Quando surgiu o tema sustentabilidade e qual a sua preocupação inicial?

Grátis

3 pág.

Quando surgiu o tema sustentabilidade e qual a sua preocupação inicial?

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 1 de 2

1. Para ser sustentável, é necessário fazer uso dos pilares da sustentabilidade em suas atividades, que são os seguintes: econômico, social, ambiental, cultural, espacial, político e psicológico. Garantir a sustentabilidade é assegurar um dos direitos humanos, e está previsto nos objetivos do desenvolvimento do milênio. Partindo deste pressuposto, descreva quando o tema sustentabilidade surgiu e qual sua preocupação inicial.
RESPOSTA ESPERADA:
O tema da sustentabilidade surgiu nos anos 60, quando alguns líderes da academia, indústria, diplomacia e sociedade civil reuniram-se para identificar os maiores problemas perante o mundo, e este grupo desenvolveu um conceito chamado “World Problematique”, ou seja, a Problemática Mundial.
QUESTÃO:
2. Com o aprimoramento das técnicas de trabalho, além da agricultura, outras atividades passam a ter grande importância econômica e social para o desenvolvimento das cidades e respectiva economia. Desta forma, surgem os metalúrgicos, ourives e também os mercadores, pessoas responsáveis pela troca de mercadorias e figuras importantes para o desenvolvimento da época, conhecida como Idade do Bronze. Assim sendo, qual o nome da revolução que surge neste período? Explique como ocorreu esse processo nas comunidades.
RESPOSTA ESPERADA:
O nome da revolução que surge nesse período é a Revolução Urbana. Nestas comunidades agrícolas, que eram autossuficientes, a agricultura ainda é a principal atividade, mas divide agora com o comércio e artesanato especializado. As atividades econômicas, antes agrícola e pastoril, foram diversificadas e tornaram-se mais complexas com a multiplicação dos ofícios ou profissões. Um sistema regular de trocas também impulsiona as atividades comerciais da época.
1. Nossos ancestrais nômades, apesar de não imprimirem grandes impactos ao meio ambiente, deixaram marcas de sua passagem sobre a Terra. O domínio do fogo foi um evento marcante em sua trajetória que trouxe alguns confortos, como alimentos e descanso mais seguros. No período da Revolução Neolítica, ocorreram muitas inovações que definiram o modelo econômico que possuímos até hoje em muitos países. O que caracteriza o sucesso dessa revolução e pelo que ela foi responsável?
RESPOSTA ESPERADA:
A Revolução Neolítica é marcada pela fixação de povos, anteriormente andantes, em locais definidos e o início da atividades com animais e cultivo de plantas. Portanto, o sucesso desse período se dá por conta do desenvolvimento progressivo das atividades agrícolas e pastoris, implicando significativamente o aumento populacional, pois houve melhoras tanto nas condições quanto na expectativa de vida.
QUESTÃO:
2. Muitas informações sobre desenvolvimento sustentável são vinculadas atualmente na mídia, tendo em vista as mudanças de postura da sociedade. São diversos os acontecimentos relacionados ao assunto que englobam as áreas: social, ambiental e econômica; sendo estas a base da sustentabilidade. Esse termo também tem sido flexibilizado para melhor atender aos interesses de quem usa o termo. Disserte sobre o desenvolvimento sustentável.
RESPOSTA ESPERADA:
Desenvolvimento sustentável se refere ao desenvolvimento das necessidades atuais, mas não afeta o desenvolvimento das gerações futuras no planeta, ou seja, não compromete os recursos renováveis e não renováveis do planeta.
1. A partir do momento em que o homem se tornou nômade, houve um maior controle na sua provisão de alimentos, estando, desta forma, livre do jugo e das leis da natureza. A disponibilidade de alimento para o abastecimento agora depende do trabalho humano e não mais dos caprichos da mãe natureza. Como consequência desta forma de vida menos fortuita, os aglomerados humanos começaram a aumentar, sendo necessário que uma área maior de terra fosse cultivada. Da delimitação das áreas cultivadas, nasce o conceito de propriedade, que implica um reconhecimento formal e coletivo de que o direito a um determinado trecho de terra, a um animal e até mesmo a um ser humano, pertence a um indivíduo.
Na notícia abaixo podemos observar que, em pleno século XXI, o homem continua sendo visto como posse: 
O trabalho escravo foi banido em quase todos os países, mas ainda existem muitas pessoas vivendo sob essa condição ao redor do mundo.
