu próprio continente, com sucessivas conquistas territoriais sobre o México.

Ao mesmo tempo, lançou-se a Corrida para o Oeste, ocupando os territórios da costa do Pacífico.

Em seguida, passou a reivindicar as ilhas e territórios do Caribe como seu espaço natural e avançar militarmente para esta zona. A ocupação de Cuba é o melhor exemplo desta atitude.

Veja também: Imperialismo Norte-americano

Leia mais:
  • Política do Big Stick
  • Doutrina Monroe
  • Estados Unidos
  • Reino Unido
  • França
  • Japão

Qual a relação que existe entre o imperialismo e neocolonialismo?

Juliana Bezerra

Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.

Qual é a relação entre o imperialismo e o neocolonialismo?

O imperialismo também é conhecido como neocolonialismo por ter a mesma motivação da fase colonialista: a exploração de novos territórios. Porém, o neocolonialismo foi executado em lugares distintos dos territórios colonizados nos séculos XVI e XVII.

Qual o principal objetivo do imperialismo e o neocolonialismo?

O imperialismo ou neocolonialismo do século XIX se constituiu como movimento de domínio, conquista e exploração política e econômica das nações industrializadas europeias (Inglaterra, França, Alemanha, Bélgica e Holanda) sobre os continentes africano e asiático.

Qual a relação entre o imperialismo e o neocolonialismo do século 19 e a chamada Segunda Revolução Industrial?

O imperialismo do século XIX esteve intrinsecamente ligado ao avanço da Segunda Revolução Industrial e à multiplicação das grandes empresas nos países industrializados, bem como à acumulação de capitais decorrentes desse processo.

Qual é a relação entre o processo de industrialização e o imperialismo?

A industrialização favoreceu o avanço do imperialismo. No final do século XIX, o capitalismo ganhou força com o crescimento da industrialização, o crescimento foi alcançado com base na acumulação de capital gerado e adquirido nos primeiros anos de industrialização.