Que carga aparecerá sobre as placas se a diferença de potencial aplicada for de 120 V?

400 palavras 2 páginas

Lista 05 - Capacitância

1) Um eletrômetro é um instrumento usado para medir carga estática: uma carga desconhecida é colocada sobre as placas do capacitor do medidor e a diferença de potencial é medida. Que carga mínima pode ser medida por um eletrômetro com uma capacitância de 50 pF e uma sensibilidade à voltagem de 0,15 V?
2) Um capacitor de placas paralelas possui placas circulares de raio 8,2 cm e separação 1,3 mm. (a) Calcule a capacitância. (b) Que carga aparecerá sobre as placas se a diferença de potencial aplicada for de 120 V?

3) A placa e o catodo de um diodo a vácuo tem a forma de dois cilindros concêntricos com o catodo sendo o cilindro central. O diâmetro do catodo é de 1,6 mm e o diâmetro da placa é de 18 mm; os dois elementos tem comprimento de 2,4 cm. Calcular a capacitância do diodo.

4) Quantos capacitores de 1,00 F devem ser ligados em paralelo para acumularem uma carga de 1,00 C com um potencial de 110 V através dos capacitores?

5) Na figura abaixo, determine a capacitância equivalente da combinação. Suponha que C1 = 10,0 F. C2 = 5,00 F e C3 = 4,00 F.

6) Cada um dos capacitores descarregados da figura abaixo tem uma capacitância de 25 μF. Uma diferença de potencial de 4200 V é estabelecida no circuito quando ligamos a bateria. Quantos coulombs saem da fonte?

7) Que capacitância é necessária para armazenar uma energia de 10 kW.h sob uma diferença de potencial de 1000 V?
8) Dois capacitores, de capacitância 2,0 μF e 4 μF, são ligados em paralelo através de uma diferença de potencial de 300 V. Calcular a energia total armazenada nos capacitores.
9) Dado um capacitor de 7,4 pF, cheio de ar, podemos transformá-lo num capacitor que armazene 7,4 μJ com uma diferença de potencial máxima de 652 V. Que dielétrico poderia ser usado para preencher a lacuna de ar do capacitor?
10) Um cabo coaxial usado numa linha de transmissão tem um raio interno de 0,1 mm e um raio externo de 0,6 mm. Calcule a capacitância por metro de


Relacionados

  • Capacitores

    5155 palavras | 21 páginas

    Capacitores Definição Os capacitores são dispositivos passivos utilizados em circuitos eletrônicos como filtros e acumuladores de energia. Consistem basicamente de dois eletrodos metálicos paralelos isolados por um material dielétrico (ou isolante), conforme mostra a figura 1. S d Fig. 1 – Capacitor de placas planas paralelas. A sua característica elétrica é a capacitância C, que está relacionada com a tensão aplicada V e a carga acumulada q pela relação: C= q V (1) O capacitor….

  • capacitores

    2678 palavras | 11 páginas

    19/01/2015 Carga e Descarga de um Capacitor ­ O dispositivo denominado Capacitor é formado por... Material de Estudo Comunidade Acadêmica Perguntas e Respostas Login Buscar arquivos, pessoas, cursos… Cadastro Carga e Descarga de um Capacitor Enviado por: Luana Giusto | 6 comentários Arquivado no curso de Química na UNIFAL­MG Download Tweet Curtir 11 Empréstimo Online simplic.com.br/Empréstimo Precisando de Dinheiro? Empréstimo sem Complicação é aqui na Simplic….

  • Capacitores

    3720 palavras | 15 páginas

    UFSM – Colégio Técnico Industrial Eletrotécnica 2.2. Capacitores Unidade III – Capacitores 2.1. Capacitância Condutor Elétrica de um É um valor característico de um dado corpo e avaliado pela razão entre seu potencial e sua carga. É constante em cada meio onde o corpo for colocado. C= Q V Q = C.V Unidade SI: Farad (F) Embora o meio natural de exprimir a capacitância devesse ser Coulomb por volt, ela é na prática expressa em Farads (F). Sendo um Farad igual….