"Entre as mulheres, as formas mais comuns dessa violência são forçá-las a se casar, a fazer serviços domésticos ou a se prostituir. No caso dos homens, destaca-se o serviço em barcos da indústria da pesca. A chamada escravidão moderna atinge mais de 45,8 milhões de pessoas no mundo, segundo a edição deste ano do Índice Global de Escravidão, publicado pela Fundação Walk Free, da Austrália. A maioria (quase 35%) está na Ásia. Na América Latina, são 2,16 milhões de trabalhadores, 161,1 mil deles no Brasil - em 2014, eram 155,3 mil. Segundo o relatório, a incidência desse crime é maior nas áreas rurais no país, principalmente em regiões de cerrado e na Amazônia". 
FONTE: BBC Brasil, 3 junho 2016. Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/internacional-36429539>. Acesso em: 17 out. 2016.
Com base no exposto, escreva uma redação com o tema: DO HOMEM LIVRE AO HOMEM POSSE.
RESPOSTA ESPERADA:
À medida que a relação homem-terra muda, a relação homem-homem muda também, para uma relação de dono e propriedade. O valor do trabalho humano torna-se uma moeda preciosa, tornando o modelo escravocrata uma prática comum na época, pois, diante do surgimento dos primeiros aglomerados humanos, havia necessidade de mão de obra para a prática da agricultura, da criação de animais e do artesanato, da construção dos diques e canais de irrigação que possibilitaram o sucesso das atividades agropastoris. Vários eram os motivos que privavam a liberdade de uma pessoa: por ser um prisioneiro de guerra, por adquirir uma dívida, como punição por um crime, voluntariamente, em troca de alimento para si e para a sua família, ou por ser considerado culturalmente inferior. Na modernidade, a escravidão está mais fortemente ligada ao preconceito racial, baseado na ideia de inferioridade étnica.
1. Fora da África, o Brasil tem a maior população de origem africana, tendo sua cultura influenciado enormemente, principalmente no Nordeste brasileiro. Devido à quantidade de escravos recebidos e também pela migração interna destes, os estados de Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul foram os mais influenciados. As manifestações, os rituais e os costumes africanos eram proibidos, eram vistos como retrato de uma cultura atrasada, pois não faziam parte do universo cultural europeu e não representavam sua prosperidade no início do século XIX. Contudo, a partir do século XX, começaram a ser aceitos e celebrados como expressões artísticas genuinamente nacionais e hoje fazem parte do calendário nacional, com muitas influências no dia a dia de todos os brasileiros. Diante do enunciado, escreva uma redação com o tema: AS CONTRIBUIÇÕES DA CULTURA AFRICANA PARA A CULTURA BRASILEIRA QUE ESTÃO PRESENTES NO NOSSO COTIDIANO.
RESPOSTA ESPERADA:
A música: principal influência africana no Brasil é o samba, gerando vários subgêneros e ditando o ritmo da maior festa popular brasileira, o Carnaval. Os tambores da África trouxeram também outros cantos e danças, não só o samba, pois há também o maracatu, a congada, a cavalhada e o moçambique. 
A capoeira: desenvolvida inicialmente para ser uma defesa, foi se adaptando às cantorias africanas e ficaram mais parecidas com uma dança, permitindo assim que treinassem nos engenhos sem levantar suspeitas dos capatazes, foi proibido e depois liberado, sendo considerado o único esporte verdadeiramente nacional. 
Na religião, a África é o continente com mais religiões diferentes de todo o mundo. No Brasil, o Candomblé, a mais tradicional e africana dessas religiões, se originou no Nordeste. A Umbanda também se popularizou entre os brasileiros.
Na culinária, temos as contribuições africanas, como o vatapá, o acarajé, o caruru, o mungunzá, o

Página12

Qual é a preocupação inicial da sustentabilidade?

Sustentabilidade refere-se ao princípio da busca pelo equilíbrio entre a disponibilidade dos recursos naturais e a exploração deles por parte da sociedade. Ou seja, visa a equilibrar a preservação do meio ambiente e o que ele pode oferecer em consonância com a qualidade de vida da população.

Quando surgiu o tema sustentabilidade e qual sua preocupação inicial?

A ideia de desenvolvimento sustentável surgiu a partir do conceito de ecodesenvolvimento, proposto durante a Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, em Estocolmo, na Suécia, em 1972.

Quando e onde surgiu a sustentabilidade?

O conceito de sustentabilidade começou a ser delineado na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (United Nations Conference on the Human Environment – UNCHE), realizada em Estocolmo em 1972, e cunhado pela norueguesa Gro Brundtland no Relatório “Nosso Futuro Comum” (1987).

Por que surgiu o conceito de sustentabilidade?

O tempo tido como distante, em que sofreríamos os malefícios do uso irracional dos recursos naturais, é algo concreto e não mais enredo de filmes de ficção científica. Foi nesse contexto que surgiu a necessidade de se pensar em conceitos como a sustentabilidade.