Qual praia é melhor Copacabana ou Leblon?

Está planejando uma viagem de férias para a Cidade Maravilhosa, mas não sabe onde se hospedar? Esse post é para você que está em busca de indicação de hotel no Rio de Janeiro. Você vai descobrir qual é o bairro preferido dos turistas, qual é a melhor praia para ficar no RJ, quais são as regiões com melhor custo x benefício, além de receber as melhores dicas de hospedagem bairro a bairro. Afinal, onde ficar no Rio de Janeiro?

Show

Escolher um hotel no Rio de Janeiro nem sempre é tarefa simples. A cidade tem atrativos espalhados por diferentes regiões, isso sem falar que cada bairro tem um clima bem próprio! A questão da segurança também deve entrar na conta para a escolha de um bom lugar para se hospedar.

Qual praia é melhor Copacabana ou Leblon?
Onde se hospedar no Rio de Janeiro durante as férias?

Onde ficar no Rio de Janeiro com segurança?

Essa é uma das questões que mais preocupa turistas com planos de viajar ao Rio de Janeiro. Os noticiários estão constantemente mostrando tragédias relacionadas à cidade dando a impressão de que a vida por aqui é um verdadeiro caos. Contudo, como toda grande metrópole, o Rio tem regiões bastante distintas.

Para você, que está planejando sua viagem de  férias e lazer, listo abaixo os bairros mais seguros do Rio de Janeiro para se hospedar. Vale lembrar que, independente de onde você ficar, é muito importante tomar cuidado com seus pertences de valor, como jóias, celular, câmera… Evite andar com essas coisas expostas para não dar chance ao azar.

Infelizmente, o número de furtos na Cidade Maravilhosa aumentou muito no último ano. Por isso, é importante ter cuidado redobrado com o seu celular, principalmente se você possui apps de banco instalados e cartões virtuais, que agora estão sendo bem visados pelos meliantes. Se você precisar atender uma ligação ou checar alguma informação, entre em alguma loja e evite mexer pelas ruas.

Se preferir, vá direto no bairro desejado para ver opções de hotéis:

  1. Ipanema
  2. Leblon
  3. Copacaba
  4. Botafogo
  5. Laranjeira e Cosme Velho
  6. Santa Teresa
  7. Lapa
  8. Barra da Tijuca
  9. Joatinga
  10. Barra de Guaratiba

Primeira vez no Rio de Janeiro: onde ficar?

Veja os bairros mais procurados pelos turistas:

Num geral, os melhores hotéis no Rio de Janeiro estão concentrados nos bairros da Zona Sul, sendo Ipanema e Leblon os mais procurados pelos turistas. Estes dois bairros possuem o metro quadrado mais caro da cidade, o que reflete nos preços de todo o comércio que ali se encontra. 

E se você quer saber onde se hospedar no Rio de Janeiro perto da praia, pode apostar em um destes dois bairros! Além de estar próximo do mar, você estará bem servido de bares e restaurantes, lojas e quaisquer outros serviços que precise.

Outro bairro bastante procurado pelos turistas é Copacabana. Portanto, se você estiver em dúvida de onde ficar no Rio de Janeiro: Copacabana ou Ipanema e estiver buscando opções mais econômicas, o bairro oferece hospedagens mais em conta e uma farta opção de comércio. Dica: para uma vista de perder o fôlego, opte pela Avenida Atlântica.

Para quem eu indico: estas três opções são ideais para quem gosta de praia e para quem gosta de fazer tudo a pé. Não há necessidade de carro para absolutamente nada nestes bairros. Há uma farta opção de transporte: ônibus e metrô, além de taxi, Uber e 99.

Qual praia é melhor Copacabana ou Leblon?
Copacabana: uma das faixas de areia mais populares da Cidade Maravilhosa

Quer economizar em hospedagem no Rio de Janeiro?

Esses bairros tem ótimo custo x benefício:

BotafogoLaranjeiras e Santa Teresa podem ser alternativas bem legais para quem quer preços mais em conta sem dispensar conforto e charme. A chance de encontrar hotel no Rio de Janeiro barato nesses bairros é bem mais alta.

Botafogo é um bairro descolado e eclético! Para a galera mais jovem, os botecos da Volutários da Pátria são o lugar ideal para fazer um pub crawl. Já quem busca restaurantes refinados, pode apostar na Rua Conde de Irajá! Por que escolher Botafogo? O bairro tem a praticidade de ter metrô e fácil acesso para qualquer um dos principais pontos turísticos do Rio.

Santa Teresa ganha pelo charme! O bairro conquista os turistas que buscam uma experiência autêntica e muitos gringos optam por Santa por este motivo. O bonde, as ruazinhas apertadas e a alta gastronomia também são alguns de seus pontos fortes.

Laranjeiras é um bairro mais residencial e quieto. Há diversos hotéis bacanas escondidos, especialmente próximos da mata. Certamente, esta é uma experiência que você não esperava encontrar em uma cidade grande como o Rio, mas ficar assim tão próximo da natureza é um grande diferencial. O único inconveniente de Laranjeiras é que não há metrô nas proximidades.

Por último, não posso deixar de citar a Lapa, o bairro mais boêmio do Rio de Janeiro! Para quem procura a cidade pela cultura do samba, do carnaval e do agito, a Lapa é, sem dúvidas, a melhor opção.

Para quem eu indico: estes bairros são super bem localizados e tem preços mais em conta. Portanto, se você quer economizar, estas opções podem ser mais atraentes, sem deixar de serem excelentes opções.


