Qual é o maior órgão do sistema nervoso que ocupa quase toda a caixa craniana?

Galerias de Imagens > > Mecanismos Biol�gicos

  • Anterior
  • Iniciar exibi��o sequencial
  • Parar exibi��o sequencial
  • Ampliar Imagem
  • Salvar Imagem
  • Pr�xima

Anatomia da cabe�a

Qual é o maior órgão do sistema nervoso que ocupa quase toda a caixa craniana?

Na cabe�a est�o situados estruturas importantes do corpo humano, como: os �rg�os dos sentidos: audi��o, olfato, vis�o e paladar; o cerebelo, as meninges, o bulbo raquidiano e outras, que se encontram protegidas pela caixa craniana.

Palavras-chave: sistema nervoso, cavidade nasal, boca, dentes, l�ngua, aparelho auditivo, globo ocular, nervos, ossos, cr�nio.

O encéfalo é uma porção extremamente complexa do Sistema Nervoso Central (SNC) e ocupa o interior da caixa craniana.Está relacionado com atividades desde a razão e a inteligência até o controle da temperatura corporal e pressão sanguínea.

Diferentemente do que muitos pensam, o encéfalo não é constituído apenas pelo cérebro, sendo essa apenas uma de suas partes. Assim sendo, cérebro e encéfalo não são palavras que podem ser usadas como sinônimos.

Partes do encéfalo

  • Cérebro: Parte mais desenvolvida do encéfalo humano, representa cerca de 78% do peso dessa estrutura. Destaca-se por suas pregas, sulcos e depressões característicos. O cérebro é formado por duas porções: o hemisfério direito e o esquerdo, que estão conectados pelo corpo caloso. A porção mais externa do cérebro é o córtex cerebral, que é formado por corpos celulares de neurônios e apresenta coloração escura (substância cinzenta). Já a região mais interna apresenta coloração mais clara (substância branca) e é constituída por dendritos e axônios. O cérebro está relacionado, entre outras funções, com atividades sensoriais, movimentos, aprendizado, percepção, inteligência e memória.

Qual é o maior órgão do sistema nervoso que ocupa quase toda a caixa craniana?

Observe a localização das principais partes do encéfalo

  • Mesencéfalo: Parte do encéfalo relacionada com o tônus muscular e a postura corporal. Além disso, desempenha importante papel na coordenação de reflexos visuais e na integração de informações sensoriais.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Cerebelo: Localizado entre a parte posterior do cérebro e a ponte, é responsável por coordenar movimentos, garantir a postura corporal e desenvolver habilidades motoras.

  • Ponte: Formado por fibras nervosas que conectam várias partes do encéfalo, apresenta como principal função a transferência de informações.

  • Bulbo Raquidiano: Essa estrutura, que é a última porção do encéfalo, controla o batimento cardíaco e a respiração. Além disso, atua em reflexos de deglutição, vômito e tosse.

  • Tálamo: Região localizada logo abaixo do cérebro que recebe mensagens sensoriais, com exceção das do olfato. O papel principal do tálamo é classificar o estímulo e enviá-lo para o local apropriado de processamento.

  • Hipotálamo: É uma pequena estrutura que está relacionada com a temperatura do corpo e com o relógio biológico. Relaciona-se também com a fome, sede e comportamento sexual.

Proteção do encéfalo

O encéfalo é protegido pelos ossos do crânio e por membranas de tecido conjuntivo. Essas membranas são denominadas de meninges e separam o encéfalo da caixa craniana. As meninges são três: dura-máter, aracnoide e pia-máter. A dura-máter é a mais externa, e a pia-máter, a mais interna. A membrana dura-máter e a aracnoide são separadas por um espaço denominado de subdural. Já a aracnoide e a pia-máter são separadas pelo espaço subaracnoide, no qual circula o líquido cerebrospinal ou cefalorraquidiano.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Estruturas do encéfalo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/estruturas-encefalo-suas-funcoes.htm. Acesso em 25 de dezembro de 2022.

De estudante para estudante


Mande sua pergunta

Qual o maior órgão do sistema nervoso que ocupa quase toda a caixa craniana?

Cérebro: É o maior órgão do encéfalo. Pesa, num adulto, cerca de 1.400 gramas. Divide-se em dois hemisférios cerebrais e apresenta em sua superfície o córtex cerebral, responsável pela percepção dos sentidos, armazenamento de informações etc.

Qual é seu principal órgão E o cérebro?

O principal órgão e centro do sistema nervoso é o cérebro, ele comanda todo o nosso corpo e por isso devemos cuidar muito bem dele.

Qual é a diferença entre o cérebro e o encéfalo?

O cérebro é a maior parte do encéfalo, está localizado acima do diencéfalo e do tronco encefálico. É a parte mais desenvolvida do encéfalo humano. Cerca de 78% do peso do encéfalo se deve a massa do cérebro. Se divide em duas porções: o hemisfério esquerdo e o hemisfério direito, conectados pelo corpo caloso.

Em qual parte do corpo se localiza o encéfalo?

O encéfalo faz parte do sistema nervoso central e está localizado dentro da caixa craniana. O nosso sistema nervoso central é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal. O encéfalo está localizado no interior da caixa craniana, sendo chamado erroneamente de cérebro.