Qual é a importância da pesquisa de fontes de energia alternativas ao petróleo no cenário atual?

O Petróleo é a mais importante fonte de energia da atualidade, pois é através dele que se possibilita a realização de inúmeras atividades. Ele é utilizado principalmente na forma de combustíveis automotivos, como a gasolina e o óleo diesel, e também sendo queimado no funcionamento das usinas termoelétricas. Além disso, ele é uma importante matéria-prima utilizada na fabricação de plásticos, tintas, borrachas sintéticas e alguns outros produtos.

Trata-se de uma substância oleosa, altamente inflamável e de coloração negra ou castanho escura, de origem fóssil e não renovável, ou seja, ele poderá deixar de existir com o passar dos anos. Quimicamente falando, trata-se de um hidrocarboneto, pois é constituído por átomos de hidrogênio e carbono.

Esse combustível é encontrado em zonas de bacias sedimentares, em camadas muito abaixo da superfície, geralmente em regiões oceânicas. Para extraí-lo, constroem-se plataformas petrolíferas que têm a missão de perfurar o solo e encontrar abaixo dos mares essa importante substância. A profundidade em que ele se encontra varia muito, em alguns casos ele se localiza imediatamente abaixo dos solos, o que facilita a sua extração, em outros casos ele é encontrado em profundidades mais elevadas, a exemplo do petróleo brasileiro.

Qual é a importância da pesquisa de fontes de energia alternativas ao petróleo no cenário atual?

Plataforma petrolífera em alto-mar

Apesar de seu consumo ter diminuído ao longo dos últimos anos, o petróleo ainda é considerado o recurso básico da sociedade industrial contemporânea. É responsável por cerca de 35% do total de consumo de energia no mundo, o que lhe garante a liderança em relação a outras fontes de energia.

Por conta de sua importância vital para o abastecimento de energia que garante o funcionamento das sociedades, o petróleo é considerado um recurso natural extramente estratégico. Isso significa que aqueles que o possuem, além de uma fonte de renda, adquirem também um certo domínio de poder, pois muitas nações do mundo desejarão adquirir esse recurso para abastecimento interno.

Atualmente, as maiores reservas petrolíferas no mundo – cerca de 60% - encontram-se no Oriente Médio, uma região localizada no continente asiático, bem próxima à Europa e ao norte da África. Por conta disso, inúmeros desentendimentos geopolíticos ocorreram e ainda ocorrem nessa região, a maioria deles envolvendo ou tendo a participação dos Estados Unidos da América (EUA), que são bastante dependentes do petróleo para se desenvolverem.

Os EUA estão entre os maiores produtores de petróleo, mas são também aqueles que mais consomem, de modo que sua produção interna não é capaz de dar conta de todo o seu consumo, o que o faz intervir politicamente em outras regiões a fim de conseguir melhores acordos comerciais para garantir a compra com preços menos elevados.

O Brasil também está entre os grandes produtores de petróleo do mundo, porém a sua produção ainda não lhe garante o grau de exportador, uma vez que o consumo interno desse elemento também é elevado. No entanto, isso poderá mudar nos próximos anos com as descobertas da região do Pré-Sal, no litoral do país, o que irá nos garantir uma boa renda com a exportação.

De todo modo, estimativas apontam que o petróleo no mundo deve acabar em um futuro próximo, em cerca de 40 ou 50 anos, desde que mantidos os atuais padrões de consumo. Por esse motivo, vários países – incluindo o Brasil – estão investindo em novas tecnologias para a produção de outros combustíveis, de preferência aqueles que poluem menos que o petróleo.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia
 

Qual é a importância da pesquisa de fontes de energia alternativas ao petróleo no cenário atual?

Atualmente, a maioria dos países (incluindo o Brasil) depende dos combustíveis fósseis, em diferentes porcentagens, para geração de energia. No entanto, esses combustíveis não são renováveis, isto é, utilizam recursos finitos. Em contraste, os muitos tipos de recursos de energia renovável – como a energia eólica e solar – são constantemente reabastecidos e nunca se esgotam. Nesse texto, vamos mostrar a importância da energia renovável.

O que é energia renovável?

Podemos definir como energia renovável aquela energia que é obtida de fontes naturais capazes de se regenerar e, portanto, virtualmente inesgotáveis; ao contrário dos recursos não-renováveis. São conhecidas pela imensa quantidade de energia que contêm, e porque são capazes de se regenerar por meios naturais.

Tipos de Energias Renováveis

  • Energia eólica: a energia obtida do vento
  • Energia solar: a energia obtida do sol. As principais tecnologias aqui são solar fotovoltaica (usando a luz do sol) e solar térmica (usando o calor do sol).
  • Energia hidráulica ou hidroelétrica: energia obtida de rios e outras correntes de água doce.
  • Biomassa e biogás: energia extraída de material orgânico.
  • Energia geotérmica: energia térmica de dentro da Terra.
  • Energia maremotriz: energia obtida das marés.
  • Energia do hidrogênio: energia obtida da combinação do hidrogênio com o oxigênio, produzindo vapor de água e libertando energia que é convertida em eletricidade.