Onde ficar no Rio de Janeiro pela segunda vez?

Confira os bairros para quem quer fugir do óbvio:

Para quem busca onde passar o fim de semana no Rio de Janeiro fora da rota principal de pontos turísticos da cidade ou mesmo do caos urbano, é possível achar ótimas acomodações na Zona Oeste, como na Barra da Tijuca, no Recreio, na Joatinga e em Barra de Guaratiba.

Vale lembrar que os bairros principais, como Copacabana e Ipanema, têm uma oferta maior de transporte e estão próximos aos pontos turísticos mais famosos. No entanto, se essa não é a sua primeira vez no Rio ou se você simplesmente deseja conhecer uma face diferente da cidade, vale a pena conferir estes outros locais.

A Barra da Tijuca e o Recreio são bairros com um ar americano, com largas avenidas que requerem carro para se locomover (mas em tempos de Uber, isso não é exatamente uma preocupação, certo?). Para quem busca praia sem muvuca no verão, está aí uma boa oportunidade de curtir suas férias. E para os amantes de surf e esportes aquáticos de modo geral, esta região é a melhor da cidade.

Qual praia é melhor Copacabana ou Leblon?
Barra da Tijuca: o bairro carioca com ares de EUA

O Joá fica entre São Conrado e a Barra da Tijuca. O bairro possui diversos casarões charmosos de frente para o mar, que são ideais para ir com a família ou amigos. Nas proximidades, está a Praia da Joatinga, também conhecida como Praia do Joá, uma das mais charmosas do Rio.

Barra de Guaratiba é um bairro pouco conhecido por turistas de fora do Rio de Janeiro, mas que vem ganhando notoriedade por sua beleza natural. Você pode passar uma semana inteira curtindo as Praias Selvagens, a Restinga de Marambaia e diversas trilhas e outras praias dos arredores.

Para quem eu indico: estes bairros estão fora da zona turística tradicional carioca. Portanto, indico para quem não está muito interessado no Pão de Açúcar, no Cristo Redentor e nos museus do Centro do Rio. Estas opções são ideais para quem quer descansar e conhecer um outro lado do Rio de Janeiro.


Para que você possa tomar sua decisão com mais segurança, listarei abaixo os 10 bairros nobres do Rio de Janeiro, suas vantagens e desvantagens, peculiaridades e minhas impressões pessoais.

Eu, que moro aqui faz 10 anos e já tive a oportunidade de zanzar por todos estes bairros, posso falar com propriedade sobre cada um deles e dar uma opinião com os olhos de uma local.

Tá esperando o que para descobrir qual o melhor hotel da cidade do Rio de Janeiro? Continue a leitura para saber!


1. Onde ficar no Rio de Janeiro: Ipanema

Bairro que está presente na letra de uma das músicas brasileiras mais conhecidas no mundo inteiro, Ipanema tem uma bossa inegável. Frank Sinatra, Amy Winehouse, Madonna e Tim Maia foram apenas alguns dos famosos que interpretaram a bela canção “Garota de Ipanema”. E se você quer entender como Tom Jobim e Vinícius de Moraes ficaram tão inspirados para compô-la, vem comigo descobrir o que há de melhor neste bairro.

O calçadão de Ipanema com o Morro Dois Irmãos ao fundo é um dos cartões postais da Cidade Maravilhosa. Aliás, uma ótima pedida para começar sua expedição em terras cariocas é desfrutá-lo em um passeio de bicicleta com parada em um dos quiosques para tomar um coco gelado.

Em Ipanema, você encontrará ótimas opções de lugares para comer espalhados pelo bairro. Portanto, independente de onde você se hospedar, há grandes chances de ficar próximo de um restaurante legal. Anota aí os restaurantes mais badalados do bairro: Pici, Oia, Gurumê, Gero, Quitéria L’Entrecôte, Rancho Português, Bazzar e Naturalie Bistrô.


Confira também: 10 restaurantes para experimentar em Ipanema


Qual praia é melhor Copacabana ou Leblon?
Ipanema: o bairro mais procurado pelos turistas.

Distâncias de Ipanema

Distância do Aeroporto Galeão (GIG): 25km / 30 a 50 minutos
Distância do Aeroporto Santos Dumont (SDU): 13km / 20 a 40 minutos
Distância da Rodoviária Novo Rio: 14km / 20 a 40 minutos
Distância para o Pão de Açúcar: 10km / 20 a 40 minutos
Distância para o Corcovado: 15km / 30 a 45 minutos


Hotéis de luxo em Ipanema

Os melhores hotéis em Ipanema? Sem dúvida alguma, o Fasano é um dos hotéis mais buscados pelos ricos e famosos que visitam a Cidade Maravilhosa. Madonna, Will Smith e Jennifer Lopez foram alguns dos astros internacionais que já ficaram por lá. Outra opção de hotel no Rio de Janeiro com vista para o mar, conforto, atendimento impecável, mas com preços mais amigáveis é o Anna all Suites.

Hotéis conforto em Ipanema

Com quartos aconchegantes, acomodações sofisticadas e uma vista totalmente incrível, de frente para uma das praias mais lindas do Rio, o Hotel Arpoador é uma excelente opção de hotel no Rio de Janeiro com piscina de borda infinita. O Sol Ipanema e o Arena Ipanema também são opções com a maravilhosa vista para o Arpoador.

