Qual remedio para pressao alta nao causa impotencia

A disfunção eréctil (DE) é uma queixa comum em homens que sofrem de hipertensão e pode representar uma doença vascular sistêmica, um efeito adverso da medicação anti-hipertensiva ou uma preocupação frequente que pode prejudicar a adesão à droga.

A Disfunção erétil tem sido considerada um marcador precoce de doença cardiovascular. A conexão entre ambas as condições parece estar localizada no endotélio, que pode se tornar incapaz de gerar a dilatação necessária no leito vascular peniano em resposta à excitação sexual, produzindo comprometimento na ereção. Por outro lado, a verdadeira influência dos anti-hipertensivos na função erétil ainda merece discussão.

Portanto, independentemente do mecanismo de Disfunção Erétil na hipertensão, o diagnóstico precoce e a abordagem correta da vida sexual representam um importante passo na avaliação cardiovascular, o que certamente contribui para uma melhor escolha do tratamento da hipertensão, prevenindo algumas complicações e restaurando a qualidade de vida.

O que é Hipertensão?

A hipertensão arterial é uma doença caracterizada pelo aumento de pressão ou tensão feita pela circulação sanguínea no tecido do vaso sanguíneo além do padrão normal estabelecido.

As consequências desta patologia são os episódios cardiovasculares súbitos como o ataque cardíaco, acidente vascular cerebral ou embolias. Por seu turno, os vasos sanguíneos e órgãos como os rins e os olhos também podem ser afetados. A contração dos vasos sanguíneos em pacientes hipertensos torna-os assim mais suscetíveis de terem disfunção erétil.

O coração funciona como uma máquina de bombeamento que bombeia sangue para o corpo através de vasos sanguíneos.

A força exercida pelo sangue dentro das artérias é chamada de pressão arterial.

Qual remedio para pressao alta nao causa impotencia

O valor da pressão arterial depende de vários fatores, entre eles:

  • O volume de sangue circulante
  • A capacidade das artérias para esticar
  • Contractilidade do músculo cardíaco (força de contração do coração) para a bomba

Ao medir a pressão arterial, devemos ter duas leituras, por exemplo: 120/80

A primeira leitura (120) é a medição da contractilidade do músculo cardíaco "contratos"

A segunda leitura (80) é a medida quando o músculo cardíaco relaxa.

A pressão arterial é considerada alta quando atinge mais de 140/90

Qual remedio para pressao alta nao causa impotencia

Razões da hipertensão

Aproximadamente 80% das razões diretas para a hipertensão não são sabidas exatamente. Contudo, veja abaixo alguns dos fatores que precipitam a hipertensão arterial:

  • Hereditariedade
  • Distúrbios emocionais
  • Obesidade
  • Doenças vasculares (níveis elevados de colesterol no sangue (o colesterol se acumula nas paredes dos vasos, que diminuem sua elasticidade e provoca o que se chama arteriosclerose)
  • Alta ingestão de sódio e gordura; Alimentos que elevam a pressão arterial como (sal, café, chá, gordura)
  • Fumar também diminui a elasticidade dos vasos sanguíneos
  • Não fazer exercícios físicos frequentemente ou imobilidade
  • Uso de contraceptivos orais
  • Desordem em algumas das glândulas endócrinas, como a glândula tireóide

Principais sintomas de hipertensão

A pressão arterial elevada (hipertensão) também é chamada de "o assassino silencioso" porque não tem sintomas, ou podem aparecer por coincidência. No entanto, pode haver alguns sintomas como:

  • Dor de cabeça frequente principalmente na parte inferior das costas da cabeça
  • Desmaios e tonturas
  • Palpitações (sentir a sua própria bomba cardíaca) e taquicardia (frequência cardíaca elevada)
  • Visão pouco clara

Qual remedio para pressao alta nao causa impotencia

O que é a Impotência?

