Qual é o primeiro sinal da diabete?

20 março, 2017    tags: diagnóstico

Qual é o primeiro sinal da diabete?

Todos os tipos de diabetes apresentam em comum o excesso de glicose (açúcar) no sangue. Isso ocorre porque o organismo não consegue transferir a glicose do sangue para dentro das células do corpo, gerando os principais sintomas iniciais do diabetes e as complicações em longo prazo.

O diabetes tipo 2 apresenta-se na vida adulta, apesar de crianças e adolescentes também poderem desenvolver esse tipo de diabetes. A instalação da doença ocorre de forma lenta, na maioria das vezes sem sintomas ou com poucos sintomas. Na presença de sintomas, os principais são: sede excessiva, aumento da frequência urinária, visão embaçada e sensação de cansaço sem motivo aparente. Infrequentemente pode ocorrer perda de peso. O diabetes gestacional, assim como o diabetes tipo 2, apresenta-se sem sintomas, sendo o diagnóstico realizado por exames de sangue..

O diabetes tipo 1 geralmente surgem na infância ou na adolescência, podendo aparecer também na fase adulta. Os sintomas são semelhantes aos sintomas do diabetes tipo 2, porém com apresentação aguda (rápida), além de perda de peso associada ao aumento de apetite. Em casos extremos, devido ao aumento excessivo de glicose e a ausência do hormônio insulina, sintomas como náuseas, vômitos, dor abdominal e falta de ar podem ocorrer, condição muito grave que é chamada de cetoacidose diabética.


Qual é o primeiro sinal da diabete?

Quer saber quais s�o os sintomas da diabetes? Neste conte�do preparado pela Diabetes Farma, vamos te explicar todos os detalhes sobre este assunto, apresentando ainda se h� formas de tratamento.�

Fique com a gente at� o fim deste conte�do, pois voc� vai ver:

  • Quais os sintomas iniciais da diabetes;
  • Quais os tipos de diabetes;
  • Como � feito o diagn�stico de diabetes?
  • O que pode acontecer se a diabetes piorar;
  • Como prevenir a diabetes?

Quais os sintomas da diabetes?

Quando se busca entender quais os sintomas da diabetes, � importante frisar que eles podem ser muitos e apresentar varia��es nas manifesta��es a depender do tipo da doen�a.�

No entanto, alguns podem ser listados como os primeiros que surgem na pessoa que encontra-se no in�cio da doen�a. Se por acaso alguns deles come�arem a se manifestar, � importante procurar um m�dico, realizar os exames necess�rios para ter certeza se realmente pode ser diabetes ou se trata-se de alguma outra doen�a se manifestando.�

  • Cansa�o frequente,�
  • Falta de energia,�
  • Muito sono,�
  • Pregui�a;
  • Muita sede,�
  • Irritabilidade ou falta de disposi��o para realizar as atividades do dia-a-dia,�
  • Muita fome;
  • Formigamento ou c�imbras nos membros;
  • Dificuldade para cicatrizar feridas;
  • Infec��es f�ngicas de repeti��o;
  • Escurecimento das dobras, principalmente pesco�o e axila.

Quais os tipos de diabetes?

Vale lembrar que para entender de uma vez por todas quais s�o os sintomas da diabetes, voc� precisa saber que existem dois tipos desta doen�a. A diabetes do tipo 1 est� relacionada com fatores gen�ticos e imunol�gicos, sendo os primeiros sintomas percebidos ainda durante a inf�ncia e tamb�m na adolesc�ncia. J� quando se fala de diabetes do tipo 2, o relacionamento surge com os h�bitos da pessoa e os sintomas come�am a ser percebidos � medida que a quantidade de glicose aumenta no sangue, deixando a produ��o de insulina insuficiente.

Leia tamb�m: O que o diab�tico pode comer no caf� da manh�?

Como � feito o diagn�stico da diabetes?

Al�m de saber quais os sintomas da diabetes, neste conte�do voc� entende como o diagn�stico � feito.�

N�o existe outra maneira de ter a certeza da doen�a, sen�o a realiza��o de exames, como por exemplo um teste da picada do teto, o mais conhecido. Neste teste, � recomendado que o normal at� 200� mg/dL a qualquer hora do dia. Outro modo de identificar este tipo de doen�a � o exame de sangue da glicose com jejum de oito horas, com normalidade de at� 99 mg/dL.

Al�m destes dois tipos de exames, existe ainda o teste de toler�ncia � glicose, com normalidade at� 140 mg/dL, 2 horas ap�s o exame e 199 mg/dL at� 4 horas. Um outro tipo de identifica��o para diagn�stico se chama hemoglobina glicada, com normalidade at� 5,7%.

Ao procurar o m�dico caso tenha sintomas da diabetes, o especialista ir� indicar o melhor tipo de exame a ser feito para que haja o diagn�stico preciso. Antes mesmo de surgirem os sintomas, � importante que todas as pessoas tenham cuidado com a sa�de e fa�am exames regulares para saberem a taxa de a��car no sangue.

O que pode acontecer se a diabetes piorar?

Quando a pessoa n�o se preocupa com os sintomas da diabetes e deixa a doen�a piorar, a evolu��o pode elevar os sintomas para situa��es mais graves e apresentar mais complica��es.

Uma dessas complica��es � a neuropatia diab�tica, prejudicando os nervos perif�ricos, que carregam as informa��es que saem do c�rebro e as que chegam at� ele, al�m de sinais da medula espinhal para o restante do corpo.�

Os danos que podem ser causados aos nervos � chamada neuropatia perif�rica, fazendo com que esse mecanismo n�o funcione bem. A neuropatia pode afetar um �nico nervo, um grupo de nervos ou at� mesmo nervos no corpo todo.�

A neuropatia, quando existe, costuma acompanhar uma diminui��o da energia, da mobilidade, da satisfa��o com a vida e do envolvimento com as atividades sociais.

Tanto as altera��es nos vasos sangu�neos quanto �s altera��es no metabolismo podem ocasionar danos aos nervos perif�ricos. A glicemia alta, por sua vez, pode reduzir a capacidade de eliminar radicais livres e compromete o metabolismo de v�rias c�lulas, principalmente as dos neur�nios.

Como prevenir a diabetes?

A melhor forma de prevenir o diabetes e diversas outras doen�as � a pr�tica de h�bitos saud�veis. Por isso, n�o desmotive-se e deixe seu corpo sempre em movimento e cuide de sua sa�de.�

Alguns dos h�bitos recomendados para prevenir diabetes s�o:

  • Comer diariamente verduras, legumes e frutas, sempre seguindo o equil�brio e sem exageros;
  • Reduzir o consumo de sal, a��car e gorduras;
  • Praticar exerc�cios f�sicos regularmente;
  • Manter o peso controlado.