Quem é deus na bíblia

Quem é Deus segundo a bíblia Sagrada?

É o Deus da Bíblia, Javé, o criador da luz e da humanidade. O pai de Jesus. Essa concepção, que hoje parece eterna, de tanto que a conhecemos, não nasceu pronta.

O que é e quem é Deus?

Significado de Deus substantivo masculino O ser que está acima de todas as coisas; o criador do universo; ser absoluto, incontestável e perfeito. [Religião] Nas religiões monoteístas, uma só divindade suprema, o ser que criou o universo e todas as coisas que nele existem.

Onde nasceu Deus?

Belém
Os evangelhos canônicos de Lucas e Mateus contam que Jesus nasceu em Belém, na província romana da Judeia de uma mãe ainda virgem. No relato do Evangelho de Lucas, José e Maria viajaram de Nazaré para Belém para comparecer a um censo e Jesus nasceu durante a viagem numa simples manjedoura.

Qual é o verdadeiro nome d Deus?

Yahweh
Yahweh, é o nome em hebraico do Deus bíblico do antigo Reino de Israel. Seu nome é composto por quatro consoantes hebraicas (YHWH, conhecido como Tetragrammaton) que o profeta Moisés teria revelado ao seu povo. Tetragrammaton de Yahweh.

Quem é Deus para você resposta?

Se tem alguém que sempre estará olhando por você, pronto para ajudar e te proteger, esse alguém é o Senhor. Esteja ao lado de Deus sempre. Quando você está em conexão com o divino, as dificuldades se tornam menores e as respostas mais acessíveis.

O que é Deus segundo a teologia?

Deus é um ser supremo que está acima de tudo e de todos, é eterno, onipotente, onipresente, onisciente, conselheiro, Deus forte e príncipe da paz, assim ele é considerado por aqueles que creem em seu nome, por aqueles que o cultuam e por uma grande massa de pessoas que o adoram e o exaltam.

Quem é o pai e mãe de Deus?

Maria (mãe de Jesus)

Maria
A Virgem em Prece por Sassoferrato, c. 1650
Mãe do Senhor; Soberana Rainha; Mãe de Deus; Nossa Senhora; Santíssima Virgem; Imaculada; Bem-aventurada
Nascimento Nazaré, Judeia, Império Romano Data desconhecida
Progenitores Mãe: Santa Ana Pai: São Joaquim

Onde fica a cidade de Belém onde Jesus nasceu?

Localiza-se a cerca de 10 quilômetros ao sul de Jerusalém, a uma altitude de 765 metros acima do nível do mar. Belém fica próxima às cidades de Beit Jala e Beit Sahour, assim como dos campos de refugiados de Aida e Azza.

Onde Jesus nasceu na Bíblia?

Belém
Segundo o Evangelho de Mateus, o primeiro do Novo Testamento, Maria e José estavam em Belém quando Jesus nasceu.

É correto chamar Deus de Jeová?

Jeová é assim o termo português, a partir do Tetragrama, para designar Deus.

Onde está escrito que o nome de Deus é Jeová?

A Edição Revista e Corrigida (1948) retém o Nome em sua forma modernizada (Jeová) em lugares tais como Salmo 83:18; Isaías 12:2 dentre outros, e extensivamente, no livro de Isaías, Jeremias e Ezequiel.

O que é Deus para nós?

Deus foi concebido como pessoal ou impessoal. No pensamento monoteísta, Deus é o Ser Supremo e principal foco de fé. No teísmo, Deus é o criador e sustentador do Universo, enquanto no deísmo, Deus é o criador, mas não o sustentador do Universo.

O que significa Deus em minha vida?

É algo único e especial que provém de Alguém superior a tudo que existe. Falo de Deus, um Pai amoroso que se tornou um verdadeiro alicerce na minha vida. Não importa as dificuldades que surjam, ou os obstáculos que se atravessem no meu caminho. Com Deus do meu lado sinto que nada me fará desistir.

O que significa Deus no hebraico?

Jeová é uma das transliterações para língua portuguesa (além de Javé, Iehovah, Iavé ou até Yahweh) do Tetragrama YHVH, ou seja, a designação das quatro consoantes que compõem o nome de Deus em hebraico.

Jesus é Deus, e esse ensino é bastante claro em toda a Bíblia, do Antigo ao Novo Testamento. A divindade de Cristo é um ponto fundamental da fé cristã, e qualquer um que negue essa verdade, ainda que se rotule um cristão, de fato não o é.