Disfunção Erétil ou impotência é uma condição caracterizada pela incapacidade de conseguir ou manter uma ereção suficiente para ter relações sexuais.

O processo de ereção ocorre por uma combinação de fatores que envolvem o sistema nervoso, os vasos sanguíneos, o tecido muscular, etc., pelo que as suas causas podem ser várias.

Problemas de ereção são comuns. Quase todos os homens adultos têm dificuldade para obter ou manter uma ereção em um momento ou outro. Muitas vezes o problema desaparece com pouco ou nenhum tratamento. Mas para alguns homens, pode ser um problema contínuo. Isso é chamado disfunção erétil (DE).

Qual remedio para pressao alta nao causa impotencia

A Disfunção Erétil se torna prolongada quando está normalmente associada a fatores como a hiperlipidemia, diabetes, hipertensão arterial e tabagismo.

Razões da Impotência

Qualquer coisa que interfira com o sistema nervoso ou a circulação sanguínea pode levar à disfunção erétil.

Qualquer coisa que afete o nível de desejo sexual (libido) também pode causar disfunção erétil porque uma libido reduzida torna mais difícil para o cérebro acionar uma ereção. Condições psicológicas, como a depressão, podem reduzir a libido, assim como mudanças nos níveis hormonais (produtos químicos produzidos pelo corpo).

Veja abaixo as possíveis causas da Impotência:

  • Causas físicas como lesões e cirurgia ou condições vasculares
  • Condições neurogênicas como esclerose múltipla e mal de Parkinson
  • Condições hormonais como glândula tireóide hiperativa
  • Condições anatômicas como esquizofrenia
  • Causas psicológicas como depressão e ansiedade

Principais sintomas da Impotência

  • Problemas para obter uma ereção
  • Problemas ao manter uma ereção
  • Redução do desejo sexual

Outros problemas que podem estar relacionados a impotência:

  • Se o individuo estiver enfrentando outros problemas sexuais, incluindo disfunção ejaculatória como ejaculação precoce ou atrasada
  • Se tem diabetes, doença cardíaca ou outra condição de saúde conhecida que pode estar ligada à disfunção erétil
  • Se tem outros sintomas, juntamente com a disfunção erétil

Relação entre Hipertensão e Impotência

A ligação entre a hipertensão e a disfunção erétil é bastante simples: A pressão de sangue elevada danifica as artérias e o bom fluxo de sangue através das artérias é necessário para obter e manter uma ereção.

Ao longo do tempo, a hipertensão pode fazer com que as artérias se tornem menos flexíveis e estreitas (também conhecido como aterosclerose), de modo que o fluxo sanguíneo é reduzido. Isso não só coloca você em risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral, mas também limita o sangue que circula para o pênis, portanto, diminuindo sua capacidade de alcançar e manter ereções. A pressão arterial elevada também pode afetar a libido ea ejaculação.

Qual remedio para pressao alta nao causa impotencia

Como a pressão arterial elevada afteta a vida sexual de homens e mulheres

Os danos dos vasos sangüíneos causados ​​pela hipertensão arterial (HBP ou hipertensão) reduzem o fluxo sangüíneo em todo o corpo. Baixa circulação sanguínea para a pelve pode afetar a vida sexual de homens e mulheres.

  • Disfunção erétil

Em um homem, os efeitos da pressão arterial elevada sobre a função sexual são mais fisicamente aparentes do que com as mulheres. Disfunção erétil acontece quando não há fluxo de sangue suficiente para o pênis para permitir uma ereção.

Isso pode ser um sinal para um médico para verificar a pressão arterial elevada e outros problemas.

  • Perda de libido e interesse

Mulheres com pressão arterial elevada podem ter menor libido e menos interesse em sexo, especialmente se a condição está contribuindo para a fadiga. Se o fluxo sanguíneo de uma mulher para sua vagina é reduzido, também pode afetar como seu corpo responde antes e durante a relação sexual.

Medicamentos Hipotensores causam Impotência?