Hotéis econômicos em Ipanema

Se você quer boa localização e não faz questão de muito luxo, uma boa opção de onde ficar no Rio de Janeiro é o Ipanema Inn Hotel. O clima desse hotel é de casa de praia, com quartos simples e confortáveis e a localização é privilegiada. Caso prefira um apart hotel, nossa sugestão é o Injoy Lofts.

Hostels em Ipanema

Pra quem procura uma hospedagem no Rio de Janeiro com muita gente jovem e mais agitação, o El Misti Hostel Ipanema tem um astral incrível e boas acomodações. O Ipanema Beach Hostel também é uma boa alternativa de albergue em Ipanema.


2. Leblon

Descolado, tranquilo e dono de uma das faixas de areia mais badaladas da cidade, o Leblon pode ser considerado uma extensão de Ipanema e mantém características semelhantes ao bairro vizinho. O calçadão com vista para o Morro Dois Irmãos, excelente comércio de rua e uma farta lista de bons restaurantes ganham um toque mais requintado neste bairro, que é um dos mais nobres do Rio de Janeiro.

De bistrôs franceses a botecos super animados, a Rua Dias Ferreira é uma boa pedida para um jantar ou bons drinks. Dentre as principais opções do bairro estão os restaurantes Oro, Ella, Sushi Leblon, Formidable Bistrô e Gero.

Além dos hotéis de luxo e hostels descolados, você encontra muitos apartamentos de temporada. Portanto, esta pode ser uma boa opção para quem busca por hospedagens deste tipo.

Qual praia é melhor Copacabana ou Leblon?
Leblon: bairro nobre do Rio de Janeiro

Distâncias do Leblon

Distância do Aeroporto Galeão (GIG): 24km  / 30 a 60 minutos
Distância do Aeroporto Santos Dumont (SDU): 15km / 25 a 50 minutos
Distância da Rodoviária Novo Rio: 13km / 25 a 50 minutos
Distância para o Pão de Açúcar: 12km / 25 a 50 minutos
Distância para o Corcovado: 14km / 30 a 45 minutos


Hotéis de luxo no Leblon

Dentre os hotéis no Leblon na categoria luxo, há duas excelentes opções. A primeira, localizada aos pés do Morro Dois Irmãos com vista para as Praias de Ipanema e do Leblon, é o hotel da rede Sheraton. Já o Janeiro Hotel é um hotel no Rio de janeiro com banheira que une conceito, design irresistível e uma bossa bem carioca.

Hotéis conforto no Leblon

Para quem busca conforto a preços mais acessíveis, o Promenade Palladium e o Ritz Leblon são ótimas alternativas de onde ficar no Rio de Janeiro em boa localização. Ambos ficam próximos do Posto 12 e da Rua Dias Ferreira, a rua dos restaurantes e bares.

Hostels no Leblon

O I’m Hostel RJ é um dos poucos hostels localizados no Leblon. O ambiente é descolado e tem excelentes preços, especialmente se considerarmos que ele está em uma das regiões mais desejadas da cidade.


3.Copacabana

Carinhosamente apelidada pela população de Princesinha do Mar, a Praia de Copacabana é famosa mundialmente e o padrão de seu calçadão é um símbolo do Rio de Janeiro. O mosaico de pedras portuguesas brancas e pretas foi idealizado pelo paisagista modernista Burle Marx, que se inspirou nas ondas do mar para o desenho.

Copacabana também é famosa por abrigar uma das maiores festas de Réveillon do planeta! Todo ano, mais de 3 milhões de cariocas e turistas se espalham nas areias para conferir a belíssima queima de fogos e celebrar a chegada do novo ano.

Onde ficar no Rio de Janeiro gastando pouco? Copacabana é um dos bairros com melhor custo x benefício da Cidade MaravilhosaO lado bom do bairro é que você encontra absolutamente de tudo: desde hotéis super sofisticados a opções de albergues muito simples. A versatilidade de Copa não é restrita às opções de hospedagem: há também todos os estilos de bares, restaurantes e lojas.

Já a praia, a principal atração de Copa, também tem pontos diferentes: enquanto o cantinho do Leme tem um clima mais sossegado, o restante da praia é bem mais movimentado, com muitos turistas e cariocas. O posto 6 é ideal para quem gosta de praticar natação no mar.

O transporte também é um ponto super positivo para quem fica em Copacabana: há três estações de metrô que percorrem o bairro, e as linhas de ônibus que passam por lá levam a praticamente todos os outros pontos da cidade.


Veja também: Melhores praias do Rio de Janeiro: guia completo das praias imperdíveis


Qual praia é melhor Copacabana ou Leblon?
Cobacabana: um dos bairros com melhor custo x benefício da Cidade Maravilhosa

Distâncias de Copacabana

Distância do Aeroporto Galeão (GIG): 23km / 30 a 60 minutos
Distância do Aeroporto Santos Dumont (SDU): 10km / 10 a 25 minutos
Distância da Rodoviária Novo Rio: 14km / 15 a 25 minutos
Distância para o Pão de Açúcar: 8km / 10 a 25 minutos
Distância para o Corcovado: 13km / 25 a 45 minutos


Hotéis de luxo em Copacabana

Alguns dos melhores hotéis da Zona Sul do Rio de Janeiro estão em Copacabana. O elegante Copacabana Palaceé uma opção favorita de hotel em Copacabana para casal. O Emiliano Rio é uma opção irresistível de hotel em Copacabana de frente para o mar e o Fairmont Rio de Janeiro, igualmente irresistível e muito bem localizado na Avenida Atlântica, é uma ótima opção de hotel em Copacabana com piscina.

