Qual atleta foi a primeira medalhista de ouro na ginástica artística feminina do Brasil?

Tóquio 2020

Campeã no salto, ginasta se torna a primeira brasileira com 2 medalhas numa mesma edição de Jogos

01/08/2021 08:12:00

Qual atleta foi a primeira medalhista de ouro na ginástica artística feminina do Brasil?
Miriam Jeske/COB

O Brasil pode comemorar mais um ouro nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. É de Rebeca Andrade, que fez história ao conquistar o primeiro ouro da ginástica artística feminina neste domingo, 1º, ao marcar 15.083 na prova do salto. Ela se tornou ainda a primeira mulher brasileira a conquistar duas medalhas numa mesma edição olímpica, já que havia conquistado a prata no individual geral.

Rebeca tem chance de aumentar a sua coleção na final do solo, que será disputada nesta segunda, 2.

Qual atleta foi a primeira medalhista de ouro na ginástica artística feminina do Brasil?


“Eu dedico a conquista da medalha de ouro a todo mundo, mas, em especial, ao meu treinador, Francisco Porath. A gente trabalhou muito e era um dos aparelhos em que eu tinha mais chance, como vocês sabem. Eu fiquei muito satisfeita. Acho que fico mais feliz com a felicidade dele do que com a própria medalha. Ele só quer me ver brilhar e a única forma que eu posso retribuir é com a minha ginástica e nosso trabalho. Eu pude fazer isso por ele na quinta, com a medalha de prata, e hoje, com a medalha de ouro. E é isso que eu vou buscar fazer, dar orgulho para as pessoas, para a minha família e pra mim”, disse Rebeca.

Executando dois dos movimentos mais difíceis no aparelho, um Cheng e um Amanar, Rebeca conseguiu 15.166 no primeiro salto e 15.000 no segundo, chegando a uma média de 15.083. Ela foi a terceira a se apresentar na final e assumiu a liderança para não mais deixar até a oitava ginasta deixar a área de competição. A prata ficou com Mykayla Skinner, dos Estados Unidos, com 14.916 – americana que substituiu a estrela Simone Biles na final -, e o bronze com Seojeong Yeo, da Coreia do Sul, com 14.733. A ginasta de Guarulhos que defende as cores do Flamengo dominou as redes sociais com a prata no individual geral nos últimos dias. Apesar de saber da grande repercussão dos seus feitos no país, a jovem de 22 anos segue focada na busca de seu terceiro pódio olímpico.

“Estou bombando nas redes sociais, a galera ficou bem feliz. Mas a minha cabeça está a mesma de quando eu saí do Brasil para vir competir, totalmente concentrada, sabendo as coisas que importam e o que eu preciso fazer, para depois pensar em tudo isso que está acontecendo. Eu sempre reposto o que as pessoas me marcam, eu sei que elas torcem demais e querem o melhor pra mim, isso é muito legal. Estou bem centrada, amanhã tem mais um dia de competição, mais um dia que vou dar 110% de mim e é nisso que estou pensando... E na medalha também, claro”, concluiu.


Rebeca Andrade é novamente a responsável por um dia histórico para o esporte brasileiro. Pela primeira vez, o Brasil leva a medalha de ouro do individual geral feminino no Campeonato Mundial de Ginástica Artística. O feito foi conquistado nesta quinta-feira, 3 de novembro de 2022, em Liverpool, na Grã-Bretanha.

A conquista se soma às suas duas medalhas Olímpicas no salto (ouro) e individual geral (prata) em Tóquio 2020 e às duas medalhas no Mundial de 2021, que foram ouro no salto e prata nas barras assimétricas.

Rebeca é apenas a segunda brasileira a subir no pódio do individual geral em Mundiais. A primeira foi Jade Barbosa, com o bronze em 2007.

Rebeca pode ir além e levar mais três medalhas em Liverpool. A ginasta compete nas decisões do solo, das barras assimétricas e da trave nos próximos dias. De quebra, ela ajudou o Brasil a conquistar um inédito quarto lugar na disputa mundial por equipes na terça-feira (1).

Com 56.899 pontos, Rebeca superou a americana Shilese Jones e a britânica Jessica Gadirova, que ficaram com a prata e o bronze, respectivamente.

"Significa muito para mim, porque ainda consigo competir depois das lesões e mostrar do que sou capaz. Sinto que posso mostrar muito mais e continuar fazendo ginástica", disse.

"Sempre sonhei em ser atleta Olímpica e campeã mundial, mas quando eu tinha 10 anos e tive que sair de casa, achava que ia ser muito difícil. Foi nesse momento que comecei a acreditar", explicou a ginasta.

Ela também ressaltou que, depois de Tóquio 2020, sua mentalidade em relação ao esporte mudou: "Nos Jogos Olímpicos, eu tinha o objetivo de apresentar a minha ginástica. Já aqui eu tinha o objetivo de continuar curtindo a minha ginástica".