  • Capacitores

    1700 palavras | 7 páginas

    Aplicação dos Capacitores Capacitores são componentes eletrônicos muito utilizados em circuitos elétricos, sua principal função é de armazenar cargas elétricas para depois descarregá-las em um momento específico. São constituídos por duas placas condutoras que são chamadas de armaduras, entre as quais existe um material isolante que é chamado de dielétrico. São utilizados, por exemplo, em circuitos retificadores, circuitos ressonantes e em divisores de freqüência. Os capacitores bloqueiam correntes….

  • Capacitores

    1113 palavras | 5 páginas

    Capacitores 1 O que são? Também chamado de condensador, ele é um dispositivo de circuito elétrico que tem como função armazenar cargas elétricas e consequente energia eletrostática, ou elétrica. Ele é constituído de duas peças condutoras que são chamadas de armaduras. Entre essas armaduras existe um material que é chamado de dielétrico. Dielétrico é uma substância isolante que possui alta capacidade de resistência ao fluxo de corrente elétrica. A utilização dos dielétricos tem várias vantagens….

  • Capacitor

    2317 palavras | 10 páginas

    Capacitor Um capacitor ou condensador é um componente que armazena energia num campo elétrico, acumulando um desequilíbrio interno de carga elétrica. Exemplos de capacitores. A escala principal é dada em centímetros. Física do capacitor Visão geral Os formatos típicos consistem em dois eletrodos ou placas que armazenam cargas opostas. Estas duas placas são condutoras e são separadas por um isolante ou por um dielétrico. A carga é armazenada na superfície das placas, no limite com o dielétrico….

  • capacitores

    1072 palavras | 5 páginas

    Capacitores Nome: Pedro n° 29 Turma: Tec 11 Capacitor: Capacitores são componentes que armazenam energia em um campo elétrico, acumulando desequilíbrio interno de carga elétrica. Eles são constituídos de duas placas condutoras separadas por um material dielétrico. A carga é armazenada nas placas condutoras. Porém, como cada placa armazena cargas iguais, a carga total do dispositivo é sempre nula. Capacitores aplicados a circuitos elétricos: Em circuitos de corrente contínua os….

  • Capacitores

    1263 palavras | 6 páginas

    Capacitores Capacitor É um componente constituído por dois condutores separados por um isolante: os condutores são chamados armaduras (ou placas) do capacitor e o isolante é o dielétrico do capacitor. Costuma-se dar nome a esses aparelhos de acordo com a forma de suas armaduras. Assim temos capacitor plano (Fig-1), capacitor cilíndrico (Fig-2), capacitor esférico etc. O dielétrico pode ser um isolante qualquer como o vidro, a parafina, o papel e muitas vezes é o próprio ar. Nos diagramas….

  • Capacitores

    2955 palavras | 12 páginas

    ajustável ou bateria de 9V; 2 capacitores de capacitância da ordem de 103 μF; 1 voltímetro; 1 cronômetro. 1.2. MÉTODOS O experimento foi dividido em três partes, cada uma com o seu devido objetivo. Na primeira parte o objetivo era verificar o que ocorre em relação à capacitância quando os capacitores são ligados em série e estudar o processo de descarga em uma associação de capacitores em série. A segunda parte tinha o mesmo objetivo da primeira, porém, a associação de capacitores era em paralelo. Na terceira….

  • Capacitores

    1213 palavras | 5 páginas

    equação que define a capacitância de um capacitor. Explique o significado de cada um dos símbolos que aparecem nesta equação. (b) Qual é a unidade de capacitância? 2. (a) Qual a relação entre a capacitância de um capacitor e a área de suas placas? (b) E entre a capacitância e a distância entre as placas? 3. A carga em um capacitor é de 30 C. A diferença de potencial entre os seus condutores é de 400 V. (a) Qual a capacitância? (b) Para o mesmo capacitor, se fosse aplicado uma tensão de 100 V….

Outros Trabalhos Populares