Hotéis conforto em Copacabana

Como é comum que muitos hotéis em Copacabana sejam mais antigos, o Windsor California  é um hotel em Copacabana Rio de Janeiro que tem o diferencial de ser recém reformado. Assim, suas instalações são todas bem novinhas, o que dá um tom de mais sofisticação para os quartos e para a área comum. 

Agora se você está procurando onde ficar no Rio de Janeiro com café da manhã, uma opção super bacana é o Ritz Copacabana. Também de frente para a praia, do terraço do hotel, onde fica a piscina, você vê a orla toda, pegando a vista com o Pão de Açúcar e tudo

Hostels em Copacabana

Pra quem busca hospedagem barata no Rio de Janeiro ou mesmo prefere o clima mais informal dos albergues, o Solar Hostel Beach Copacabana tem um ambiente super descolado, quartos simples e preços baixos. O Social Hostel, localizado no Arpoador (quase Ipanema!), também é uma excelente alternativa de hostel em Copacabana.


4. Botafogo

Jovem, boêmio e descolado, Botafogo pode ser considerado o Soho carioca. Acontece ali uma efervescência cultural e um lançamento de tendências como visto em poucos lugares do Brasil. Inclusive, o site estrangeiro Time Out listou Botafogo como um dos 50 bairros mais legais para conhecer no mundo!

Em suas ruas você encontrará cinemas, cafés, bistrôs e muitos botecos, além de padarias e cervejarias artesanais, casas noturnas alternativas, espaços de coworking e outros negócios de jovens empreendedores.

Dentre os cafés, bares e bistrôs mais legais da região, estão o Colab, o Marchezinho, o Comuna, o Quartinho, o Caverna, o Bukowski, o Cru Natural e o Meza Bar.

Qual praia é melhor Copacabana ou Leblon?
Botafogo: o bairro jovem e descolado do Rio de Janeiro

Distâncias de Botafogo

Distância do Aeroporto Galeão (GIG): 20km / 25 a 45 minutos
Distância do Aeroporto Santos Dumont (SDU): 8km / 15 a 25 minutos
Distância da Rodoviária Novo Rio: 7km / 15 a 25 minutos
Distância para o Pão de Açúcar: 5km / 10 a 20 minutos
Distância para o Corcovado: 11km / 25 a 45 minutos


Hotéis conforto em Botafogo

O Yoo2 é a boa pedida para quem está em busca de onde ficar no Rio de Janeiro com vista e preços acessíveis. Imagina acordar com o sol nascendo atrás do Pão de Açúcar? No verão, o sol nasce exatamente atrás deste monumento natural e o espetáculo merece uma espiadinha depois de um despertador inconveniente às 6h da manhã dentro das suas férias.

Hotéis econômicos em Botafogo

Para quem não quer ter erro, o Ibis e o Novotel trazem aquela garantia de um serviço dentro do padrão das redes. Pertinho do metrô e da principal área de comércio, estes hotéis oferecem serviços e acomodações no melhor estilo bom-bonito-barato.

Hostels em Botafogo

Se você procura um bom albergue em Botafogo, seja para se hospedar sozinho ou a dois, o Injoy Hostel é uma opção bem legal. Essa é, sem dúvidas, uma das melhores escolhas para quem quer curtir a boemia de Botafogo, mas considera indispensável uma noite de sono silenciosa. Outras excelentes opções são o Hospedaria Rio e o Tupiniquim Hostel.


5. Onde ficar no Rio de Janeiro: Laranjeiras e Cosme Velho

Estes talvez sejam os bairros mais “carioca da gema” dessa lista! Localizados aos pés do Corcovado, Laranjeiras e o Cosme Velho estão fora do eixo turístico principal e são ideais para quem adora conhecer cantinhos mais alternativos da cidade.

O convívio super informal entre as pessoas nas ruas, o gosto pela conversa fora dos bares e a ótima musicalidade são a cara destes bairros vizinhos. E como todo bairro residencial, as praças são super importantes para a população local.

Enquanto a Praça São Salvador serve de ponto de encontro para os jovens, a Praça da General Glicério é uma delícia para curtir aos sábados, quando uma feira livre e uma roda de choro tomam conta das ruas no entorno.

Qual praia é melhor Copacabana ou Leblon?
Laranjeiras e Cosme Velho: hotéis próximos da natureza.

Como Laranjeiras nem sempre está nos principais guias de turismo, nós preparamos um guia com tudo o que o bairro tem a oferecer. Confere só: o que fazer em Laranjeiras.


Distâncias de Laranjeiras

Distância do Aeroporto Galeão (GIG): 18km / 20 a 40 minutos
Distância do Aeroporto Santos Dumont (SDU): 8km / 15 a 35 minutos
Distância da Rodoviária Novo Rio: 5km / 10 a 15 minutos
Distância para o Pão de Açúcar: 8km / 15 a 30 minutos
Distância para o Corcovado: 9km / 15 a 25 minutos


Hotéis econômicos em Laranjeiras

Procurando onde ficar no Rio de Janeiro em meio à natureza e em hospedagens com preço bom, aqui vão nossas sugestões: o Scorial Rio Hotel é ideal para quem busca sossego; o Hotel & Hostel Rio Laranjeirasé um belo hotel em clima bucólico; e o Nature Paradise é um hotel aconchegante e mais caseiro.

