Quem criou a primeira rede social?

Originais do Yahoo

Marina Peixoto revela perrengue com burocracia para criar o Mover

Marina Peixoto, diretora executiva do Mover (Movimento pela Equidade Racial), não esquece o perrengue que enfrentou quando estava no processo de criação do instituto. “Ninguém tinha ideia da quantidade de burocracia que a gente ia ter que enfrentar”, afirma. A executiva revela que a quantidade de documentos para assinar era absurda. “Eu tinha aquela assinatura eletrônica e eu extrapolei o limite da minha conta”, diz. Ela conta que trabalhava até altas horas da madrugada para dar conta de tudo. “Uma coisa é você abrir uma empresa sozinha, que já é um desafio, outra coisa é empreender com 47 sócios”, explica. De acordo com estudo feito pela FIRJAN mais de 70% dos brasileiros sonham em empreender. Porém, a burocracia é um dos maiores desestimuladores para quem decide ter o próprio negócio no país. A quantidade de formulários, documentos para CNPJ, CNAE, comprovantes, certificados entre muitos outros tornam o processo para abrir uma empresa complicado e lento. Dados de uma pesquisa realizada pelo Banco Mundial mostram o Brasil na 124º posição do ranking Doing Business, ranking que mensura o nível de facilidade de se realizar negócios nos países.

Tudo começou em 1994 com o lançamento de uma rede social chamada Geocities. O conceito desta plataforma era cada pessoa ter a possibilidade de criar o seu próprio site. A aplicação foi comprada pela Yahoo e chegou a ter trinta e oito milhões de usuários, porém em 2009 foi fechada.  

Em 1995 foram lançadas mais plataformas, entre elas The Globe. Esta rede social permitia às pessoas conectarem-se através de interesses em comum. Nesse mesmo ano foi criado a aplicação Classemates, que permitia antigos colegas de escola/universidade voltarem a ligarem-se entre si. Esta rede chegou a ter cerca de cinquenta milhões de usuários e até aos dias de hoje pode ser usada, porém já não tem um grande número de pessoas ativas. 

Durante estes anos mencionados, as redes sociais e outras plataformas relacionadas não tiveram grande importância e muita gente hoje em dia nem conhece, mas a partir de 2000 as coisas mudaram.

O uso da internet aumentou significativamente, logo houve também a criação de novas plataformas, algumas que já foram esquecidas, porém outras ainda são utilizadas até aos dias de hoje. 

Em 2002 surgiu o Fotolog e Friendster, o Fotolog tem muitas funcionalidades que estamos habituados a ver nas redes socias atuais, entre elas publicar fotografias acompanhada de ideias ou qualquer frase e era possível comentar as publicações de alguém. O Fotolog ainda existe, tem cerca de trinta e dois milhões de utilizadores e está presente em mais de duzentos países. O Friendster foi a primeira rede social a receber o título de rede social e a partir desta plataforma podia-se fazer amizades através de um clique. Em menos de três meses a rede tinha cerca de três milhões de usuários.  

No ano a seguir, surgiu o My Space e o Linkedlnsendo que o My Space era bastante parecido com o Friendster o Linkedln é mais para contactos profissionais. Em 2004 apareceu o Flickr, o Orkut e o memorável Facebook, que apenas ganhou mais popularidade em 2006. O Facebook tem mais de 2,7 mil milhões de utilizadores ativos todos os meses, tornando-se assim a rede social com mais utilizadores do mundo. 

Durante os anos seguintes foram criadas outras redes socias como o Instagram e o WhatsApp que mais tarde foram compradas pelo criador e dono do Facebook, Mark Zuckerberg, no entanto existem mais que também ganharam popularidade como Tik Tok, Snapchat e o Twitter. 


Angélica Pereira Duarte 

9ºD nº4 

Quem foi o criador da rede social?

Lançado em janeiro de 2004, a rede social criada pelo engenheiro de software turco Orkut Büyükkökten surgiu como um projeto independente, criado enquanto estudava na Universidade Stanford, e mais tarde enquanto trabalhava no Google.

Qual a primeira rede social foi criada?

Lançado em 1997, o SixDegrees (sixdegrees.com) é considerado a primeira rede social da história da Internet. O site foi pioneiro ao oferecer recursos que são comuns nas plataformas de hoje, como se conectar com outros usuários, criar perfis e organizar grupos.

Quando foi criada a primeira rede social?

No entanto, a primeira rede social — que nasceu nos moldes do que se espera de uma — foi a Classmates.com, fundada em 1995, nos primórdios do porões da internet. A Classmates.com foi uma rede criada com o intuito de conectar pessoas, em especial amigos dos tempos de escola, que separaram com o passar dos anos.

Qual foi a primeira rede social que Mark Zuckerberg criou?

Como Mark Zuckerberg inventou o Facebook Em 2004, Zuckerberg estava no segundo ano da faculdade, quando começou a trabalhar com seus amigos em um site que permitia aos alunos de Harvard, onde eles estudavam, criar seus perfis, subir algumas fotos e se comunicar com outras pessoas da universidade.