Quando o óvulo é liberado Quanto tempo dura?

Se está a tentar engravidar, é muito provável que a sua maior preocupação seja  conseguir determinar o dia em que ocorre a sua ovulação e identificar o seu período fértil. Uma questão frequente das futuras mães é saber quantos dias após a relação ocorre a fecundação. Encontre a resposta neste artigo.

Quantos dias após a relação ocorre a fecundação?

Para compreender quanto tempo demora a fecundação após a relação é importante ter a noção de que, em condições favoráveis, os espermatozoides podem sobreviver entre 3 a 7 dias no interior do corpo da mulher.

Já o óvulo, tem apenas até 24 horas de vida depois de ser expulso do ovário. Assim, este é o período de tempo que o espermatozoide dispõe para o encontrar e fertilizar. Caso não seja fecundado, murcha e é removido na menstruação seguinte em conjunto com o revestimento da parede uterina, iniciando-se um novo ciclo menstrual.

Quantos dias após a relação ocorre a fecundação?

O período de tempo em que o óvulo pode ser fecundado corresponde ao seu tempo de vida, ou seja, até 24 horas. Uma vez que os espermatozoides podem sobreviver entre 3 a 7 dias após a ejaculação, teoricamente, o óvulo pode ser fecundado até 7 dias após a relação sexual, caso esta ocorra no dia da ovulação (libertação do óvulo maduro).

Como ocorre a gravidez de gémeos?

Por norma, a mulher liberta um óvulo maduro todos os meses que é fecundado apenas por um espermatozoide, dando origem a um bebé.

Em casos mais raros, a mulher liberta dois óvulos distintos que são fecundados por dois espermatozoides também diferentes. Neste caso, a mulher está grávida de gémeos fraternos (designados também como gémeos falsos ou dizigóticos).

No caso de gémeos idênticos (também designados como verdadeiros ou monozigóticos), um único óvulo é fecundado por um único espermatozoide que acaba por se dividir em dois mais tarde dando origem a dois bebés.

Frequência das relações sexuais no período fértil

Como só consegue engravidar em alguns dias do mês (no seu período fértil), ao identificar esses dias, consegue acertar na melhor altura de ter relações sexuais.

Durante o seu período fértil, deve ter relações sexuais dia sim, dia não. Esta frequência garante uma reserva suficiente de espermatozoides dentro do seu aparelho reprodutor no momento em que óvulo for libertado.

Por que muda o muco vaginal no período fértil?

O sintoma de ovulação mais evidente consiste na alteração das características do muco cervical. Normalmente escasso, espesso e pegajoso, na ovulação, torna-se fino, fluido e abundante (parecido com clara de ovo).

Esta mudança das características e consistência do corrimento vaginal tem como objetivo nutrir os espermatozoides e facilitar a sua deslocação dentro da cavidade uterina. Após a ovulação, o muco readquire a sua consistência normal, inóspita para os espermatozoides.

Quanto tempo demora o óvulo a implantar-se no útero?

Após a fecundação, o ovo continua a deslizar pelas trompas de Falópio em direção ao útero, onde se vai implementar. Esta viagem demora cerca de 10 dias. Chegado ao útero, o embrião começa a desenvolver-se rapidamente e, no final do 1º trimestre, é um bebé completamente formado, em ponto pequeno.

Sintomas iniciais da gravidez

Entre os principais sintomas que podem alertá-la para a possibilidade de estar grávida, mesmo antes do atraso menstrual, incluem-se:

  1. Náuseas e vómitos;
  2. Sono e cansaço;
  3. Flutuações de humor;
  4. Frequência urinária;
  5. Prisão de ventre;
  6. Inchaço abdominal e pressão no baixo-ventre;
  7. Melasma (manchas escuras na pele);
  8. Aumento da temperatura corporal basal.

Agora que já sabe quantos dias após a relação ocorre a fecundação conheça em detalhe os acontecimentos da primeira e da segunda semana do desenvolvimento embrionário.

Sintomas de nidação (implantação do óvulo)

Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.

O período fértil é o intervalo de dias em que a mulher tem maiores chances de engravidar. Ele acontece todos os meses até a menopausa quando o óvulo é liberado pelo ovário e chega até as trompas de Falópio pronto para ser fecundado pelo espermatozoide e dar início à gestação.