Hostels em Laranjeiras

Quase uma unanimidade entre os turistas que vem à cidade buscando hostels de qualidade, o Villa 25 é um dos melhores albergues do Rio de Janeiro. Além de ficar bem pertinho do metrô, ele fica num sobrado bem clássico, mas com instalações super modernas.


6. Santa Teresa

Embora as principais dicas de turismo no Rio de Janeiro estejam relacionadas às praias e à natureza, fique sabendo que a Cidade Maravilhosa tem muito mais a oferecer do que você imagina. Há bairros que são puro charme, com prédios históricos do século XIX, ruas de paralelepípedos e cantinhos agradáveis para um almoço, um café com os amigos ou mesmo para passar o dia explorando. Um deles é Santa Teresa, bairro tradicional no centro do Rio, que une boemia e sossego em um único local.

Andar pelas ruas do bairro é como explorar Alfama em Lisboa. Ao caminhar pelas ruas e vielas apertadas, você encontra vistas deslumbrantes da cidade aqui e ali (Mirante do Rato Molhado e Mirante do Curvelo), belas casas e casarões antigos, cantinhos inesperados e cheios de charme.

Para curtir o melhor da gastronomia em Santa Teresa, indico os restaurantes Aprazível e o Terèze. Se você preferir opções mais descoladas, o Mama Shelter e o Explorer Bar são uma ótima pedida. Os tradicionais Portella, Bar do Mineiro e Simplesmente também são ótimas opções de restaurantes no bairro.


Dica: se você está planejando uma viagem a dois, pode gostar dessa lista com 20 hotéis românticos no Rio de Janeiro.


Qual praia é melhor Copacabana ou Leblon?
Santa Teresa: bairro que une boemia e sossego em um só lugar.

Distâncias de Santa Teresa

Distância do Aeroporto Galeão (GIG): 19km / 25 a 45 minutos
Distância do Aeroporto Santos Dumont (SDU): 6km / 10 a 25 minutos
Distância da Rodoviária Novo Rio: 6km / 10 a 20 minutos
Distância para o Pão de Açúcar: 11km / 20 a 35 minutos
Distância para o Corcovado: 11km / 20 a 30 minutos

Hotéis de luxo em Santa Teresa

O Santa Teresa Rio MGallery by Sofitel é certamente uma das melhores opções para quem está em busca de hospedagem de luxo no Rio de Janeiro. Esse cinco estrelas tem acomodações que misturam sofisticação e conforto, além de um serviço impecável. 

Hotéis conforto em Santa Teresa

Dentre os hotéis conforto de Santa Teresa, sugiro o clássico e confortável Mama Ruisa Boutique Hotel que apresenta uma decoração toda diferente e super artística. A Casa JOMO e a Mansion Aline também são alternativas econômicas e atraentes.

Hostels em Santa Teresa

Para hospedagens com um precinho camarada em Santa Teresa, o Mambembe Hostel tem ótima localização, bem em frente ao Parque das Ruínas, e fica pertinho da Lapa. Já o Rio Forest Hostel é um casarão com piscina que foi transformado em hostel. O ambiente é descontraído e jovem.


7. Onde ficar no Rio de Janeiro: Lapa

A Lapa é um bairro queridinho pelos cariocas que curtem samba, agito e uma boa noitada. O bairro mais boêmio do Rio é também um local para curtir durante o dia se você gostar de lojas vintage e de antiguidades. As Ruas do Lavradio e do Senado são o local perfeito para os garimpeiros de plantão.

Ainda se perguntando se vale a pena se hospedar no Centro do Rio? A Lapa tem localização estratégica: fica pertinho dos aeroportos e da rodoviária e está próxima de diversos atrativos da Cidade Maravilhosa, como a Escadaria Selaron, os Arcos da Lapa e o Boulevard Olímpico.

Antes de desembarcar no Rio, confira a agenda de shows do Circo Voador e da Fundição Progresso, duas das casas de shows mais famosas da cidade. O Bar da Nalva e o Leviano são as boas pedidas para quem está em busca de rodas de samba.

Qual praia é melhor Copacabana ou Leblon?
Vale a pena se hospedar no Centro do Rio de Janeiro? Os preços são bastante acessíveis e há boas ofertas de transporte.

Distâncias da Lapa:

Distância do Aeroporto Galeão (GIG): 17km / 25 a 50 minutos
Distância do Aeroporto Santos Dumont (SDU): 4km / 10 a 20 minutos
Distância da Rodoviária Novo Rio: 9km / 10 a 25 minutos
Distância para o Pão de Açúcar: 10km / 20 a 40 minutos
Distância para o Corcovado: 12km / 30 a 40 minutos


Hotéis econômicos na Lapa

A Lapa é certamente uma boa para quem busca onde se hospedar no Rio de Janeiro barato. Dentre os hotéis de nível conforto, o Vila Galé é uma ótima opção. Outro excelente custo x benefício no Centro do Rio é o Casa Nova e o Américas Granada Hotel.

Hostels na Lapa

Se você prefere um local mais descontraído, pode apostar no Selina. Com localização excelente, no coração da Lapa, esse hostel tem um design jovem e despojado.


8. Onde ficar no Rio de Janeiro: Barra da Tijuca e Recreio

Onde ficar no Rio de Janeiro com a família? A Barra da Tijuca e o Recreio são excelentes opções para curtir uma praia em família. Famílias com crianças vão ficar felizes com a vasta oferta de hotéis de frente para o mar com preços acessíveis e comodidades, como cadeiras e guarda sóis aguardando os hóspedes na areia.

