Qual importância da implementação da gestão ambiental nas empresas?

A Importância da Gestão Ambiental nas Empresas, Entenda como a gestão ambiental empresarial pode melhorar a sua empresa ou atividade.

Vivemos hoje uma onda verde, em que se mostra fundamental que os empreendimentos sejam sustentáveis para serem bem-sucedidos! É nesse contexto que vem crescendo a importância da gestão ambiental nas empresas, visando uma melhoria contínua da qualidade ambiental dessas organizações.

Isto é tão valoroso que muitas empresas vem transformando as suas administrações a fim de comportar essas novas necessidades e desse modo conseguirem se manter mais competitivas e eficientes no mercado.

Você quer entender mais sobre a importância da gestão ambiental nas empresas, como essa lógica funciona e quais benefícios ela pode trazer ao seu negócio? Então vem conferir!

Como funciona a gestão ambiental nas empresas?

Existe uma série de processos que determinam a funcionalidade da gestão ambiental nas empresas. Entre os principais processos que observamos estão os que listaremos a seguir:

    • Ter conhecimento sobre as medidas que precisam ser realizadas, a fim de tê-las como prioridade;
    • Desenvolver um plano de ação que tenha como prioridade as novas políticas ambientais do negócio;
    • Garantir que sejam cumpridas as condições necessárias para se alcançar as metas ambientais do empreendimento;
    • Realizar avaliações qualitativas e também quantitativas, a fim de dimensionar o resultado das suas ações;
    • Fazer uma revisão do que se conquistou com a política ambiental empregada, buscando sempre aprimorá-la com o objetivo de conseguir novos resultados.

Quais os benefícios da gestão ambiental para o seu negócio?

São vários os benefícios que uma empresa recebe quando passa a adotar políticas de gestão ambiental para o seu negócio! Entre esses benefícios certamente estão a diminuição de riscos ambientais, redução de impactos ambientais e de custos com um melhor gerenciamento dos recursos utilizados.

O uso de ferramentas de gestão ambiental nas empresas ou organizações possibilita o emprego de tecnologias de produção mais limpa (P + L).

Enfim, o benefício destas ações de gestão ambiental pode ser obtido por meio da implementação do Sistema de Gestão Ambiental – SGA  através da norma ISO 14.001, tema que será abordado em breve pelo Blog da Horizonte Ambiental.

Qual importância da implementação da gestão ambiental nas empresas?

Por Vagner Flores, especialista em Resíduos Sólidos e colaborador do canal Ambiental Mercantil / Opinião de Especialista

Qual importância da implementação da gestão ambiental nas empresas?

Dentro de uma empresa temos varios setores extremamente importantes para o desenvolvimento e crescimento da empresa como a Administração, Marketing, Finanças, Engenharia e etc.

Um setor que nos ultimos anos vem tendo uma grande importância dentro das empresas é a Gestão Ambiental. A Gestão Ambiental tem como principal objetivo minimizar todo e qualquer tipo de impacto ao meio ambiente que seja decorrente das atividades de uma empresa.

Para isso, atua de forma preventiva e corretiva para tornar as organizações cada vez mais sustentáveis do ponto de vista ambiental, ou seja, que consigam repor aqueles recursos da natureza que sejam utilizado em seus processos produtivo.

Ela se define como parte dos processos de gestão das estruturas organizacionais, contemplando responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para aplicação, elaboração, revisão e manutenção da política ambiental empresarial.

O principal objetivo é que o impacto ambiental das atividades econômicas das empresas seja reduzido ao máximo.

RAZÕES PARA IMPLEMENTAR UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

ONDE E COMO SURGIU O SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL?

A partir da década de 70 principalmente após a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente em Estocolmo, na qual surgiu o conceito de “desenvolvimento sustentável”, o que resultou no aumento significativo da pressão para a proteção do meio ambiente, provocada pela sociedade e pelas instituições, as empresas que de alguma forma provocavam impacto ao meio ambiente, e estes se viram obrigadas a atuarem de forma mais amigável possível com a natureza.

Diante desse cenário ouve o surgimento de metodologias e processos a fim de tornar o processo produtivo mais harmonioso possível ao meio ambiente. O surgimento da sistematização de processos de Gestão Ambiental, que tem sido uma das respostas das empresas a este conjunto de pressões, em busca de uma industrialização mais sustentável.

O (SGA) pode ser definido como um conjunto de procedimentos para gerir ou administrar uma organização, de forma a obter o melhor relacionamento com o meio ambiente. O SGA que é estabelecido pela NBR ISO 14001 faz parte de um conjunto de normas, a ISO 14000, que foram desenvolvidos pela INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION (ISO) que é uma organização internacional de padronização.

Qual importância da implementação da gestão ambiental nas empresas?

A ISO 14001 é baseada no ciclo PDCA do inglês “plan-do-check-act” – planejar, fazer, checar e agir – e utiliza terminologia e linguagem de gestão, apresentando uma série de benefícios para a organização.

