Quantos jogadores tem em um jogo de beisebol?

Embora seja pouquíssimo praticado no Brasil, o Beisebol é um esporte de grande aceitação nos Estados Unidos, no Japão, na Coreia do Sul, na Venezuela e em alguns países da América Central. Foi, por muitas vezes, esporte de demonstração em Jogos Olímpicos, até que em 1992 – nos Jogos de Barcelona – foi incluído como modalidade de competição. No entanto, esse status cairá a partir da próxima Olimpíada: Londres 2012 será a última vez que o beisebol será disputado.

Historiadores do esporte indicam que na Inglaterra havia um jogo de aspecto e regras bastante semelhantes aos do beisebol: o rounders. Esse teria sido levado aos Estados Unidos a partir do movimento de colonização do Novo Mundo, e praticado nos EUA a partir do século XVIII. Já em meados do século XIX, o pai do beisebol atual, Alexander Cartwright, desenvolveu e escreveu as regras do beisebol moderno. Além disso, Cartwright também fundou o time Knickerbocker Base Ball Club of New York.

A primeira organização profissional da modalidade aconteceu em 1871: a Associação Nacional de Beisebol Profissional. A primeira liga de clubes profissionais – a National League - foi fundada em 1876, contando com oito times. Em 1901 a National League ganhou um concorrente: a American League Professional Base Ball Clubs.

No Brasil, o beisebol ainda não é um esporte muito conhecido, mas já vem ganhando algum espaço. A introdução desse esporte em nosso país ocorreu a partir do início do século XX, quando empregados de empresas estrangeiras como a Light, a Companhia Telefônica e do Consulado estadunidense se reuniam para jogar. Muitas equipes surgiram entre as décadas de 1910 e 1920, e até uma liga amadora foi organizada nessa época. Entretanto, esse boom do beisebol logo apagou. Paralelamente, os imigrantes japoneses também trouxeram a cultura do beisebol ao Brasil, e o praticavam principalmente no interior de São Paulo, onde trabalhavam na lavoura. Infelizmente, o beisebol não se espalhou, ficando restrito a pequenos grupos. Esse fato é visível na quantidade de estádios voltados à prática do beisebol no Brasil: há um em Londrina (Paraná), com capacidade para cinco mil pessoas; um em São Paulo com capacidade para duas mil e quinhentas pessoas; e três menores em Ibiúna (São Paulo), que são partes do complexo esportivo da Companhia Yakult. Além disso, estados como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo também têm ligas próprias do esporte.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O jogo é realizado a partir da disputa de duas equipes: a que ataca, coloca um jogador em campo – o batedor – e a que defende conta com nove jogadores. O time atacante reveza o batedor, um por vez, de acordo com uma ordem pré-estabelecida pelo técnico da equipe. A partida conta com um total de nove revezamentos de ataque e defesa entre as equipes. Caso haja empate, novas entradas são acrescidas à partida, de modo que algum time vença.

Dois instrumentos são fundamentais para uma partida de beisebol: o taco e a bola. A bola tem circunferência entre 23 e 25 centímetros, e sua massa deve ser exatamente de 142 gramas. Sua estrutura interna pode ser de cortiça, corda ou lã, desde que revestida por couro costurado à mão. O taco tem formato cilíndrico e pode ser tanto de madeira quanto de alumínio. Sua massa pode variar entre 850 gramas e um quilo, e seu tamanho médio é de 81 centímetros.

Por Paula Rondinelli
Colaboradora Brasil Escola
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Doutoranda em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo - USP

Para quem não está acostumado, as regras do beisebol podem parecer um tanto confusas. É um troca-troca de ataque e defesa, um monte de rodadas e uma infinidade de nomes em inglês que podem deixar qualquer um perdido.

No fundo, porém, o beisebol é um esporte tão simples quanto qualquer outro. Tem, sim, suas particularidades, mas são eles que angariam fãs pelo mundo. A MLB, lembre-se, é uma das mais rentáveis ligas esportivas do mundo.

A seguir, vamos explicar de maneira básica e sucinta as regras do beisebol e algumas das suas particularidades, para você poder curtir uns bons arremessos e rebatidas, seja para assistir, seja para jogar.

Como funciona um jogo de beisebol

Quantos jogadores tem em um jogo de beisebol?
(Chris Chow/Unsplash)

O beisebol, como o próprio nome diz — o nome em inglês, no caso, baseball — é um jogo de bases e bolas. Uma desta e quatro da outra, para ser mais exato.

O jogo de beisebol funciona por jogadas, em que acontecem lançamentos e rebatidas dessa bola e o ataque e a defesa dessas bases. Por isso, usam-se também luvas, tacos e capacetes.

Durante uma partida, os times se revezam entre ataque e defesa. Quem defende, lança a bola e protege as bases; quem ataca, rebate a bola e procurar ocupar as bases.

E como se protege e se ocupa as bases?  Bom, uma jogada começa quando a bola é arremessada pela defesa. O rebatedor, um jogador de ataque, tenta, munido de um taco de madeira de mais um menos um metro e um quilo, tenta acertá-la.

