Sobre a chamada Inconfidência Mineira, a historiadora Cristina Leminski afirmou

Exercícios
História do Brasil

Atividade Mineradora
Questão 1
(UFRN) Sobre a chamada Inconfidência Mineira, a historiadora Cristina Leminski afirmou:
Sem a derrama, o movimento esvaziava-se. Para a população em geral, se a derrama não fosse imposta, não fazia grande diferença se Minas era ou não independente. O movimento era fundamentalmente motivado por interesses, não por ideais. [...]. A prisão dos homens mais eminentes de Vila Rica provocou [...] alvoroço na cidade [...] e o visconde de Barbacena foi obrigado a admitir que a tentativa de manter sigilo sobre o processo era inútil.
LEMINSKI, Cristina. Tiradentes e a Conspiração de Mina Gerais. São Paulo: Scipione, 1994. p. 59-64.
O movimento do século XVIII abordado nesse fragmento textual relaciona-se com a:
a) pretensão das lideranças de Vila Rica, principais beneficiadas com a arrecadação tributária portuguesa.
b) repercussão da Revolução Francesa no seio da elite intelectual colonial da região aurífera nas Minas Gerais.
c) exploração tributária feita pela metrópole sobre os colonos portugueses, no contexto da crise do antigo sistema colonial.
d) revolta desencadeada pela decisão da Coroa de instalar Casas de Fundição, com o propósito de cobrar o quinto.
ver resposta

Questão 2
(FUVEST – SP) A exploração dos metais preciosos encontrados na América Portuguesa, no final do século XVII, trouxe importantes consequências tanto para a colônia quanto para a metrópole. Entre elas,
a) o intervencionismo regulador metropolitano na região das Minas, o desaparecimento da produção açucareira do Nordeste e a instalação do Tribunal da Inquisição na capitania.
b) a solução temporária de problemas financeiros em Portugal, alguma articulação entre áreas distantes da colônia e o deslocamento de seu eixo administrativo para o centro-sul.
c) a separação e autonomia da capitania das Minas Gerais, a concessão do monopólio da extração dos metais aos paulistas e a proliferação da profissão de ourives.
d) a proibição do ingresso de ordens religiosas em Minas Gerais, o enriquecimento generalizado da população e o êxito no controle do contrabando.
e) o incentivo da Coroa à produção das artes, o afrouxamento do sistema de arrecadação de impostos e a importação dos produtos para a subsistência diretamente da metrópole.

Questão 3
Analise as colunas abaixo sobre a fiscalização da atividade mineradora no Brasil Colônia.
I - quinto

 a) quantia anual fixa de cerca de 30 arrobas.

 II - finta

 b) cobrança dos impostos em atraso ou de um imposto extraordinário.

 III - sistema de captação

 c) taxa de 20% cobrada sobre o total minerado de ouro, prata e diamantes

 IV - derrama

 d) cobrança que incidia sobre cada um dos escravos que eram propriedade do minerador

 Indique a alternativa que assinala corretamente a correlação entre as duas colunas, a da esquerda, que indica o nome dos impostos, e a da direita, que define cada um desses impostos.
a) I-d; II-c III-b; IV-a.
b) I-d; II-a; III-b; IV-c.
c) I-c; II-a; III-d; IV-b.
d) I-b; II-a; III-d; IV-c.

Questão 4
Sobre a fiscalização realizada pela Coroa portuguesa na zona mineradora de sua colônia brasileira são feitas as seguintes afirmações:
I - A partir do momento em que os portugueses souberam da descoberta do ouro em terras brasileiras, a necessidade de controle sobre a exploração das jazidas aumentou substancialmente.
II - A pressão exercida pelos portugueses junto aos mineradores motivou uma série de conflitos entre os colonos e as autoridades metropolitanas. A escassez de metais e pedras foi sistematicamente respondida com o enrijecimento da fiscalização lusitana.
III - Em 1702, a metrópole oficializou a criação da Intendência das Minas, órgão que deveria administrar as regiões auríferas, respondendo pelo policiamento, a cobrança de impostos e julgamento dos crimes ocorridos nessas localidades.
Assinale a alternativa:
a) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
b) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
c) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
d) se todas as afirmativas estiverem corretas.
e) se nenhuma das afirmativas estiverem corretas.

ver resposta
Questão 5
A exploração da atividade mineradora e sua fiscalização na região de Minas Gerais geraram algumas revoltas da população contra a administração portuguesa. Qual das alternativas abaixo indica uma revolta que não se refere à atividade mineradora?
a) Revolta de Felipe dos Santos.
b) Revolta de Vila Rica.
c) Inconfidência Mineira
d) Revolta de Beckman
e) Guerra dos Emboabas.
ver resposta

Respostas
1. C
2. B
3. C
4. D
5. D

Exercícios Sobre A Guerra Do Paraguai
A Guerra do Paraguai foi o maior conflito armado da América do Sul, resultando na morte de milhares de pessoas e na destruição do Paraguai.