Por que a energia renovável é importante?

As energias renováveis são fontes de energia limpa, inesgotáveis e cada vez mais competitivas em relação às tradicionais. Elas diferem dos combustíveis fósseis principalmente em sua diversidade, abundância e potencial para uso em qualquer lugar do planeta, mas acima de tudo porque não produzem gases de efeito estufa – que causam mudanças climáticas – e poluem menos o meio ambiente. Seus custos também estão caindo, enquanto a tendência geral de custo para os combustíveis fósseis é na direção oposta, apesar de sua volatilidade atual.

Mudanças Climáticas

O desenvolvimento de energia limpa é vital para combater as mudanças climáticas e limitar seus efeitos mais devastadores. 2014 foi o ano mais quente já registrado. A temperatura da Terra aumentou em média 0,85°C desde o final do século XIX, afirma National Geographic em sua edição especial de novembro 2015 sobre as alterações climáticas.
Enquanto isso, cerca de 1,1 bilhão de habitantes (17% da população mundial) não têm acesso à eletricidade. Igualmente, 2,7 bilhões de pessoas (38% da população) usam biomassa convencional para cozinhar, aquecer e iluminar suas casas – com sérios riscos à sua saúde.

Acesso para todos

Um dos objetivos estabelecidos pelas Nações Unidas é conseguir o acesso à eletricidade para todos até 2030, uma meta ambiciosa, considerando que, até então, de acordo com as estimativas da AIE, 800 milhões de pessoas não terão acesso à eletricidade, se as tendências atuais continuarem.

Vantagens das energias renováveis

As energias renováveis não emitem gases de efeito estufa nos processos de geração de energia, tornando-se uma solução mais limpa e viável para evitar a degradação ambiental.

Inesgotável

A maior parte das fontes de energia poluentes é finita, esgotável. As reservas de petróleo e gás vão chegar ao fim algum dia, o que pode causar um impacto global que causaria um colapso. A energia renovável, pelo contrário, não explora os recursos naturais dessa maneira. Ela se aproveita de fontes inesgotáveis, que podem ser aproveitadas sem impacto.

Economia

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, em alguns países, a indústria de energia renovável atingiu o chamado ponto de inflexão. Isso significa que ela custa o mesmo – ou até menos – do que as fontes poluentes.

Geração de empregos

O aperfeiçoamento constante do setor de energia renovável, o tem tornado cada vez mais competitivo. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a indústria de energia renovável já gera mais empregos que as de combustíveis tradicionais e poluentes.

Criação de novas tecnologias

Por mais que a indústria de energia renovável venha se aperfeiçoando cada vez mais, muitas das tecnologias envolvidas são novas. Consequentemente, há um incentivo à inovação, pesquisa, e criação de novas tecnologias.

Desenvolvimento econômico

A redução dos custos, geração de empregos e inovação tecnológica são especialmente importantes: são fatores essenciais para que uma nação seja mais competitiva.

Menor impacto ambiental

O impacto ambiental é menor do que o provocado pelas fontes de energia com origem nos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), uma vez que não produzem dióxido de carbono ou outros gases responsáveis pelo “efeito estufa”.

O futuro

Sem dúvida, o uso das energias renováveis são essenciais para o futuro da humanidade. A continuação do uso de combustíveis fósseis só agravará os impactos das mudanças climáticas e seus custos. Esse tipo de energia é claramente a solução para muitos problemas globais e espera-se que o Brasil invista cada vez mais nesse setor. As futuras gerações agradecem.

Quais são as principais vantagens do uso dessa fonte de energia?

Principais características das fontes de energia.

Qual é a importância da pesquisa de fontes de energia alternativas?

Ela é utilizada como forma de “reduzir o impacto ambiental, disciplinando a ação humana e impondo limites à utilização dos recursos naturais. A energia alternativa renovável substitui outras fontes energéticas convencionais, como petróleo e gás natural.

Quais são as fontes de energia mais interessantes para substituir o petróleo?

Resposta. Existem várias fontes de energia e de combustível além do petróleo, algumas como a energia eólica, a energia solar, etanol, o biodiesel, o hidrogênio e combustíveis sintéticos.

Qual é a importância da pesquisa de fontes de energia alternativas ao petróleo no cenário atual de mudanças climáticas globais?

Produzem menos impactos negativos no meio ambiente, se comparadas às fontes convencionais. Oferecem poucos riscos, se comparadas ao uso de energia nuclear. Utilizar as fontes alternativas de energia reduz a dependência energética do atual modelo energético mundial, baseado no uso de combustíveis fósseis.