Para os surfistas de plantão, toda a extensão da Praia da Barra pode ser um bom pico para o surfe, dependendo do dia – por isso, o recomendável é percorre-la e escolher o melhor ponto. Além disso, a a Praia da Macumba, a Prainha e Grumari, os picos mais famosos entre os cariocas, estão a poucos quilômetros de distância.

E se você gosta de experimentar atividades aquáticas, a Barrinha oferece uma variedade delas: SUP, bicicleta aquática, jetski, entre outros.

Qual praia é melhor Copacabana ou Leblon?
A Barra e o Recreio tem hotéis mais em conta na beira da praia

Distâncias da Barra da Tijuca:

Distância do Aeroporto Galeão (GIG): 32km / 30 a 50 minutos
Distância do Aeroporto Santos Dumont (SDU): 35km / 35 a 50 minutos
Distância da Rodoviária Novo Rio: 30km / 30 a 45 minutos
Distância para o Pão de Açúcar: 40km / 60 a 90 minutos
Distância para o Corcovado: 32km / 45 a 70 minutos


Hotéis conforto na Barra da Tijuca e no Recreio

De frente para a Praia da Barra, o Windsor Marapendi e o Grand Hyatt são hotéis cinco estrelas em um dos pontos mais movimentados da orla. Os quartos são modernos, a vista é maravilhosa e os preços são muito mais atraentes do que na Zona Sul do Rio. 

Hotéis econômicos na Barra da Tijuca e no Recreio

Onde ficar no Rio de Janeiro com vista pagando barato? Na Praia do Recreio, com vista para o Pontal e uma bela piscina no terraço, o CDesign é uma das opções com melhor custo x benefício nesta região da cidade. Se você prefere ficar próximo do metrô, uma alternativa mais simples e econômica na Barra da Tijuca é a Pousada Recanto.

Hostels na Barra da Tijuca e no Recreio

Nossa sugestão de alternativa mais em conta na Barra da Tijuca é o REF House Barra da Tijuca. Um dos pontos positivos é que ele fica localizado bem no começo da Barra, que é uma região mais próxima ao metrô e com um pouco mais de opção de serviços acessíveis a pé. Já no Recreio dos Bandeirantes, o Pontal Hostel é a melhor pedida.


9. Onde ficar no Rio de Janeiro: Joá

Talvez não seja muito comum encontrar o Joá em listas de onde ficar no Rio de Janeiro, mas este bairro pode ser considerado a Beverly Hills carioca. Temos aí um motivo digno para que ele integre essa lista, não?

Bairro de classe média alta e super residencial, o Joá abriga algumas das casas mais legais da cidade! Portanto, se você está em busca de um lugar para ficar com um grupo de amigos ou com a família, esta pode ser uma excelente opção.

Espremido entre o Oceano Atlântico e o paredão rochoso do Pico dos Quatro, o Joá é um bairro montanhoso e, por isso, tem poucos habitantes, concentrados em sua maioria em condomínios fechados. Muitas das casas no Joá tem uma vista maravilhosa para o mar e com certeza você encontrará uma que é a sua cara.

Qual praia é melhor Copacabana ou Leblon?
Joá: considerado a Beverly Hills carioca

Distâncias do Joá:

Distância do Aeroporto Galeão (GIG): 32km / 35 a 60 minutos
Distância do Aeroporto Santos Dumont (SDU): 28km / 35 a 60 minutos
Distância da Rodoviária Novo Rio:  21km / 30 a 50 minutos
Distância para o Pão de Açúcar: 20km / 35 a 70 minutos
Distância para o Corcovado: 22km / 40 a 60 minutos


Hotéis conforto no Joá

A Suíte by Dussol, charmosa pousada com uma decoração elegante e uma linda piscina infinita, é uma ótima pedida para quem está buscando onde ficar no Rio de Janeiro em casal. O ponto alto dessa pousada é a vista maravilhosa para o Morro Dois Irmão e para a Praia de São Conrado.

Já a Pousada Cliffside é uma excelente opção com restaurente, piscina, jardim,bar, café da manhã e vista para a praia de São Conrado. A pousada tem decoração minimalista chique e, ao mesmo tempo, é bastante familiar.


10. Onde ficar no Rio de Janeiro: Barra de Guaratiba

Se você já visitou o Rio em férias passadas e não está muito interessado nos cartões postais da Cidade Maravilhosa, que tal explorar outras regiões? A Barra de Guaratiba, bairro localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, possui uma natureza exuberante para ser desbravada, com um misto de manguezais e mata atlântica.

Dentre os locais mais legais do bairro, estão a Restinga de Marambaia, que pode ser explorada de SUP e admirada do alto nos mirantes na trilha a caminho da Pedra do Telégrafo. Há também as Praias Selvagens, cujo nome é bem auto explicativo. Para estas trilhas, recomenda-se ir acompanhado com guia.

Outro atrativo do bairro são os restaurantes rústicos na beira da estrada principal. O pólo gastronômico de Guaratiba é uma boa pedida para quem curte crustáceos, frutos do mar e deliciosas peixadas. Anota aí as boas dicas de restaurantes: o Bira de Guaratiba e o Amendoeira.


Veja também: O que fazer em Barra de Guaratiba


Qual praia é melhor Copacabana ou Leblon?
Barra de Guaratiba: imagina acordar com esse visual? Foto tirada na sacada do TUGAS SUP.

