Qual é a diferença entre inversora e transformadora?

Na área da soldagem é essencial ter um conhecimento sobre os equipamentos necessários para a realização do projeto. Saber qual deles devemos utilizar de acordo com as nossas necessidades. Dessa forma, no texto de hoje, mostrarei a você a diferença entre a máquina de solda inversora e transformadora. Primeiramente, iremos conhecer um pouco mais sobre as diferenças no funcionamento de cada um, para, por fim, descobrir porque a máquina de solda inversora é a mais promissora atualmente.

Diferenças uma máquina de solda inversora para transformadora??

Diferença tecnológica: A primeira diferença que podemos notar entre as máquinas transformadoras e inversoras, é que na primeira, o equipamento é formado por um núcleo revestido de bobinas de fios de cobre esmaltado, com isso opera em corrente alternada. Além disso, variando o posicionamento do núcleo, é possível modificar os valores da corrente e tensão. Contudo, devido a essa estrutura, o equipamento tende apresentar dificuldades com alguns tipos de eletrodos.

Do outro lado da moeda, está a inversora, lançada ao mercado amparada por circuitos eletrônicos, o que fornece a máquina, uma regulagem mais eficiente e confortável para os momentos de mudança de corrente e tensão. Ademais, é valido ressaltar, ainda, que ela permite ao soldador a possibilidade de trabalhar com gama muito superior de eletrodos, como por exemplos os eletrodos para alumínio.

Diferença no consumo energético: Devido ao seu tamanho portátil, acompanhada de sua tecnologia moderna, a máquina de solda inversora apresenta uma economia de energia de até 50% do gasto de uma máquina transformadora de solda. Ponto esse importante, visto que a energia elétrica está cada vez mais cara. 

Diferença no tempo de trabalho: Analisando o tempo de trabalho, ou seja, o quanto tempo a máquina pode operar sem a necessidade de descanso, a inversora supera em muito a transformada e isso pode ser visto por meio dos dados em um artigo da Boxer, nossa parceira.

Os melhores transformadores costumam operar com ciclos de trabalho de 30% (ou seja, a cada dez minutos, pode-se utilizar a máquina por três minutos e é preciso deixá-la em descanso pelos outros sete minutos para que o equipamento se resfrie). No caso da máquina de solda inversora, essa capacidade sobe normalmente para algo em torno dos 60% (seis minutos de trabalho por quatro de descanso), reduzindo, sensivelmente, a necessidade de parada. [Boxer, 2018]

Diferença na estrutura: Analisando as estruturas podemos notar o quão robusto a máquina transformadora de solda é. Dessa maneira, podemos concluir que a máquina de solda inversora é mais útil para o transporte em setores confinado e, além disso, não prejudicam na saúde do soldador com problemas relacionados a ergonomia.

Figura 1 – Máquina de Solda Inversora

Qual é a diferença entre inversora e transformadora?
fonte: https://boxersoldas.com.br/

Diferença na usabilidade: As inversoras de solda possuem painéis de controle extremamente simples, com potenciômetros e displays indicativos das funções que a máquina oferece. Enquanto isso, as transformadoras o processo é realizado por manivela, que pode acabar gerando um desgaste ao soldador, sendo nada ágil e dando brechas para ajustes não muito precisos.

Portanto, podemos resumir os principais pontos que elegem a Máquina de Solda Inversora superior a transformadora.

Vantagens

       – Não corre o risco de o eletrodo grudar na peça.

       – Menor consumo de energia

       – Mais leve

       – Maior Potência

       – Fácil Manuseio

Desvantagens

       – Preço elevado nas peças de troca  

Por ser um equipamento muito utilizado, as máquinas transformadoras de soldas, existe um fácil acesso as suas peças de reposição e com isso um barateamento em sua manutenção.

Quer conhecer mais sobre as máquinas de solda Inversoras? Clique aqui para acessar o site de nossa parceira.

Gostou do artigo? Não esqueça de deixar sua opinião na aba de FEEDBACK (lado direito da tela), ela é muito importante para que possamos trazer cada vez mais conteúdos relevantes e de qualidade para você.

Jeferson Andrade

Diretor de Marketing

Qual é a diferença entre inversora e transformadora?

Dois equipamentos com características distintas e a mesma função. Estamos falando de máquinas de solda, especificamente, das alternativas entre a segurança do antigo e robusto transformador e a modernidade da nova máquina de solda inversora.

O mundo, cada vez mais aberto às escolhas de opções variadas em todos os campos de trabalho, também se apresentou ao mercado de soldagem. E isso leva a questionamentos novos como, justamente, o que dá título a este texto. Afinal de contas, qual a diferença entre transformadores e inversoras de solda? Quais elementos presentes em um e que estão também disponíveis no outro? E quais características são exclusivas de cada modelo?


Loja de máquinas e equipamentos para solda

A RML Máquinas e equipamentos tem uma vasta experiência no comércio de máquinas de solda e equipamentos e acessórios para solda. São máquinas de solda Mig/MAG, Tig, MMA. CUT, Inversoras e transformadores para solda. Além disso, você encontra também Arames, esquadros, máscaras de solda, esquadros magnéticos e outros produtos.