Esse período é vital para quem está tentando engravidar, mas também recheado de dúvidas. Abaixo, saiba tudo sobre o período fértil.

Período fértil: o que é, cálculo e mais

Quantos dias dura o período fértil?

O período fértil dura aproximadamente cinco dias. Ao contrário do que se imagina, esse tempo não leva em conta apenas a ovulação ou a duração do óvulo, que é de cerca de 48 horas (2 dias), mas o tempo de sobrevivência de um espermatozoide no corpo da mulher após a relação sexual, que é de 72 horas (3 dias).

Relacionadas

Portanto, se o casal tiver relações sexuais dois ou três dias antes da ovulação, há grandes chances de uma gravidez. Aliás, estudos mostram que a maior taxa de gestação acontece um dia antes da ovulação e vai caindo nos dias seguintes a ela.

Como calcular o período fértil?

Mulheres que possuem um ciclo regular de 28, 29, 30 ou 32 dias, por exemplo, conseguem fazer uma conta fácil para descobrir qual é o seu período fértil. Basta descontar 14 dias da duração total do ciclo e considerar dois dias para mais e dois para menos.

Quatorze dias é o tempo em que a progesterona é produzida pelo corpo-lúteo, uma glândula endócrina temporária que se forma após a ovulação e que se desfaz antes do período menstrual.

Veja alguns exemplos de como é o cálculo:

Ciclos de 28 dias:

  • 28-14 = 14
  • Portanto, a ovulação acontece no 14º dia
  • Período fértil será do 12º dia ao 16º

Ciclos de 30 dias:

  • 30-14 = 16
  • Portanto, a ovulação acontece no 16º dia
  • Período fértil será do 14º dia ao 18º

Ciclos de 32 dias:

  • 32-14 = 18
  • Portanto, a ovulação acontece no 18º dia
  • Período fértil será do 16º dia ao 20º

Mulheres que possuem ciclos irregulares conseguem usar esse mesmo cálculo desde que a diferença entre eles não seja muito discrepante (apenas de um ou dois dias). Nesse caso, basta fazer uma média entre os meses e realizar o mesmo cálculo acima.

"Já aquelas com ciclos muito desregulados, sendo um de 40 e outro de 60 dias, não têm como usar esse método. O ideal é procurar um médico para investigar e identificar o que está acontecendo", alerta Fernando Prado, ginecologista, obstetra, especialista em reprodução humana, doutor pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e pelo Imperial College London.

Quais são os "sintomas" do período fértil?

Algumas mulheres conseguem observar diferentes mudanças físicas em seu corpo durante o período fértil. São elas:

  • Aumento do muco na vagina, que fica mais viscoso e com a aparência semelhante à clara de ovo crua. "É um mecanismo de lubrificação natural devido ao aumento do estrogênio para facilitar que os espermatozoides cheguem no óvulo", explica Ana Carolina Lúcio Pereira, ginecologista especialista em ginecologia e obstetrícia pela Associação Médica Brasileira.
  • Mamas mais inchadas.
  • Temperatura do corpo aumenta em 0,2 a 0,5ºC depois de ovular devido ao aumento do nível da progesterona.
  • Surgimento de espinhas por conta das alterações hormonais da ovulação, que vão deixar a pele mais oleosa. "Por outro lado, muitas mulheres comentam sentir uma melhora na pele, no cabelo e na disposição", diz Pereira.
  • Aumento na libido devido às mudanças hormonais, que fazem com que as mulheres tenham mais desejo sexual. Estudos inclusive mostram que elas ficam fisicamente mais atraentes no período fértil.
  • Dor no baixo ventre quando acontece a ruptura do folículo para a saída do óvulo.

Testes de farmácia ajudam a descobrir o período fértil?

Sim. Os testes de ovulação ou testes de fertilidade feminina disponíveis em farmácia podem ajudar as mulheres com ciclos irregulares a reconhecerem quando estão no período fértil.

Eles são vendidos em kits com três a cinco testes para a mulher ir checando próximo ao dia que ela imagina que terá a ovulação. Práticos de usar, basta molhar a ponta do absorvente em um pouquinho de urina e aguardar cerca de cinco minutos para comparar a intensidade da cor com a tira controle. Antes, leia as instruções do fabricante.