A brasileira Flávia Saraiva também havia se classificado para a final do individual geral, mas sua lesão no tornozelo durante a classificatória a tirou da disputa. No entanto, Flávia pretende se apresentar na final do solo, aparelho em que se classificou na primeira posição.

Saiba como foram as apresentações de Rebeca e quando as outras medalhas serão disputadas no Mundial de 2022.

RELEMBRE | Todos os medalhistas do Brasil em Mundiais

Rebeca Andrade campeã mundial do individual geral: aparelho a aparelho

Rebeca começou sua apresentação com a sua marca registrada: o salto Cheng executado próximo à perfeição, com apenas um pequeno passo na chegada, que valeu nota 15.166 e abriu boa vantagem sobre Jade Carey, que fez o mesmo salto com execução pior.

Já nas barras assimétricas, Rebeca teve problemas. Ela errou em uma parada de mãos e depois quase perdeu a retomada após uma largada. A nota de 13.800 foi oito décimos pior que a da classificatória, fazendo com que a vantagem que a brasileira obteve no salto diminuísse. No entanto, ela manteve a liderança geral.

A tensão não a acompanhou na temida trave, aparelho em que Rebeca teve poucos desequilíbrios e perdeu apenas uma das conexões. Ela melhorou em relação à classificatória, com 13.533, e permaneceu na primeira posição.

O gran finale veio no solo, com a penúltima apresentação do "Baile de Favela". Rebeca passou de forma limpa pela série e tirou 14.400 para novamente reescrever a história do esporte brasileiro.

"Essa medalha significa todo o meu trabalho e da minha equipe, das meninas que treinam comigo e me deram apoio. A gente trabalha muito duro, todas as meninas, e eu imagino o quanto elas trabalharam para estar aqui também", afirmou Rebeca ao Sportv.

"Na paralela eu tive erros, mas fiquei forte até o final. Na ginástica, você tem que pensar muito rápido, tem que finalizar. Acho que isso mostra como eu estou evoluindo como atleta", acrescentou.

Por fim, Rebeca também explicou a importância do "Baile de Favela", série da qual ela se despede neste Mundial. "É para mostrar tudo que o preto é capaz. Eu me sinto orgulhosa de levar essa música para o mundo", disse. "No Brasil, as pessoas entendem a dificuldade que é uma pessoa preta chegar ao alto rendimento. Quero ajudar todas essas pessoas porque eu tive muita ajuda também."

EXCLUSIVO | Rebeca Andrade: 'Preciso respeitar meu corpo'

Rebeca Andrade está se preparando física e mentalmente para Paris 2024

Quando serão as próximas finais do Mundial de ginástica artística?

Sexta-feira, 4 de novembro

  • 14:45-18:10: final do individual geral masculino - com Caio Souza e Diogo Soares

Sábado, 5 de novembro

  • 10:15-15:10: finais por aparelhos - dia 1 (masculino do solo, do cavalo com alças e das argolas; feminino do salto e das barras assimétricas) - com Rebeca Andrade

Domingo, 6 de novembro

  • 10:15-15:10: finais por aparelhos, dia 2 (masculino do salto, barras paralelas e barra; feminino da trave de equilíbrio e do exercício de solo) - com Caio Souza, Arthur Nory, Rebeca Andrade e Flávia Saraiva

Onde assistir ao Mundial de Ginástica Artística

No Brasil, a transmissão é dos canais Sportv e do Canal Olímpico do Brasil.

Qual foi a primeira medalhista da ginástica feminina do Brasil?

Primeira medalha no individual geral Além de primeira medalha da história da ginástica feminina brasileira, Rebeca Andrade conquistou a primeira medalha do Brasil e da América do Sul em uma prova de individual geral, incluindo no masculino.

Quem ganhou ouro na ginástica feminina?

A brasileira Rebeca Andrade garantiu mais uma medalha para o seu já vitorioso currículo. A ginasta artística, que já havia sido campeã olímpica em Tóquio 2020 no Salto, garantiu o melhor lugar geral no Mundial de Ginástica de 2022, uma conquista inédita para a paulista de 23 anos e para o Brasil.

Qual atleta olímpica trouxe ao Brasil a primeira medalha de ouro feminina na ginástica artística?

Rebeca Andrade fez história neste domingo (01/08). Ela conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil na ginástica artística feminina nas Olimpíadas, durante competição do salto. A brasileira teve média de 15,083 pontos na disputa, a única entre as competidoras a conseguir ficar acima de 15,000.

Que ginasta brasileira ganhou medalha de ouro no solo feminino?

É de Rebeca Andrade, que fez história ao conquistar o primeiro ouro da ginástica artística feminina neste domingo, 1º, ao marcar 15.083 na prova do salto. Ela se tornou ainda a primeira mulher brasileira a conquistar duas medalhas numa mesma edição olímpica, já que havia conquistado a prata no individual geral.