Questão 6
(UFES) A Guerra do Paraguai, considerada o maior conflito armado da história da América do Sul, além de provocar a morte de inúmeros paraguaios, brasileiros, argentinos e uruguaios, foi a causa do desequilíbrio econômico e do aumento substancial das dívidas externas dos países envolvidos no conflito. Apesar disso, a guerra foi um "bom negócio" para:
a) os paraguaios, que conquistaram territórios estratégicos para seu desenvolvimento na Bacia do Prata;
b) os argentinos, que conquistaram vastas porções do território paraguaio e anexaram áreas do Rio Grande do Sul;
c) os norte-americanos, que aumentaram a sua exportação de açúcar e trigo para o Uruguai e para o Brasil;
d) os brasileiros, que não tiveram grandes prejuízos com a guerra e conquistaram parte do território argentino e paraguaio;
e) os ingleses, que emprestaram milhões de libras para os países da Tríplice Aliança, com juros altos, através de seus bancos.
ver resposta

Questão 7
Sobre a Guerra do Paraguai, assinale a alternativa incorreta:
a) O conflito deflagrou-se após uma série de hostilidades entre Paraguai e Brasil, como o caso do sequestro do presidente da província do Mato Grosso pelas tropas paraguaias.
b) As tropas da Tríplice Aliança conseguiram anular a ofensiva do exército paraguaio após cinco anos de conflito, sendo que em março de 1870, na Batalha de Cerro Corá, o Paraguai veio a oficializar a sua derrota no conflito.
c) Criada para enfrentar o forte e bem treinado exército paraguaio, a Tríplice Aliança era composta por Brasil, Argentina e Inglaterra.
d) o presidente paraguaio Solano Lopez buscou dar força a autônoma economia paraguaia com a criação de fábricas e o estímulo à produção agrícola, após as ações de reforma agrária e incentivo à educação pública realizada pelos governos anteriores.
ver resposta

Questão 8
Proclamação do imperador D. Pedro II aos rio-grandenses, em 16 de julho de 1865.
RIO-GRANDENSES1 – Sem a menor provocação, é por ordem do governo do Paraguai invadido pela segunda vez o território da nossa pátria. Seja vosso único pensamento o vingardes tamanha afronta, e todos nos ufanaremos cada vez mais do brio e denodo dos brasileiros.
A rapidez das comunicações entre a capital do Império e a vossa província permite a mim e a meus genros, meus novos filhos, presenciar vossos nobres feitos.
Rio-grandenses! Falo-vos como um pai que zela a honra da família brasileira, estou certo de que procedereis como irmãos, que se amam ainda mais quando qualquer deles sofre.
Palácio do Rio Grande, 16 de julho de 1865.
D. PEDRO II. IMPERADOR CONSTITUCIONAL E DEFENSOR PERPÉTUO DO BRASIL.
SCHNEIDER, L. A Guerra da Tríplice Aliança (Império do Brasil, República Argentina e República Oriental do Uruguai) contra o governo da República do Paraguai (1864-1870). São Paulo: Edições Cultura, 1945, p. 342.
Para compor as tropas do exército brasileiro na Guerra do Paraguai, D. Pedro II precisou criar um discurso nacionalista para estimular a participação dos brasileiros na guerra, além de impor o alistamento obrigatório. Entretanto, houve um corpo de voluntários que lutou na guerra. Como ficou conhecido esse corpo?
a) Força Expedicionária Brasileira.
b) Os Pracinhas.
c) Voluntários Paulistas.
d) Voluntários da Pátria.
ver resposta

Questão 9
O forte e bem treinado exército paraguaio venceu as primeiras batalhas durante a Guerra do Paraguai, impondo baixas e conquistando territórios. Porém, a partir de certo momento, passou a sofrer sérias derrotas, que comprometeram suas defesas. A primeira derrota dos paraguaios que ficou célebre foi a Batalha:
a) de Riachuelo
b) de Uruguaiana.
c) de Tuiuti.
d) Batalha de Humaitá.
ver resposta

