Quando ocorre o sangramento de nidação

A nidação é um dos primeiros processos da gestação. Ela ocorre quando o óvulo fecundado se implanta no útero, o que dá início ao desenvolvimento do embrião dentro do corpo da mãe. E a boa notícia é que, mesmo tão cedo, algumas mulheres podem perceber os sinais de que esse evento aconteceu.

Neste artigo, a Ginecologista e Obstetra Dra. Bárbara Freyre fala sobre os principais sintomas desse momento muito aguardado por quem está tentando engravidar. Confira a seguir!

Quais são os sintomas da nidação?

O sintoma mais esperado pelas tentantes é o sangramento de implantação. A maioria das futuras gestantes, porém, não receberá esse sinal. “Apenas25% das mulheres vão apresentar sangramento de nidação”, conta a Dra Bárbara.

Mas além do sangramento, outros sintomas podem sinalizar a nidação. “O útero contrai em reação ao ‘corpo estranho’ que está implantando-se, o que pode gerar uma cólica ou uma pontada no baixo-ventre”, conta a Dra. Bárbara.

Bárbara explica também que a grávida já pode começar a apresentar os sintomas iniciais da gravidez. “Oscilação de humor, dor de cabeça, náuseas e dor nos seios são sintomas associados ao aumento de progesterona que começa ovulação e aumenta após a fecundação”, lista a Ginecologista.

Qual a diferença entre sangramento de nidação e menstruação?

Segundo a Ginecologista, o sangramento de nidação difere-se do sangramento menstrual em vários aspectos. Confira:

Quantidade de sangramento: “Esse é um dos principais. O sangramento de implantação é bem mais leve do que um sangramento menstrual”;

Cor: O sangramento de nidação é rosado ou amarronzado. “Às vezes, a menstruação se inicia com essas cores e evolui para um vermelho vivo, mas isso não acontece com o sangramento de implantação”;

– Duração: “A duração do sangramento também é diferente. No caso da nidação, pode ser de algumas horas a até no máximo três dias”, diz;

– Data do sangramento: “O sangramento de nidação normalmente vem antes da menstruação. Seria como se fosse um sangramento antecipado”, explica a doutora.

O sangramento de nidação pode ocorrer perto da menstruação?

Segundo a Dra. Bárbara, isso pode sim ocorrer. A seguir, ela detalha algumas possibilidades.

“Se o sangramento nesse período mais tardio for amarronzado, pode ser o sangue da nidação que ficou mais tempo na vagina oxidando e desceu só depois. Se for rosado, a paciente pode ter tido uma ovulação tardia”, conta.

Além disso, a gravidez pode desencadear outros tipos de sangramento nessa fase inicial. “Pode ser um sangramento de descolamento ou sangramento do crescimento do saco gestacional, que, ao crescer, pode romper alguns pequenos vasos no endométrio”, conta.

A nidação ocorre quantos dias antes da menstruação?

Para entender a cronologia dos processos reprodutivos, a Dra. Bárbara explica que:

– A ovulação ocorre 14 dias antes da menstruação;

– Após a liberação do óvulo (ovulação), ele só pode ser fecundado em um prazo de 24h;

– A nidação ocorre 5 dias após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide.

“A nidação se dá, portanto, cerca de nove dias antes da data prevista de menstruação”, explica a médica. 

Quanto tempo após a relação sexual ocorre a nidação?

Como os espermatozoides podem “esperar” a ovulação acontecer por até cinco dias (esse é o tempo máximo de sobrevivência deles dentro do útero), a nidação pode ocorrer de cinco a dez dias após a relação sexual em período fértil.

Quando devo fazer o teste de gravidez?

“Logo após a nidação, o hormônio beta HCG começa a subir lentamente. Se a gestante, então, fizer logo após a nidação, ela provavelmente vai ter um resultado duvidoso. O ideal é esperar pelo menos cinco dias após o sangramento da nidação para fazer um teste, seja laboratorial ou de farmácia”, responde a médica.

Agora você já tirou todas as dúvidas sobre a nidação e os seus sintomas. Se você veio até aqui pois suspeita que está grávida, compartilhe o seu resultado nos comentários. Estamos na torcida!

Você sabia que a linha de produtos Regenesis oferece a melhor suplementação também para os casais que estão tentando engravidar? Vem conhecer!


Suspeita que já está grávida? Então é melhor ter algum cuidado com a sua alimentação. No vídeo a seguir, publicado no canal de Regenesis do Youtube, a Nutricionista Flávia Rodrigues fala sobre os alimentos que são proibidos na gravidez:

A nidação é o momento de implantação do embrião no útero. Após o óvulo ser fecundado pelo espermatozoide nas tubas uterinas, ele migra em sentido ao útero para se fixar no endométrio, que receberá o embrião e permitirá que ele se desenvolva por 9 meses. A mulher raramente apresenta os seus sintomas e, por serem discretos, podem passar despercebidos! Esse processo também ocorre na FIV (fertilização in vitro).

