Qual é o objetivo do governo em regionalizar o território brasileiro?

5240 palavras 21 páginas

Regionalização do espaço brasileiro O que é regionalização Por regionalização, entende-se a divisão de um espaço ou território em unidades de área que apresentam um certo número de características que as individualizam. A regionalização pode ser estabelecida com base em diferentes critérios (físicos ou naturais, socioeconômicos, etc.) e tendo em vista diferentes objetivos ou finalidades, tais como políticos, econômicos. estatísticos (divulgação de dados estatísticos), administrativos, de planejamento, didáticos (ensino da Geografia).
As divisões regionais oficiais do Brasil O surgimento das divisões regionais oficiais do Brasil está vinculado à centralização do poder político na esfera federal e à política de industrialização
…exibir mais conteúdo…

Apesar de baseada na uniformidade dos elementos da natureza, a divisão regional de 1946 considerava as unidades políticas do território, todos os estados foram “encaixados” inteiros dentro das grandes regiões, mesmo aqueles que apresentam paisagens naturais muito distintas dentro de suas fronteiras.
Em 1969, o governo brasileiro tornou oficial uma nova proposta de regionalização, também saída dos quadros do IBGE. Essa divisão foi fundamentada no conceito de regiões homogêneas, definidas segundo uma combinação de características físicas, demográficas e econômicas. As regiões homogêneas foram delimitadas a parti de estudos setoriais envolvendo os domínios ecológicos, o comportamento demográfico, a estrutura industrial, a agricultura, a rede de transportes etc. O resultado desses estudos foi a divisão do Brasil em 360 microrregiões homogêneas, agrupadas em cinco grandes unidades macrorregionais. Assim como na Divisão regional de 1946, os limites interestaduais foram considerados no traçado das Grandes Regiões.
Na Divisão Regional do Brasil de 1969, os estados da Bahia e Sergipe foram incluídos na Região Nordeste. Grande parte do território desses estados caracteriza-se pela baixa pluviosidade e integra o “Polígono das Secas”. Segundo os técnicos do IBGE, essa condição natural gera problemas socioeconômicos comuns à região nordestina; daí a nova

Relacionados

  • Regionalização do brasil

    1507 palavras | 7 páginas

    O que é regionalizar? Regionalizar o espaço geográfico é dividi-lo em regiões, levando em conta as diferenças paisagísticas e a organização sócio-econômica das diversas áreas. Por que regionalizar? Para descentralizar a administração e, assim, melhor planejar as ações governamentais, ela é usada para coletar dados e realizar estudos sobre determinado território. Quem foi Pedro Pinchas Geiger? é um geógrafo brasileiro que propôs, em 1967, uma nova divisão regional do Brasil, diferente….

  • Os 4 Brasis de Milton Santos

    1042 palavras | 5 páginas

    2. Divisão regional do Brasil de acordo com o IBGE Em 1938 é criado o IBGE ( Instituto brasileiro de geografia e estatísticas) com o objetivo de ter dados mais precisos sobre a população brasileira, porém viu-se a dificuldade de ter dados exatos, pois o país é extenso e a partir daí, veio a necessidade de regionalizar. Em 1942, o IBGE fez sua primeira regionalização, e como critérios estabelecidos utilizaram os elementos naturais ou físicos (clima, relevo, vegetação, solo,….

  • Plano de aula de geografia

    919 palavras | 4 páginas

    Conteúdos * Paisagem, espaço e lugar; * Orientação no espaço Geográfico; * Apresentando o planeta terra; * A origem da terra; * Como se formaram os continentes da terra; * A terra em movimento, placas tectônicas, vulcões e terremotos; * Os continentes, as ilhas e os Oceanos; * O trabalho e as transformações do espaço geográfico; * O espaço Amazônico e a Geografia do Acre; * Recursos naturais e meio ambientes do Acre; * Breve histórico do processo da ocupação….

  • trabalhos

    968 palavras | 4 páginas

    Quais são as macrorregiões do Brasil conforme a regionalização geoeconômica? Além da divisão regional oficial do Brasil realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existe outra regionalização brasileira (não oficial), a geoeconômica. Essa regionalização divide o território do Brasil em três macrorregiões: a Amazônica, o Nordeste e o Centro-Sul. Aponte as regiões geoeconômicas do Brasil de acordo com o mapa. 1 – Verde – 2 – Vermelho – 3 – Amarelo – 1 – Verde – Complexo….