A partir do exato momento em que uma bola é rebatida, todas as bases estão automaticamente desprotegidas. Para protegê-las novamente, algum jogador do time de defesa tem de pisar na base com a bola rebatida na mão, contanto que ela já não esteja ocupada por alguém do ataque.

Enquanto isso não acontece, os atacantes — quem rebateu a bola nessa jogada ou em jogadas anteriores — podem ocupar as bases, sempre na ordem da primeira para a última, seguindo o formato de um quadrado desenhado a partir do local onde rebateram a bola. Ah! E uma base só pode ser ocupada por um jogador por vez.

Qual é o objetivo de um jogo de beisebol?

O objetivo de um jogo de beisebol é marcar mais pontos que o adversário. Para marcar um ponto, o rebatedor tem de percorrer as quatro bases sem ser eliminado.

Já para eliminar um atacante, a defesa deve proteger a base à qual ele se dirige ou encostar (não arremessar) a bola nele enquanto ele corre. Ou mesmo apanhar a bola rebatida sem que ela caia no chão.

Um jogador parado numa base não pode ser eliminado, e aquele que por acaso estiver parado na primeira base é obrigado a correr para a segunda na jogada seguinte.

Assim, ao se iniciar uma nova jogada, isto é, a cada novo arremesso rebatido, são diversos objetivos acontecendo simultaneamente.

O rebatedor tem de correr no mínimo para a primeira base; os demais atacantes nas bases tem tentar completar o quadrado; os jogadores de defesa buscam recuperar a bola o mais rápido possível para eliminar o jogadores de ataque e proteger as bases.

Quantos jogadores tem um time de beisebol?

Quantos jogadores tem em um jogo de beisebol?
(John Ruddock/Unsplash)

Cada time conta com até nove jogadores dentro de campo. Durante a defesa, os nove jogadores se dividem entre o lançador da bola e aqueles que atuam mais especificamente na proteção das bases, com diferentes funções a partir de seus posicionamentos.

No ataque, há pelo menos um jogador em atuação, o rebatedor, que pode, dependendo do estado do jogo, estar acompanhado no campo por outros três rebatedores anteriores que estão nas outras bases.

São nove rebatedores para o ataque, que vão se revezando a partir da marcação de pontos ou de eliminações, e na exata ordem em que são listados.

Quantas entradas tem um jogo de beisebol?

O jogo de beisebol tem nove entradas, ou “innings”. Em um entrada, cada time tem a oportunidade de mandar o seu ataque a campo uma vez.

Essa “janela” acaba quando a defesa consegue eliminar três jogadores do ataque, e as situações se invertem: quem defendia, manda ao gramado os seus rebatedores.

Qual é a duração de um jogo de beisebol?

O jogo de beisebol não tem relógio e só acaba quando encerradas as nove entradas. Uma entrada só acaba quando os dois times tiveram a oportunidade de mandar os seu ataques a campo, que podem pontuar enquanto não tiverem três rebatedores eliminados.

Na teoria, um jogo de beisebol pode ocorrer indefinidamente enquanto os nove innings não forem completos. Ainda assim, há uma média no esporte profissional de partidas entre duas horas e meia e três horas de duração.

Vá além do mundo do Beisebol! Confira também nossos outros conteúdos:

  • Como aumentar FPS do LoL: confira 8 dicas infalíveis
  • Daniil Medvedev: títulos, polêmicas e biografia do tenista
  • Ranking da FIFA: como funciona e as melhores seleções
  • Justin Herbert: recordes, curiosidades e como chegou à NFL

O campo de beisebol

Quantos jogadores tem em um jogo de beisebol?
(Jake Weirick/ Unsplash)

O campo de beisebol tem um formato de diamante, com um raio entre 90 e 109 metros de comprimento. Na ponta desse diamante fica o home plate, que é a mesmo tempo o local onde acontecem as rebatidas e onde terminam as corridas para pontuar.

O home plate soma-se a três bases e eles formam um quadrado, cujas arestas medem 27,4 metros e cujo centro é ocupado pelo arremessador da defesa.

Há uma área de areia ao fim desse quadrado em formato próximo a um semi círculo. Ela tem um raio de 28,9 metros e delimita o chamado infield. Dali até o fim do campo, chamado de cerca ou fence, há o outfield, uma área de grama que varia entre estádios, ligas e categorias.

Toda essa descrição é da área válida do campo, chamada também de fair. As áreas que limitam o diamante do campo são as áreas mortas, ou foul. Se bola rebatida cai nessas áreas, a jogada é invalidada — “bola morta”.

Quais são as posições no beisebol?

Há basicamente quatro posições no beisebol. No ataque, todos os participantes são rebatedores, que, se “presos” numa base para o arremessador seguinte, podem ser referidos como corredores.

Na defesa, há o arremessador da bola, o pitcher, que pode jogar a bola também jogar a bola diretamente na primeira base, para tentar queimar um atacante que tentar “roubar a segunda base”.