Por outro lado, algumas mulheres percebem sinais do período da fecundação e da implantação embrionária no tecido endometrial, que são sinais de gravidez e, muitas vezes, motivam a mulher a realizar um teste ou procurar um médico.

Você conhece os principais sintomas da nidação? Sabe quando ela ocorre? Então acompanhe o nosso artigo. Vamos falar mais sobre o assunto e esclarecer suas dúvidas!

O que ocorre antes da nidação?

Quando um óvulo é fecundado nas tubas uterinas (também conhecidas como trompas de Falópio), ele continua sua jornada até o útero e passa a se chamar zigoto, quando ainda não teve início a divisão celular. Pouco tempo depois, ainda durante o percurso até o útero, a divisão começa e o zigoto passa a ser denominado embrião.

Um dos maiores desafios da gestação é a fecundação, principalmente pelo fato de grande parte dos óvulos fecundados, antes mesmo de chegarem ao útero, interromperem seu desenvolvimento por razões diversas.

Quanto tempo leva da fecundação até a nidação?

O tempo que leva da fecundação até o início da nidação é de cerca de 6 dias. O início da contagem ocorre no momento que o óvulo é fecundado e termina quando ele começa a se fixar (nidação) no endométrio, camada interna do útero.

Quando a nidação ocorre?

Para que haja a nidação, o espermatozoide deve ter fecundado o óvulo e formado o embrião algum tempo antes. Ela acontece quando o embrião tem aproximadamente 6 dias de vida e é chamado de blastocisto.

Entre o 5º e o 6º dia depois da fecundação, o embrião já é formado por 64 células. Depois disso, penetra no útero e fixa-se na sua mucosa. Podemos entender melhor da seguinte forma:

  1. o embrião entra no útero em torno do 3º dia após a fecundação;
  2. o embrião fixa-se na mucosa uterina entre o 6º e o 7º dia após a fecundação;
  3. acaba o processo de nidação e o embrião se encontra implantado na mucosa uterina aproximadamente no 12º dia após a fecundação;
  4. as células do embrião vão se dividir para que o desenvolvimento tenha continuidade, já as células do exterior vão formar o invólucro (o “trofoblasto”);
  5. as células do embrião continuam se diferenciando e se multiplicando;
  6. ao entrar nessa mucosa, o embrião estabelece a sua implantação e continua o seu desenvolvimento por toda a gestação.

Quais os sintomas da nidação?

Na maioria das vezes, a nidação é assintomática. Porém, algumas mulheres podem apresentar cólicas abdominais de fraca intensidade, sensação de pontadas no baixo ventre. O normal é que os sintomas durem até 3 dias no período anterior à data prevista da menstruação.

Algumas vezes pode haver um pequeno sangramento vaginal, que está associado ao momento da nidação. A isso chamamos de sinal de Hartman.

A mulher que notar tais sintomas deve ficar atenta pois, se eles permanecerem por mais de 3 dias, algo pode não estar bem e recomenda-se que ela procure um médico, principalmente após quadro de sangramento prolongado e fortes dores abdominais.

Toda mulher apresenta sintomas durante a nidação?

A nidação ou implantação é um processo natural fundamental para que ocorra a gestação, mas nem todas as mulheres apresentam seus sintomas. No entanto, raramente estão presentes e não têm significado clínico.

Em geral o teste de gravidez poderá estar positivo 10 dias depois da nidação.

Você curtiu este post sobre nidação? Então deixe seu comentário abaixo e compartilhe, conosco e os outros leitores a sua opinião sobre o assunto!

Compartilhe:

Quantos dias após a relação ocorre a nidação?

O tempo que leva da fecundação até o início da nidação é de cerca de 6 dias. O início da contagem ocorre no momento que o óvulo é fecundado e termina quando ele começa a se fixar (nidação) no endométrio, camada interna do útero.

Como saber se é nidação ou não?

Sangramento de nidação: ocorre fora do período menstrual e pode apresentar tom levemente puxado para a cor rosa ou marrom. Dura três dias e pode ser considerado um dos sintomas de gravidez. É um sangramento bem leve, ou seja, não tem fluxo contínuo como a menstruação.

Quando aparece o sangramento de nidação?

Quanto tempo dura o sangramento de nidação? Dura no máximo 2 ou 3 dias.

Como é o sangue da nidação na gravidez?

Nidação é a implantação do embrião no útero, indicando o início do período gestacional. Pode causar um pequeno sangramento de coloração vermelho amarronzada. Este sangramento se assemelha a outras condições, como menstruação, sangramento do meio ciclo e escape por privação de medicamento.