Qual o papel da religião no processo de colonização do continente americano?

 

Qual o papel da religião no processo de colonização do continente americano?

COLEÇÕES

Igreja na Am�rica Latina

Identifica��o:

Denomina��o: IGREJA NA AM�RICA LATINA
Sigla: (IGR AME LAT)
Natureza do Conjunto: Cole��o
Data Limite Inicial: 1960
Data Limite Final: 1983
Quantidade: 2 pastas

Contextualiza��o:

Hist�ria Administ./Biografia: Com a conquista da Am�rica Latina por espanh�is e portugueses, nos s�culos XV e XVI, a Igreja Cat�lica e o Estado uniram-se para cristianizar o continente. A organiza��o eclesi�stica na Am�rica Latina seguiu o curso das descobertas do ouro e da prata.
No s�culo XIX, entrou em crise o processo de evangeliza��o pactuado com a coloniza��o. A Igreja Cat�lica lan�ou-se ent�o no processo de romaniza��o, nos moldes dados pelo Conc�lio de Trento. A Am�rica Latina se encontrava na fase das grandes imigra��es estrangeiras, do branqueamento da ra�a, da vinda de muitas Congrega��es Religiosas europ�ias, da luta anti-protestante, anti-liberal, anti-ma��nica.
No s�culo XX, despontou um novo modelo de Igreja Latino-americana, preocupada com as classes populares. Com a intensifica��o da mis�ria, do sofrimento de oper�rios e camponeses marginalizados, da persegui��o aos que reivindicavam melhores condi��es de vida, da repress�o para manuten��o de privil�gios e da insurrei��o guerrilheira contra essas situa��es, os crist�os (sacerdotes, religiosos, pastores e leigos) adquiriram uma nova vis�o do seu cristianismo, exposto pelos te�logos de vanguarda, para lan�ar-se na participa��o do processo de liberta��o.
Movimentos da A��o Cat�lica, como JOC e JUC, guiados pelas novas concep��es teol�gicas do p�s-guerra, se integraram com a a��o social. Essa integra��o e a resist�ncia das elites e da pr�pria hierarquia da Igreja �s mudan�as levaram esses Movimentos � radicaliza��o e, no caso da maioria dos pa�ses latino-americanos, � participa��o nos movimentos revolucion�rios dos anos 60.
Em 1968, se realizou a Confer�ncia da Comiss�o Episcopal Latino-americana (CELAM), em Medelin, da qual participaram um grande n�mero de sacerdotes e te�logos engajados, expressando, a n�vel hier�rquico, a salva��o em termos da liberta��o de tudo o que impedisse o desenvolvimento do homem, e denunciando a explora��o do homem latino-americano. A Confer�ncia constituiu uma express�o da passagem do cristianismo social para a teologia da liberta��o do cristianismo revolucion�rio.
As Enc�clicas Mater et Magistra (1961), Pacem in Terris (1963) e Populorum Progressio (1967), juntamente com o Documento Final de Medelin ampliaram o est�mulo e a autoriza��o hier�rquica para a a��o social em benef�cio dos oprimidos.
Em fevereiro de 1968, realizou-se, em Montevid�u, o 1� Encontro Latino-americano Camilo Torres, onde os sacerdotes discutiram a incorpora��o dos crist�os � luta revolucion�ria. Diante da possibilidade desse engajamento, o Vaticano decidiu vir � Am�rica Latina no sentido de barr�-lo e seus discursos foram dirigidos contra a revolu��o e o uso da viol�ncia revolucion�ria.
Com o fracasso da guerrilha como meio de tomada do poder e instrumento de conscientiza��o e mobiliza��o das massas, surgiram, posteriormente, movimentos sacerdotais com caminhos diferentes: o da participa��o pol�tica na organiza��o das massas mediante a conscientiza��o do povo para supera��o dos bloqueios ideol�gicos incutidos pela religi�o tradicional. Esses novos Movimentos s�o caracterizados pela teologia como uma reflex�o sobre a pr�tica hist�rica de liberta��o, pelo acompanhamento do povo em seus protestos, e pelo trabalho de base. Entre eles est�o: Movimento dos Curas de Golconda, na Col�mbia; Sacerdotes do Terceiro Mundo, na Argentina; Sacerdotes para o Povo, no M�xico; Movimento Pacifista de Dom Helder C�mara, no Brasil; Igreja Nova e Movimento dos Oitenta, no Chile; e outros.
A CEDIC formou esta Cole��o em torno da tem�tica Igreja na Am�rica Latina, a partir das doa��es recebidas.
Hist. Arquiv�stica/ Proced�ncia: os documentos foram adquiridos atrav�s de doa��es diversas. Entre os doadores: Centro de Documenta��o e Pesquisa Vergueiro (CPV) e Instituto de Rela��es Latino-americanas (IRLA).
Conte�do e Estrutura:�mbito e Conte�do: a Cole��o comp�e-se de informes de reuni�es, cadernos de forma��o popular, convite para encontro, textos de an�lise pol�tica e s�cio-econ�mica, planos de a��o pastoral, textos de reflex�o sobre pastoral e Igreja, folheto de culto ecum�nico, texto sobre planejamento para o desenvolvimento social, regulamentos para concurso de literatura, relat�rios de eventos, dossi� "Encontro Episcopal sobre la Presencia de la Iglesia en el Mundo Universit�rio de Am�rica Latina", realizado na Col�mbia, contendo: listas de presen�a, textos de an�lise da rela��o Igreja e meio universit�rio, textos de reflex�o sobre o homem, a universidade cat�lica e sua miss�o, correspond�ncia sobre o Encontro, notifica��es manuscritas sobre as confer�ncias, textos para discuss�o e artigos jornal�sticos sobre o Encontro.
Sistema de Arranjo: parcialmente organizada.

Condi��es de Acesso Uso:

Condi��es de Acesso:
Instrumentos de Pesquisa: . Invent�rio Topogr�fico da CEDIC. S�o Paulo, 1992. (datilografado)

Notas:

Notas:

 

Qual foi o papel da religião na colonização da América?

Ao lado do Estado europeu, a Igreja Católica ocupou uma posição de destaque na colonização americana. O espírito cruzadista, típico do período medieval, que esteve presente nos grandes empreendimentos marítimos, reapareceu na Época Moderna, confundindo-se com a própria missão colonizadora.

Qual o papel da religião na época do início da colonização?

Portanto, a vinda da Igreja para o Brasil tinha fundamental importância para que os colonizadores europeus se mantivessem firmes em sua fé. Esses seriam os pontos mais generalizantes do argumento que explica a vida do catolicismo para o Brasil.

Qual o papel da Igreja Católica no processo de colonização da América espanhola?

À Igreja cabia a evangelização dos indígenas e a educação dos filhos dos colonizadores. Em 1519, foi introduzido no continente o Tribunal do Santo Ofício, ou Inquisição, encarregado de vigiar e punir as religiões indígenas e as atitudes consideradas desvios de comportamento.

Qual interesse da Igreja Católica no processo de colonização americano?

expandir o cristianismo e catequizar os nativos americanos.