Certos medicamentos que contém agentes hipotensivos podem ter como efeito secundário a disfunção eréctil, e deste facto pode decorrer uma diminuição de fornecimento de sangue ou irrigação peniana, agravando assim a condição.

  • Inibidores da enzima de conversão da angiotensina (iECA)

Medicamentos que inibem a iECA, ou angiotensina, como o ramipril e o lisinopril podem provocar disfunção erétil através do seguinte mecanismo: a angiotensina é uma hormona libertada nos rins que contribui para o aumento da irrigação orgânica e aumento da pressão sanguínea; ao inibir esta enzima o medicamento vai reduzir também a pressão sanguínea e a irrigação orgânica, podendo assim afetar o mecanismo da ereção.

  • Beta-Bloqueadores

Os beta bloqueadores são fármacos anti hipertensores que atuam através do bloqueio dos recetores beta, responsáveis pela libertação da noradrenalina – hormona responsável pelo stress – reduzindo deste modo a frequência cardíaca e a quantidade de sangue fornecido aos órgãos.

Estes fatores afetam o processo da ereção através da contração (em vez de relaxamento) do tecido muscular do pénis, redução da produção da testosterona e redução da líbido por alteração induzida no sistema nervoso simpático.

  • Bloqueador dos Canais de Cálcio

Os bloqueadores de canais de cálcio como o antagonista dos canais de cálcio e a amlodipina são ingredientes utilizados para o tratamento da angina de peito, a arritmia e a hipertensão arterial.

Estes bloqueadores atuam sobre o tecido muscular do coração e dos vasos sanguíneos reduzindo a sua contração através do bloqueio dos canais de cálcio, necessário à contração destes músculos.

Para além de poder provocar efeitos como tonturas e dores de cabeça, este bloqueador pode ainda provocar disfunção erétil.

  • Diuréticos

Os diuréticos de administração oral como a bendroflumetiazida, além de afetarem diretamente a função renal e o aparelho urinário, têm também como efeito secundário a Disfunção Erétil, tendo esta sido provada afetar maior percentagem de indivíduos do que os que tomam beta bloqueadores.

  • Vasodilatadores

Os medicamentos vasodilatadores são utilizados no tratamento de condições cardíacas como a angina de peito, e, pelo facto de alterarem a dimensão dos vasos sanguíneos interferem negativamente no processo da ereção, obstando-a.

Classes e tipos de medicamentos anti-hipertensores que podem causar impotência

Classe farmacológicaIngrediente ativoEfeito secundário na ereção
Inibidores da ECA
  • captopril
  • enalapril
  • fosinopril
  • Lisinopril
  • ramipril
  • impotência ocasional
Beta-bloqueadores
  • atenolol
  • bisoprolol
  • carvedilol
  • nebivolol
  • pindolol
  • propranolol
  • metoprolol
  • impotência
  • perda da libido
  • diminuição de testosterona
Antagonistas do cálcio
  • amlodipina
  • verapamil
  • diltiazem
  • Disfunção eréctil
Hidralazina
di-hidralazina
  • hidralazina
  • Di-hidralazina
  • Disfunção eréctil
Metildopa
  • metildopa
  • Disfunção eréctil
  • perda da libido
Reserpina
  • reserpina
  • Disfunção eréctil
  • perda da libido
  • deficiência de testosterona

Hipertensão arterial como contra-indicação para toma de inibidores PDE5

Alguns medicamentos inibidores da PDE, como o Viagra, não podem ser usados em concomitância com a hipertensão arterial.

  • Posso tomar Bloqueadores alfadrenérgicos e medicamentos para impotência?

Não. Ingredientes ativos como a doxazosina, a alfazosina, a terazosina, etc., não podem ser tomados em simultâneo com os medicamentos para a Disfunção Erétil denominados de inibidores da PDE5.

Esta concomitância pode levar a uma queda repentina da tensão, levando a síncope ou desmaio, e/ou vertigens.

