Qual foi a influência do Tratado de Versalhes para a Segunda Guerra Mundial?

Qual foi a influência do Tratado de Versalhes para a Segunda Guerra Mundial?

O presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson, sorri ao encabeçar a procissão que se seguiu à assinatura do Tratado de Versalhes. Embora Wilson tenha negociado pessoalmente o tratado, o Congresso dos EUA nunca o ratificou.

Fotografia por Bettmann, Getty

No dia 28 de junho de 1919, nos arredores de Paris, dignitários europeus encheram o Palácio de Versalhes para assinar um dos mais odiados tratados da história. Conhecido como o Tratado de Versalhes, terminou formalmente a Primeira Guerra Mundial e, ao mesmo tempo, lançou as bases para a Segunda Guerra Mundial. Embora tenha sido precedido por uma conferência de paz que durou mais de um ano, o tratado não agradou a todas as nações que o assinaram.

Mais de 65 milhões de pessoas lutaram na Primeira Guerra Mundial, e morreram mais de 8.500 milhões de membros militares e pelo menos 6.600 milhões de civis. A guerra dizimou terras agrícolas, cidades e campos de batalha por toda a Europa. Aos olhos de muita gente, a Alemanha era a culpada. E embora os historiadores contemporâneos ainda estejam divididos sobre quem deve ser considerado responsável pela Primeira Guerra Mundial, o tratado culpou e puniu a Alemanha.

Líderes europeus assinam o tratado para terminar a Primeira Guerra Mundial, na Galeria dos Espelhos, no Palácio de Versalhes.

Fotografia por Bettmann, Getty

Do idealismo à punição

Durante a Primeira Guerra Mundial, o presidente Woodrow Wilson propôs os 14 Pontos, um projeto para a paz mundial que incluía o estabelecimento de uma associação de nações para garantir a segurança europeia e impedir que os países adotassem tratados secretos de proteção mútua. Grande parte desse plano idealista foi ofuscado durante as negociações, quando as outras nações dos Aliados mudaram as suas prioridades para a reconstrução e reparação dos estragos.

O tratado em si foi baseado na culpabilidade da Alemanha pela guerra. O documento despojou a Alemanha de 13% do seu território e de um décimo da sua população. A Renânia foi ocupada e desmilitarizada, e as colónias alemãs foram tomadas pela nova Sociedade das Nações. O exército alemão foi reduzido a 100.000 homens e a recruta de soldados no país foi proibida. As suas armas foram amplamente confiscadas e a marinha alemã perdeu todas as grandes embarcações. A Alemanha foi forçada a colocar Guilherme II, o seu imperador, em julgamento por crimes de guerra. E o tratado exigia que a Alemanha pagasse 269 mil milhões de marcos em ouro – o equivalente a 37 mil milhões de dólares.

Os líderes europeus assinaram o tratado na Galeria dos Espelhos do Palácio de Versalhes – o mesmo local onde o Império Alemão fora criado, e o pai de Guilherme II se tornara imperador em 1871. Foi uma bofetada para os alemães que encaravam a famosa cláusula de “culpa de guerra” como uma humilhação. (Os Estados Unidos não ratificaram o tratado devido à divisão política entre democratas e republicanos).

O rescaldo do tratado

Embora existisse um desejo real de paz no rescaldo da guerra desastrosa, o tratado não atingiu os efeitos pretendidos. Furiosos com o que achavam ser um duro diktat (uma paz ditada), os políticos alemães de direita usaram o tratado como um ponto de encontro nacionalista. As indemnizações exorbitantes reduziram a produção industrial do país, e outras forças conduziram a Alemanha à hiperinflação dos anos 1920, contribuindo para a instabilidade económica da Grande Depressão.

Os líderes europeus estavam insatisfeitos com o mapa redesenhado da Europa e com as concessões que cada um fizera em nome de uma paz podre, e alguns ainda estavam desapontados com o facto de a Alemanha não ter sido punida de forma ainda mais severa.

Em 2010, noventa anos depois da entrada em vigor do Tratado de Versalhes, a Alemanha pagou finalmente a última parcela da sua dívida de guerra – com outra guerra mundial pelo meio. Hoje, o Tratado de Versalhes persiste como um estudo de como, no que diz respeito à guerra, as consequências involuntárias podem destruir as melhores das intenções.

Este artigo foi publicado originalmente em inglês no site nationalgeographic.com

O Tratado de Versalhes (1919) foi um tratado de paz assinado pelas potências europeias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial.

