Qual a vantagem de utilizar o carvão mineral nas usinas termelétricas?

Qual a vantagem de utilizar o carvão mineral nas usinas termelétricas?
Foto: portalsuldabahia

Vários países utilizam as usinas termelétricas para obter energia. O processo consiste na queima de carvão, combustíveis fósseis, gás natural ou bagaço da cana de açúcar (biomassa), que se transforma em energia elétrica.

Este tipo de produção detêm vários prós e contras: de um lado facilita a implantação em diversos lugares – o que não acontece no caso das hidrelétricas, que necessitam dos rios, às vezes até modificando o seu curso natural –, mas em contrapartida tem o alto preço dos combustíveis, o impacto ambiental e a questão de que boa parte da matéria-prima não é renovável.

Conheça algumas vantagens e desvantagens sobre a energia térmica:

A principal vantagem é que as usinas térmicas podem ser construídas com maior rapidez e próximas às regiões de consumo, resultando assim economia no custo das linhas de transmissão. Outro ponto positivo é o uso do gás natural como alternativa menos poluente que os combustíveis derivados do petróleo e o carvão. Além disso, várias matérias-primas podem produzir esse tipo de energia, como: bagaço da cana de açúcar, casca de cereais, lenha, entre outros. Além de ser uma alternativa para países que não possuem outros tipos de fontes de energia.

Desvantagens

Sem dúvida, o maior ponto negativo é a queima de derivados de petróleo (recursos não renováveis), que resulta na poluição do ar. Tanto o carvão mineral, como o bagaço de cana produz gás carbônico, fuligem e contribui para a geração do efeito estufa.

Outros impactos ambientais que podem ser observados é o aquecimento da água dos rios – uma vez que ela é utilizada em forma de vapor para acionar a turbina e gerar energia, devendo ser resfriada adequadamente quando devolvida – e, às vezes, a necessidade de construção de estradas para levar o combustível até a usina. Também é elevado o gasto com a compra de combustíveis fósseis e, consequentemente, o preço final da energia térmica.

Qual a vantagem de utilizar o carvão mineral nas usinas termelétricas?
Foto: inhabitat

Energia no Brasil

No Brasil, a maior parte da energia provém das usinas hidroelétricas, que equivalem a 75%. O país possui cerca de 50 termoelétricas distribuídas por vários estados. Seu uso é complementar, representa em torno de 10%, e está ligado a um plano estratégico, para os períodos em que haja baixos níveis pluviométricos. Uma vez que se falta chuva, tanto os rios como os reservatórios das usinas hidroelétricas ficam com a capacidade de produção reduzida para abastecer o país.

jan 10

Prós e contras da energia termoelétrica

  • 10 de janeiro de 2014
  • 21092
  • Categoria: Meio Ambiente

A energia termoelétrica é a energia gerada em usinas termoelétricas ou termelétricas, energia essa que é obtida através da queima de combustíveis fósseis, tais como o carvão mineral, o gás natural e o diesel.

 Algumas vantagens da energia termoelétrica:

  • Se comparadas com as usinas hidrelétricas, as usinas termoelétricas são mais acessíveis, uma vez que são muito mais rápidas para se construir.
  • Ainda em comparação com as usinas hidrelétricas, as termoelétricas tem a capacidade de suprir carências de energia de uma forma bem mais rápida.
  • Outra vantagem se encontra em sua acessibilidade de instalação, uma vez que podem ser instaladas em locais próximos às regiões de consumo, o que reduz os custos com construção de linhas de transmissão, torres etc.
  • A obtenção de energia termoelétrica é uma ótima alternativa para países e localidades que não dispõe de outros tipos de fontes energéticas.
  • Grande liberação de poluentes, uma vez que são usados combustíveis fósseis tanto para queima como para a geração da energia.
  • Os poluentes gerados são responsáveis pelo aumento do aquecimento global.
  • Outro fator negativo é o aumento do efeito estufa em virtude dos poluentes gerados e emitidos na atmosfera.
  • Via de regra, o custo final da energia termoelétrica tende a ser mais elevado do que a gerada em hidrelétricas, muito disso em função do elevado preço dos combustíveis fósseis utilizados no processo de produção.

Em nosso país existem hoje em torno de 50 usinas termoelétricas, usinas estas capazes de gerar cerca de 15 mil Mega Watts de energia, o que corresponde a 7,5% de participação em nosso sistema elétrico brasileiro.

O Brasil, em decorrência de seu grande potencial hídrico, faz utilização da energia termoelétrica somente de maneira estratégica, ou seja, somente quando há episódios de carência de chuva e consequente diminuição do nível de água nas represas que abastecem as hidrelétricas.

©2018 - Dinâmica Ambiental | Todos os direitos reservados.

Qual a vantagem de se utilizar carvão mineral como combustível em usinas termelétricas?

Melhor custo-benefício. Como fonte de energia, o carvão mineral tem um melhor custo-benefício se comparado às fontes alternativas de energia. Veja aqui quais são os tipos de geração de energia que existem, suas fontes e diferenças.

Por que o carvão mineral é muito utilizado pelas termoelétricas?

E) A queima do carvão produz energia térmica, que é usada para aquecer água, transformando-se novamente em energia química, quando a água é decomposta em hidrogênio e oxigênio, gerando energia elétrica. As usinas movidas a carvão obtêm energia térmica com a queima desse material.

Quais são as vantagens da usina termelétrica?

Se comparada à hidrelétrica, por exemplo, a usina termoelétrica apresenta algumas vantagens: pode ser instalada próxima a centros urbanos, diminui as linhas de transmissões e desperdiça menos energia. Além disso, a construção de uma usina termoelétrica é mais rápida e supre a carência de energia mais rapidamente.

Qual recurso natural é utilizado na usina termelétrica?

Usinas termelétricas produzem energia a partir da queima de carvão, óleo combustível e gás natural em uma caldeira, ou pela fissão de material radioativo (como o urânio).