  • Posso tomar Nitratos e medicamentos para impotência?

Os nitratos não podem ser combinados com inibidores da PDE5 pelos agentes hipotensores dos nitratos que podem também levar a uma queda súbita da pressaso arterial.

  • Posso tomar medicamentos para impotência com Hipertensão?

Pacientes com hipertensão arterial não controlada não podem tomar inibidores da PDE5, e a atividade sexual não é recomendada nestes doentes.

Estudos sobre a relação entre disfunção erétil e hipertensão arterial

Estudos demostram que existe uma correlação entre a hipertensão arterial e a incidência de Disfunção Erétil.

O não tratamento da hipertensão degrada as artérias com o passar do tempo, contribuindo deste modo para dificultar a circulação sanguínea e consequentemente a ereção. Por outro lado, a prevalência desta doença pode provocar aterosclerose (obstrução dos vasos sanguíneos).

A aterosclerose em vasos sanguíneos penianos irá dificultar ainda mais o processo de ereção e quanto mais grave for esta condição mais agravada será a Disfunção Erétil.

Por outro lado, como vimos, o tratamento da hipertensão em si pode não ser conciliável com o tratamento da Disfunção Erétil. Nestes casos, é recomendada uma consulta médica para se analisarem as alternativas para estas circunstâncias.

Um estudo de 2014 da British Heart Foundation concluiu que cerca de 70% dos homens da amostra que tinham condições cardíacas tinham também Disfunção Erétil. Deste grupo afetado, cerca de 46% indicou que a medicação seria responsável pela DE, 36% achava que era uma combinação da medicação e da condição, e 18% responsabilizava somente a condição cardíaca.

Estas conclusões são corroboradas num estudo do International Journal of Impotence Research no qual 67-68% dos pacientes com problemas cardíacos reportavam dificuldades na ereção. Este valor ascendia aos 76% quando os pacientes adicionalmente tinham diabetes.

Finalmente, nos homens que sofrem de Disfunção Erétil, foi provado que a sua severidade é maior em homens com hipertensão.

Tratamento da disfunção erétil em pacientes hipertensos

Apesar dos receios de que a redução da pressão arterial possa comprometer o suprimento de sangue do pénis e piorar a função erétil, os dados disponíveis apontam para um efeito benéfico do controle da pressão arterial sobre a função erétil. Dados acumulados indicam que a disfunção erétil é mais prevalente em pacientes hipertensos tratados e não hipertensos e que os fármacos anti-hipertensivos estão associados à ocorrência de disfunção erétil. No entanto, nem todas as classes de fármacos anti-hipertensivos partilham os mesmos efeitos sobre a função eréctil.

Muitos estudos experimentais e clínicos (estudos observacionais, pequenos e grandes) indicaram fortemente que os fármacos anti-hipertensivos mais antigos exercem efeitos prejudiciais na função eréctil enquanto que os agentes mais novos exercem efeitos neutros ou mesmo benéficos. Finalmente, os dados de estudos abertos apontam para benefícios na função erétil quando a terapia anti-hipertensiva é alterada de um fármaco com efeitos prejudiciais para um fármaco sem tais efeitos na função eréctil.

O manejo da função erétil em pacientes hipertensos não tratados e tratados apresenta algumas diferenças que se resumem a seguir.

Pacientes não tratados

Uma vez estabelecido o diagnóstico de disfunção eréctil vasculogênica após a exclusão cuidadosa de outras causas (como descrito acima), o primeiro passo no manejo da disfunção erétil é estimular a modificação do estilo de vida. Modificação do estilo de vida inclui redução de peso, restrição de sal, cessação do tabagismo, moderação do álcool e exercício físico regular, e é fortemente recomendado em pacientes com hipertensão essencial.

