Qual é a principal característica da ocupação da Região Sul?

A Região Sul apresenta paisagens, características, e aspectos culturais ímpares. A ocupação do território foi marcada pela Imigração Europeia em duas ondas. Uma das ilhas dos Açores, em 1750, e outra com Alemães e Italianos, a partir de 1850. Confira:

O sul do Brasil chama a atenção por suas paisagens diversificadas, resultado principalmente de um fator climático fundamental: as quatro estações do ano bem definidas.  Esse fator também influenciará na vegetação onde predominam Araucárias e Campos. 

É a região mais fria do Brasil, apresentando geadas, nevascas, tempestades, devido ao clima subtropical, pois a região está localizada ao sul do Trópico de Capricórnio. Assim, as temperaturas variam de 14°C a 20° C.

As chuvas são bem distribuídas ao longo do ano, favorecendo atividades econômicas tais como a agricultura e a criação de gado.

Qual é a principal característica da ocupação da Região Sul?
A vegetação do Sul é caracterizada pelo predomínio da Mata de Araucárias ou Mata dos Pinhais, localizada no Paraná e em Santa Catarina, devido à intensa exploração desde a época colonial, e a urbanização. Isso ocorreu também com a Mata Atlântica.

Hoje, a vegetação de campos é a que domina. Grandes áreas planas, de gramíneas recobrem os pampas gaúchos facilitando a criação de gado. O relevo é caracterizado pelas Serras, e a hidrografia associada às áreas de planalto.

Temos aproveitamento das atividades econômicas como irrigação da agricultura, navegação, abastecimento urbano, e geração de energia – hidrelétricas.

Qual é a principal característica da ocupação da Região Sul?
Na paisagem, contudo, destacam serras e vegetação típica, com estas araucárias à direita na imagem.

História da Região Sul

Vamos entender como se deu a ocupação dessa região?

A colonização do sul do Brasil foi fortemente influenciada pela imigração alemã e italiana. Seu legado foi deixado através de tradições que os povos do sul mantem até hoje. Essa imigração consolidou a ocupação.

Ela ocorreu a partir de de 1750, pois com o Tratado de Madri o território da parte Sul do Brasil passou as mãos dos portugueses definitivamente, sem mais litígio com os espanhóis. Em seguida  foi incentivada a imigração de europeus.

A Imigração Europeia para o Sul do Brasil

Veja que show este resumo do professor Felipe, para você aprender de vez.

Excelente. Veja agora os principais destinos de Açorianos, Alemães e Italianos no Sul do Brasil

No século XVIII, portugueses da Ilha dos Açores vieram para se fixar no litoral de Santa Catarina, e partes do Paraná e do Rio Grande do Sul. Depois, no século XIX, vieram os alemães que se fixaram em São Leopoldo (RS), Rio Negro (PR) e São Pedro de Alcântara (SC).

Os alemães fundaram posteriormente em Santa Catarina as cidades de Joinville, Blumenau e Brusque.

A imigração italiana predominou em Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Garibaldi (RS). Poloneses, ucranianos e ainda japoneses vieram em número menor, e se estabeleceram no sul do país. Esses povos impulsionaram a vida na região, fundaram aldeias, estabeleceram seu ritmo de vida, com suas tradições, culinária, língua, e cultura.

Resumo Gratuito da Industrialização no país, inclusive da Região Sul

Veja com o professor Rafael Carrieri uma aula-resumo bem focada para você mandar bem:

Muito bom o professor Rafael. Vamos seguir:

Características do Sul do Brasil e sua Economia.

Apesar de ser a menor região do território nacional, possui um elevado índice de urbanização sendo 81% urbana e 19% rural.  O maior índice demográfico se concentra no Rio Grande do Sul, seguido pelo Paraná e Santa Catarina. Apresenta os indicadores sociais mais elevados do país, tais como alfabetização e renda per capita.

Seus estados estão entre os seis primeiros colocados no ranking de melhor índice de desenvolvimento humano. IDH.  Apesar de todos esses índices favoráveis, a região enfrenta problemas sociais como fome, desemprego, falta de moradias, etc.

A Região sul tem uma importante participação no PIB (Produto Interno Bruto), com cerca de 16,2%, segundo dados do IBGE 2013. Destaque para as atividades agropecuárias, bem como para as atividades das indústrias, comércio e serviços.

Pecuária

Destaque para a produção de suínos e aves. No Rio Grande do Sul encontra-se o maior rebanho bovino.

Agricultura

Base familiar, pequenas e grandes propriedades, produção agrícola diversificada devido ao clima. Destaque para trigo, aveia, cevada, centeio, uva e maçã, café, soja, fumo, batata, cebola, culturas de arroz.

Extrativismo

Destaque para o carvão mineral produzido em Santa Catarina, nas cidades de Criciúma, Lauro Muller, Siderópolis e Urussanga.

Indústria

É a segunda região mais industrializada do país, com destaque para as indústrias têxteis, metalúrgicas, alimentícias, de couro e calçados e as indústrias de bebidas.

Comércio e Serviços

Destaque para o desenvolvimento do turismo. Pontos mais visitados a Serra Gaúcha (RS), As Cataratas do Iguaçu (PR), e as festas como Oktoberfest em Blumenau e Festa do Pinhão em Lages, cidades catarinenses.

Não perca esse vídeo aula sobre a Mata de Araucária! Vamos enriquecer nossos conhecimentos? Acompanhe!

Dica do Blog – Que tal ficar por dentro de mais esse assunto que é cobrado no Enem e nos Vestibulares. Vamos ler? Desmatamentos e Queimadas, a destruição da biodiversidade terrestre. https://blogdoenem.com.br/desmatamentos-queimadas-biodiversidade/

Vamos exercitar o que aprendemos na aula de hoje? Exercite seus conhecimentos.

(UFSC) – Dentre os fatores que diferenciam a Região Sul das demais regiões brasileiras destaca-se:
a) A monocultura da cana-de-açúcar.b) Predomínio de população branca de origem europeia.
c) O clima quente e úmido do tipo equatorial.
d) Os prolongados períodos de seca.
e) O predomínio das atividades extrativas vegetais.

Resposta correta letra B.

Dica 4 – Relembre outros assuntos de Geografia acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem.

Qual é a principal característica da ocupação da Região Sul?

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.

Qual a principal característica da região sul?

A região Sul do Brasil tem como uma de suas características a forte presença europeia em seu processo de colonização e povoamento. Assim, possui traços europeus marcantes na arquitetura, na culinária, na população e até no clima, pois é a única do país cujos estados estão abaixo do Trópico de Capricórnio.

Qual é a característica marcante sobre a população na região sul?

Uma das principais características da população sulista é a forte influência dos europeus. A Região recebeu vários migrantes da Alemanha, Itália, Polônia, entre outros. Com isso, os estados do Sul apresentam várias manifestações culturais de origem europeia.

Como foi a colonização da Região Sul do Brasil?

Os principais colonizadores foram os italianos, que se fixaram principalmente na região serrana, no nordeste do estado, e os alemães, que ocuparam a região do vale do rio dos Sinos, ao norte de Porto Alegre. Os portugueses, entre eles os açorianos, permaneceram no litoral.

Quais foram os dois grandes movimentos que muito contribuíram para ocupação da região sul?

As missões jesuíticas e a pecuária foram importantes para a ocupação da região sul.