Após seis meses de negociações, em Paris, o tratado foi assinado como uma continuação do armistício de Novembro de 1918, em Compiègne, que tinha posto um fim aos confrontos. O principal ponto do tratado determinava que a Alemanha aceitasse todas as responsabilidades por causar a guerra e que, sob os termos dos artigos 231-247, fizesse reparações a um certo número de nações da Tríplice Entente.

Qual foi a influência do Tratado de Versalhes para a Segunda Guerra Mundial?

Página frontal da versão em língua inglesa

Os termos impostos à Alemanha incluíam a perda de uma parte de seu território para um número de nações fronteiriças, de todas as colônias sobre os oceanos e sobre o continente africano, uma restrição ao tamanho do exército e uma indenização pelos prejuízos causados durante a guerra.

A República de Weimar também aceitou reconhecer a independência da Áustria. O ministro alemão do exterior, Hermann Muller, assinou o tratado em 28 de Junho de 1919. O tratado foi ratificado pela Liga das Nações em 10 de Janeiro de 1920. Na Alemanha o tratado causou choque e humilhação na população, o que contribuiu para a queda da República de Weimar em 1933 e a ascensão do Nazismo.

No tratado foi criada uma comissão para determinar a dimensão precisa das reparações que a Alemanha tinha de pagar. Em 1921, este valor foi oficialmente fixado em 33 milhões de dólares. Os encargos a comportar com este pagamento são frequentemente citados como a principal causa do fim da República de Weimar e a subida ao poder de Adolf Hitler, o que inevitavelmente levou à eclosão da Segunda Guerra Mundial apenas 20 anos depois da assinatura do Tratado de Versalhes.

Algumas disposições do Tratado de Versalhes

Art. 45 – determinava que a Alemanha cederia o território do Sarre, rico em minas de carvão, por um prazo de quinze anos à França.

Art. 51 – estabelecia que a Alsácia e a Lorena voltariam à posse dos franceses.

Art. 102 – determinava que a cidade de Dantzig era considerada cidade livre e administrada pela Liga das Nações.

Art.119  – determinava que todas as colônias alemãs passariam às mãos dos aliados.

Art. 160 – estabelecia a quantidade máxima de tropas que a Alemanha poderia manter. No geral, só poderia ter 100 mil soldados voluntários.

Art. 168 – qualquer fabricação de armamentos deveria ter a aprovação dos aliados.

Art. 198 – determinava que a Alemanha não poderia ter aviação nem marinha militar.

Art. 231 – estabelecia o reconhecimento da culpa dos alemães pela guerra e por todas as perdas e danos dos aliados.

(Adaptado de MATTOSO, Kátia M. Queirós. Textos e documentos para o estudo da história contemporânea. São Paulo: Hucitec/Edusp, 1977, p. 166-170.

Qual foi a influência do Tratado de Versalhes para a Segunda Guerra Mundial?

Qual foi a influência do Tratado de Versalhes para a Segunda Guerra Mundial?

Qual foi a influência do Tratado de Versalhes para a Segunda Guerra Mundial?

Como referenciar: "Tratado de Versalhes" em Só História. Virtuous Tecnologia da Informação, 2009-2022. Consultado em 21/10/2022 às 23:30. Disponível na Internet em http://www.sohistoria.com.br/ef2/versalhes/

Qual foi a influência do Tratado de Versalhes para o início da Segunda Guerra?

Consequências do Tratado de Versalhes No Tratado de Versalhes foi apurada a quantia da reparação que a Alemanha teria que pagar, chegando-se ao valor de 33 milhões de dólares. Os encargos suportados para pagar essa quantia é a principal causa do fim da República de Weimar e a subida ao poder de Adolf Hitler.

Em que o fim do Tratado de Versalhes contribuiu para a Segunda Guerra?

Com a criação da Liga das Nações, o Tratado de Versalhes foi retificado em 1920. A partir desse tratado, estabeleceu-se que a Alemanha era a única responsável pelo conflito e a ela caberia reparar os prejuízos da guerra. As condições do tratado foram duríssimas e consideradas humilhantes pela Alemanha.

O que foi o Tratado de Versalhes porque ele foi uma das causas da Segunda Guerra?

O Tratado de Versalhes foi assinado no dia 28 de junho de 1919 e ficou conhecido por ser o principal dos tratados de paz assinados após a Primeira Guerra Mundial. Esse documento foi subscrito pelas potências que formavam a Tríplice Entente e pela Alemanha.

Como as medidas do Tratado de Versalhes podem ser relacionado com a Segunda Guerra Mundial?

O principal ponto do tratado determinava que a Alemanha aceitasse todas as responsabilidades por causar a guerra e que, sob os termos dos artigos 231-247, fizesse reparações a um certo número de nações da Tríplice Entente.