São os elementos primordiais para a correta leitura dos mapas, exceto?

São vários os elementos de um mapa, isto é, aqueles itens e símbolos necessários para que uma mera figura possa ser diferenciada de um verdadeiro mapa ou cartograma, que é feito com rigor científico para representar uma determinada área da superfície terrestre. Em geral, os mapas costumam apresentar as seguintes composições: título, orientação, legenda, escala e projeção cartográfica.

Esses são elementos obrigatórios de um mapa, embora nem sempre estejam presentes em todos os mapas que vemos por aí. De toda forma, para melhor interpretarmos as informações cartográficas, é preciso conhecer esses instrumentos, procurando saber o que eles são, o que indicam e quais são as suas funções no processo de comunicação, haja vista que os mapas também são formas de linguagem.

Observemos, no mapa a seguir, como se apresentam as diferentes partes de um mapa:

São os elementos primordiais para a correta leitura dos mapas, exceto?

Exemplo de mapa demográfico do Brasil elaborado pelo IBGE *

Título: O título, que por vezes vem acompanhado de um subtítulo, é o indicador do tema retratado, quando se trata de um mapa temático. Em mapas históricos, o título também costuma indicar o ano ou período do espaço representado. Para que se faça uma correta leitura de qualquer cartograma, a primeira coisa a se fazer é sempre ler o título e compreender o que ele indica.

Legenda: As legendas são os significados dos símbolos existentes nos mapas. Esses símbolos podem apresentar-se em forma de cores, ícones, hachuras, pontos, linhas e outros. Alguns desses símbolos apresentam padronizações, como o azul para representar a água; o verde, para as florestas e áreas verdes, linhas com traços para representar ferrovias; aviões para representar aeroportos, entre outros inúmeros exemplos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Escala: indica a relação matemática entre o espaço real e a representação desse espaço no mapa. Ela, portanto, aponta a quantidade de vezes que uma área teve de ser reduzida para caber no local em que o mapa está representado. As escalas podem ser gráficas ou numéricas (ambas presentes no exemplo acima). A escala numérica apresenta-se em números de uma divisão, e a escala gráfica apresenta-se conforme uma representação de linhas e traços.

Orientação: é importante no sentido de apontar a direção do mapa, indicando-nos para que lado fica o norte e, consequentemente, os demais pontos cardeais. Ela pode apresentar-se com uma rosa dos ventos completa ou apenas com uma seta indicando o norte geográfico. A importância da orientação se dá, principalmente, em mapas que representam áreas muito restritas, quando não conseguimos perceber facilmente para que lado o mapa está apontando.

Projeção cartográfica: indica a técnica que foi empregada para fazer o mapa. Como sabemos, as projeções cartográficas são as diferentes formas de representar o globo terrestre (que é geoide, quase esférico) em um plano. Como essa representação apresenta distorções, se sabemos qual foi a projeção utilizada em um determinado mapa, conseguimos ter uma melhor noção sobre elas.

*Créditos do mapa: IBGE. Atlas Geográfico Escolar. 6ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. p.113.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

A cartografia é a ciência que estuda e elabora os mapas. Faça os exercícios abaixo e teste seus conhecimentos. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena

Quais são os elementos primordiais para a correta leitura dos mapas?

Sobre a técnica de criação e projeção de mapas, assinale o que for incorreto:

a) As projeções cartográficas são técnicas de representação do globo esférico da superfície terrestre em um plano, por isso, sempre haverá distorções.

b) Mapas temáticos são mapas especializados em um determinado tema, como áreas industriais, relevo, hipsometria, clima, dentre outros.

c) Os símbolos cartográficos podem variar entre zonais, lineares e pontuais.

d) Legenda é a parte de um mapa responsável por apontar a proporção entre a superfície real e a representação gráfica dessa superfície.

e) Os SIG’s (Sistemas de Informações Geográficas) são resultado da união entre as técnicas milenares da Cartografia e as inovações gráficas e tecnológicas.

Explique a relação do tamanho de uma escala com a área representada e o nível de detalhamento dos mapas.

(UECE)

Rochas, relevo e solos são temas respectivos dos seguintes mapas:

a) pedológico, geomorfológico e geológico.

b) litológico, pedológico e geomorfológico.

c) geomorfológico, topográfico e fitoecológico.

d) geológico, geomorfológico e pedológico.

Sobre a localização do Brasil nas representações gráficas da Terra, assinale o que for correto.

a) O Brasil se encontra em apenas um hemisfério: o Sul.

b) O Brasil está localizado em dois hemisférios diferentes, a maior parte no hemisfério norte e uma pequena parte no hemisfério sul.

c) O Brasil está localizado em três hemisférios diferentes.

d) O Brasil está localizado em quatro hemisférios diferentes.

e) O Brasil não é cortado por nenhuma das duas principais linhas imaginárias da Terra: o Meridiano de Greenwich e a Linha do Equador.

respostas

Os elementos obrigatórios dos mapas são: título, legenda, escala e orientação cartográfica. Sem um desses códigos, a interpretação pode ser prejudicada. 

Exemplo: se não houver escalar, o leitor de um mapa pode não ter noção do tamanho da área representada.

Voltar a questão

Letra d

Legenda é a parte do mapa responsável por dizer o significado dos símbolos e cores dispostos em um mapa. O elemento cartográfico responsável por apontar a proporção entre a superfície real e a representação gráfica é a escala, e não a legenda.

Voltar a questão

Quanto maior for uma escala, menor será a área representada e, em virtude do grau de aproximação do mapa, o nível de detalhamento será maior. Por outro lado, quando a escala for menor, maior será a área representada e, consequentemente, o nível de detalhamento será menor.

Voltar a questão

Letra d

Os mapas referentes a Rochas são chamados de mapas geológicos devido ao fato de a Geologia ser a área do conhecimento que estuda as rochas e suas dinâmicas.

Os mapas referentes ao Relevo são chamados de mapas geomorfológicos, porque sempre que se refere à superfície física da terra, bem como a sua dinâmica, estamos falando da Geomorfologia.

O estudo dos solos, separados do estudo das rochas e formas de relevo, recebe o nome de Pedologia, uma subárea da Geologia. Por isso, os mapas sobre solo são chamados de mapas pedológicos.

Voltar a questão

Letra C

O Brasil está localizado nos hemisférios norte, sul e oeste, além de ser cortado pela Linha do Equador.

Voltar a questão

São os elementos primordiais para a correta leitura dos mapas, exceto?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Assista às nossas videoaulas

Quais são os elementos primordiais para a correta leitura do mapa?

Os elementos primordiais em um mapa são: título, legenda, escala, orientação e fonte. Attuati apud Nogueira (2009) ressalta que o título de um mapa é tão importante quanto o de um livro, pois é a primeira observação para a leitura da representação cartográfica.

Qual elemento que não e primordial para a correta leitura dos mapas?

Os elementos obrigatórios dos mapas são: título, legenda, escala e orientação cartográfica. Sem um desses códigos, a interpretação pode ser prejudicada. Exemplo: se não houver escalar, o leitor de um mapa pode não ter noção do tamanho da área representada.

Quais são os elementos primordiais?

Os Números Primos são números naturais maiores do que 1 que possuem somente dois divisores, ou seja, são divisíveis por 1 e por ele mesmo.

Quais são os elementos primordiais para a correta leitura dos mapas aponte e explique cada elemento *?

Os elementos primordiais para uma correta leitura dos mapas, são: titulo, orientação, fonte, projeção, escala cartografica e legenda. Os elementos primordiais para uma correta leitura dos mapas, são: titulo, orientação, fonte, projeção, escala cartografica e legenda.