O resultado indica a concentração de hormônio luteinizante (LH) na urina. "Quando esse hormônio chega ao pico, a ovulação acontece cerca de 24 a 48 horas depois, portanto, esses testes dão uma boa margem para saber quando ela estará no período fértil", coloca Prado.

Há ainda os testes de ovulação digitais, que, em vez da alteração da cor, mostram uma carinha feliz se a mulher estiver no período fértil e trazem de 5 a 10 unidades.

Quais outros exames ajudam a detectar o período fértil?

Também é possível saber que a mulher está no período fértil ou perto de ovular com o ultrassom transvaginal. O exame vai mensurar o diâmetro do folículo, que estará aumentado poucos dias antes de romper para a saída do óvulo. Com ele, dá para identificar inclusive o dia exato da ovulação.

Os exames de sangue LH, estradiol e progesterona são outras opções usadas para detectar o período fértil. Isso porque cada fase do corpo da mulher apresenta um perfil hormonal: Antes da ovulação, por exemplo, o estradiol permanece alto e a progesterona fica baixa. Perto da ovulação, o LH sobe, o estradiol se eleva mais ainda e a progesterona sobe.

O que pode interferir no período fértil?

Questões emocionais podem afetar a ovulação e, consequentemente, impactar no período fértil. Isso porque ela acontece graças ao comando do eixo hipotálamo-hipófise-ovário. Os dois primeiros ficam localizados no cérebro, sendo que o hipotálamo também está ligado às emoções. Por isso que os dias estressantes influenciam no ciclo menstrual e na ovulação —o mesmo acontece com mulheres que têm dificuldade para dormir.

A obesidade também atrapalha, uma vez que o tecido gorduroso produz hormônios parecidos com os da ovulação, impedindo o corpo de produzir os hormônios certos para estimular o processo.

Mulheres que consomem muita soja também podem ter o período fértil impactado, já que o grão possui muito estrogênio natural. Aquelas que fazem uso de alguns hormônios com testosterona ou têm alguma alteração hormonal prévia, como ovários policísticos, também podem sofrer interferências. .

De acordo com Pereira, até mesmo alguns produtos químicos que usamos na limpeza de casa podem interferir em todo esse processo, além de substâncias derivadas do petróleo, como o BPA, que está presente em utensílio plásticos e liberado quando aquecido.

"Por serem parecidos com o estrogênio, eles enganam o corpo e desregulam o ciclo natural da mulher, que deixa de ovular por não produzir o hormônio que deveria na quantidade adequada para o processo acontecer."

Quem faz uso da pílula ovula?

Quem usa pílula não tem período fértil a não ser que faça uso da maneira desorganizada ou se esqueça de consumi-la. Isso porque esse anticoncepcional mantém uma quantidade fixa de hormônios, portanto não simula um ciclo natural com picos hormonais que fariam o folículo crescer, maturar e liberar o óvulo.

Quanto tempo dura um óvulo após ser liberado?

Ovulação é quando um óvulo é liberado de um ovário. Esse óvulo sobrevive por até 48 horas antes de não poder mais ser fertilizado pelos espermatozoides. Esse curto período pode ser considerado o período da ovulação.

O que acontece após o óvulo ser liberado?

Logo após a ovulação os níveis de estrogênio caem levemente e, então, a progesterona (e o estrogênio) começam a subir. Se não houver sinal hormonal de uma gravidez, eles começam a cair novamente no meio da fase lútea, eventualmente desencadeando a menstruação.

Quanto tempo o óvulo fica no corpo?

O óvulo sobrevive, em média, 24 horas, esperando ser fecundado por um espermatozóide. Se o óvulo for fecundado, ele percorre a tuba uterina e chega ao útero. Quando não acontece a fecundação, o óvulo é absorvido pelo nosso organismo.

Como saber se a ovulação acabou?

De acordo com Carrilho, as mudanças na temperatura são mínimas, mas perceptíveis se feitas da maneira correta. "Quando a temperatura tiver uma leve queda e, no dia seguinte, se elevar é um sinal do momento da ovulação. Depois do quarto dia de medições mais altas, o período fértil termina", diz.