QUAIS OS BENEFICIOS DO SISTEMA DE GESTÃO BASEADOS NA 14001?

  • Sistema de Gestão Ambiental: Com a implantação da gestão, a política e comunicação ambientais são aprimoradas e torna a empresa engajada por causas sustentáveis;
  • Cumprimento dos requisitos legais: Além de ser ecologicamente correto, ter o certificado faz também com que a empresa evite receber multas por impactos negativos ao meio ambiente. Isso porque é necessário manter continuamente o cumprimento de todos os requisitos legais;
  • Redução de gastos: A ISO 14001 traz a redução de gastos desnecessários e faz com que a produção da empresa seja mais eficaz e consciente;
  • Reconhecimento da marca: O certificado representa um selo sustentável da marca, o que significa que ela compactua com a preservação do meio ambiente e às causas sustentáveis. Com isso, o mercado passa a enxergar a empresa de forma positiva, principalmente pela responsabilidade ambiental. Consequentemente, isso atrai novos negócios pela questão de credibilidade;
  • Valorização no mercado internacional:  O certificado da ISO 14001 é, muitas vezes, um pré-requisito de contratação. Dessa forma, a certificação possibilita o surgimento de novos negócios internacionais, afinal, uma empresa que preserva o meio ambiente mantém relações com outras que possuem o mesmo viés ambiental.

Para gerenciar e acompanhar toda a eficiência e eficacia de um Sistema de Gestão Ambiental, a empresa necessita de profissionais capacitados e comprometidos com a empresa.

QUAL O PERFIL ESPERADO DE UM GESTOR AMBIENTAL?

O papel do Gestor Ambiental é de extrema importância, pois é ele o responsável pela organização da política ambiental da empresa em conjunto com sua equipe, analisando os processos que precisam ser implementados, dando suporte à equipe de profissionais, definindo as estratégias e os aportes na área de ambiental.

É também função do gestor ambiental, a implementação e gerenciamentos do sistema de gestão ambiental e dos resíduos, a realização do controle de insumos, treinamento dos funcionários entre tantas outras atividades referentes a este profissional.

GESTOR DE RESÍDUOS TAMBÉM É UM GESTOR AMBIENTAL

O QUE FAZ UM GESTOR DE RESÍDUOS?

Seu objetivo é gerenciar o passivo ambiental do negócio, ou seja, o conjunto de todas as obrigações que a empresa têm com a natureza e com a sociedade. O gestor de resíduos é responsável por reduzir os impactos ao meio ambiente ocasionados pela atividade da empresa e seus funcionários, seja de forma individual ou coletiva. Assim, cabe ao gestor de resíduos evitar danos ambientais e quando não for possível, criar mecanismos para minimizar os efeitos causados ao meio ambiente como ações de recuperação.

QUAIS SÃO AS ATIVIDADES REALIZADAS?

O gestor de resíduos deve ser capaz de mapear a geração de resíduos da empresa, observando processos produtivos para definir estratégias adequadas de seu tratamento além de treinar funcionários, promovendo a conscientização ambiental para provocar uma mudança comportamental com relação aos resíduos gerados.Também é o responsável por classificar, armazenar os resíduos conforme os parâmetros da legislação vigente, lei nº 12.305/10, para dar-lhes o destino mais adequado, visando minimizar os riscos ambientais e humanos.

Uma das características essenciais deste profissional é que ele seja o elo entre os diversos setores da empresa, pois a visão sistêmica e analítica desse profissional pode auxiliar na resolução de diversos problemas.

É esperado que o gestor ambiental tenha uma visão geral, promovendo e estimulando os outros funcionários a cuidar do meio ambiente e a resolverem os problemas em conjunto e em busca da melhoria contínua.

Qual a importância da gestão ambiental para empresas?

Contar com uma gestão ambiental, independente do porte da empresa, contribui com uma imagem positiva perante a sociedade, o que quer dizer melhores resultados. Além disso, a organização minimiza possíveis prejuízos decorrentes dos impactos ambientais que podem ser causados.

Qual o principal objetivo da implantação de um Sistema de Gestão Ambiental corporativo?

A implantação do SGA na empresa tem como principal objetivo, amenizar e/ou eliminar impactos ambientais que vem dos processos de produção. Com isso, o conjunto das ações empreendidas pelas empresas durante a implantação do SGA trazem melhorias em todo o meio ambiente.

Quais as vantagens da implementação do Sistema de Gestão Ambiental?

Benefícios ao implantar um sistema de gestão ambiental (SGA).
Diminuição do risco de acidentes ecológicos;.
Redução na utilização de recursos energéticos, materiais e humanos;.
Aplicabilidade da legislação ambiental;.
Ampliação motivacional e participativo dos colaboradores na gestão interna;.
Redução na geração de resíduos;.