Qual foi a importância do Dia D para o fim da Segunda Guerra Mundial?

Qual foi a importância do Dia D para o fim da Segunda Guerra Mundial?

Hoje é seis de junho de 2020: há exatamente 76 anos atrás, no ano de 1944, acontecia uma das maiores manobras militares da História da humanidade: o desembarque na Normandia (costa Norte da França) dos Aliados (E.U.A., Inglaterra e França) para combater os exércitos de Hitler na Segunda Guerra Mundial.

A Segunda Guerra Mundial é o maior conflito bélico da História humana e teve como consequência um saldo de mais de 55 milhões de mortos. Nesta guerra os Aliados, formados pela Inglaterra, França, Estados Unidos e União Soviética, combatiam as forças do Eixo (Alemanha, Itália e Japão), que representavam sistemas políticos totalitários de extrema direita.

Desde o início da guerra em 1939 até meados de 1942, os exércitos de Hitler acumulavam vitórias e sucessos. Na frente leste, a partir deste ano, os exércitos de Hitler começaram a sofrer as primeiras derrotas diante do exército vermelho de Stálin. A cidade de Stalingrado representou um ponto de virada e a partir de então a marcha dos alemães, rumo ao leste europeu, foi interrompida e os mesmos começaram a ser empurrados de volta, rumo a oeste. Com o passar dos meses os alemães iam sendo derrotados pelos soviéticos, mas a duras penas para a U.R.S.S, que desgastava sozinha suas forças armadas na batalha contra Hitler.

Em novembro de 1943, depois de um ano e meio de guerra na frente leste, Stálin pressionou os demais líderes aliados (Roosevelt e Churchill) na Conferência do Teerã para a abertura de uma segunda frente de batalha no Oeste, para que o fardo da luta contra os alemães não ficasse apenas a cargo de seus exércitos. E dessa reunião ficou acertada a operação do Dia D.

A Operação Overlord que abriu a segunda frente de batalha contra os alemães no oeste ocorreu no dia 6 de junho de 1944, com o desembarque de uma grande força conjunta aliada no Norte da França. Devido à grande importância da operação, a mesma recebeu o nome de Dia D e foi liderada pelo General norte-americano Dwigth D. Eisenhower, que seria depois presidente dos Estados Unidos entre 1953 e 1961. 

Qual foi a importância do Dia D para o fim da Segunda Guerra Mundial?

A invasão foi um sucesso, abrindo uma segunda frente de batalha e ajudando a empurrar parte do já cansado exército alemão em retirada para seu território original. Pra se ter uma ideia, até agosto do mesmo ano de 1944, os Aliados libertaram Paris e, consequentemente a França; nos primeiros meses do ano seguinte venceriam finalmente a Alemanha, decretando o fim da guerra no ocidente. Claro que não se deve dar todos os créditos ao Dia D, afinal, a U.R.S.S. já vinham sacrificando um grande contingente para vencer Hitler, mas, sem dúvida, a invasão da Normandia foi uma soma decisiva nos esforços para vencer o Eixo. 

A título de curiosidade, a operação é bem retratada nos filmes hollywoodianos, como, por exemplo, no muito famoso filme O Resgate do Soldado Ryan, de 1998, dirigido por Steven Spielberg; também é assunto de seriados como Band of Brothers, ou ainda de jogos de vídeo game, como Call of Duty (WWII).

Qual foi a importância do Dia D para o fim da Segunda Guerra Mundial?

Após isso a expressão “Dia D” se tornou tão representativa que passou a ser utilizada de diferentes maneiras, em diferentes locais e épocas mundo afora em relação a datas de grande importância. Sempre que se tem um grande evento, logo usam o genericamente slogan Dia D – desde finais de eventos esportivos a grandes dias de combate a algum “inimigo”, como ocorre em dias de vacinações em massa.

Caso queira, temos um outro texto sobre o Dia D, com fotos dos desembarques, é só clicar aqui.

Dica de livro:

Qual foi a importância do Dia D para o fim da Segunda Guerra Mundial?

Antony Beevor

Qual foi a importância do Dia D para o fim da Segunda Guerra Mundial?

