Que tipo de tempo que a história considera para relacionar suas análises?

O tempo histórico são as referências históricas utilizadas para organizar os acontecimentos mais importantes e as grandes mudanças das sociedades e civilizações.

É uma forma de contar o tempo a partir da ação dos seres humanos na Terra, pelas experiências que um povo, nação ou toda humanidade passaram.

O tempo histórico é marcado por grandes acontecimentos, como guerras, quedas de impérios, grandes construções, grandes epidemias e mudanças de regimes.

Os tempos históricos marcam diferentes formas de organização política, econômica, social e cultural das civilizações e podem variar entre grupos sociais.

Diferença entre tempo histórico e tempo cronológico

O tempo cronológico é o tempo dos relógios e dos calendários, esse tempo é medido em frações exatas e constantes de tempo: um dia tem sempre 24 horas, uma hora tem sempre sessenta minutos e um ano tem sempre 12 meses.

O tempo cronológico começou a ser medido pelos fenômenos naturais como a posição do sol e as fases da lua. Em seguida, o homem criou instrumentos para controlar o tempo, como a ampulheta, o relógio e o calendário.

Diferente do tempo cronológico, o tempo histórico é o tempo marcado por grandes acontecimentos, como por exemplo:

  • Desenvolvimento e declínio de grandes civilizações;
  • Surgimento da escrita;
  • Descobrimento do continente americano;
  • Primeira e Segunda Guerra Mundial;
  • Guerra Fria;
  • Revolução Francesa e Revolução Industrial.

O tempo histórico não respeita a previsibilidade e o rigor dos calendários ou relógios, ele é impreciso e imprevisível e sua contagem considera a sequência de eventos de curta e longa duração.

Existem diferentes formas de fazer a contagem do tempo histórico

O tempo é uma criação cultural e cada civilização desenvolve diferentes formas de compreendê-lo e contá-lo, o que pode ser observado nos diferentes calendários existentes.

Considerando as três maiores religiões monoteístas existentes, temos 3 diferentes calendários:

Calendário Cristão ou Gregoriano

O calendário da Igreja Católica se inicia com o nascimento de Jesus Cristo durante a Idade Antiga. Esse é um dos principais marcos para a contagem do tempo em nossa civilização.

O ano do nascimento de Cristo é considerado o ano 0. Todos os anos que antecedem seu nascimento são contados de maneira decrescente e trazem junto as letras a.C (antes de Cristo).

Calendário Judaico ou Hebraico

O calendário judaico se iniciou no ano 3761 a.C, que segundo a tradição judaica foi o ano da criação de Adão. Isso significa que em 2020, estaríamos no ano 5780 ou 5781 (conforme o mês) do calendário hebraico.

Esse calendário também está dividido em 12 meses, mas esses meses não correspondem à mesma divisão de meses do calendário cristão.

Calendário Muçulmano

O calendário muçulmano é utilizado pela religião islâmica e se inicia no ano de 622 do calendário cristão, isto é, 622 anos depois do nascimento de Cristo.

Esse é o ano que marca a data em que Maomé fugiu de Meca para Medina, evento conhecido como Hégira. Esse calendário se baseia nas fases da lua e também possui 12 meses.

O tempo era percebido de maneira diferente em algumas civilizações

A nossa civilização se baseia, sobretudo, no calendário gregoriano, que é organizado de forma linear com começo, meio e fim. O início é marcado pelo nascimento de Jesus Cristo e o fim, segundo a Bíblia, será marcado com o seu retorno.

Outras civilizações, no entanto, compreendem o tempo de maneira diferente. Para os Maias e Astecas, por exemplo, o tempo acontecia em ciclos que se repetiam, por isso, seu calendário era circular.

Linha do tempo da história da humanidade

O tempo histórico da nossa civilização é dividido em grandes fases, conforme descrito na linha do tempo:

Que tipo de tempo que a história considera para relacionar suas análises?

Em cada uma dessas fases, a civilização apresentou características em comum que permitem a sua classificação:

Pré-história

A pré-história corresponde a todo o período anterior ao surgimento da escrita e costuma ser dividido em duas fases: Idade da Pedra e a Idade dos Metais.

  • Idade da Pedra: se inicia há cerca de 2 milhões de anos, com o surgimento do gênero Homo e se estende até cerca 5.000 a.C, quando se inicia a Idade dos Metais;
  • Idade dos Metais: marca o período em que os hominídeos começaram a fabricar objetos com metal. Essa fase dura até meados de 3.000 a.C, quando surge a escrita.