Do começo ao fim, as Escrituras afirmam explicitamente que Jesus é Deus. Uma das passagens mais conhecidas é a profecia do profeta Isaías sobre o nascimento miraculoso de Jesus, informando que seu nome seria “Emanuel”. Esse nome simplesmente significa “Deus conosco” (Isaías 7:14).

O salmista Davi também foi outro que escreveu sobre a plena divindade de Cristo. O Salmo 110 é um exemplo direto acerca disso, onde lemos sobre o reino e o sacerdócio do Messias. Esse salmo, inclusive, traz um diálogo entre o Deus Triúno: “Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés” (Salmo 110:1).

No texto original, literalmente lemos: “Yahweh disse ao meu Adonai”. Yahweh é o nome próprio de Deus no Antigo Testamento, e Adonai é o título utilizado para se referir à supremacia e grandiosidade de Deus.

Com o tempo, o nome de Deus foi considerado pelos judeus como impronunciável, e Adonai foi passou a ser o título mais usual para se referir a Ele. Ao atribuir o título Adonai ao Messias, Davi estada declarando explicitamente a divindade dele. O próprio Jesus, ensinando no Templo, utilizou esse mesmo salmo para afirmar sua identidade (Marcos 12:37).

Ainda nesse salmo, lemos a seguinte proclamação: “Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque” (Salmo 110:4). Mais tarde, o escritor do livro de Hebreus entendeu isso, e usou esse mesmo salmo para falar sobre a perfeição e superioridade do sacerdócio de Cristo Jesus (Hebreus 7-8).

O profeta Malaquias foi outro que também profetizou sobre a divindade de Jesus ao afirmar que o Messias é o Mensageiro enviado por Deus, de modo que Ele é o próprio Senhor (Malaquias 3:1; cf. Marcos 1:2; Lucas 1:76).

O Novo Testamento também aponta diretamente para a verdade de que Jesus é Deus. As primeiras palavras do Evangelho de João declaram essa verdade: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (João 1:1). Aqui vale dizer que o grande propósito do Evangelho de João era afirmar a plena divindade e humanidade de Jesus, que estavam sendo atacadas por falsos mestres no século 1 d.C.

Quando o anjo apareceu em sonho a José de Nazaré para anunciar o nascimento de Jesus, ele prontamente disse que aquele acontecimento extraordinário era o cumprimento da profecia do profeta Isaías já citada neste texto, de que a virgem daria a luz e seu filho seria chamado pelo nome de Emanuel (Mateus 1:23).

Em algumas ocasiões durante o ministério terreno de Jesus, os apóstolos professaram explicitamente que Jesus é Deus. O apóstolo Pedro disse: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mateus 16:16). Após a ressurreição, foi a vez do apóstolo Tomé confessar: “Senhor meu, e Deus meu!” (João 20:28).

O próprio Jesus afirmou ser Deus

O Novo Testamento registra muitos detalhes e ocasiões em que o próprio Jesus fala de sua divindade. É verdade que não temos nenhum versículo onde se pode ler exatamente, e com essa mesma ordem de palavras, algo como: “E Jesus disse: Eu sou Deus”. Todavia, esse entendimento está tão explicito nas palavras de Jesus que é impossível não percebê-lo ou negá-lo.

Podemos começar pelo título “Filho do Homem”. Esse título foi o mais usado por Jesus para se referir a Ele próprio. Ao contrário do que alguns pensam, esse título não apenas aponta para natureza humana de Jesus, mas também para a sua divindade, pois esse é o título utilizado pelo profeta Daniel para se referir Àquele que veio nas nuvens e lhe foi dado o domínio, a honra e o reino eterno (Daniel 7:13,14). Ao utilizar esse título, Jesus também estava declarando ser Ele Aquele de quem o profeta Daniel profetizou.

Jesus também declarou abertamente que Ele e o Pai são Um (João 10:30), além de dizer: “Quem me vê a mim vê o Pai” (João 14:9). Com tais declarações, Jesus estava afirmando ser plenamente Deus.

Um dia, quando os fariseus interrogaram Jesus sobre sua identidade, Jesus lhes respondeu: “Antes que Abraão existisse, Eu Sou” (João 8:58). Essa resposta é uma declaração explicita de que Jesus é Deus. A expressão “Eu Sou” é muito especial, pois é a expressão que traduz o significado do nome pessoal de Deus no Antigo Testamento.

Quando Moisés perguntou a Deus qual era seu nome, a resposta foi a seguinte: “Eu Sou o que Sou” (Êxodo 3:14). Portanto, ao utilizar essa expressão, Jesus estava afirmando sua plena divindade, e a prova disso é que os judeus entenderam o que Jesus estava dizendo, tanto que pegaram pedras para apedrejá-lo acusando-o de ser fazer igual a Deus (João 8:59; cf. 5:18).