Compartilhe:

Texto: Voltaire Schilling

No dia 6 de junho de 1944, chamado o Dia-D, o dia decisivo, os aliados ocidentais desembarcaram nas costas da França, dando início ao fim da II Guerra Mundial, começada cinco anos antes pela invasão nazista à Polônia. Simultaneamente ao desembarque do lado ocidental, no Leste da Europa, a URSS lançou uma poderosa ofensiva contra os nazistas, levando tudo de roldão. Onze meses depois a Alemanha nazista rendia-se para os vencedores. O Japão, aliado dos nazistas, a seguiu quatro meses depois. Em agosto de 1945, todas as ações militares haviam sido suspensas, terminara a maior e pior guerra que a humanidade jamais travara. O Dia-D e Suas Conseqüências

O maior desembarque de todos os tempos

Qual foi a importância do Dia D para o fim da Segunda Guerra Mundial?

No seis de junho de 1944, o Dia-D, deu-se a maior operação militar aeronaval da história. Naquela data, 155 mil homens dos exércitos dos Estados Unidos, Grã-Bretanha e Canadá, lançaram-se nas praias da Normandia, região da França atlântica, dando início à libertação européia do domínio nazista.

Transportados por uma frota de 14.200 barcos, protegida por 600 navios e milhares de aviões, asseguraram uma sólida cabeça-de-praia no litoral francês e dali partiram para expulsar os nazistas de Paris e, em seguida, marchar em direção à fronteira da Alemanha. Era o primórdio do colapso final do III Reich, o império que, segundo a propaganda nazista, deveria durar mil anos.

O Clamor pela "Segunda Frente"

Qual foi a importância do Dia D para o fim da Segunda Guerra Mundial?

Desde 1942, os soviéticos, que estavam sofrendo horrores para deter e fazer os nazistas recuarem da URSS, vinham clamando para que seus aliados ocidentais, os Estados Unidos e a Grã-Bretanha, abrissem um fronte no ocidente para aliviar a fortíssima pressão que o exército alemão exercia sobre o território russo. Desde que ocorrera a invasão do solo soviético em 22 de julho de 1941, a Wehrmacht havia conquistado imensas fatias do território russo, fazendo com que a sua linha ofensiva saísse da região de Leningrado, no Norte do país, se estendesse em direção a linha Moscou-Smolesk, chegando até o Cáucaso, a cadeia de montanhas bem ao sul da URSS.

Soldados alemães em Stalingrado. Foto: Getty Images

Barco Higgins - LCVP (lancha de desembarque de veículos e pessoal)

Qual foi a importância do Dia D para o fim da Segunda Guerra Mundial?

Esta pequena lancha criada pelo empresário americano Andrew Jackson Higgins serviu como o veículo de transporte que permitiria o desembarque de tropas aliadas na Normandia, o famoso "Dia D". O general Dwight D. Eisenhower, comandante supremo das forças aliadas, disse o seguinte sobre Higgins: “Esse é o homem que ganhou a guerra para nós. Se Higgins não tivesse projetado e fabricado as LCVPs, nós nunca poderíamos ter desembarcado numa praia aberta. Toda a estratégia da guerra teria sido diferente”.

Comprimento: 11 metros

Boca: 3,3 metros

Velocidade: 17 km/h

Autonomia: 164 km

Carga: 36 homens com seu equipamento, além de quatro tripulantes, ou então um jipe ​​e 12 homens

Armamento: 2 metralhadoras .30 (7,62 mm)

Foto: Getty Images

Qual e a importância do Dia D?

O Dia D é também chamado de Operação Overlord e promoveu o desembarque de soldados Aliados nas praias da Normandia, no Norte da França. O objetivo dessa operação era libertar a França do domínio nazista e pressionar a Alemanha com outro front de batalha.

Qual foi o Dia D da Segunda Guerra Mundial?

6 de junho de 1944Desembarques da Normandia / Data de inícionull

O que foi o Dia D durante a Segunda Guerra Mundial Brainly?

O Dia D foi uma operação militar que aconteceu no dia 6 de junho de 1944 durante a Segunda Guerra Mundial. Essa operação foi organizada pelos Estados Unidos e Inglaterra com o objetivo de criar um fronte na Normandia para enfraquecer as forças alemãs e iniciar a reconquista da França.

Quais foram as consequências do Dia D?

Aos poucos, as tropas alemãs foram recuando e retornando para a Alemanha, ocorrendo, assim, a desocupação nazista da França. O Dia D aumentou a pressão dos Aliados no lado ocidental para empurrar os nazistas até Berlim, enquanto a frente soviética fazia o mesmo procedimento a partir do Oriente.