Significado dos símbolos ou cores usados no mapa para representar os elementos da paisagem

Ol� pessoal!

Primeiro que tudo vou responder � pergunta que deixei no �ltimo tema das escalas, e que era "Qual � a escala do mapa, se 5mm correspondem a 20 metros?".
A resposta era 1/4.000, muitos parab�ns para quem acertou, e tamb�m para quem errou, pois significa que ambos pensaram nisto e com isso v�o ganhar de certeza!

Esta semana decidi conjugar dois temas num s�, as cores e os s�mbolos do mapa. O texto foi directamente importado de �vora, escrito pela Raquel Costa, nossa atleta de elite e cart�grafa, que tem feito in�meras ac��es de forma��o, est�gios e acompanhamento tanto de jovens como de mais velhos.

Ela mudou um pouco o formato a que vos habituei, mas v�o ver que est� igualmente f�cil de compreender e � tamb�m um bom desafio!

Perto do final do texto podem ver a imagem com a legenda dos s�mbolos e cores do mapa para poderem responder �s perguntas da Raquel.

Mapeando - Tema 5: O MAPA, CORES E S�MBOLOS

Quando se fala em cores do mapa, estamos a falar da simbologia ISOM (International Specification for Orienteering Maps), que � uma linguagem internacional para mapas de Orienta��o, para que seja poss�vel um Portugu�s fazer Orienta��o na China.
Esta simbologia poder� ser consultada no livro ISOM.

Nos mapas de Orienta��o s�o utilizadas 7 cores:

- Preto: Elementos rochosos ou elementos constru�dos pelo Homem.

- Branco: Floresta t�pica da zona, onde a corrida pode ser feita a 100% (zona com �rvores).

- Verde: Vegeta��o + ou - densa (+ ou - escuro, respectivamente). S�mbolos representados a verde t�m a ver com a vegeta��o.

- Azul: �rea com �gua. Os s�mbolos representados a azul t�m a ver com a �gua.

- Amarelo: �rea aberta, onde h� aus�ncia de �rvores (quanto mais escuro, mais f�cil a corrida).

- Castanho: Representa a informa��o associada ao relevo (buraco, colina, depress�o, cota, curvas de n�vel...)

- Cinzento: Afloramento rochoso (ch�o em rocha, onde se consegue correr).

Este tema torna-se extenso se for apresentado de modo explicativo. Por isso decidi criar umas perguntas, com 2 n�veis de dificuldade, para incentivar os menos experientes a consultarem a simbologia do mapa e ver se os mais experientes sabem a mat�ria toda. Eu vou enviar as solu��es das perguntas na pr�xima semana. At� l� t�m tempo para responder ou pensarem somente no que � apresentado. Eis as quest�es:

N�vel 1 (quem tenha feito Orienta��o de 1 a 10 vezes)

1.1. Temos 2 caminhos. Um caminho representado com um tra�o cont�nuo preto, e outro com linha tracejada a preto. Qual dos dois caminhos � mais largo, mais vis�vel e mais transit�vel?

1.2. Porque � que uma �rvore � considerada especial? (representada com um c�rculo verde no mapa).

1.3. Como � que eu sei se um muro ou uma veda��o s�o transpon�veis, ou seja, que os consigo passar sem dificuldade, olhando apenas para o mapa?

1.4. Existem no mapa �reas a castanho?

1.5. Se eu visualizar no terreno uma �rea sem �rvores, devo ver no mapa essa zona representada a branco ou a amarelo?

1.6. Se um c�rculo verde representa uma �rvore especial, um c�rculo azul representa um _________.

1.7. O X representa um objecto especial. No entanto ele assume v�rias cores no mapa (azul, preto, verde e castanho). O que representa esse s�mbolo (X), em cada uma das cores?
X
X
X
X

1.8. O escarpado e a fal�sia assemelham-se a um pente. O que representam os dentes destes 2 s�mbolos?

N�vel 2 (quem se considera experiente)

2.1. Se o branco � aus�ncia de cor, porque n�o � tamb�m aus�ncia de �rvores?

2.2. Qual a diferen�a entre buraco (V castanho) e pequena depress�o (U castanho)?

2.3. Existem duas tonalidades de amarelo. O amarelo mais escuro pode representar uma �rea aberta com zonas de vegeta��o rasteira?

3.4. Existem 3 tonalidades de verde, referentes � vegeta��o. O verde mais claro pode ser uma zona de �rvores dispersas com baixa visibilidade?

3.5. A vegeta��o rasteira apresenta duas formas (Uma, mais dif�cil de passar - tra�os verdes mais juntos; e outra, mais f�cil de passar - tra�os verdes mais afastados). � poss�vel ter em simult�neo, numa zona representada como �rea alagadi�a, vegeta��o rasteira?

3.6. Os s�mbolos de monte de pedras (tri�ngulo equil�tero preto) e zona rochosa (tri�ngulo escaleno preto) v�m orientados a norte, nos mapas?

3.7. Quantas cores podem representar os meridianos de Norte, num mapa? Que crit�rios h� para essa escolha?

3.8. Existe a fal�sia transpon�vel e o escarpado. Como se representa um escarpado em terra intranspon�vel?

3.9. As curvas de n�vel n�o s�o todas iguais. Porque � que existem curvas de n�vel Mestras e Interm�dias?

3.10. O que representa a direc��o dos tra�os verdes de uma vinha? O que significa uma vinha com um tra�o preto � volta?

As cores e os s�mbolos do mapa s�o uma linguagem. T�m uma forma de se escrever, de se combinar e um significado. Quando nos iniciamos na Orienta��o pensamos ainda nas cores e nos s�mbolos. Mas com a experi�ncia, ao observarmos o mapa, vemos caminhos, lagos, floresta e n�o mais c�rculos, tra�os ou cores...

Significado dos símbolos ou cores usados no mapa para representar os elementos da paisagem

Bom, obrigado Raquel, ficamos em pulgas � espera das respostas e do pr�ximo tema que, como seria de esperar, vem j� para a semana!
At� l�, uma boa semana para todos!!!

Fiquem bem,
Alexandre Alvarez

Qual é o significado dos símbolos ou cores usados no mapa para representar os elementos da paisagem?

Alguns desses símbolos apresentam padronizações, como o azul para representar a água; o verde, para as florestas e áreas verdes, linhas com traços para representar ferrovias; aviões para representar aeroportos, entre outros inúmeros exemplos.

Quais são os símbolos do mapa?

Os símbolos cartográficos utilizados nas manifestações qualitativas identificam e dão qualidade aos elementos espaciais e podem ser: pontos diferenciados (com formas ou cores diferentes), linhas diferenciadas (com formas ou cores diferentes) e áreas diferenciadas (com cores ou hachuras diferentes), conforme a figura ...

Qual a função das cores em um mapa?

A utilização coerente e correta de cores numa base cartográfica pode permitir a leitura dos fenômenos geográficos de uma maneira mais instantânea, facilitando o ensino e aprendizado dos mapas e suas informações projetadas.

Como são chamados os símbolos e sinais que representam os elementos espaciais?

Os mapas são instrumentos de comunicação, pois expressam uma representação de um dado espaço ou região geográfica.