Quem ganhou o MasterChef 2022 Lays ou Fernanda?

Fernanda e Lays são as finalistas da nona temporada de MasterChef Brasil, na Band, e competirão pelo troféu e todos os outros prêmios no programa desta terça-feira (6). Qual delas deve ser consagrada campeã pelos três jurados? Vote na enquete do Notícias da TV ao final deste texto.

Fernanda foi a primeira participante a deixar o programa, mas decepcionou o público ao vencer a repescagem, que contava com mais oito eliminados. Ao longo do restante da competição, ela conseguiu ganhar os telespectadores com carisma e conquistou os jurados pelo paladar.

Lays começou o programa como uma das favoritas, mas passou a ser uma frequentadora assídua das Provas de Eliminação --das quais quase sempre sai como destaque positivo. Ela tem um jeito meigo na frente de Helena Rizzo, Erick Jacquin e Henrique Fogaça durante as avaliações, mas é bastante debochada ao falar dos outros competidores, o que fez com que o público passasse a ter ranço dela.

Além do troféu, a vencedora do MasterChef Brasil 9 leva para casa R$ 300 mil, produtos das marcas patrocinadoras e um curso de gastronomia na Le Conrdon Bleu, escola francesa de culinária. A vice-campeã também ganhará um curso profissional de culinária.

O questionário apenas retrata uma tendência de parte dos telespectadores do MasterChef. A final acontecerá ao vivo, nesta terça-feira (6), a partir as 22h30 (horário de Brasília) na Band, e será decidida apenas pelos três jurados, sem nenhuma votação popular.

Participe da enquete do MasterChef Brasil e escolha quem deve vencer o reality culinário da Band. O resultado não tem valor científico.

Enquete

Quem ganha o MasterChef Brasil 9?

A grande FINAL do #MasterChefBr é AMANHÃ 😱 A disputa está entre Lays e Fernanda! Pra quem vocês estão torcendo? 🥰 Anota aí, é 22h30 na Band! pic.twitter.com/S39mhvWBM8

— MasterChef Brasil (@masterchefbr) September 5, 2022

Falta pouco para conhecer o grande campeão da 9ª temporada do MasterChef Brasil. O paraense Renato, de 35 anos, foi o eliminado do 15º episódio do programa, exibido na noite desta terça-feira 23, na tradicional prova do cacau. Com isso, Lays, Fernanda (que voltou na repescagem) e Rafael vão disputar na próxima semana a semifinal da edição de 2022.

+Veja quem já foi eliminado do MasterChef Brasil 2022
+MasterChef Brasil: Jacquin conta como se tornou torcedor do Corinthians
+Vídeo: Bebê de 6 meses viraliza após aparecer fantasiado de “Mini Jacquin”

O competidor tentou impressionar os jurados quis fazer três pratos em apenas 1 hora e 30 minutos. O exagero não deu certo e Renato apresentou apenas um prato improvisado e mal executado: um magret (peito de pato com gordura) com batatas ao murro.

A despedida foi marcada por aplausos e pelo carinho dos jurados, que fizeram questão de exaltar o bom trabalho que ele fez em outras provas. O mais desapontado foi Erick Jacquin. “Estou triste de te ver sair nessa fase, você foi um excelente cozinheiro”, lamentou o chef.

Nos bastidores, o cozinheiro, que já se inscreveu 7 vezes para a competição, não escondeu a justificada tristeza. Afinal, depois de tanto tempo sonhando em participar do MasterChef, ele esperava pelo menos disputar a final. “Foram anos de estudo”, lamentou.

Na avaliação de Renato, o que mais pesou na reta final foi corresponder às expectativas criadas pelo público de fora. “Senti a pressão. Não consegui focar na prova, estava aéreo e desestabilizado”, reconheceu o participante em entrevista ao site Band.com.

Por outro lado, Renato sai com a sensação de dever cumprido. “Eu já realizei o sonho de pisar na cozinha do Masterchef Brasil e isso é muito grande. Sonhar sempre é possível”, encerrou, com otimismo, o paraense.

(*) Da redação da Menu

São Paulo

A designer Lays, 29, venceu a nona temporada do Masterchef (Band), na noite desta terça-feira (6). Ela superou a engenheira Fernanda, 29, e confirmou seu favoritismo, puxado pela torcida dos participantes eliminados ao longo do programa e do público.

Lays conquistou os chefs servindo um menu completo, com vieiras, lagosta e sorvete de missô. Com isso, ela leva para casa o prêmio de R$ 300 mil, um carro, diversos utensílios de cozinha e os cursos de mixologia e de técnicas na Le Cordon Bleu, além do troféu de campeã do reality.

"É a noite mais incrível da minha vida, um divisor de águas. Estou muito feliz, realizada e orgulhosa. Cozinhei alegre e focada. Treinei bastante para conseguir fazer tudo e me empenhei. Fiquei contente em ver que deu certo", disse a campeã à Band.

Lays demonstrou nervosismo, principalmente durante o preparo da entrada, mas conseguiu se recompor. Já Fernanda, que apresentou um menu com elementos da natureza, demonstrou ousadia e leveza durante os preparos, mas não conseguiu superar a rival.

Apesar do resultado, Fernanda, que foi eliminada na primeira semana e voltou na repescagem, pretende continuar na gastronomia. "Não me vejo mais engenheira. Já fechei esse ciclo. Agora, vejo uma página em branco linda e pronta para ser preenchida com tudo o que a gastronomia vai me trazer", disse.

Antes de anunciar a decisão dos jurados Henrique Fogaça, Helena Rizzo e Erick Jacquin, a apresentadora Ana Paula Padrão se emocionou ao enaltecer a trajetória das duas competidoras finalistas e o celebrou o fato de ser uma final feminina.

Os outros competidores da temporada voltaram para acompanhar a grande final do mezanino, com exceção de Genesca, que foi diagnosticada com Covid-19. Em mensagem encaminhada para a Band, ela lamentou e disse que estava "presente de coração".

Quem venceu o MasterChef 2022 Lays ou Fernanda?

A engenheira Fernanda e a designer Lays disputaram a grande final da 9ª temporada do "MasterChef Brasil" de sua versão amadores, com Lays sendo coroada a vencedora.

Quem ganha o MasterChef 2022 spoiler?

O cozinheiro Diego Sacilotto foi o grande vencedor do MasterChef Profissionais 2022, exibido na terça-feira…

Quem são os três finalistas do MasterChef 2022?

No último episódio, Lays venceu a prova dos campeões e garantiu a primeira vaga na final. Em seguida, em uma disputa entre Fernanda e Rafael, a chef conseguiu vencer após preparar um banquete que foi bem avaliado pelos jurados Erick Jachin, Fogazza e Helena Rizzo.

Quem é o namorado da Lays do MasterChef?

Lays namora André Vieira há quase 15 anos.