Exercícios Sobre O Governo Dutra
Primeiro governo democrático após o Estado Novo, o governo Dutra foi marcado pela abertura de mercado à indústria dos EUA.
Questão 10
(PUC-RS) No combate à inflação, o governo de Eurico Gaspar Dutra (1946-1951) buscou direcionar os gastos públicos em investimentos nos setores considerados prioritários. Nasceu, então, o Plano Salte, destinado a investir em saúde, alimentação, transporte e energia. Mas o desenvolvimento brasileiro, especialmente da indústria, ficou abaixo das aspirações dos industriais brasileiros. Isso ocorreu em razão:
a) de políticas econômicas que regulavam os preços dos produtos essenciais, para proteger a indústria nacional.
b) das facilidades à exportação de bens duráveis, promovidas pelas políticas econômicas do governo.
c) da abertura do mercado brasileiro à importação de bens supérfluos.
d) de políticas econômicas voltadas para a seleção das importações, priorizando os bens duráveis.
e) da captação de recursos a partir da construção das indústrias de base e da política econômica nacionalista do governo.
ver resposta

Questão 11
(Fuvest-SP) Em 1947, o Partido Comunista foi colocado na ilegalidade no Brasil. Esta decisão se explica basicamente:
a) pela bipartição do mundo em blocos antagônicos, consequência da Guerra Fria.
b) pela linha insurrecional dos comunistas que pretendiam iniciar uma revolução a curto prazo.
c) por ser o Partido Comunista frágil e destituído de expressão social.
d) por ser um acordo partidário firmado pela UDN, o PSD e o PTB.
e) pelo desejo de acalmar as Forças Armadas que ameaçavam interromper o jogo democrático.

ver resposta

Questão 12
Senado devolve mandatos de senador a Luiz Carlos Prestes e seu suplente
O Senado Federal promoveu nesta quarta-feira (22/05/2013) sessão especial para a devolução simbólica dos mandatos de senador ao líder comunista Luiz Carlos Prestes (1898-1990) e a seu suplente Abel Chermont (1887-1962). Eleito em 1945 pelo então Partido Comunista do Brasil (PCB), com a maior votação proporcional da história política brasileira até aquela época, Prestes teve o mandato cassado em 1947, após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter cancelado o registro de seu partido.
Em discurso de agradecimento na tribuna, a viúva de Luiz Carlos Prestes considerou a devolução simbólica do mandato de seu marido uma vitória não apenas de sua família, mas de todo o povo brasileiro, que o elegeu em 1945 com mais de 150 mil votos.
Maria do Carmo destacou o compromisso de Prestes com as causas dos trabalhadores brasileiros e lembrou sua permanente preocupação com a qualidade dos sistemas públicos de saúde e educação, com a garantia do direito à moradia e com a defesa de salários decentes a fim de que todos pudessem viver com dignidade.
Agência Senado, 22/05/2013.
A matéria jornalística acima apresentada refere-se a uma reparação por parte do Congresso Nacional da cassação de mandatos realizada contra membros do PCB em 1947. Essa medida foi deflagrada pelo governo de Dutra, no contexto do início da Guerra Fria. Entretanto, essa medida entrava em contradição com a Constituição promulgada em 1946, já que ela tinha um caráter:
a) fascista.
b) liberal.
c) totalitário.
d) autocrático.
ver resposta
Questão 13
Retrato do velho
Bota o retrato do velho outra vez
Bota no mesmo lugar
Bota o retrato do velho outra vez
Bota no mesmo lugar
O sorriso do velhinho faz a gente trabalhar
O sorriso do velhinho faz a gente trabalhar
Eu já botei o meu
E tu não vais botar
Eu já enfeitei o meu
E tu não vais enfeitar
O sorriso do velhinho faz a gente se animar.
Mário Pinto e Haroldo
A música acima cantada por Francisco Alves no carnaval de 1951 serviu como forma de impulsionar a campanha de Getúlio Vargas novamente à presidência da República. Pela letra é possível perceber que sua forma de governo era caracterizada:
a) pelo monetarismo, que garantia maiores salários aos trabalhadores.
b) pelo democratismo, em decorrência da participação dos trabalhadores nas decisões.
c) pelo trabalhismo, incentivando os trabalhadores a um aumento de produtividade.
d) pelo totalitarismo, em decorrência da criação de uma figura carismática do presidente.
Exercícios Sobre O Golpe Do Estado Novo
Com o Estado Novo, Getúlio Vargas assumia ditatorialmente o Poder Executivo Federal, mantendo um governo autoritário e centralizador por quase oito anos.
resposta
Questão 14
(Enem) O autor da constituição de 1937, Francisco Campos, afirma no seu livro, O Estado Nacional, que o eleitor seria apático; a democracia de partidos conduziria à desordem; a independência do Poder Judiciário acabaria em injustiça e ineficiência; e que apenas o Poder Executivo, centralizado em Getúlio Vargas, seria capaz de dar racionalidade imparcial ao Estado, pois Vargas teria providencial intuição do bem e da verdade, além de ser um gênio político.
CAMPOS, F. O Estado nacional. Rio de Janeiro: José Olympio, 1940 (adaptado).
Segundo as ideias de Francisco Campos,
a) os eleitores, políticos e juízes seriam mal-intencionados.
b) o governo Vargas seria um mal necessário, mas transitório.
c) Vargas seria o homem adequado para implantar a democracia de partidos.
d) a Constituição de 1937 seria a preparação para uma futura democracia liberal.
e) Vargas seria o homem capaz de exercer o poder de modo inteligente e correto. 
ver resposta