Seguindo na defesa, há os demais oito jogadores que devem proteger a bola e as bases. Eles são denominados a partir de seus posicionamentos em campo.

Existem os jogadores de primeira, segunda e terceira base, que ficam mais especificamente como guardiões delas, além do shortstop, que fica numa região intermediária entre a segunda e a terceira bases.

No outfield, são normalmente três jogadores, que tentam cobrir ao máximo a área da grama, um ao centro, outro à direita e outro à esquerda. São, respectivamente, o centerfielder, o leftfielder e o rightfielder.

Há ainda o catcher, que é o rapaz com a dura função de ficar atrás do rebatedor e pegar as bolas arremessadas que não são rebatidas. Eles se comunicam com os pitchers sobre as estratégias para cada rebatedor e até para cada arremesso.

Quantos jogadores tem em um jogo de beisebol?
(Chanan Greenblatt/Unsplash)

Há somente uma maneira de pontuar no beisebol: percorrer as quatro bases do infield. No momento em que um jogador de ataque passa pela quarta base, que por acaso é o home plate, um ponto é contabilizado ao seu time.

Para eliminar um jogador, no entanto, existem maiores opções. Para começar, o arremessador pode atirar a bola de tal maneira que o rebatedor não consiga acertá-la. É o famoso strike. Três desses em sequência, ele é eliminado.

No entanto, para contar um strike, a bola tem de ser arremessada dentro de uma área de delimitações invisíveis, um retângulo entre o joelho e o peito do rebatedor.

Se a bola for para fora dessa região, ela não precisa ser rebatida e é contado um ball. Quatro desses e o rebatedor “ganha” a primeira base, podendo ir para lá sem ser eliminado. Quem controla essas questões é o árbitro que fica atrás do catcher.

Se a bola for arremessada fora do retângulo, chamado de zona de strike, mas ainda assim o rebatedor tentar rebatê-la, a jogada.

E, em qualquer tipo de arremesso, se ele conseguir rebater, a bola está em jogo. A partir daí são quatro maneiras de eliminá-lo:

  • Apanhar a bola no ar antes que ela caia no chão. Eliminação automática.
  • Pisar, com a bola na mão, na base na qual o rebatedor está se dirigindo — já tendo saído da outra — antes dele.
  • Encostar (não arremessar) a bola no atacante durante a corrida entre uma base e outra.
  • Há ainda como o pitcher eliminar diretamente um jogador que esteja na primeira base. É comum que quem esteja nessa base, pelo fato de não poder ficar preso nela durante a jogada, tente “roubar” a segunda base, dando passos sorrateiros já no momento do arremesso. Nesses casos, o arremessador pode tentar arremessar a bola direto para o defensor da primeira base e eliminar o “ladrão”.

O que é home run?

O home run é quando um rebatedor consegue mandar a bola para fora dos limites do campo, para além do outfield, e pode correr livremente pelas quatro bases para pontuar.

Se houver outros atacantes nas bases durante o home run, esses também pontuam livremente. É basicamente a grande jogada do beisebol.

Para um home run ser válido, no entanto, a bola tem de viajar e ultrapassar os limites do outfield dentro da área válida, ou fair, do campo.

Agora que você já sabe as regras do beisebol, aproveite para conhecer melhor outros esportes:

  • Tudo Sobre Basquete: Regras, Táticas, História e Fundamentos
  • Entenda como se pontua no Futebol Americano (com vídeos)
  • Posições do futebol americano: entenda as funções [com fotos]
  • Regras do skate: como funcionam campeonatos e as Olimpíadas
  • Regras da Fórmula 1 em 2020: treinos, pontuação, pneus e tudo mais

* Última atualização em 15 de novembro de 2020

Quantos jogadores tem em um jogo de beisebol?

Jornalista formado pela UNESP, foi repórter da Revista PLACAR. Cobriu NBB, Superliga de Vôlei, A1 (Feminino), A2 e A3 (Masculino) do Campeonato Paulista e outras competições de base na cidade de São Paulo. Fanático por esportes e pelas histórias que neles acontecem, dos atletas aos torcedores.

Quantos jogadores tem um jogo de beisebol?

O jogo é realizado a partir da disputa de duas equipes: a que ataca, coloca um jogador em campo – o batedor – e a que defende conta com nove jogadores.

Quantos jogadores tem em cada equipe em um jogo?

- A partida será jogada por duas equipes formadas por um máximo de 11 jogadores cada uma, dos quais um jogará como goleiro.

Quantos jogadores reservas tem no beisebol?

Dois defensores interno reservas. Dois defensores externo reservas. Um rebatedor substituto, ou um segundo receptor reserva, ou um sétimo relief.

Quais são os jogadores de beisebol?

Posições dos jogadores de beisebol.
Rebatedor..
Pitcher..
Catcher..
First Baseman..
Second Baseman..
Third Baseman..
Shortstop..
Left Fielder..