Qual é o tempo mínimo necessário de atividade física para crianças e adolescentes?

A Organização Mundial da  (OMS)  atualizou, depois de 10 anos, os parâmetros ideais para realização de atividade física em cada faixa etária. A entidade prescreve essas recomendações baseada em estudos científicos, com o objetivo de combater o sedentarismo e de garantir o bem-estar físico e mental proporcionado pela atividade física regular. 

Lembrando que atividade física é todo e qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que proporcionem gasto de energia. Subir escadas, fazer tarefas domésticas e até o lazer ( o chamado lazer ativo) são alguns exemplos. 

As advertências expostas pela OMS abrangem os seguintes grupos etários: 

5 a 17 anos de idade; 

18 a 64 anos de idade; 

65 anos ou mais.  

Crianças e jovens

Para essa faixa etária a OMS recomenda pelo menos 60 minutos de atividades físicas de intensidade moderada a vigorosa, por dia. A quantidade excedente ao tempo mínimo tende a adicionar benefícios à saúde do indivíduo.

As atividades aeróbicas são as mais recomendadas para essa faixa etária. A periodicidade de pelo menos 3 vezes por semana melhoram a aptidão cardiorrespiratória e muscular, a saúde óssea e os biomarcadores cardiovasculares e metabólicos da saúde.

Adultos

Adultos dos 18 aos 64 anos com o corpo ativo mantém a atividade cardiorrespiratória e muscular revigorada, boa saúde óssea e redução nos riscos de doenças não transmissíveis e depressão, quando praticam atividade física. O ideal é que façam pelo menos 150 minutos de atividade física aeróbica de intensidade moderada durante a semana.

Os benefícios à saúde são mais significativos se houver o aumento da atividade física aeróbica de intensidade moderada para 300 minutos por semana. Se houver junção de atividades de fortalecimento muscular, melhor ainda.

Idosos

Além de preservar a saúde respiratória, muscular e óssea, a prática de atividade física pelos idosos reduz o risco de declínio cognitivo provocado pelo envelhecimento.   

Para quem já passou dos 65 anos, a recomendação da OMS é de pelo menos 150 minutos de atividade física aeróbia de intensidade moderada durante a semana ou pelo menos 75 minutos de atividade física aeróbica intensa durante o mesmo período. A atividade aeróbica deve ser realizada deve ter pelo menos 10 minutos de duração.

Os idosos com mobilidade reduzida, devem realizar atividades físicas para melhorar o equilíbrio e, com isso, o risco de quedas, pelo menos três dias por semana. Esse grupo, quando acometido por limitações, deve realizar atividades de acordo com suas condições físicas. O importante é se manter ativo e funcional

Leia mais:

5 mudanças de atitude para evitar problemas ortopédicos no futuro
Aprenda a prevenir lesões no quadril com dois exercícios

Exercícios físicos entre crianças e adolescentes podem contribuir para o desenvolvimento psicomotor e ajudar a evitar a obesidade infantil e as doenças cardiovasculares. 

Cada vez mais a preocupação com os hábitos alimentares e físicos das crianças e adolescentes vem ocupando educadores físicos e nutricionistas. No Brasil, a obesidade chega a 9,38%, entre crianças de 5 a 10 anos, e vem aumentando gradativamente.

O assunto é delicado, e umas das melhores alternativas é a prática diária de exercício físico, além de alimentação adequada, deixando de lado videogames e fast food. Para que isso ocorra de forma natural, no intuito de reeducar os hábitos, pais e escola têm que estar em sintonia para motivar os jovens a serem mais ativos e saudáveis.

A Educação Física entre crianças e adolescentes

A atividade física regular na infância e na adolescência aumenta a força e a resistência, ajudando a construir ossos e músculos saudáveis. Outros benefícios muito importantes são o controle de peso, a redução da ansiedade e do estresse, o aumento da autoestima e o controle do colesterol.

Perguntamos para alguns de nossos professores da Pós em Educação Física, quanto tempo de atividade física por dia é recomendado para os jovens. A resposta foi direcionada a crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, para os quais foram recomendados 60 minutos de atividade física. Uma vez que crianças e adolescentes passam a maior parte do tempo estudando, as escolas devem promover atividades físicas todos os dias de aula, estimulando e conhecendo os limites dos estudantes. Os exercícios poderão ser feitos:

Nas aulas de Educação Física: Que criança não gosta de jogar futebol, vôlei, handebol, basquete ou queimada, entre outras atividades? Através das aulas de Educação física, as crianças deverão ser analisadas e incentivadas de maneira lúdica e criativa.

Passeios e caminhadas: Os passeios a museus, zoológicos, cidades históricas e todas aquelas maravilhosas excursões que fazemos quando estamos na escola poderão ser um incentivo cultural, em que o jovem aprende se exercitando.

Fique por dentro:

O papel dos educadores físicos no desenvolvimento das crianças

Em ambiente escolar ou em clubes que oferecem atividades para crianças e adolescentes, o papel do educador físico é proporcionar uma aprendizagem lúdica, que envolva crianças e adolescentes, para, assim, criar engajamento.

Hoje em dia, a competição da atenção das crianças é muito desafiadora para professores e professoras, isso porque os grandes inimigos são as telas e as tecnologias digitais. Porém, os educadores físicos têm a seu favor atividades dinâmicas e interativas que envolvem muito facilmente.

É assim que se consegue manter a atenção das crianças, promovendo momentos descontraídos, com afeto e diversão, os quais, ao mesmo tempo, fazem com que as crianças  desenvolvam seus sistemas psicomotores.

Benefícios da atividade física regular para crianças e adolescentes

• Ajuda a desenvolver a consciência corporal e o sistema psicomotor das crianças.

• Ajuda a construir e manter ossos e músculos saudáveis.

• Ajuda a reduzir o risco de desenvolver obesidade e doenças crônicas, como diabetes, doenças cardiovasculares e câncer de cólon.

• Reduz os sentimentos de depressão e ansiedade e promove o bem-estar psicológico.

• Pode ajudar a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos.

Por essas razões, os profissionais de Educação Física são essenciais no processo de desenvolvimento infantil.

Contudo, quanto mais especializados esses profissionais forem, melhor conseguirão lidar com as adversidades e os desafios do dia a dia. Um bom caminho para isso é a educação continuada e a realização de um curso de pós-graduação na área de Educação Física

Qual o tempo mínimo para atividade física?

Aos adultos é recomendada a prática de 150 minutos semanais de atividade física moderada. Se preferir atividades intensas, a recomendação é de 75 minutos semanais. Para essa faixa etária é recomendado incluir exercícios de fortalecimento muscular em pelo menos 2 dias da semana.

Quantos minutos de atividade física por dia?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os adultos devem fazer entre 150 e 300 minutos de atividade física moderada ou entre 75 e 150 minutos de atividade física intensa por semana.