Qual o melhor plano de treino?

O primeiro objetivo que deve ter é melhorar a coordenação e resistência muscular e, ainda, focar-se principalmente na técnica dos exercícios e em ter uma postura correta.

Para isso, a Personal Trainer Vera Villacastin recomenda um plano de treino composto por exercícios que incidem nos músculos maiores como as pernas, o peito e as costas, e por movimentos poliarticulares, que englobam mais do que uma articulação.

As fotos do treino

Antes de começar é importante fazer um bom aquecimento cardiovascular – corrida, remo, saltar a corda, entre outros, durante 10 minutos.

À medida que for evoluindo, deve ir aumentando de forma gradual o número de séries de cada exercício e a carga de peso e alterar o treino para forma de circuito, adotando séries seguidas sem tempo de recuperação entre elas.

Realize este circuito: 1 a 2 séries de cada exercício de 15 a 20 repetições com descanso de 30 e 45 segundos entre cada exercício.

Atualmente, existem mais de 2.5 milhões de apps na Google Play e Apple Store. No meio de tantas apps, torna-se difícil escolher as melhores. 

Mas não se preocupe que nós tratamos disso por si! 

Escolhemos 9 excelentes apps de fitness para que possa experimentar, de acordo com o desporto que pratica. 

Todas as apps escolhidas são grátis, porém contêm opções pagas a que pode aceder. Também estão disponíveis tanto para Android como IOS.

1. Strong

Uma app para poder registar os seus treinos de forma fácil e intuitiva. A app vem com exercícios já registados, mas pode adicionar outros. Pode criar rotinas personalizadas e ver o seu progresso nos exercícios ao longo do tempo. Por fim, a app também lhe permite registar o seu peso e medições corporais. 

2. Jefit

Tal como Strong, com esta app pode registar os seus treinos. A app vem com exercícios e planos já registados e pode adicionar outros. Também pode criar rotinas, ver a sua performance ao longo do tempo, e registar o seu peso e medições corporais. Com a app, consegue acesso à comunidade de pessoas que utilizam a Jefit e aos planos de treino criados por esta, algo que não tem na Strong. 

3.Nike Training Club

Uma app da Nike com mais de 185 treinos em categorias como força, resistência, yoga e mobilidade. A app cria planos de acordo com os seus objetivos, quantidade de equipamentos que pretende usar, e treinos por semana. A app também faz sugestões de treinos de acordo com o seu histórico de treino, e vídeos de como realizar os exercícios.

Qual o melhor plano de treino?

4.Nike Run Club

Uma app da Nike especialmente feita para pessoas que gostam de correr. Registe os seus treinos na app e analise o seu progresso. Também fará parte da comunidade da Nike e pode comparar o seu progresso com o de outros membros da comunidade. 

5. Strava

Esta aplicação pode ser usada para as atividades de ciclismo, natação, e corrida. Com a Strava consegue analisar o seu desempenho e progresso ao longo do tempo. Por exemplo, consegue saber a sua distância percorrida, velocidade, altitude, e calorias queimadas.

Também terá acesso à comunidade de pessoas que usam a Strava. Pode partilhar o seu progresso e seguir outros utilizadores.

Por fim, contém várias rotas de corrida e ciclismo predefinidas, e também desafios/competições mensais para o manter motivado. 

Qual o melhor plano de treino?

6.MyFitnessPal

Um contador de calorias onde pode registar toda a sua alimentação. Tem a maior base de dados de alimentos de qualquer contador de calorias (mais de 6 milhões de alimentos). E se isso não for suficiente, pode criar alimentos que não existam na base de dados. 

7. Daily Yoga

Considerada a melhor app de Yoga de 2018 pela Healthline. Contem mais de 50 cursos de yoga e mais de 400 asanas de yoga. Terá acesso a diferentes durações de aulas (Entre 5 a 45 minutos) e 3 tipos de força de curso (baixa, média, alta). 

8. Endomondo

O Endomondo permite-lhe rastrear o seu desempenho em mais de 60 desportos, incluindo yoga, ténis, futebol, corrida, ciclismo, e musculação.

Para além disso, também sincroniza com outras aplicações e dispositivos como Fitbit, Garmin Connect, MyFitnessPal, Google Fit, Samsung Health, entre outros. 

Por fim, tal como muitas das outras apps aqui referidas, também terá acesso à comunidade de pessoas que usam o Endomondo. 

9. Calm

Se precisa de ajuda a reduzir o stress e ansiedade, aumentar o foco e melhorar a qualidade do sono, esta app é para si! 

O Calm é uma aplicação de meditação e mindfulness que inclui meditações guiadas, histórias para dormir, programas de respiração e músicas relaxantes. 

Para além disso, é recomendada por profissionais da psicologia de renome, terapeutas e especialistas em saúde mental.

EXPLORAR PRODUTOS BOOMFIT

Qual o plano de treino ideal?

O tempo ideal de treino na academia para que uma pessoa não seja considerada sedentária é de 150 minutos por semana, com exercícios realizados de 3 a 5 vezes, semanalmente.

Qual é a melhor divisão de treino?

Geralmente, as melhores divisões de treino para iniciantes são a AB 2 vezes por semana e ABC sequencial (onde a pessoa vai seguindo a sequência e não com dias fixos). Elas permitem um trabalho generalizado e otimizam o desempenho. Para isso, é importante quantificar as cargas e o descanso de forma individualizada.

Como montar um bom plano de treino?

Dicas práticas para planos de treino.
O treino deve ser puxado, mas sem exagero. ... .
Pensar a longo prazo. ... .
Se esforçar. ... .
Ouvir o corpo. ... .
Estabelecer metas realistas. ... .
Variar nos treinos. ... .
Permanecer firme. ... .
Aproveitar cada exercício ao máximo..

Qual o melhor plano de treino para hipertrofia?

O HIIT — ou treinamento intervalado de alta intensidade — é uma das melhores maneiras de ganhar músculos rápido e atingir a hipertrofia. Cada treino dura apenas 45 minutos e deve ser praticado apenas duas vezes na semana. No entanto, ele é superintenso, pois exige que o máximo de esforço dos músculos.