Questão 15
A partir de 1942 e estendendo-se até o final do Estado Novo, o Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio de Getúlio Vargas falou aos ouvintes da Rádio Nacional semanalmente, por dez minutos, no programa “Hora do Brasil”. O objetivo declarado do governo era esclarecer os trabalhadores acerca das inovações na legislação de proteção ao trabalho.
GOMES, A. C. A invenção do trabalhismo. Rio de Janeiro: IUPERJ / Vértice. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1988 (adaptado).
Os programas “Hora do Brasil” contribuíram para:
a) conscientizar os trabalhadores de que os direitos sociais foram conquistados por seu esforço, após anos de lutas sindicais.
b) promover a autonomia dos grupos sociais, por meio de uma linguagem simples e de fácil entendimento.
c) estimular os movimentos grevistas, que reivindicavam um aprofundamento dos direitos trabalhistas.
d) consolidar a imagem de Vargas como um governante protetor das massas.
e) aumentar os grupos de discussão política dos trabalhadores, estimulados pelas palavras do ministro.

ver resposta

Questão 16
Leia o texto abaixo:
“Havia traços comuns entre a corrente autoritária e o integralismo totalitário, mas eles não eram idênticos. O integralismo pretendia alcançar seus objetivos através de um partido que mobilizaria as massas descontentes e tomaria de assalto o Estado. A corrente autoritária não apostava no partido, e sim no Estado; não acreditava na mobilização em grande escala da sociedade, mas na clarividência de alguns homens. Para ela, no limite, um partido fascista levaria à crise do Estado; o estadismo autoritário, ao contrário, conduziria ao seu reforço.”
FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1995.
Na opinião do historiador Boris Fausto havia uma importante diferença entre as correntes fascistas e o estadismo autoritário que disputavam o cenário político brasileiro na década de 1930. Uma consequência dessa diferença foi:
a) a repressão de Vargas à Intentona Integralista.
b) a repressão de Vargas à Intentona Comunista.
c) o apoio de Vargas ao PCB.
d) o estímulo de Vargas à realização de eleições.
e) o estímulo de Vargas à constituição de sindicatos autônomos em relação ao Estado.
ver resposta

Questão 17
O perigo da ascensão do comunismo e das demais forças de esquerda foi um dos principais argumentos utilizados por Getúlio Vargas e seus apoiadores para realizar o Golpe do Estado Novo em novembro de 1937, situação que garantiria a desmobilização dessas forças e o extermínio desse perigo à sociedade brasileira. Entretanto, para conseguir criar uma situação favorável ao golpe, foi denunciada uma tentativa de tomada de poder por parte dos comunistas, que estavam amparados pela URSS, e que ficou conhecida através de um documento conhecido como:
a) Plano de Metas.
b) Plano Salte.
c) Plano Lafer.
d) Plano Cohen.
e) Plano Futuro.
ver resposta

