Quando um ônibus faz uma parada brusca os passageiros tendem a ser jogados para frente Qual das leis de Newton pode explicar isso?

Quando um carro freia bruscamente e nosso corpo é jogado para frente, a lei da inércia entra em ação. Por isso, o uso do cinto de segurança é essencial para garantir a integridade dos passageiros. O professor de física Bruno Veríssimo explica como atua essa força na reportagem exibida nesta sexta (10) pelo Projeto Educação.

Inércia é a propriedade dos corpos de resistir a mudanças de velocidade. "Se um corpo está parado, ele persiste nesse estado de repouso até que alguma força atue sobre ele. No caso de ele estar em movimento, ele tende a persistir nesse estado de movimento retilíneo e uniforme até que outra força atue sobre ele, fazendo com que a velocidade dele varie novamente", diz o professor.

Numa mesa de jogos em que os participantes precisam rebater um disco de metal para o lado oposto, por exemplo, é necessário aplicar uma força sobre o disco para que ele se movimente. "Esse corpo está em repouso em relação à mesa e em relação ao chão. Eu vou dar um pequeno empurrão e esse pequeno empurrão fez com que ele variasse da velocidade zero para uma velocidade diferente de zero", detalha Veríssimo.

No caso de uma colisão com um carro, a velocidade é alterada rapidamente. Para proteger os passageiros, vários acessórios de segurança estão presentes na maioria dos veículos, como o airbag.

Mesmo ajudando a salvar vidas no caso de acidentes, nenhum acessório substitui o cinto de segurança. "Se eu tiver com cinto de segurança, mas alguém no banco de trás estiver sem o cinto, no momento da frenagem, ele vai ser lançado em relação ao carro com a velocidade que o carro tinha no instante imediatamente antes do momento da frenagem", explica o docente.

332 palavras 2 páginas

Primeira Lei de Newton: Lei da Inércia
A tendência de um corpo de manter seu estado de repouso ou de movimento retilíneo com velocidade constante é chamada inércia. Por isso, a primeira lei de Newton é também chamada princípio da inércia.
Um corpo em repouso tende, por inércia, a permanecer em repouso. Um corpo em movimento tende, por inércia, a continuar em movimento, mantendo constante sua velocidade vetorial.
Exemplos:

Quando o ônibus freia, os passageiros tendem, por inércia, a prosseguir com a velocidade que tinham, em relação ao solo. Assim, são atirados para frente em relação ao ônibus. Quando o ônibus parte, os passageiros tendem, por inércia, a permanecer em repouso, em relação ao solo. Assim, são atirados para trás em relação ao ônibus.
Os referenciais em relação aos quais vale o princípio da inércia são chamados referenciais inerciais.

Exercícios
Exercício 1:
Analise as afirmações abaixo e indique as corretas:
a) Pode haver movimento mesmo na ausência de forças.
b) A resultante das forças que agem num corpo é nula. Necessariamente o corpo está em repouso.
c) Um corpo realiza um movimento retilíneo e uniforme sob ação de duas forças F1 e F2. Estas forças têm mesma direção, mesma intensidade e sentidos opostos.
d) Um corpo em repouso tende, por inércia, a permanecer em repouso.
Respostas:
a) Correta: Na ausência de forças um ponto material está em repouso ou realiza movimento retilíneo e uniforme. Logo, pode haver movimento mesmo na ausência de forças.
b) Incorreta. O corpo pode estar em MRU
c) Correta. A resultante das forças deve ser nula. Logo, F1 e F2 têm mesma direção, mesma intensidade e sentidos opostos.
d) Correta: Por inércia um corpo em repouso tende a permanecer em repouso.
Corretas: a;c;d

Exercício 2:
Um cavalo, em pleno galope, para bruscamente. Explique por que o cavaleiro é projetado para frente.

Resposta:
O cavaleiro, por inércia, tende a manter sua velocidade em relação ao solo e, como


Relacionados

  • 1 Lei De Newton

    1926 palavras | 8 páginas

    1º Lei de Newton: Teoria “Todo corpo permanece em seu estado de repouso, ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por forças impressas nele” Esse princípio indica que a velocidade vetorial de um ponto material, não varia. Se o ponto estiver em repouso permanece em repouso e, se estiver em movimento, permanece com velocidade constante realizando movimento retilíneo e uniforme. Na prática não é possível obter um ponto material livre da ação de forças. No….

  • 1 Lei De Newton

    518 palavras | 3 páginas

    1º Lei de Newton-princípio da inércia Até o início do século XVII, pensava-se que para manter um corpo em movimento era necessário que atuasse uma força sobre ele. Essa ideia foi revista por Galileu, que afirmou: ‘Na ausência de uma força, um objeto continua a mover-se com movimento retilíneo e com velocidade constante’. Galileu chamou de Inércia a tendência que os corpos apresentam para resistirem à mudança do movimento em que se encontram. Alguns anos depois, Newton com base nas ideias de Galileu….

