Que documento foi elaborado pela Comissão de Brundtland?

Desenvolvimento sustentável

Desenvolvimento sustentável foi definido no Relatório Brundtland de 1987 «O Nosso Futuro Comum» da Comissão Mundial para o Ambiente e o Desenvolvimento como «desenvolvimento que responde às necessidades do presente sem comprometer a capacidade de resposta das gerações futuras às suas próprias necessidades». Visa conciliar o desenvolvimento económico e a proteção dos equilíbrios sociais e ambientais.

Em 2001, a União Europeia (UE) adotou uma estratégia a favor do desenvolvimento sustentável, que foi revista em 2006, proporcionando «uma visão a longo prazo da sustentabilidade na qual o crescimento económico, a coesão social e a proteção do ambiente são indissociáveis e se reforçam mutuamente».

A revisão da estratégia pela Comissão Europeia em 2009 salientou a persistência de certas tendências insustentáveis e a necessidade de intensificar os esforços a esse respeito. Referiu também, contudo, os progressos da UE relativamente à integração do desenvolvimento sustentável em muitas das suas políticas (incluindo em matéria de comércio e desenvolvimento) e salientou a sua liderança no que diz respeito aos esforços para combater as alterações climáticas e à promoção de uma economia de baixo teor de carbono.

O desenvolvimento sustentável tornou-se formalmente um dos objetivos a longo prazo da União Europeia com a introdução do artigo 3.º, n.º 3, do Tratado da União Europeia.

CONSULTAR TAMBÉM

  • Competitividade
  • Energia
  • Política empresarial
  • Ambiente
  • Globalização da economia (mundialização)
  • Protocolo de Quioto
  • Princípio da precaução
  • Desenvolvimento sustentável no sítio Web da Comissão Europeia
  • Desenvolvimento sustentável e comércio no sítio Web da Comissão Europeia

Top

Questões do Desenvolvimento - Sustentabilidade

2010 . Ano 7 . Edição 60 - 28/05/2010

Sustentabilidade: uma chance para o planeta

Ivy Farias

Reciclar lixo, economizar água e energia, e proteger os recursos naturais do planeta: não faz muito tempo que estas e outras preocupações ambientais predominavam somente entre ecologistas e uma pequena parcela da população


Hoje muito se fala sobre o conceito, mas poucos sabem exatamente o que significa ser sustentável. "A sustentabilidade nada mais é do que o respeito à ecologia, ao socialmente justo e economicamente viável" explica Dorli Martins, do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa de São Paulo (Sebrae-SP). "Nós sempre buscamos apenas o que era economicamente viável", acrescenta.

A primeira vez que se ouviu a expressão - desenvolvimento sustentável - foi em abril de 1987, quando foi publicado o relatório Brundtland. Elaborado pela Comissão Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU), o relatório recebeu este nome em homenagem a chefe da comissão, a primeira-ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland. O documento, também chamado de "Our Common Future" (Nosso Futuro Comum), enfatizava que os meios de produção não eram condizentes com o desenvolvimento sustentável.

"O homem sempre se preocupou com a preservação do meio ambiente, é de conhecimento geral que desde a Idade Média havia a rotação de culturas para não desgastar o solo, por exemplo. Mas aplicar esta preocupação em conceito com aspectos mais amplos, levando em consideração questões sociais, econômicas e culturais foi a partir de 1987 mesmo", explica o coordenador do curso de sustentabilidade e gestão ambiental do Programa de Educação Continuada (PEC) da Fundação Getulio Vargas de São Paulo, Reinaldo Bulgarelli.

No texto original, a comissão atestava que em um mundo em que existe pobreza e desigualdades sociais sempre haverá deficiências ecológicas. "Nós reconhecemos que a pobreza, a degradação ambiental e o crescimento populacional estão diretamente relacionados, e nenhum destes problemas será resolvido se for tratado isoladamente", diz o Relatório Brundtland, assinalando que o desenvolvimento sustentável será um desafio para todos os envolvidos no processo de desenvolvimento.

A sustentabilidade começou a entrar em pauta com força a partir da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, popularmente conhecida como Rio-92, que reuniu representantes de quase todos os países do mundo no Rio de Janeiro, entre os dias 3 e 14 de junho de 1992, quando foi criada a Agenda 21, um protocolo com ações para a prática do desenvolvimento sustentável.

Nos últimos dez anos um mundo sustentável começou a virar uma prioridade cultural e política: cantores como Madonna e Sting passaram a fazer shows para alertar sobre danos às florestas e ecossistemas ; e políticos incluíram o tema em suas plataformas, tal como fez o ex vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, ao produzir o documentário Uma Verdade Inconveniente, um libelo de alerta contra o esgotamento dos recursos naturais.

Hoje cada vez mais empresas colocam seus preceitos sustentáveis em prática, e é possível encontrar os mais diversos produtos e serviços guiados pela preocupação com o meio ambiente e com o socialmente justo. "A sustentabilidade está se tornando uma das leis invisíveis do mercado", pontua Dorli.

Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334

O que ficou definido no Relatório Brundtland?

O relatório Brundtland indicou que a pobreza dos países do terceiro mundo e o consumismo elevado dos países do primeiro mundo eram causas fundamentais que impediam um desenvolvimento igualitário no mundo e, consequentemente, produziam graves crises ambientais.

O que diz o relatório de Brundtland sobre o desenvolvimento sustentável?

O conceito de desenvolvimento sustentável, conforme o Relatório de Brundtland (BRUNDTLAND, 1991), pressupõe um modelo de desenvolvimento que atenda às necessidades do presente, sem comprometer a possibilidade das gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades.

Quais foram as medidas propostas pelo relatório de Brundtland?

O relatório Brundtland trazia ainda dados sobre o aquecimento global e a destruição da camada de ozônio, temáticas que também eram bastante novas para o momento de seu lançamento.

É o principal resultado da conferência de Brundtland?

Em 1987, a divulgação do Relatório Brundtland, intitulado Nosso futuro comum, pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento das Nações Unidas (1988), popularizou a expressão "desenvolvimento sustentável" e sua definição, considerada a mais próxima do consenso oficial.