Exercícios Sobre Capitanias Hereditárias
Questão 18
(UFC-CE) Nos primórdios do sistema colonial, as concessões de terras efetuadas pela metrópole portuguesa pretendiam tanto a ocupação e o povoamento como a organização da produção do açúcar, com fins comerciais.
Identifique a alternativa correta sobre as medidas que a Coroa portuguesa adotou para atingir esses objetivos.
a) Dividiu o território em capitanias hereditárias, cedidas aos donatários, que, por sua vez, distribuíram as terras em sesmarias a homens de posses que as demandaram.
b) Vendeu as terras brasileiras a senhores de engenho já experientes, que garantiram uma produção crescente de açúcar.
c) Dividiu o território em governações vitalícias, cujos governadores distribuíram a terra entre os colonos portugueses.
d) Armou fortemente os colonos para que pudessem defender o território e regulamentou um uso equânime e igualitário da terra entre colonos e índios aliados.
e) Distribuiu a terra do litoral entre os mais valentes conquistadores e criou engenhos centrais que garantissem a moenda das safras de açúcar durante o ano inteiro.
Questão 19
(Unaerp-SP) Em 1534, o governo português concluiu que a única forma de ocupação do Brasil seria através da colonização. Era necessário colonizar, simultaneamente, todo o extenso território brasileiro. Essa colonização dirigida pelo governo português se deu através da:
a) criação da Companhia Geral do Comércio do Estado do Brasil.
b) criação do sistema de governo-geral e câmaras municipais.
c) criação das capitanias hereditárias.
d) montagem do sistema colonial.
e) criação e distribuição de sesmarias.
ver respQuestão 20
A imagem abaixo é um mapa das capitanias hereditárias feito por Luís Teixeira, provavelmente em 1574.

Mapa das capitanias hereditárias
Apesar do intuito de Portugal em utilizar as capitanias hereditárias como forma de garantir a colonização e o povoamento do território colonial, as dificuldades econômicas e de enfrentamento das populações indígenas impediram o sucesso das capitanias. Apenas duas capitanias hereditárias conseguiram obter lucros, e eram as capitanias de:
a) São Vicente e Bahia.
b) Pernambuco e Maranhão.
c) Espírito Santo e Porto Seguro.
d) São Vicente e Pernambuco.
e) Rio Grande e Ceará.
Questão 21
“[El rei D. João III] ordenou que se povoasse esta província, repartindo as terras por pessoas que se lhe oferecessem para as povoarem e conquistarem à custa de sua fazenda, e dando a cada um cinquenta léguas por costa com todo o seu sertão, para que eles fossem não só senhores mas capitães delas pelo que se chamam e distinguem por capitanias.”
SALVADOR, Frei Vicente do. História do Brasil (1550-1627). 7 ed. Belo Horizonte/São Paulo: Itatiaia/Edusp, 1982. p. 103-104.
Ao receber uma capitania hereditária, o donatário recebia também o Foral, um documento onde eram determinados os seus direitos e deveres nas terras a ele concedidas. Dentre esses direitos e deveres não constava:
a) o direito de repassar a concessão das capitanias a um descendente.
b) o dever de cumprir as funções militares e judiciais na capitania.
c) o direito de controlar o direito de passagem nos rios e portos.
d) o direito de vender as terras recebidas a terceiros.
e) fundar vilas.
Exercícios Sobre Governo Juscelino Kubitschek
Questão 22
(Uespi) Sob a pres...

Qual a definição de Inconfidência Mineira?

A Inconfidência Mineira foi uma conspiração política organizada por profissionais liberais, militares e membros da elite econômico-social da Capitania de Minas Gerais no fim da década de 1780 – época em que o Brasil ainda era colônia portuguesa.

O que é Inconfidência Mineira reivindicava?

A Inconfidência Mineira, ou a Conjuração Mineira, foi uma revolta ocorrida em Vila Rica, atual Ouro Preto, em 1789. A revolta tinha caráter separatista e se opôs ao domínio português sobre o Brasil, em especial, à cobrança de impostos do ouro extraído da região das minas.

Que influenciaram a Inconfidência Mineira?

Origem da Inconfidência Mineira A Inconfidência Mineira foi baseada nos ideais do Iluminismo, que pregavam a liberdade política e econômica, assim como a liberdade de expressão e religiosa, e o livre comércio, defendido pela burguesia.

Que classe social participou da Inconfidência Mineira?

II – Dentre os grupos sociais envolvidos no movimento, destacaram-se os proprietários de lavras e de terras, oficiais militares, clérigos, letrados e escravos.