  • Leis De Newton 1

    6007 palavras | 25 páginas

    UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA - DPF FÍSICA I – MECÂNICA EXERCÍCIOS PROPOSTOS RESOLVIDOS LEIS DE NEWTON E APLICAÇÕES DAS LEIS DE NEWTON EQUAÇÕES    FR = ∑ F = ma Reduzindo ao mesmo denominador, temos T2 T2 ( senβ cos α + senα cos β ) = sen(α + β ) = P cos β cos β     r = r0 + v 0 t + (1 2)at 2    v = v 0 + at   v 2 = v02 + 2 a ⋅ ∆ r fc = µc N fe ≤ µe N ∴ T2 = P 1) Dado o sistema em equilíbrio ilustrado abaixo, determine a tensão em cada uma das cordas T1, T2 e T3. 37° 53° (1….

  • 1° Lei de newton

    376 palavras | 2 páginas

    1ª Lei de Newton - Princípio da Inércia * Quando estamos dentro de um carro, e este contorna uma curva, nosso corpo tende a permanecer com a mesma velocidade vetorial a que estava submetido antes da curva, isto dá a impressão que se está sendo "jogado" para o lado contrário à curva. Isso porque a velocidade vetorial é tangente a trajetória. * Quando estamos em um carro em movimento e este freia repentinamente, nos sentimos como se fôssemos atirados para frente, pois nosso corpo tende a continuar….

  • 1 lei de Newton

    609 palavras | 3 páginas

    Tema: A Primeira Lei De Newton Introdução A primeira lei apresenta o princípio da inércia proposto por Galileu, definindo quais os referenciais onde as leis da mecânica são válidas e de forma equivalentes, ou seja, onde todos os fenômenos são descritos da mesma forma. Dentre todas as teorias que explicavam os movimentos dos corpos, a que durou por vários séculos foi a teoria de Aristóteles. Segundo essa teoria, um corpo só permaneceria em movimento se fosse constantemente aplicada sobre….

  • 1 lei de newton

    1187 palavras | 5 páginas

    Física e Química 1ª Lei de Newton Introdução: Objetivo: Com esta atividade experimental serão analisadas as características do movimento de um corpo numa situação em que será possível verificar a 1ª lei de Newton. Fundamento Teórico: No seu tempo, Aristóteles defendia que um corpo só pode ter movimento quando nele está a atuar uma força constante que impulsionasse esse movimento. Mais tarde, Galileu pôs esta conceção em dúvida com o princípio da inércia….

  • 1 Lei de Newton

    278 palavras | 2 páginas

    1º Lei de Newton: Inércia "Todo corpo permanece em seu estado de repouso, ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por forças impressas nele" O que é Ferro Fluido? Um material que possui as propriedades fluídicas dos líquidos e o magnetismo das sólidas. Contém pequenas partículas (com menos de 10 nanômetros) de sólido magnético suspenso em um meio aquoso. Como funciona o ferrofluido? O material ferroso em contato com o óleo gera uma substância aquosa….

  • 1 lei e 2 lei de Newton

    1780 palavras | 8 páginas

    Primeira e segunda lei de Newton Joathan Custodio Ferreira Universidade Federal de Goiás/Instituto de física/Bacharel em Física, Resumo Os experimento foi realizado na Faculdade Federal de Goiás. E para a execução deste experimento foi utilizado um trilho de ar conectado a um compressor, e uma balança de travessão. para analisar a primeira lei de Newton onde mostra que um corpo tende a ficar tanto em repouso quanto em um movimento retilíneo linear, foi colocado um….

  • Leis de newton física 1

    1570 palavras | 7 páginas

    [pic] LEIS DE NEWTON Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia Civil – FACSUL – ANHANGUERA, como requisito parcial para a obtenção da aprovação da disciplina de Física I. Orientador: Prof.º Márcia. AGOSTO – 2011 Sumário Introdução ------------------------------------------------------------------------------ 04 História de Issac Newton ---------------------------------------------------------….

  • calor e 1 lei de newton

    3110 palavras | 13 páginas

    protendido. .............................. 10 3. Manutenção .............................. 10 4. História da Protenção .............................. 11 5. Referências .............................. 12 1 - Introdução A utilização de armaduras protendidas em estruturas de concretos se consagrou no Brasil, nas ultimas décadas, como técnica construtiva. Esse fato pode ser comprovado pelo numero der obras civis realizadas, desde silos e tanques, passando….

Outros Trabalhos Populares

Quando um ônibus faz uma parada brusca os passageiros tendem a ser jogados para frente o que explica isso é a Segunda Lei de Newton?

Por que somos jogados para a frente do ônibus quando ele freia bruscamente? Devemos lembrar que, pelo princípio da Inércia, Primeira Lei de Newton, um corpo tende a manter seu estado de movimento se não houver nenhuma força resultante que atue neste corpo.

Quando um ônibus dá uma freada brusca o que acontece com os passageiros que estão em pé explique usando o princípio da inércia?

Quando o ônibus é freado bruscamente, as pessoas, por inércia, tendem a continuar o movimento. Só que o ônibus parou, por isso as pessoas vão para frente.

Quando um ônibus freia bruscamente os passageiros são arremessados para frente isso é devido ao?

Quando um carro freia bruscamente e nosso corpo é jogado para frente, a lei da inércia entra em ação.

O que acontece quando um ônibus freia bruscamente?

No momento em que o ônibus freia, ou seja, que o corpo de transporte freia, os corpos dentro dele permanecem seguindo para a direção que o veiculo andava. É por esse motivo que muitas vezes as pessoas são jogadas para frente quando o ônibus para. Espero ter ajudado.