Diferença de tamanho entre inversora e transformador

A diferença entre os produtos fica clara ao expor um ao lado do outro. Os transformadores de solda são equipamentos robustos, capazes de lidar com o ambiente das metalúrgicas, serralherias e oficinas que, normalmente, exigem materiais resistentes. As inversoras de solda, por sua vez, se destacam por serem compactas e, por consequência, fáceis de serem transportadas por alças fixas ou removíveis: e é aí que aparece o primeiro diferencial.

A máquina de solda inversora chegou ao mercado com a proposta de facilitar alguns trabalhos – especialmente os de manutenção – em locais nos quais seria difícil chegar com um transformador. Serviços de serralherias, que exigem operações em telhados, por exemplo, se tornam muito mais simples se o soldador tem à mão uma máquina leve e que pode ser levada a qualquer lugar. As inversoras chegam a pesar 30% de um transformador.

Potência

A lógica diria que os parrudos transformadores são tão mais potentes quanto maiores que as pequenas e inovadoras soldadoras. Errado! A lógica, neste caso, é contrariada. A máquina de solda inversora é compacta no tamanho, mas gigante na potência. Elas operam na faixa dos 100 khz – enquanto seu antecessor trabalha na faixa dos 60 khz – o que, na prática, faz com que a dissipação eletromagnética seja facilitada mesmo trabalhando com um transformador bem menor que o irmão mais velho.

Tecnologia

Nesse quesito, a diferença entre transformadores de solda e inversoras se torna maior que uma simples questão de tamanho físico. A máquina de solda inversora se apresentou ao mercado amparada por circuitos eletrônicos. Na prática, isso significa mais eficiência e conforto nos momentos de mudança de corrente e tensão. Além disso, ela oferece ao soldador a possibilidade de trabalhar com um número muito maior de eletrodos. As melhores máquinas do mercado, mais modernas e eficazes, são capazes de soldar todo e qualquer tipo de eletrodo.

Outro ponto que merece destaque é a facilidade proporcionada pelos displays digitais disponíveis nas máquinas mais atualizadas. A regulagem de potência se torna mais simples e precisa.

Por outro lado, os transformadores possuem as limitações comuns a equipamentos concebidos sem a disponibilidade atual da tecnologia. São máquinas simples, com a limitação de trabalhar com eletrodos E6013/OK46 e suscetíveis a contratempos, como o eletrodo ficar grudado na peça quando há variação para uma tensão menor que 220 V.

Uma característica que torna os ​transformadores uma boa opção é seu custo de manutenção. Encontrar peças de reposição é uma tarefa fácil e o valor de reparo normalmente pode ser considerado baixo.

Quando se trata de inversoras, você estará na dependência de uma boa empresa ou de um técnico para o conserto. Atualmente, no Brasil, a principal ação dos assistentes técnicos se resume à troca da placa para fazer o equipamento voltar à ativa, e isso pode custar caro.

Transformadores de solda

Essas máquinas só produzem corrente alternada (AC ou CA) na saída. Portanto, só podem ser usadas para soldar eletrodos “E6013/OK46”, o que restringe sua aplicação em áreas industriais.

Esse tipo de máquina é supersimples, e nada mais é do que um transformador normal (como esses que temos em casa para ligar a geladeira 220 V em uma tomada 110 V) com dois cabos na saída preparados para a solda.

Como não possuem tecnologia alguma, essas máquinas possuem algumas limitações. Por exemplo, se a rede está fraca e a máquina recebe menos que os 220 V teóricos, o eletrodo tende a grudar na peça.

Outra restrição dessas máquinas é em relação ao consumo. Geralmente, é preciso ligar essas máquinas direto no padrão de energia do estabelecimento por ela consumir muita energia. Por isso, dificilmente residências possuem cabeamento que suportem o consumo desse tipo de equipamento.

Qual é a diferença entre inversora e transformadora?

Inversoras de solda

Esse tipo de máquina caracteriza-se por sua estrutura eletrônica, similar a de um computador.

A eletrônica desse tipo de máquina é baseada em quatro componentes principais: Capacitor, IGBT, Diodos e o transformador principal. Sendo que a qualidade deles é o que vai dizer se uma máquina vai ter maior ou menor durabilidade.

Fato é: utilizando componentes de procedência duvidosa é que alguns importadores conseguem imprimir custos mais baixos que outros. Portanto, fique atento com as inversoras de baixíssimo custo!

Qual é a diferença entre inversora e transformadora?

Custo-benefício

As modernas máquinas inversoras de solda são capazes de soldar qualquer tipo de eletrodo, e isso se torna um grande atrativo para a sua aquisição. Afinal de contas, o mesmo equipamento é capaz de realizar várias tarefas, soldando os mais diversos tipos de materiais. Apenas trocando o tipo de eletrodo, você pode soldar desde o aço inox até o ferro fundido.