Essa não foi a única vez que Jesus utilizou a expressão “Eu Sou”. O mesmo Evangelho de João traz sete grandes declarações de Jesus onde Ele emprega essa expressão:

  1. “Eu Sou o pão da vida” (João 6.35,48,51). Aqui Jesus afirma ser o alimento espiritual que sustenta o seu povo.
  2. “Eu sou a luz do mundo” (João 8.12; 9.5). Aqui Jesus declara que quem o segue jamais estará em trevas.
  3. “Eu Sou a porta” (João 10.7,9). Ao dizer isso Jesus assegura que Ele é a porta que dá acesso a Deus, e quem entrar por Ele encontrará pastagem e será salvo.
  4. “Eu Sou o bom Pastor” (João 10:11,14). Jesus declarou que dá sua vida por suas ovelhas e as protege.
  5. “Eu sou a ressurreição e a vida” (João 11.25). Jesus afirmou ser a própria vida que vence a morte.
  6. “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (João 14.6). Jesus ensinou que a apenas por Ele somos conduzidos ao Pai.
  7. “Eu sou a videira verdadeira“ (João 15.1,5). Com essa declaração Jesus alertou que apenas estando nele é que podemos produzir frutos.

A Igreja Primitiva entendeu que Jesus é Deus

Apesar de a divindade de Cristo ter sido muito atacada por heresias durante a história da Igreja, a verdade é que desde os seus primeiros dias, a Igreja Primitiva já havia entendido que Jesus Cristo é Deus.

Um exemplo disso foi o episódio do martírio de Estêvão. Quando estava prestes a morrer, aquele homem de Deus exclamou: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito” (Atos 7:59). Naquele momento ele estava vendo os céus abertos, e Cristo em pé à mão direita de Deus (Atos 7:56), e ao entregar seu espírito a Jesus, ele estava declarando abertamente a divindade de Cristo.

Os apóstolos, em suas epístolas, também de forma bastante direta ensinaram que Jesus Cristo é Deus. Um exemplo disso é a passagem em que o apóstolo Paulo, escrevendo a Timóteo, diz que “Deus se manifestou em carne” (1 Timóteo 3:16). Essa passagem revela tanto a divindade de Cristo quanto a sua humanidade.

Em Atos 20:28, lemos sobre a Igreja de Deus, “a qual Ele comprou com o seu próprio sangue”. É fácil perceber aqui que Jesus é diretamente indicado como sendo Deus. O apóstolo João, em sua primeira epístola, também escreveu que Jesus Cristo é o verdadeiro Deus e a vida eterna (1 João 5:20).

Quem é deus na bíblia

Jesus é Deus e possui os nomes e atributos divinos

Em Juízes 13, na narrativa acerca do nascimento de Sansão, seus pais receberam a visita do Anjo do Senhor. Quando perguntaram o nome daquele anjo, eles ouviram a seguinte resposta: “Por que perguntas assim pelo meu nome, visto que é maravilhoso?” (Juízes 3:18). Após terem escutado essa resposta, assim que o anjo foi embora, Manoá, pai de Sansão, declarou: “Certamente morreremos, porquanto temos visto a Deus” (Juízes 13:22).

Perceba que eles entenderam ter recebido a visita do próprio Deus. Muito tempo depois, numa das profecias mais conhecidas do profeta Isaías, encontramos a revelação do nome do Messias: “Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9:6). A combinação dessas duas passagens é uma declaração inegável de que Jesus é Deus.

Existem várias outras passagens em que Jesus é chamado por nomes e títulos que revelam também seus atributos divinos. O profeta Jeremias se refere ao nome do Messias como sendo “Senhor, Justiça Nossa” (Jeremias 23:6). A palavra “Senhor” traduz no original o próprio nome de Deus, transliterado no português como Javé.

Já vimos que Davi, no Salmo 110, chamou o Messias de Adonai. Também no Salmo 24, um salmo messiânico, que celebra a exaltação do Messias, o mesmo salmista atribui a Ele o nome de “Senhor dos Exércitos”, o qual é o próprio “Rei da Glória” (Salmos 24:10), um título similar ao empregado pelo apóstolo Paulo em 1 Coríntios 2:8, ao chamar Jesus de “Senhor da Glória”.

O profeta Isaías, na ocasião de seu chamamento para o ministério profético, temeu por sua vida, pois seus olhos haviam visto “o Rei, o Senhor dos Exércitos” (Isaías 6:5). Já no Novo Testamento, somos informados de que nessa ocasião o profeta viu o próprio Jesus, o Filho de Deus (João 12:40,41).

