Qual é a importância das frutas e verduras e legumes em nossa alimentação?

Show

Destaque

A importância do maior consumo de Frutas, legumes e verduras (FLV) já é conhecida por todos, entretanto a última Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2008-2009, mostra que cada brasileiro consome apenas 100 gramas desse grupo alimentar por dia. A Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda a ingestão de pelo menos 400 gramas desses alimentos diariamente, que podem ser divididos em cinco porções de 80 gramas.O consumo regular de FLV é um importante fator de proteção e de prevenção das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Estudos mostram uma importante associação entre o consumo adequado desses alimentos e menor risco de mortalidade por doença cardiovascular e neoplasias. De acordo com a OMS, até 2,7 milhões de vidas poderiam ser salvas anualmente em todo o mundo se houvesse maior inclusão de FLVs nas refeições diárias e diminuição da ingestão de alimentos com altas concentrações de gorduras saturadas, açúcar e sal.Pratos compostos com grande variedade de vegetais, apresentam maior diversidade de vitaminas e minerais necessários para o equilíbrio do corpo, além de terem ação protetiva que fortalece o sistema imunológico por meio de substâncias fotoquímicas. Estudos apontam que esses nutrientes não possuem a mesma atividade se consumidos na forma de suplementos. (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Algumas pessoas ainda acreditam que manter uma alimentação saudável custa caro, mas em um país produtor de grande variedade de alimentos como o Brasil, torna-se possível fazer refeições corretas e equilibradas com valores acessíveis se a sazonalidade dos produtos for respeitada. Além disso, FLVs da época, geralmente, apresentam qualidade nutricional mais elevada.A versatilidade dos vegetais é um dos maiores incentivos para manter o consumo adequado desses alimentos no dia a dia. Eles podem ser utilizados em saladas, sopas, refogados e sucos. Quanto mais colorida ficar a refeição, mais nutrientes estão disponíveis para o corpo absorver.Diante de tantos benefícios apresentados, considere aumentar o consumo de frutas legumes e verduras para manter o equilíbrio e a saúde nas diferentes fases da vida.Acesse a notícia na página da Secretaria da Agricultura e Abastecimento – Codeagro.Fonte:  Jaine Bezerra Costa e Bruno Alves Pereira, Cesans – Codeagro.  Imagem: Pixabay

Em suas publicações, o Canal Nutrição da Rede T4H tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Canal Nutrição tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Os comentários constituem um espaço importante para a livre manifestação dos usuários, desde que  cadastrados no Canal Nutrição e que respeitem os Termos e Condições de Uso. Portanto, cada comentário é de responsabilidade exclusiva do usuário que o assina, não representando a opinião do Canal Nutrição, que pode retirar, sem prévio aviso, comentários postados que não estejam de acordo com estas regras.

Leia também

Qual é a importância das frutas e verduras e legumes em nossa alimentação?

Frutas são alimentos saudáveis, e assim como as verduras e legumes, possuem uma grande variedade de vitaminas, minerais e fibras. Por essa razão, o seu consumo ajuda a prevenir diversos tipos de doenças, tais como as do coração e alguns tipos de câncer. Apesar disso, apenas 10% dos brasileiros consome o que a Organização Mundial da Saúde recomenda, o que pode estar se refletindo na saúde da nossa população.  

O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, e devido às suas proporções continentais, apresenta uma gama bastante diversificada desses alimentos, a um preço relativamente acessível, quando comparado a outros países. Entretanto, alguns pesquisadores sobre alimentação dizem que o consumo de frutas não está presente na cultura alimentar do brasileiro, pois não é um alimento associado a uma fonte de prazer.

Sabemos que o prazer é uma variável que deve ser considerada na hora de realizarmos nossas refeições, mas por que não aliar isso a um benefício para a saúde? 

As frutas possuem seu ápice de sabor e nutrientes quando estão na sua época e se apresentam maduras. Apesar de termos algumas frutas durante o ano inteiro, podemos perceber quando elas estão na época quando o preço está mais em conta. 

Confira abaixo a relação de frutas que estão na época agora em janeiro:

Frutas
Melancia, pêssego, pêra, banana prata, abacaxi pérola, goiaba, ameixa, entre outras.

Quanto mais colorida e variada for a nossa alimentação, com maior proporção de alimentos in natura, mais benefícios teremos para a nossa saúde. Pensando nisso, que tal tentar experimentar frutas que normalmente não consumimos, mas que estão à nossa disposição a um preço acessível? 

Podemos nos inspirar no Programa 5 ao Dia (veja aqui) e incorporar pelo menos 5 frutas ou verduras de cores diferentes ao longo de um dia. Pode parecer difícil em um primeiro momento, mas se conseguirmos colocar nos intervalos das grandes refeições, ou como sobremesa do almoço ou do jantar, logo, logo estaremos consumindo mais frutas e trazendo mais saúde para a nossa vida!

Fabiana Tanabe

Nutricionista CRN-2 9727

Qual é a importância das frutas verduras e legumes na nossa alimentação?

Além de colaborarem para aumentar a diversidade do consumo alimentar, o seu consumo contribui para a manutenção de um peso adequado e para a prevenção da obesidade e de outras doenças crônicas relacionadas à má alimentação.

Porque as frutas são importantes na nossa alimentação?

Elas são fontes de hidratação, além de possuírem diversos minerais e vitaminas que são muito importantes para o nosso organismo. Frutas cítricas, como laranja e limão, são ricas em vitamina C. Essas frutas fortalecem nosso sistema imunológico e possuem antioxidantes, fundamentais para reduzir a ação do envelhecimento.

Qual é a importância da verdura?

As verduras e os legumes são grandes fontes de carboidratos, fibras, água e vitaminas. As folhas das verduras contêm clorofila, que limpa e oxigena o sangue. As de cor mais intensa (verde escura) são abundantes em ácido fólico, importante antianêmico, além de serem boas fontes de cálcio, fósforo e ferro.