Da mesma forma, vários estudos têm mostrado que a modificação do estilo de vida está associada a melhorias significativas na função erétil. As taxas de sucesso, no entanto, permanecem baixas, especialmente a longo prazo, sublinhando a necessidade de esforços mais intensos e de acompanhamento próximo, para evitar um "conselho superficial" com baixa adesão e garantir mudanças ao longo da vida no estilo de vida.

A terapêutica com fármacos anti-hipertensivos é necessária em doentes com hipertensão ligeira a moderada e baixo risco cardiovascular que não conseguem controlar a pressão arterial após um período razoável de implementação da modificação do estilo de vida ou imediatamente em doentes com hipertensão grave ou risco cardiovascular elevado.

De acordo com as diretrizes européias, a escolha da terapia anti-hipertensiva segue uma abordagem individualizada e é baseada principalmente na presença e tipo de lesão de órgão-alvo, na presença e tipo de doença cardiovascular evidente, condições especiais, comorbidades e terapia concomitante. Outro fator importante que entra na equação diz respeito às necessidades e preferências dos pacientes. Portanto, em pacientes com uma vida sexual ativa altamente apreciada, a escolha da terapia anti-hipertensiva deve levar em conta esse importante parâmetro.

Os fármacos anti-hipertensivos mais antigos (diuréticos e betabloqueadores) não são candidatos ideais para estes doentes devido aos seus efeitos nocivos na função eréctil e devem ser utilizados apenas se estiverem absolutamente indicados. Nos casos em que os betabloqueadores são escolhidos para um doente individual, a escolha do nebivolol deve ser considerada. Além disso, no caso de mais de uma classe é indicado para um paciente individual, a escolha de um ARB deve ser considerada.

Pacientes tratados

Quatro fatores importantes precisam ser considerados em pacientes hipertensos com disfunção erétil antes de qualquer mudança terapêutica:

  • a seqüência temporal da administração do fármaco e disfunção erétil,
  • exclusão de outras condições ou drogas que causam disfunção erétil,
  • conseqüências futuras na adesão ao anti-hipertensivo Terapia,
  • implementação de modificação do estilo de vida.

A primeira questão que precisa ser respondida é se as dificuldades sexuais apareceram ou se deterioraram após o início da terapia anti-hipertensiva ou foram pré-existentes. Embora a disfunção erétil possa aparecer a qualquer momento após o início da terapia anti-hipertensiva, ela geralmente aparece cedo, nos primeiros meses da terapia.

Quando a disfunção eréctil aparece anos após a administração da terapia, é mais provável que seja o efeito da aterosclerose progressiva e menos provável que seja o efeito da terapia anti-hipertensiva. A segunda pergunta refere-se à presença de doenças ou fármacos concomitantes (que não sejam anti-hipertensores) que possam contribuir, pelo menos em parte, para a disfunção eréctil.

O reconhecimento e a gestão adequada de tais comorbidades, bem como a substituição de drogas culpadas (se possível) precisam ser abordadas antes de mais decisões terapêuticas.

Qual o remédio para pressão alta que não causa impotência?

Tire todas as dúvidas durante a consulta online Os Diuréticos ( hidroclorotiazida , furosemida , amilorida e clortalidona ) são os que produzem maior disfunção . Os Betabloqueadores ( Atenolol, Metoprolol ) usados na hipertensão produzem menores efeitos .

Qual fármaco é mais indicado para o tratamento da hipertensão arterial em pacientes do sexo masculino em idade sexualmente ativa?

A lodenafila está entre os fármacos que revolucionaram o tratamento da DE, pois é de fácil utilização, apresenta bons índices de eficácia e, por ser de uso oral, não tira a espontaneidade das relações sexuais.

Qual remédio para pressão alta têm menos efeitos colaterais?

Embora as pessoas que estão começando o tratamento para a hipertensão possam se beneficiar igualmente de qualquer um desses medicamentos, o estudo recente relata que os ARBs podem ter menos efeitos colaterais relacionados aos medicamentos do que os inibidores da ECA.