Outra adaptação que pode ser feita facilmente é para a solda TIG. Com uma inversora de boa qualidade, é possível, apenas com uma tocha TIG e um cilindro de gás argônio, passar a soldar esse processo. As transformadoras, por sua vez, como já dissemos, são limitadas nesses aspectos.

Comprar inversora de solda

Comprar transformador de solda

Ciclo de trabalho

E quanto à eficácia do trabalho?

Os melhores transformadores costumam operar com ciclos de trabalho de 30% (ou seja, a cada dez minutos, pode-se utilizar a máquina por três minutos e é preciso deixá-la em descanso pelos outros sete minutos para que o equipamento se resfrie). No caso da máquina de solda inversora, essa capacidade sobe normalmente para algo em torno dos 60% (seis minutos de trabalho por quatro de descanso), reduzindo, sensivelmente, a necessidade de parada.

O mercado, contudo, já disponibiliza equipamentos com capacidade de operação em 100% do ciclo, ou seja, solda sem parar. Isso representa um evidente ganho de tempo e produção que, no fim das contas, significa economia e rapidez na entrega do serviço.

Com relação ao consumo de energia, ponto a favor da máquina de solda inversora, graças à sua tecnologia moderna, esse tipo de equipamento reforçado pela eletrônica se mostra comprovadamente mais eficaz na economia de energia. Sua economia pode chegar a 50% do gasto de um transformador de solda.

Em síntese

Os dois equipamentos são úteis e podem muito bem trabalhar em complemento um do outro. Na verdade, esse seria o melhor dos caminhos.

Os bons e velhos transformadores continuam tendo uma função importante no processo de soldagem. Esses equipamentos robustos acabam tendo seu lugar em ambientes que exigem uma operação mais “rústica” e, ​ainda, são ​uma alternativa eficiente ​na ​soldagem ​com ​eletrodos ​revestidos.

Mas a tecnologia também dá amparo e torna mais eficientes os serviços do dia a dia. E, para isso, você pode contar com a agilidade e otimização de espaço de um equipamento moderno e com ciclo de operação mais eficiente, algo disponível nessas pequenas notáveis.

Em nossa série sobre o que é soldagem, já abordamos diversas técnicas de solda:

  • Soldagem MIG/MAG
  • Soldagem TIG
  • Soldagem MMA
  • Segurança na soldagem
  • Máquinas de solda

Transformadores de solda

Essas máquinas só produzem corrente alternada (AC ou CA) na saída. Portanto, só podem ser usadas para soldar eletrodos “E6013/OK46”, o que restringe sua aplicação em áreas industriais.

Esse tipo de máquina é supersimples, e nada mais é do que um transformador normal (como esses que temos em casa para ligar a geladeira 220 V em uma tomada 110 V) com dois cabos na saída preparados para a solda.

Como não possuem tecnologia alguma, essas máquinas possuem algumas limitações. Por exemplo, se a rede está fraca e a máquina recebe menos que os 220 V teóricos, o eletrodo tende a grudar na peça.

Outra restrição dessas máquinas é em relação ao consumo. Geralmente, é preciso ligar essas máquinas direto no padrão de energia do estabelecimento por ela consumir muita energia. Por isso, dificilmente residências possuem cabeamento que suportem o consumo desse tipo de equipamento.

Qual é a diferença entre inversora e transformadora?

Inversoras de solda

Esse tipo de máquina caracteriza-se por sua estrutura eletrônica, similar a de um computador.

A eletrônica desse tipo de máquina é baseada em quatro componentes principais: Capacitor, IGBT, Diodos e o transformador principal. Sendo que a qualidade deles é o que vai dizer se uma máquina vai ter maior ou menor durabilidade.

Fato é: utilizando componentes de procedência duvidosa é que alguns importadores conseguem imprimir custos mais baixos que outros. Portanto, fique atento com as inversoras de baixíssimo custo!

Qual é a diferença entre inversora e transformadora?

Qual a diferença entre inversora e transformadora?

No que diz respeito à corrente, o transformador trabalha com corrente alternada, enquanto que o inversor trabalha com corrente contínua. O inversor de solda é composto por uma placa eletrônica deixando o equipamento mais leve e com um baixo consumo de energia.

Qual a melhor máquina de solda inversora ou transformadora?

Com relação ao consumo de energia, ponto a favor da máquina de solda inversora, graças à sua tecnologia moderna, esse tipo de equipamento reforçado pela eletrônica se mostra comprovadamente mais eficaz na economia de energia. Sua economia pode chegar a 50% do gasto de um transformador de solda.

O que é máquina de solda transformadora?

Transformadora de solda Os transformadores são máquinas mais antigas utilizadas na solda, que trabalham somente com corrente alternada. São constituídos basicamente por um núcleo revestido por enrolamento de bobinas de cobre. Por esse motivo, essa máquina só derrete eletrodos 60 - 13.

Qual a diferença da máquina de solda para inversora?

As máquinas de solda são capazes de trabalhar com materiais que exigem mais resistência. Por sua vez, as inversoras de solda se destacam pelo tamanho bem mais compactos e, é claro, facilitando o transporte de um lado para o outro, porque possuem alças fixas ou removíveis.