Qual é o processo de transferência de calor que ocorre através da barra?

Uma das leis fundamentais da Física é que o calor sempre flui do local que possui temperatura mais alta para o de temperatura mais baixa, de modo que elas se igualem. Ou seja, os corpos quentes cederão calor aos mais frios.

O controle do fluxo de calor por radiação, condução e convecção pode ser controlado. A transferência de calor por cada um deles pode ser diminuída ou aumentada de acordo com a necessidade.

O fluxo de calor também é controlado (afetado) pela diferença de temperatura. Quanto maior a diferença de temperatura, maior o fluxo de calor.

Esse processo pode ocorrer de 3 formas diferentes, explicadas abaixo:

Condução

E a transferência de calor nos materiais sólidos. O calor passa de molécula para molécula da matéria, até o extremo oposto, espalhando gradativamente calor pelo corpo inteiro.

Na figura abaixo podemos verificar a condução do calor através de uma barra de metal. Aderindo pequenas bolotas de cera ao longo da barra e aquecendo apenas uma extremidade, observaremos a queda sucessiva delas, a medida que o calor se espalha ao longo da barra.

Qual é o processo de transferência de calor que ocorre através da barra?
Como ocorre a transferência de calor, na forma de condução, em uma barra de ferro que é aquecida apenas de um lado

As diversas substancias existentes não conduzem igualmente o calor e, sob esse aspecto, podem ser classificadas em bons condutores se há propagação quase integral de toda quantidade de calor através de sua massa; maus condutores ou isolantes se permitem a propagação difícil e lentamente.

Os metais são bons condutores de calor enquanto que os gases, líquidos e alguns sólidos como o vidro, madeira, lã de vidro, cortiça, papel, etc., são isolantes.

Em refrigeradores essa diferença de condução de calor dos objetos e aproveitada para sua construção. A lã de vidro e o ar estacionário são muito maus condutores de calor e por isso são usados para o isolamento das paredes dos refrigeradores.

Convecção

E a transferência de calor nos fluidos (líquidos e gases). Ela consiste numa troca de átomos e moléculas decorrentes de variações de densidade.

Em uma panela com água, por exemplo, aquecida na parte inferior, as moléculas em contato direto com o fundo, que está recebendo o calor, se dilatam. Em consequência dessa dilatação, a densidade diminui e elas sobem até a superfície. Como as partículas superiores estão mais frias e com densidade maior, descem ao fundo do recipiente, formando correntes de convecção. Este processo continua e o calor é transferido a todas as partes do recipiente pelo movimento da água.

Qual é o processo de transferência de calor que ocorre através da barra?
A transferência de calor na forma de convecção no interior de um refrigerador

Na refrigeração usa-se a convecção em refrigeradores. Os evaporadores são colocados na parte superior para aproveitar as correntes de convecção naturais.

Irradiação

E o tipo de transmissão de calor que ocorre através de ondas eletromagnéticas, especialmente as radiações infravermelhas, também denominadas “ondas de calor”. É o único processo de transmissão que pode ocorrer no vácuo, pois as ondas eletromagnéticas, além de se propagarem em meios materiais transparentes a elas, também se propagam no vácuo.

É por irradiação que a Terra é aquecida pelo Sol.

A energia radiante não aquece o meio pela qual se propaga, mas apenas o meio pelo qual absorvida, deixando então de ser radiante para se tornar térmica. Um bom exemplo é que a temperatura do ar, nas altas camadas da atmosfera é e baixíssima, pois apenas uma pequena fração da energia do sol é e absorvida.

A absorção das radiações é mais acentuada em superfícies escuras. Isso facilmente é percebido quando usamos uma camisa preta num dia ensolarado; uma camisa clara absorve muito menos e reflete (devolve para o ambiente) muito mais as radiações que nela incidem.

É importante lembrar do ponto acima quando for visto o tópico carga térmica.

Por fim é conhecido também que um bom absorvente térmico também é um bom emissor de calor. Um corpo preto absorve mais radiação que um branco, durante o mesmo tempo, ficando mais quente. Mas, estando na mesma temperatura e deixados à sombra, o corpo preto esfriará mais depressa do que o branco, pois é melhor emissor térmico.

A transferência de calor pode ser muito afetada pelos materiais escolhidos na construção de prédios e dos equipamentos de transferência de calor. A condução, a convecção e radiação são todas elas afetadas pelos materiais.

Na refrigeração a condução é a forma de transferência de calor que mais influencia na carga térmica e na capacidade dos equipamentos necessários para remover o calor.

Qual é o processo de transferência de calor que ocorre através da barra representada nesse mar?

A condução é o processo de propagação do calor que se dá por transferência de energia entre as partículas, desse modo, ela necessita de um meio para ocorrer. Esse processo pode ser percebido quando se aquece uma das extremidades de uma barra metálica.

Como ocorre a transferência de calor em uma barra de metal?

Na condução, a energia térmica se propaga de partícula a partícula, por exemplo, quando seguramos uma barra de metal com uma de suas extremidades ligada ao fogo. Neste exemplo a energia térmica se propaga de partícula a partícula, por toda a barra até atingir a extremidade oposta.

Qual é o nome do processo de transferência de calor?

Condução. Quando dois corpos com temperaturas diferentes são colocados em contato, as moléculas do corpo mais quente, colidindo com as moléculas do corpo mais frio, transferem energia para este. Esse processo de condução de calor é denominado condução.

O que é transferência por condução?

A condução térmica Tipo de propagação do calor que consiste na transferência de energia térmica entre as partículas que compõe o sistema. Por exemplo: coloca-se uma das extremidades de uma barra metálica na chama de fogo.