O profeta Miqueias, profetizando acerca do nascimento do Messias, não apenas profetizou acerca de sua humanidade, mas também acerca de sua divindade, ao apontar claramente para sua eternidade (Miqueias 5:2).

No Novo Testamento, Jesus também é designado como sendo o Alfa e Ômega, um título atribuído igualmente a Deus o Pai (Apocalipse 22:13; cf. 1:8; Isaías 44:6). Com tudo isso, entendemos que a Bíblia claramente afirma que Jesus é Deus e atribui a Ele os atributos que pertencem somente a Deus, como: eternidade (João 1:1; Hebreus 13:8; cf. Isaías 9:6; Miqueias 5:2); onipotência, ou seja, Ele é o Todo-Poderoso (Mateus 28:18; Efésios 1:21; Apocalipse 22:13); onipresença (Mateus 18:20; 28:20); onisciência (João 1:48; 16:30; 21:17; Colossenses 2:2,3); imutabilidade (Hebreus 1:11,12) etc.

Jesus é Deus e faz coisas que só Deus pode fazer

Outra prova indiscutível de que Jesus Cristo é Deus, são as obras atribuídas a Ele. Por exemplo:

  • Jesus é Deus porque Ele é o Criador e o sustentador de todas as coisas (Colossenses 1:16,17), e “sem Ele nada do que foi feito se fez” (João 1:3).
  • Jesus é Deus porque Ele pode salvar ou condenar, revelar ou esconder a salvação aos homens (Mateus 11:26,27; João 5:21).
  • Jesus é Deus porque Ele é Aquele que ouve e responde as orações de seu povo para que o Pai seja glorificado (João 14:13; 2 Coríntios 12:8,9).
  • Jesus é Deus e tem o poder de perdoar pecados (Mateus 9:6; Marcos 2:10; Lucas 5:24).
  • Jesus é Deus e por isso devemos crer nele assim como cremos no Pai (João 14:1).
  • Jesus é Deus e possui o poder para julgar todas as coisas (João 5:22).
  • Jesus é Deus e por isso Ele é digno de receber toda a adoração assim como o Pai e o Espírito Santo (João 5:23; Filipenses 2:10; Hebreus 1:6; Apocalipse 5:13). Durante seu ministério terreno, frequentemente Ele foi adorado (Mateus 8:2; 9;18; 14:33; 15:25; 28:9,17; etc.).

Para concluir, podemos mais uma vez enfatizar que a Bíblia afirma de forma clara, direta e incontestável que Jesus é Deus. Essa afirmação é tão explicita, que realmente o dilema popularizado por C. S. Lewis faz todo sentido, ao dizer que ou Jesus é um mentiroso, ou um lunático ou realmente Ele é Deus.

Sobre isso, prefiro ficar com a resposta do apóstolo Paulo: “Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade” (Colossenses 2:9). Sim, Jesus é Deus! As provas são incontestáveis. Mas por que nem todos aceitam? Simples! Porque aceitar a divindade de Cristo, reconhecendo-o como verdadeiro Deus e Salvador, não é simplesmente uma questão de provas, mas de fé, e essa fé, homem algum, de si mesmo, jamais poderá produzir (João 6:44).

Quem é Deus na Bíblia versículo?

“Saberás, pois, que o Senhor teu Deus é que é Deus, o Deus fiel, que guarda o pacto e a misericórdia, até mil gerações, aos que o amam e guardam os seus mandamentos” (Deuteronômio 7:9 ). 5. A Bíblia descreve Deus em uma palavra. “Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor” (1 João 4:8 ).

O que que é Deus?

Deus abrange todas as coisas, todos os seres vivos, inteligentes ou não, encarnados ou desencarnados do Universo. Deus se estende pelo Cosmo e o mantém (o Universo organizado e ordenado) — Deus Cósmico.

Como se descreve Deus?

Ser supremo de uma religião:.
altíssimo, Alá, criador, Cristo, Deus-Pai, eterno, Javé, Jeová, Jesus Cristo, Onicriador, onipotente, pai, providência, Redentor, Salvador, senhor, todo-poderoso, omnipotente. ... .
deidade, divindade, divo, entidade, espírito, nume, potestade. ... .
herói, ídolo..

O que significa Deus na Bíblia?

Deus tem muitos títulos nas Escrituras, como “Pai”, “Todo-Poderoso”, “Rei” e “Salvador”. Cada um de seus títulos revela outro de seus muitos papéis ou atributos. Mas “Yahweh” é mais do que um título.