Onde ficar no Rio de Janeiro – Distâncias da Barra de Guaratiba:

Distância do Aeroporto Galeão (GIG): 55km / 1 a 1,5 horas
Distância do Aeroporto Santos Dumont (SDU): 58km / 1 a 2 horas
Distância da Rodoviária Novo Rio: 53km / 1 a 1,5 horas
Distância para o Pão de Açúcar: 70km / 1,5 a 2 horas
Distância para o Corcovado: 55km /1,5 a 2 horas


Hotéis conforto na Barra de Guaratiba

Se você está em busca de onde se hospedar no Rio de Janeiro em meio à natureza, imagine acordar com a belíssima vista da Restinga de Marambaia. Você pode ter esta experiência no Relais de Marambaia, a acomodação mais charmosas dessa área. Lá tem piscina e você pode nadar enquanto aprecia a vista do mar. É surreal de tão lindo!

Hotéis econômicos na Barra de Guaratiba

Uma alternativa mais econômica e com excelente infraestrutura é o Guaratibali Residence. Esse hotel conta com piscina, jardim, churrasqueira, salão de jogos e lounge compartilhado. Alguns quartos possuem uma vista para o mar de tirar o fôlego!

Hostels na Barra de Guaratiba

Se você curtiu a ideia de se hospedar em Barra de Guaratiba, mas prefere o clima descontraído dos albergues, o Banana Leaf Eco Hostel tem aquele vistão e tem até piscina para curtir ao por do sol.


Dúvidas frequentes de quem busca onde ficar no Rio de Janeiro

Viajar é sair da nossa zona de conforto, por isso é super comum que várias dúvidas apareçam enquanto planejamos uma viagem, especialmente em um destino com tantas opções como a Cidade Maravilhosa. Mas calma! Nós estamos aqui para te ajudar nisso! Respondemos a seguir as dúvidas frequentes de quem busca onde ficar no Rio de Janeiro.

Qual é o melhor lugar para se hospedar no Rio de Janeiro?

Essa é a sua primeira vez no Rio de Janeiro? Então você deve estar se perguntando “qual é o melhor lugar para se hospedar no Rio de Janeiro?” Se essa for mesmo a sua primeira vez na Cidade Maravilhosa, opte por ficar nos bairros mais famosos da Zona Sul, como Copacabana, Ipanema, Leblon, Botafogo ou até mesmo Santa Teresa e Lapa. Ao se hospedar nesses bairros, você estará mais próximo dos pontos turísticos mais famosos da cidade.

Se você está viajando para aproveitar mais as praias e o calor do Rio de Janeiro, procure hospedagem no Rio de Janeiro nos bairros de Copacabana, Ipanema e Leblon. As opções de hotéis e pousadas próximos a praia são excelentes, para todos os gostos e bolsos.

Se você quer curtir principalmente a boemia da cidade, Botafogo e os bairros mais centrais da cidade como Santa Teresa e Lapa vão te surpreender com uma vida noturna badalada com muitas opções de pubs, bares, shows e boates.

Se essa não é a sua primeira vez no Rio de Janeiro, você pode optar por ficar em lugares mais distantes do agito da Zona Sul. Alguns lugares excelentes são: Barra da Tijuca, Joá e Barra de Guaratiba. Esses destinos são ideias para curtir a praia em um clima mais tranquilo.

Onde ficar no Rio de Janeiro: Copacabana ou Ipanema?

Se você está em dúvida de onde ficar no Rio de Janeiro: Copacabana ou Ipanema, saiba que os dois bairros tem muito em comum!

Tanto em Copacabana quanto em Ipanema, você encontrará opções de hotéis divinos para todos os gostos e bolsos, com infraestrutura excelente. Os dois bairros também são próximos dos principais pontos turísticos, dos cenários cartões postais e das praias mais famosas do Rio de Janeiro.

A locomoção nesses bairros também é facilitada, há bastante diversidade de ônibus e algumas estações de metrô cortam esses bairros. Uber, táxi e 99 também são bastante fáceis de conseguir pela região. Além de bicicletas que podem ser alugadas por app.

Sendo assim, o grande diferencial de um bairro para o outro é o preço da hospedagem. Em Copacabana, os preços costumam ser um pouco mais baixos do que em Ipanema.

Onde ficar no Rio de Janeiro bom e barato?

Se ficar dentro do orçamento é importante para você, saiba que não faltam opções de onde ficar no Rio de Janeiro barato. Confira agora alguns hotéis e hostels que são BBB: bons, bonitos e baratos. Selecionamos uma opção em cada bairro para facilitar o seu trabalho!

  • Injoy Lofts (Ipanema)
  • I’m Hostel RJ (Leblon)
  • Solar Hostel Beach Copacabana (Copacabana)
  • Ibis Botafogo(Botafogo)
  • Scorial Rio Hotel (Laranjeiras)
  • Casa JOMO (Santa Teresa)
  • Casa Nova Hotel (Lapa)
  • Pousada Recanto(Barra da Tijuca)
  • Guaratibali Residence (Barra de Guaratiba)

Dicas de hotel no Rio de Janeiro com café da manhã?

Fique ligado na hora de fazer a sua reserva e observe bem se o hotel oferece café da manhã incluso no valor da diária! Para facilitar o seu trabalho, preparamos algumas dicas de hotel no Rio de Janeiro com café da manhã:

  • Arena Ipanema (Ipanema)
  • Promenade Palladium (Leblon)
  • Copacabana Palace (Copacabana)
  • Yoo2 Rio (Botafogo)
  • Scorial Rio Hotel (Laranjeiras)
  • Casa JOMO (Santa Teresa)
  • Américas Granada Hotel (Lapa)
  • CDesign (Barra da Tijuca)

Dicas de hotel no Rio de Janeiro com banheira?

