Qual o papel dos meios de comunicação na formação da opinião pública?

O papel da mídia na formação da opinião pública: a contribuição de Bourdieu


Resumo


Este estudo tem por objetivo refletir sobre a mídia e sua influência na formação da opinião pública, com base na teoria de Bourdieu. Inicialmente, apresentam-se os conceitos do que é mídia e do que é opinião pública e, posteriormente, aborda-se seu papel na formação das percepções e concepções da sociedade. A metodologia adotada pautou-se por um levantamento bibliográfico dos propósitos expostos por Bourdieu que, em seus estudos, concluiu que são os mecanismos de reprodução social que legitimam as diversas formas de dominação. Verificou-se que a violência simbólica permeia também os meios de comunicação, que a mídia exerce influência na formação da opinião pública, porém com certas restrições, e que os propósitos de Bourdieu são importantes na análise do papel da mídia na formação da opinião pública.



ISSN 2179-9180

Qual o papel dos meios de comunicação na formação da opinião pública?

Qual o papel dos meios de comunicação na formação da opinião pública?

Os meios de comunicação são os principais responsáveis na forma do homem enxergar a realidade, mas ao invés do indivíduo, que possui acesso a um grande número de informações interpretar a notícia e formar uma opinião a partir de um olhar crítico, ele simplesmente acata a interpretação do redator como verdade única e indiscutível.

Segundo o filósofo Walter Benjamin, a sociedade passa por três fases distintas: da narração (histórias contadas a partir da vivência do ser humano), do romance (homem cria o mundo particular sem vivenciar os acontecimentos) e por fim a da informação (surge com a indústria cultural e se afasta ainda mais da realidade). A partir do momento que o indivíduo não consegue falar da realidade, suas experiências estão escassas. Para nós jornalistas é possível tomar conhecimento de algo sem vivenciar e ainda assim redigir uma matéria. Hoje as notícias são feitas para serem consumidas e desaparecerem. Os meios de comunicação de massas divulgam certas notícias da maneira que quiserem uma vez que estão subordinados à interesses políticos e econômicos superiores.

Entre os meios de comunicação de massa podemos citar um meio impresso como a polêmica Revista Veja e a sua performatividade, ou seja, ela atua não somente com o objetivo de informar o leitor, mas criar um manual de conduta/comportamento para o sujeito. Para que ele seja rico e bem sucedido ele deve seguir este manual. Apesar de mostrar apenas um lado da história, aVeja é muito competente na sua articulação pelo fato de atingir seu público alvo. É a partir dos meios de comunicação como este que se propicia o desenvolvimento da cultura de massas e o afastamento das pessoas entre si. O sentido da vida é perdido e todos lutam para vencer, para ser rico e bem sucedido.

Critica-se muito os meios de comunicação de massa, de fato numa sociedade midiatizada a principal vítima é a informação jornalística que não é encontrada como deveria, ou seja, há distorções. Porém, há também um problema na estrutura da sociedade e nos seus princípios morais. Todas as informações devem ser absorvidas através de um olhar crítico para a partir daí o individuo tomar posicionamento sobre determinada questão. Ainda há essa possibilidade das pessoas se resignarem e irem contra a cultura de massa.

Já que os meios de comunicação de massa tanto influenciam na opinião pública, eles tem a capacidade de mudar a mentalidade da sociedade e desta forma, caminhar para uma reestruturação social na qual as pessoas estejam de fato atualizadas afinal, ver TV e ler jornal diariamente não fazem delas pessoas cultas e bem informadas sem que haja um olhar crítico nas informações lidas.

Edição: 11 - Ano: 2014 - Tipo: Pôster

Flavia Festa
Cintia Barros Pohlmann
Clodoveo Ghidolin

O presente trabalho tem por objetivo realizar uma breve síntese em âmbito nacional, dos meios de comunicação. É indiscutível a importância dos meios de comunicação para a sociedade moderna, em virtude do grande poder que  todos detêm, já que através da mídia reconhecemos o todo que não podemos compreender sozinhos. Eles nos fornecem parâmetros culturais, sociais, políticos, sendo os grandes responsáveis por influenciar aspectos dos mais diversos, dando uma maior ênfase no âmbito comportamental. Este estudo bastante vivenciado na sociedade contemporânea enfatiza a importância que os meios de comunicação detêm sobre a manipulação na formação da opinião pública, interferindo diretamente na condução do processo judicial penal. Valendo-se da linha de pesquisa “Constitucionalismo, Concretização de Direitos e Cidadania” e da área de atuação “Direito, Sociedades Globalizadas e Diálogo entre Culturas Jurídicas” cumpre salientar que a mídia está ocupando um espaço muito amplo e por vezes exorbitando do seu poder de informação, pois não raras às vezes, manipula informações com intuito comercial que interfere diretamente nos direitos básicos do cidadão, como a dignidade da pessoa humana e o devido processo legal. É consabido que os meios de comunicação exercem uma grande importância sobre a sociedade moderna, que tem sede por saber, mas não quer ter o trabalho de procurar a veracidade dos fatos. Em virtude dessa comodidade, a procura imediata, faz com que os meios de comunicação prefiram errar ao noticiar determinado acontecimento a perder o grande “furo” de reportagem, que poderá lhes render bons frutos.

Palavras-chave: Direito Penal. Mídia. Direitos. Opinião Pública.

Qual o papel dos meios de comunicação na formação da opinião pública?
 Download do Resumo Completo

Qual é o papel das redes sociais na formação da opinião pública?

As redes sociais revolucionaram na opinião pública, pois nela pessoas comuns (leigos), também podem se expressar e mostrar o que realmente pensam de determinado assunto e com o direito de publicar para toda sociedade, propondo igualdade dos direitos de quem participa de uma mesma etnia.

Como a mídia busca formar a opinião das pessoas?

As informações recebidas pelas mais diferentes mídias, principalmente pela televisão, exercem forte influência nos hábitos e costumes da população com grande poder de manipulação, ditando regras de conduta e de consumo, constituindo-se num importante veículo de transmissão de informação e de formação de opinião, pois ...

Qual é a importância dos meios de comunicação?

Os meios de comunicação fornecem uma grande quantidade de informações à sociedade, que aproveita isso para se manter informada sobre assuntos atuais. É por meio da imprensa falada e escrita que tomamos conhecimentos sobre tudo o que ocorre no mundo e também sobre assuntos do meio político.

Quais são os principais veículos de formação de opinião atualmente?

De uma forma geral no mundo atual, devido a facilidade de acesso aos diversos meios de comunicação através de entrevistas, reportagens, noticiário, artigos, blogues, comunidades sociais, etc, todas as pessoas podem colaborar em algum momento para a formação da opinião de outras pessoas.