  • Novo CBC de Geografia

    9312 palavras | 38 páginas

    ORIENTAÇÕES INICIAIS Caro Professor e Analista, A presente revisão do CBC não pretende alterar sua concepção ou estrutura. A Matriz Curricular continua sendo os Conteúdos Básicos Comuns, elaborados no início dos anos 2000, a partir do esforço coletivo de inúmeros colegas professores (em especial, aqueles das Escolas Referência e que participaram de perto da construção da atual proposta), analistas, técnicos da SEE/MG e SRE, especialistas e acadêmicos. Como professores que somos, sabemos….

  • O processo de divisão regional do território brasileiro

    808 palavras | 4 páginas

    mesma. A primeira sugestão de regionalização foi apresentada em 1913 e, depois dela, outras propostas surgiram tentando adaptar a divisão regional às novas realidades econômicas e sociais do país. A regionalização atual é de 1970, adaptada em 1990, em razão das alterações da constituição de 1988.Pressupostos de análise • Região: não é um dado da natureza, mas uma construção intelectual; • Regionalizar: ato de construir, intelectualmente, regiões; • Regionalização: pode ser motivada pelas mais….

  • Ocupação do território brasileiro

    3212 palavras | 13 páginas

    INTRODUÇÃO O Brasil possui um território de 8.547.403 km²., e por sua grande extensão territorial, é considerado um país continental. É o quinto maior país do mundo. Os efeitos da colonização são e serão sentidos por muito tempo. Trataremos aqui como o Brasil era antes da chegada dos portugueses, as diferentes formas de como o Brasil foi e é dividido, a cana-de-açúcar e do pau-brasil. A divisão do país de acordo com o Tratado de Tordesilhas e as capitanias hereditárias, e os projetos de territorialização….

  • Regionalizaçao do brasil ibge

    990 palavras | 4 páginas

    marcos (94)91184716 quem tiver duvidas me ligue A regionalização do território brasileiro A regionalização tem vários objetivos: Conhecer com detalhes as partes de um todo (o mundo, um país, um estado, um município). Perceber as semelhanças e diferenças entre as regiões. Facilitar o levantamento de dados sobre aspectos populacionais, econômicos, sociais etc. Auxiliar no planejamento das políticas de governo (nacional, estadual ou municipal) ou de órgãos internacionais, como a ONU, para solucionar….

  • Diferentes formas de regionalizar o brasil

    934 palavras | 4 páginas

    Diferentes Formas de Regionalizar o Brasil O processo de REGIONALIZAÇÃO do Brasil inicia- se na década de 30, período em que Getulio Vargas no poder. Para isso ele cria o IBGE (1937). Objetivos: o Formar um Brasil integrado, o Melhorar a o controle, o Aumentar a articulação (acaba com a idéia de cada área ser independente - antes existia as chamadas, ilhas econômicas, as quais eram independentes entre si). o Criar uma base territorial comum (fins políticos didáticos - elaboração de políticas….

  • trab de geo

    674 palavras | 3 páginas

    · Justifique a existência de fronteiras econômicas. Relacione território, Fronteiras, Estado e nação. · Cite as características da fase do capitalismo financeiro. · Relacione o Imperialismo e a Revolução Industrial. · Quais as causas da crise de 1929 e quais suas repercussão no mundo? Comente. · Mencione a razão que o Chile é considerado um caso especial nos anos 70. · Pesquise: *A Revolução de 1917; *A Internacional socialista; · Cite….

Trabalhos Populares

Qual o objetivo de regionalizar o território brasileiro?

A regionalização é usada para descentralizar a administração e assim planejar melhor as ações governamentais, e ainda para coletar dados e realizar estudos sobre determinado território.

Quais são os objetivos da regionalização?

Regionalizar significa dividir o espaço geográfico, a fim de um melhor entendimento dos fenômenos físicos, sociais, políticos e naturais. Compreende-se a ideia de diferenciação de áreas no contexto geral e de aproximação dessas áreas por meio de suas características comuns.

Por que o governo brasileiro estava interessado em regionalizar o Brasil qual e o objetivo de regionalizar uma área?

Posteriormente, com o intuito de adaptar às características econômicas, culturais, físicas e sociais dos Estados em uma mesma região, o território nacional passou por diversas regionalizações. Essa proposta de divisão regional do Brasil surgiu para ser utilizada no ensino de geografia.

Qual a importância do processo de regionalização do país?

A regionalização foi um processo natural para organizar o país tanto a níveis didáticos quanto políticos, permitindo uma maior compreensão do território de dimensões continentais do Brasil e de sua administração pelos governantes.