Vai fazer uma viagem romântica e gostaria de uma hidro para curtir com seu amor? Confira nossas dicas de hotel no Rio de Janeiro com banheira. Tem opções para todos os gostos e bolsos!

  • Hotel Fasano (Ipanema)
  • Sheraton (Leblon)
  • Yoo2 Rio (Botafogo)
  • Santa Teresa Rio MGallery by Sofitel (Santa Teresa)
  • Vila Galé (Lapa)
  • Windsor Marapendi (Barra da Tijuca)

Dicas de hotel no Rio de Janeiro com recreação infantil?

Se você vai viajar com a família, deve estar procurando por dicas de hotel no Rio de Janeiro com recreação infantil! Não encontramos onde ficar no Rio de Janeiro com recreação para as crianças, mas o Copacabana Palace oferece serviço de babá e serviços para crianças com custo adicional.

Já os hotéis Promenade Palladium (Leblon). Sol Ipanema (Ipanema),Américas Granada Hotel(Lapa), Windsor Marapendi (Barra da Tijuca), oferecem buffet especial para crianças. Legal né?

Dicas de hotel no Rio de Janeiro com piscina de borda infinita?

  • Hotel Fasano (Ipanema)
  • Janeiro Hotel (Leblon)
  • Emiliano Rio (Copacabana)
  • Casa Nova (Lapa)

Dicas de pousadas no Rio de Janeiro perto da praia?

Se para você é importante ficar perto da praia, aproveite essas dicas de hotéis e pousadas no Rio de Janeiro perto da praia:

  • Arena Ipanema (Ipanema)
  • Hotel Fasano (Ipanema)
  • Janeiro Hotel (Leblon)
  • Promenade Palladium (Leblon)
  • Copacabana Palace (Copacabana)
  • Emiliano Rio (Copacabana)

Planeje sua viagem para o Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro é uma das cidades mais badaladas e mais procuradas como destino de viagem no nosso Brasil. Muito mais do que praias, a cidade oferece uma variedade incrível de pontos turísticos, passeios culturais, oportunidades de ecoturismo e vistas de tirar o fôlego!

Chegar na Cidade Maravilhosa não é difícil. A cidade conta com 2 aeroportos: o Aeroporto Santos Dumont que fica localizado no centro do Rio de Janeiro e o Aeroporto Internacional Tom Jobim / Galeão que fica em uma região mais distante. Os dois aeroportos recebem diariamente uma grande frota de voos vindos dos mais diversos destinos nacionais e internacionais.

O Rio de Janeiro capital também conta com e 2 terminais rodoviários: o Terminal Menezes Cortes e o Terminal Novo Rio, ambos também possuem uma boa rotatividade de ônibus de todo o país.

E se você quer uma ajudinha na hora de selecionar os principais pontos turísticos para você visitar, nós preparamos uma lista com os melhores passeios no Rio de Janeiro. São 35 lugares incríveis para visitar na Cidade Maravilhosa, não deixe de conferir!

Confira também esse vídeo do Lukas H. com belas imagens aéreas da cidade do Rio de Janeiro para já ficar com um gostinho do que você vai ver e viver durante a sua viagem:

E se você é aquele turista que prefere se hospedar em casas de temporada, não deixe de conferir a nossa seleção com as 20 melhores opções de Airbnb Rio de Janeiro (Zona Sul).


Agora que você já sabe onde ficar no Rio de Janeiro, que tal planejar sua viagem?

25 lugares incríveis para fotografar no Rio de Janeiro

Como planejar um passeio ao Cristo Redentor no Rio de Janeiro

Guia completo das melhores praias do Rio de Janeiro

10 lugares com um café da manhã de dar água na boca no Rio de Janeiro

12 atividades de graça (ou quase) para conhecer o Rio de Janeiro

OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!

Qual a melhor praia Leblon ou Copacabana?

Como falei no título. Se estiver em dúvidas entre estas 3 praias em qual ir saiba que a o Leblon é a mais tranquila quanto ao movimento de pessoas, até o momento, pois até o dia de hoje o metrô ainda não fui aberto ao público da cidade.

Qual é a praia mais bonita do Rio de Janeiro?

As mais belas praias do Rio de Janeiro capital.
Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. ... .
Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. ... .
Praia do Leme, no Rio de Janeiro. ... .
Praia Vermelha, no Rio de Janeiro. ... .
Praia do Leblon, no Rio de Janeiro. ... .
Praia do Arpoador, no Rio de Janeiro. ... .
Praia da Reserva, no Rio de Janeiro..

Qual a praia mais frequentada por famosos no Rio de Janeiro?

Ipanema: com um dos calçadões mais famosos do mundo, na praia de Ipanema não é difícil de caminhar lado a lado com artistas nacionais e influenciadores digitais famosos.

Qual o melhor Praia Copacabana ou Ipanema?

A Praia de Ipanema com certeza é muito mais agradável que outras mais famosas pelo Rio. O point dos mais jovens fica em frente à Rua Garcia D'Ávila, já o encontro dos mais "maduros" se dá na Farme de Amedo. Tem espaço para todo tipo de pessoa e oferece uma praia mais limpa e um mar mais bonito.