Idade antiga

A Idade Antiga surge com o escrita e é o período das primeiras civilizações, caracterizadas por organizações políticas e sociais complexas e hierarquicamente estruturadas.

Nesse período destacam-se as civilizações orientais egípcia, mesopotâmica, os persas, os hebreus e os fenícios. Também é o período do desenvolvimento das civilizações chinesa e indiana.

Nas civilizações ocidentais, destacam-se os gregos e os romanos, que tiveram grande influência sobre a formação cultural, política e social de todo o Ocidente.

Foi nesse período também que as civilizações Incas, Maias, Astecas e Olmecas, desenvolveram-se no continente americano.

Idade Média

A Idade Média se estendeu do século V ao século XV e foi marcada pelo desenvolvimento do sistema econômico político e social chamado feudalismo. Essa fase é dividida entre a Alta Idade Média e a Baixa Idade Média:

  • Alta Idade Média: desenvolvimento e auge do sistema feudal;
  • Baixa Idade Média: declínio do sistema feudal e início do desenvolvimento do capitalismo.

Idade Moderna

Na Idade Moderna o capitalismo mercantil se desenvolve enquanto o sistema de produção dominante e o absolutismo se estabelece enquanto forma de governo.

Esse é o período das grandes navegações, da descoberta de novos continentes e da colonização e exploração de diversos países na Ásia, Africa e Américas pelas nações europeias.

Idade Contemporânea

A Idade Contemporânea se inicia com a Revolução Francesa, que abre caminho para outras revoluções burguesas que colocam fim aos regimes absolutistas na Europa.

Essa fase também destaca-se pela Revolução Industrial e pelas guerras de independência realizadas na América Latina.

Quais são outras formas de contar o tempo?

Podemos nos deparar também, com outras formas de contar o tempo, como o tempo biológico, o tempo geológico e o tempo psicológico.

Tempo biológico

O tempo biológico refere-se às fases da vida, como o nascimento, o desenvolvimento a reprodução e a morte. Esse tempo é diferente para a espécie humana e para outros animais.

Enquanto o ser humano pode chegar a viver cerca de 100 anos, algumas espécies, como as moscas, vivem entre 15 e 30 dias. Isso significa que o ciclo de vida e morte de uma mosca respeita um tempo muito diferente do tempo de um ser humano.

Tempo geológico

O tempo geológico é utilizado para descrever a cronologia da formação geológica da Terra e as suas mudanças desde que o planeta se formou.

Acredita-se que a Terra exista há cerca de 4,6 bilhões de anos. Isso significa que toda a formação rochosa do planeta é resultado de milhões ou bilhões de anos de atividades na crosta terrestre.

Assim, os limites de tempo utilizados como referência para a geologia são enormemente maiores que os dos homens, que surgiram na Terra há apenas cerca de 130 mil anos.

Tempo psicológico

O tempo psicológico é outro tipo de marcação de tempo e está relacionado com a percepção da passagem do tempo pelos indivíduos.

Quando uma pessoa passa por uma experiência com forte intensidade emocional, por exemplo, ela pode ter a sensação de que a experiência durou muito mais ou muito menos do que o tempo cronológico marcaria.

Entenda também qual é o significado de tempo.

Qual é o tipo de tempo que a História considera para relacionar as suas análises?

Existem três formas de contar o tempo na história: o tempo cronológico (através de relógios e calendários), tempo geológico (baseando-se nas alterações da crosta terrestre sofridas ao longo dos anos) e o tempo histórico (baseado nas mudanças que ocorrem na sociedade).

Quais são os tipos de tempo na História?

Tempo Cronológico e Tempo Histórico O tempo cronológico é definido como o tempo onde se desenrolam as atividades humanas: nascimento, crescimento, ir para a escola, as festas, etc. O tempo histórico são os acontecimentos que marcam um povo, uma nação, ou as vezes a humanidade.

Qual é a relação tempo e História?

A relação entre o Tempo e a História é tema inesgotável, com questões, problemas e propostas analíticas, campo de conflito insolúvel entre filósofos e historiadores, que pode ser explorada sob múltiplos aspectos, cada uma delas aparentemente encerrada em si mesma, e na prática inter-relacionada com todas as outras (1).

Como saber em que tempo ocorre a História?

Toda narração tem um tempo que determina o período em que a história se passa. Ele pode ser cronológico, quando segue uma ordem dos acontecimentos, ou psicológico, que não segue uma linearidade dos fatos, sendo um tempo interior que ocorre na mente dos personagens.